Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 17:20 Pesquisa avançada

Ubuntu 12.10 terá o GRUB 2 como solução ao (UEFI)

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Ubuntu 12.10 terá o GRUB 2 como solução ao (UEFI)

Mensagempor Luciano Fernandes » Sex, 21 de Setembro 2012, 20:16


Após várias brigas conversas com a Free Software Foundation (FSF), a Canonical volta atrás e decide usar o GRUB 2 como bootloader padrão do Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal”.

A algumas semanas atrás a Canonical havia anunciado que a próxima versão do Ubuntu (que será lançada dia 18 de outubro) não teria o GRUB 2 como bootloader padrão. Tal decisão foi tomada em virtude da decisão anterior da Canonical de criar uma chave própria para máquinas com Secure Boot UEFI, onde o GRUB 2, por ser licenciado pela GPL, teria que ser disponibilizado no Ubuntu com a chave chave segura, e em código aberto.

Do ponto de vista Open Source isso seria ideal, porém do ponto de vista da segurança isso seria um risco, pois usuários mal intencionados poderiam usar a chave segura do Ubuntu para criarem “malwares certificados” que teriam acesso irrestrito a “BIOS” (UEFI) nas máquinas: o problema de Malwares desenvolvidos para BIOS foi um dos motivos pelos quais a Microsoft e algumas outras empresas decidiram forçar incentivar a substituição das antigas BIOS para sistemas UEFI.

Um post no blog oficial da Canonical explica o motivo da mudança de direção:

Em discussões com a Free Software Foundation (FSF), que detém os direitos autorais do Grub 2, nos foi afirmado claramente que o Grub 2 com Secure Boot não representa um risco de segurança na divulgação chave segura em quaisquer circunstâncias. Também foi confirmado pelos nossos parceiros OEM (fabricantes de Hardware), que foram introduzidas variações para o programa de Certificação do Ubuntu, além de scripts pré-instaladores com alto de controle de qualidade para garantir que a segurança da escolha do usuário sejam mantidos em máquinas com Ubuntu. Por isso, decidimos que o Grub 2 é a melhor escolha para um bootloader e iremos utilizar somente o GRUB 2 no Ubuntu 12.10 e no Ubuntu 12.04.


Você está de acordo com as REGRAS do Fórum?! Já tirou suas dúvidas sobre o Fórum no FAQ!?

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:idea: CREATION SOURCE: :arrow: #Seja Livre (Vinícius Vieira)

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Ubuntu 12.10 terá o GRUB 2 como solução ao (UEFI)

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 26 de Setembro 2012, 19:56

Com esta decisão o Ubuntu, que é já um pequeno peso pesado, provavelmente irá influenciar todas as decisões de utilização do UEFI que são um pequeno atentado à liberdade do consumidor.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 12.10 terá o GRUB 2 como solução ao (UEFI)

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 26 de Setembro 2012, 22:06

Futuro sombrio. Não da para ficar sem o Windows, não da para ficar sem o Linux. Ta dificil viu.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Ubuntu 12.10 terá o GRUB 2 como solução ao (UEFI)

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 26 de Setembro 2012, 22:09

Pois a microsoft quer tudo mas por este andar fica só :P
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ubuntu 12.10 terá o GRUB 2 como solução ao (UEFI)

Mensagempor tiagokalisto » Qui, 27 de Setembro 2012, 13:47

com o GRUB 2 podemos instalar o Ubutnu (ou qualquer outra distro) ao lado do Windows 8?
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012

Re: Ubuntu 12.10 terá o GRUB 2 como solução ao (UEFI)

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Outubro 2012, 22:36

Por acaso não sabia disso e com este tópico fui averiguar pelas Internets e parece mesmo que é verdade! Vários utilizadores instalaram o Ubuntu 12.10 por instalar facilmente em computadores com UEFI!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 12.10 terá o GRUB 2 como solução ao (UEFI)

Mensagempor Thauan Francisco » Sex, 26 de Outubro 2012, 1:06

É só comigo,ou se vc instalar o ubuntu 12.10,e tentar instalar outro o *buntus 12.10,ele fica ali esperando...tipo congelado na instalação...ele fica lá naquela pagina lá de vc ter 4.4gb de memoria e internet...
Deixei meu pc ligado até as 4 hrs da manhã(pensando que estava instalando),quando acordo vejo a instalação ali parada.
traduzindo:Testei cada ubuntu 12.10,fazendo isto:
INSTALO O LUBUNTU 12.04
REMOVO
INSTALO O *BUNTU 12.10
e etc.
foi mal pelo desabafo ae.kk
(obs:já baixei mais de 3 vezes pra saber se tava corrompido ou não)
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012


Re: Ubuntu 12.10 terá o GRUB 2 como solução ao (UEFI)

Mensagempor Thauan Francisco » Sex, 26 de Outubro 2012, 1:33

Claudio Novais (26-10-2012, 1:13) escreveu:Testou o Md5 Thauan?

sim,toda vez que baixo o ubuntu eu verifico.
mas,quando instalo o ubuntu 12.10,o lubuntu 12.10 não instala,mas quando instalo o ubuntu 12.04 e instalo o lubuntu 12.10 instala.BUG!:lol:
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012

Re: Ubuntu 12.10 terá o GRUB 2 como solução ao (UEFI)

Mensagempor Exploit » Sex, 26 de Outubro 2012, 4:58

isto deve resolver: acpi=noirq
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes