Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 11:53 Pesquisa avançada

[TUTORIAL] Instalar o Apache OpenOffice

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

[TUTORIAL] Instalar o Apache OpenOffice

Mensagempor exadra37 » Qua, 26 de Setembro 2012, 3:41

Uma vez que o LibreOffice instalado por padrão no Ubuntu 12.04, traz alguns problemas de compatibilidade com a formatação usada nos ficheiros gravados pelo Microsoft Office, resolvi instalar o Apache OpenOffice, que raramente me causa problemas de compatibilidade 8).


ATENÇÃO: A instalação pelo repositório(PPA) no meu computador, instalou mas o OpenOffice não funcionou e esta já é segunda vez que tento, a primeira foi em Maio. Assim sendo não aconselho a utilização do PPA.




REMOVER LIBREOFFICE




- Vamos começar por remover completamente o LibreOffice:
sudo apt-get remove --purge libreoffice*


- Uma vez que o LibreOffice é baseado no OpenOffice:
sudo apt-get remove --purge openoffice*


- Vamos actualizar os pacotes:
sudo apt-get update


- Garantir que ficou tudo removido:
sudo apt-get autoremove


PREPARAR A INSTALAÇÃO




- Utilizei o tutorial oficial http://wiki.openoffice.org/wiki/PT-BR/FAQ/Instala%C3%A7%C3%A3o#Via_reposit.C3.B3rios_oficiais que passo a descrever...

- Temos de efectuar o download do site oficial em http://www.openoffice.org/download/other.html#tested-full

- Devemos seleccionar o pacote que se adequa á arquitectura do nosso computador e á nossa distribuição Linux, que utiliza sempre os pacotes .deb



- Agora devemos abrir o Nautilus, e procurar na pasta onde foi efectuado o download, que por defeito é a pasta Transferências, e clicar com o botão direito do rato no ficheiro e seleccionar Extrair Aqui .



- Terminada a extracção teremos uma nova pasta com o nome pt-BR



INSTALAR O OPENOFFICE 3.4.1




- Vamos abrir a consola do terminal, utilizando a combinação de teclas ctrl+alt+t. Sempre que for solicitada a password deverá digita-la e clicar em enter, mas ao digitar os caracteres o cursor não se moverá, nem verá os caracteres.

- Digitar o caminho exacto, onde se encontra a pasta pt-BR/DEBS:
cd ~/Transferências/pt-BR/DEBS


- De seguida digitar:
sudo dpkg -i *.deb


- Passar para a pasta pt-BR/DEBS/desktop-interegration:
cd ~/Transferências/pt-BR/DEBS/desktop-interegration


- Voltar a digitar:
sudo dpkg -i *.deb


Agora abra o Dash do Unity e digite openoffice e verá que já estão instalados todas as ferramentas deste pacote.



Clique em no primeiro ícone a contar da esquerda e verá o ecrã de inicialização do OpenOffice



Agora já pode começar a desfrutar da sua nova suite :yeah:
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: [TUTORIAL] Instalar o Apache OpenOffice

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 4 de Outubro 2012, 21:31

Estive a averiguar se havia algum ppa para o apache OpenOffice 3.4.1 mas não há. Só há um PPA para o Apache OpenOffice 3.4 e a última atualização foi há já 20 semanas.

Por isso, boa partilha mais uma vez Paulo!! Gostei muito das suas últimas partilhas! Espero ver mais :yeah:

PS: Já agora, visto que você não se importou da outra vez, vou tomar a liberdade de alterar o serviço de hospedagem dessas imagens. Este serviço apesar de ser facilitado aqui pelo forum, na prática não é muito bom: as miniaturas são muito pequenas e as imagens ficam disponíveis durante um tempo limitado, longo mas limitado. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [TUTORIAL] Instalar o Apache OpenOffice

Mensagempor exadra37 » Qui, 4 de Outubro 2012, 22:30

O Cláudio está sempre á vontade para alterar as fotos e eu até agradeço, pois o tópico fica mais apelativo ;)

A razão de não ter instalado pelo PPA prende-se com o facto do open office não abrir depois de instalado.

Vou partilhando o que posso e o que sei... aproveitei que estive a instalar tudo de novo para ir fazendo uns tutoriais :yeah:
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: [TUTORIAL] Instalar o Apache OpenOffice

Mensagempor Marden SamGyn » Sáb, 6 de Outubro 2012, 0:21

Como sugestão gostaria de sugerir que substitua "Transferências" da linha de comando por "Downloads".

Outra coisa que precisa ser corrigida é Interegration o correto é Integration.

No mais tá perfeito e funcional.

Marden SamGyn
 
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Outubro, 2012

Re: [TUTORIAL] Instalar o Apache OpenOffice

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 6 de Outubro 2012, 1:08

exadra37 (04-10-2012, 22:30) escreveu:Vou partilhando o que posso e o que sei... aproveitei que estive a instalar tudo de novo para ir fazendo uns tutoriais :yeah:

Ora isso é das coisas que mais valor dou! Aliás, foi assim que comecei o Ubuntued! ;)

Já cheguei até a experimentar coisas e gravar um vídeo enquanto as fazia para se quisesse depois publicar artigos. Alguns deles depois até foram mesmo publicados! ;)

Aliás, estou agora a lembrar-me, um que fiz foi o de mostrar as entradas ocultas do arranque do Ubuntu 8)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [TUTORIAL] Instalar o Apache OpenOffice

Mensagempor n4ow » Sex, 30 de Novembro 2012, 0:13

qual a diferença entre o Apache Office e o Libre Office?

n4ow
 
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Novembro, 2012
Localização: Fartura - SP

Re: [TUTORIAL] Instalar o Apache OpenOffice

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 30 de Novembro 2012, 0:19

O segundo é fork do outro Alex! ;)

Basicamente são dois irmãos que a determinada altura separaram-se e tomaram caminhos diferentes. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [TUTORIAL] Instalar o Apache OpenOffice

Mensagempor n4ow » Sex, 30 de Novembro 2012, 0:24

Imaginei que o Apache era cópia do libre kk

n4ow
 
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Novembro, 2012
Localização: Fartura - SP

Re: [TUTORIAL] Instalar o Apache OpenOffice

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 30 de Novembro 2012, 0:32

O Apache, chama-se Apache OpenOffice. Quando o OpenOffice foi comprado pela Oracle, por receio de ficar privado, a comunidade decidiu "ter" o seu próprio office e produziu então o fork chamado LibreOffice.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [TUTORIAL] Instalar o Apache OpenOffice

Mensagempor n4ow » Sex, 30 de Novembro 2012, 1:03

Ótimo tutorial.. Muito melhor que o LibreOffice.. Sem dúvida nenhuma.

n4ow
 
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Novembro, 2012
Localização: Fartura - SP

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes

cron