Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 17:54 Pesquisa avançada

Desenvolvimento do Ubuntu 13.04 será a “portas fechadas”

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Desenvolvimento do Ubuntu 13.04 será a “portas fechadas”

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Outubro 2012, 19:37



Raring Ringtail o animal que dá nome ao Ubuntu 13.04
Em meio "euforia"" da comunidade Ubuntu no dia de ontem com olançamento do Ubuntu 12.10 "Quantal Quetzal", Mark Shuttleworth, o fundador da Canonical e "pai" do Ubuntu, publicou em seu blog uma notícia que não agradou muita gente&

Segundo ele a Canonical planeja desenvolver algumas partes do Ubuntu 13.04 a "portas fechadas"", com orientação e opinião de "alguns membros de confiança da Comunidade Ubuntu", que ele mesmo chamou de Skunkworks (fazendo alusão a um departamento secreto da Lockheed, chamado de Skunkworks), com o intuito de "fazer surpresa" a comunidade sobre o processo de desenvolvimento do Ubuntu 13.04 "Raring Ringtail" .

Apenas uma "comunidade" (na verdade um seleto grupo de confiança dentro da comunidade) de desenvolvedores terão acesso para trabalhar com a Canonical em alguns elementos do 13.04, tais como aplicações em javascript, css, html5 e desenvolvimento de layout, dentre outros. A abordagem usada pela Canonical seria semelhante ao que o Google faz, por exemplo, com o Android: desenvolve-se "em casa" e depois libera para a comunidade. Esta notícia já está dando "pano pra manga" dividindo as opiniões da comunidade Ubuntu, como você vê nesta thread do Ubuntu Forum e nestes sites e blogs: Phoronix, TechCrunch, Extremetech e outros. Veja bem, não é "fechar o código" e sim o desenvolvimento...

Eu enxergo duas posições bem distintas nesse "novo horizonte" da Canonical:

1) Não é de hoje que Mark Shuttleworth "deixa de lado" a comunidade Ubuntu, e sinceramente nos últimos tempos ele não tem se preocupado muito com a opinião dos usuários, haja vista o fracasso (em primeiro momento) do Unity (que antagonicamente tem se tornado uma ferramenta incrível e que EU aprendi a amar), além da recente "lente comercial" do Ubuntu 12.10. Me lembro quando comentei sobre o "kernel do Ubuntu" e recebi diversas críticas (algumas até pejorativas de membros importantes da comunidade Linux brasileira), pois muitos achavam que eu estava deturpando a imagem da Canonical (e do Ubuntu).

Apesar de ser usuário Ubuntu e falar basicamente sobre Ubuntu aqui no Seja Livre, não concordo com certos posicionamentos do Mark pois, ao meu ver, ao longo do tempo a Canonical tem mudado o foco do Ubuntu gradativamente, e estaria caminhando a passos lentos para um futuro duvidoso (ou não). A comparação do Ubuntu com o Android tem seus prós e contras, e acho que seria até vantajoso para "evangelização do Linux" em si, porém seria catastrófico para a imagem do Ubuntu como uma distribuição GNU/Linux.

2) Por outro lado eu vejo grandes portas se abrindo para o Ubuntu. Um desenvolvimento parcialmente fechado aumentaria o nível de padronização e estabilidade da distribuição, tendo em vista que seria desenvolvido por uma equipe focada em objetivos e metas.

Outro fator interessante é o aumento da "confiabilidade no Linux" (falando de forma genérica) por parte das grandes empresas de software e hardware. Temos a Valve como exemplo claro disso. Você já parou pra pensar por que eles escolheram o Ubuntu como porta de entrada no mundo Linux? Com certeza não foi pelo número de usuários. Uma empresa sempre fará parcerias com outra empresa e não com uma "comunidade" , onde não existe "uma cabeça que dita as regras" (o que a Canonical tem bem definido).

Muitos usuários Linux (de diversas distros) não concordam com essa iniciativa de se disponibilizar aplicações pagas para Linux, pois o que é livre tem que ser 100%" livre, o que eu também discordo: a liberdade é do usuário. Ele decide o que fazer e usar. Quer ver um exemplo? O Java. Se você quer a versão fechada da Oracle você pode baixar e instalar, se não, use o OpenJDK, que é totalmente Open Source.

Eu creio que um dos fatores que tem impulsionado o Mark Shuttleworth é o cultural: pro Ubuntu ser um rival a altura do Windows, algumas "barreiras comunitárias" devem cair (talvez na visão dele seja assim), e se o caminho que ele escolheu para o Ubuntu trilhar é o certo& . bom, isso só o tempo dirá.

E você, o que acha disso tudo?


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desenvolvimento do Ubuntu 13.04 será a “portas fechadas”

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 19 de Outubro 2012, 20:36

Sera que vão lançar os Alphas e Betas para nos testar
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Desenvolvimento do Ubuntu 13.04 será a “portas fechadas”

Mensagempor abdo » Sex, 19 de Outubro 2012, 21:56

Vamos por partes

se... O Ubuntu é um produto da Canonical
se... A Canonical é uma empresa
se... O Mark é dono da Canonical

então o Mark manda na Canonical
então a Canonical dita como será o Ubuntu

Quem não estiver de acordo que mude de distro
Simples assim...

