Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 22:51 Pesquisa avançada

Ubuntu Tweak é descontinuado

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Ubuntu Tweak é descontinuado

Mensagempor Ron Alon » Sex, 19 de Outubro 2012, 14:56

O desenvolvimento do Ubuntu Tweak foi encerrado.

Quando você ver este artigo, o desenvolvimento do Ubuntu Tweak terá sido encerrado. Você pode ter recebido esta notícia através do Ubuntu Tweak Apps, que se apresenta assim:


Não importa o jeito que você recebeu a notícia, quero anunciar o mesmo: eu quero parar com o desenvolvimento e a manutenção do Ubuntu Tweak. Isto significa que você não poderá mais usar o "Apps" (já que ele é um serviço web), eu não vou mais responder nenhum aviso de bug e a última mudança será esta: suporte em cache para o APps, apenas disponível para o Ubuntu 12.10. Tão triste...

Você pode se perguntar porque eu tomei a decisão de parar com o Ubuntu Tweak. Eu posso escrever 10.000 palavras para descrever como eu comecei o projeto, como eu me sinto feliz com o projeto e como eu me sinto mal por este projeto. Mas eu quero dizer apenas uma coisa: se criar software livre não é mais livre, porque eu continuo fazendo isso?

Eu espero que você não esteja surpreso com minha decisão. Se sua reação for "ok" ou "legal", será o melhor apoio que você poderá me dar.

Muito obrigado.

Referências




Editado pela última vez por Ron Alon em Sex, 19 de Outubro 2012, 15:03, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Ubuntu Tweak é descontinuado

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 19 de Outubro 2012, 15:00

O problema também deverá passar pelas limitações cada vez mais impostas pela Canonical no seu Sistema. Como é sabido o Ubuntu Tweak apenas era usado a 100% no Unity, mas o facto de haver algumas limitações do próprio sistema, pode fazer com que um programador de ferramentas deste género fique algo desanimado!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu Tweak é descontinuado

Mensagempor Ron Alon » Sex, 19 de Outubro 2012, 15:03

Tirei o artigo do Ubuntu Dicas e coloquei uma tradução do texto do desenvolvedor. Espero que não tenha problema. :-)
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Ubuntu Tweak é descontinuado

Mensagempor Ron Alon » Sex, 19 de Outubro 2012, 15:05

Luis Cardoso (19-10-2012, 15:00) escreveu:O problema também deverá passar pelas limitações cada vez mais impostas pela Canonical no seu Sistema. Como é sabido o Ubuntu Tweak apenas era usado a 100% no Unity, mas o facto de haver algumas limitações do próprio sistema, pode fazer com que um programador de ferramentas deste género fique algo desanimado!


Perdemos um ÓTIMO aplicativo por causa de besteiras. Mas eu acho que tem mais a ver com licenças de outros apps.

Ele usou estes termos

If making free software is not free any more, why still doing this?


Fico em dúvida se ele quis dizer "software livre" ou "software gratuito".
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Ubuntu Tweak é descontinuado

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Outubro 2012, 15:19

Não acredito que sejam licenças de outros apps. Até porque aí o Launchpad provavelmente estaria a incorrer em ilegalidades também pois está a fornecê-los.

Eu acho que isto tem a ver com algo obscuro da Canonical. Se repararem isto tem tudo a ver com a nova funcionalidade que destronava bastante a Central De Software do Ubuntu. Isto parece-me que foi algo feito vindo da Canonical, basta ver que foi repentino e não foi dada a justificação real.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu Tweak é descontinuado

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Outubro 2012, 16:24

Esta notícia está a gerar muita conversa pelas redes sociais pelos blogs relativos ao Ubuntu. O facto do autor ter expressado "meias palavras" em vez de se manter calado e em vez de dizer de vez o que aconteceu, tem gerado muita controversia. As pessoas dividem-se.

Bom, mas um argumento que tem vindo a ter peso é o facto do autor do Ubuntu-Tweak ser membro do Ubuntu, tal como podem ver pelo email da imagem abaixo:

Posto isto, mais dúvidas surgem de qual terá sido o motivo para esta alteração repentina de uma funcionalidade extraordinária que permitia adicionar aplicações segundo repositórios da nossa preferência.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu Tweak é descontinuado

Mensagempor Marlom Jobsom » Sex, 19 de Outubro 2012, 16:50

Eu não consigo usar o Ubuntu sem o Ubuntu Tweak. É um ótimo programa. Ele reúne vários recursos que facilitam a configuração e personalização, tudo ali, de uma forma fácil e rápida. Após esse recurso "Apps", que é muito leve, deve ter ferido o orgulho da Canonical com a sua "Central de Programas" já que é muito pesada. Acredito que usuários mais leigos vão se sentir perdidos sem esse programa e isso pode desencorajar a disseminação do próprio sistema. O outro programa que conheço que tem funcionalidades parecidas com a do Ubuntu Tweak é o Ailurus, mas faz tempo que não o uso. '-'

Marlom Jobsom
 
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Agosto, 2012

Re: Ubuntu Tweak é descontinuado

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 19 de Outubro 2012, 17:09

Pois, o pessoal do Compiz também deve estar na mesma situação, quem é que não se lembra do desabafo do criador do Compiz, que não tem conseguido dar conta dos Bugs desde que o Compiz passou para as mãos da Canonical?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu Tweak é descontinuado

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Outubro 2012, 17:12

Luis Cardoso (19-10-2012, 17:09) escreveu:Pois, o pessoal do Compiz também deve estar na mesma situação, quem é que não se lembra do desabafo do criador do Compiz, que não tem conseguido dar conta dos Bugs desde que o Compiz passou para as mãos da Canonical?

Bem verdade isso! O Ubuntu tem ficado cada vez melhor. Mas pelo meio muitos forks impensáveis e muitos ânimos exaltados já apareceram por causa da Canonical. A situação do programador do Compiz e do UBuntu-Tweak são exemplos dos ânimos exaltados. Forks ao FFmpeg, Gnome, ~Nautilus, a renomeadação de "Kernel Ubuntu" (em vez de kernel Linux) e mais uns quantos softwares são outro exemplo de uma estabilidade que está a estragar o clima "sossegado" que até então se vivia.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu Tweak é descontinuado

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 19 de Outubro 2012, 17:52

Fiquei chocado, acesso todos os blogs sobre linux e vejo essa notícia. Espero que alguém continue o desenvolvimento... :cry:
Só uma opinião pessoal, se isso foi uma "censura" da canonical acho que em vez de abandonar o projeto ele deveria ter pedido demissão.
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 60 visitantes

cron