O Mark não é obrigado a fazer o que a Comunidade quer
O Usuário não é obrigado a usar o ubuntu
Também simples assim

Lembrando que o Ubuntu é Livre e distribuido gratuitamente.
Ou seja ao desenvolver seu sistema (Ubuntu) modificando-o como acha que deve ser e disponibilizando-o aberta e gratuitamente o Mark está agindo dentro do que a licensa permite e exige.

Desde muito que eu acho que o Mark está desenvolvendo o Ubuntu para ser, por padrão, uma distro estável, pronta para uso, e pouco customizável com as ferramentas disponibilizadas na distro.
Desta forma ele tenta atingir o segmento empresarial e ai sim, faturar com o suporte on line 24hs.

Ora, continuando em essencia um Linux, e com seu código aberto, pode a comunidade criar e oferecer ferramentas que possibilitem a customização ilimitada que a "Comunidade" deseja.

Interessante o burburinho contra o Mark, mas a "Comunidade" nem se incomoda com a Google que desenvolve o ChromeOS e sequer disponibiliza uma imagem iso instalavel do sistema, e faz isto para vender o seu Chromebook...

E por falar em Chromebook eu quero um pra mim
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Desenvolvimento do Ubuntu 13.04 será a “portas fechadas”

Mensagempor miles_maverick » Sáb, 20 de Outubro 2012, 1:18

Concordo contigo, abdo
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Desenvolvimento do Ubuntu 13.04 será a “portas fechadas”

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 20 de Outubro 2012, 3:28

Sem dúvida que tem razão abdo. Mas o problema é bem maior que isso: como o Linux está a afunilar para distros Ubuntu-based e tendo em conta a gigantesca comunidade Ubuntu, temos um problema gravíssimo ao ver-se o Ubuntu a ter um rumo no mínimo estranho.

Repare que na verdade a Canonical pouco faz a mais que o Debian, portanto faça o que ela fizer, atualmente, com algum trabalho é certo, conseguimos criar um Debian à imagem do Ubuntu e utilizando repositórios do Debian.

No entanto, tudo atualmente está ligado ao Ubuntu. A maioria dos utilizadores é ubuntu ou ubuntu-based (ou seja, os repositórios são praticamente sempre os da canonical); os programas que a grande parte da comunidade LINUX (não disse comunidade Ubuntu) desenvolve estão já no Launchpad.

Quer isto dizer que o poder que o Ubuntu tem nas mãos é enorme apesar do sistema ser aberto. Reparem na instabilidade que a Canonical produziu no Gnome ao produzir o Unity. Reparem na instabilidade que a Canonical produziu no Compiz. Reparem na morte quase certa do FFmpeg por causa da Canonical querer o seu próprio Fork. Reparem e todas as outras pequenas coisas que a Canonical fez e vejam no que isto poderá dar se eles continuarem cada vez mais a fechar mais o Ubuntu.

É certo que eles não podem mudar as licenças dos 70% dos programas que vêm limpinhos do Debian sem lhes tocares e é certo que não podem mudar as licenças 29.9% restantes para algo fechado. Mas têm o poder para criar uma instabilidade descomunal na comunidade. Aceitar situações como "aceitem nós analisarmos os vossos dados e partilhar com a amazon, pois afinal nós já podíamos fazer isso antes" para mim não dá. Sou sincero.

Já pelo contrário aceito perfeitamente que peçam doações, que façam contratos com a Google para usar a pesquisa padrão e que ganhem muito dinheiro com a venda de músicas e aplicações com a central de software. Não tenho problemas com isso. Tenho sim quando vejo situações como a que pus entre aspas no parágrafo assim. Pois foi mais ou menos esta a resposta que o Mark deu. Cada vez mais estamos a ver o caminho para algo complicado. E nós nunca tivemos tão perto desse "complicado".
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desenvolvimento do Ubuntu 13.04 será a “portas fechadas”

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 20 de Outubro 2012, 3:41

OMG, o Mint tomava o dinheiro da Amazon 100% pra eles. Por isso não vamos mais usar o Mint mimimi.

E agora, cadê? O Mint tá ai, firme e forte e nunca teve nenhum destes problemas. Sempre ouvindo a comunidade. Sempre fazendo o que a comunidade pede, na medida do possível. E é o quarto sistema mais utilizado no mundo. Tem que ver isso ai, Mark. Acho que você tá num caminho errado.

E o Ubuntu 12.10 é uma porcaria de instabilidade. Vai demorar bastante para termos todos os programas funcionando direitinho lá. Meu desejo é uma ordem, Canonical? Eu quero tudo funcionando. Tem como me fornecer isso? É o mínimo.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Desenvolvimento do Ubuntu 13.04 será a “portas fechadas”

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 20 de Outubro 2012, 3:47


Ron Alon (20-10-2012, 3:41) escreveu:Meu desejo é uma ordem, Canonical? Eu quero tudo funcionando. Tem como me fornecer isso? É o mínimo.

:troll:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes

cron