Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 9:06 Pesquisa avançada

Sugestão de Artigo: Ambientes de Trabalho

Tópicos sobre artigos publicados no site Ubuntued! Nesta secção, por cada artigo publicado é criado um tópico onde poderá criticar, questionar, criar tópicos a questionar algum artigo feito e/ou até pedir alguma matéria a ser abordada no Ubuntued!

Sugestão de Artigo: Ambientes de Trabalho

Mensagempor João Cláudio » Ter, 2 de Outubro 2012, 17:19

Olá amigos do Ubuntued.

Comecei a utilizar o Ubuntu no começo do ano, logo, peguei o auge do Unity. Como qualquer utilizador novato, fico perdido quando começam discussões a respeito de outros ambientes, como KDE, Gnome-shell, Cinnamon, LXDE, entre tantos e tantos outros. [esses foram os que consegui lembrar agora de cabeça, por mais que não conheça quase nada sobre nenhum]

Minha intenção era abrir um tópico para que me explicassem o que são esses ambientes, o que significam as siglas, como cada um funciona, qual a diferença entre eles e etc. Não precisam muitos detalhes, mas algo pra ter uma noção geral.

Mas imaginei que, assim como eu, muitos devem também ter esse tipo de dúvida, e como sempre que entro no blog do Ubuntued só o que vejo são aqueles temas ou apresentação de desktop [não desmerecendo essas sessões, que são muito boas!] achei que seria legal ter um artigo desse tipo por lá, já que o mesmo é voltado também para iniciantes no mundo Ubuntu/Linux.

Alguém poderia se disponilibizar a escrever um artigo sobre isso, ou poderiamos esperar a resposta de vários usuários neste tópico, esclarecendo sobre diversos desses ambientes, fazer uma compilação das principais informações e postar no blog. O que acham? Apenas uma ideia.

Abraços à todos.
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
Avatar do usuário
João Cláudio
 
Mensagens: 136
Registrado em: 27 Abril, 2012

Re: Sugestão de Artigo: Ambientes de Trabalho

Mensagempor leandrolopes » Ter, 2 de Outubro 2012, 17:45

De fato seria uma boa alguém que conhece a fundo estes Ambientes de Trabalho nos fornecer alguns posts sobre eles. Conheço-os, e até experimentei uns, mas nada a fundo.

leandrolopes
 
Mensagens: 342
Registrado em: 14 Junho, 2011
Localização: Paço do Lumiar - MA

Re: Sugestão de Artigo: Ambientes de Trabalho

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 2 de Outubro 2012, 18:22

Os que conheço +/- a fundo são: Gnome, Cinnamon, LXDE e OpenBox.

Já agora, aqui fica o significado de LXDE: Lightweight X11 Desktop Environment (em PT: Ambiente Gráfico Leve para X11). Por sua vez, o X11 é o servidor gráfico que nos permite ter a interface como a vemos.

No caso de Cinnamon, é o nome da Canela. Sendo que partiu do principal responsável pelo Linux Mint (em PT: Linux Menta), era normal um nome destes xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Sugestão de Artigo: Ambientes de Trabalho

Mensagempor João Cláudio » Qui, 4 de Outubro 2012, 17:25

Obrigado Luís pelas explicações, principalmente sobre o X11, vou pesquisar mais sobre isso, não trabalho com TI, mas minha curiosidade quase não tem limites. :lol:

Mais alguém pode falar mais sobre outros ambientes? :roll:
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
Avatar do usuário
João Cláudio
 
Mensagens: 136
Registrado em: 27 Abril, 2012

Re: Sugestão de Artigo: Ambientes de Trabalho

Mensagempor miles_maverick » Sex, 5 de Outubro 2012, 16:33

KDE: Não tem significado, é simplesmente KDE. Até o KDE 3.5, significava "K Desktop Environment" e no início era "Kool Desktop Environment".

Gnome: Significa "GNU Network Object Model Environment"

XFCE: Originalmente era "XForms Common Environment". Não sei hoje em dia.
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Sugestão de Artigo: Ambientes de Trabalho

Mensagempor Jeferson Oliveira » Dom, 7 de Outubro 2012, 0:45

Eu já usei o LXDE, xfce, Gnome , KDE , enlightenment (e16) e agora o unity.

O KDE foi por um bom tempo um dos melhores ambientes gráficos no linux, foi até mesmo percursor do KHTML. Quem já usou o Kurumin vai lembrar o saudoso tempo do kde 3.5, porem nem tudo são flores +/- 5 anos após a versão 3.0, lançaram a versão 4.0 toda redesenhada. Muito a frente do seu tempo, porem muito pesado e instável para os computadores da época (os efeitos do compiz o deixavam pesado), foi feita muita expectativa após excelentes versões do 3.5 e da plataforma qt3
Spoiler:
talvez a mesma tenha tido uma certa pressão da Nokia em lançar a versão 4.0 junto com o Framework qt4, pois foi adquirida por ela no mesmo ano (*carece de fontes)
o que deixou espaços para outros ambientes gráficos se destacarem ou surgir.

O gnome foi criado em 1997 por dois mexicanos em resposta ao windows95 e ao KDE (Era nescessário instalar o qt que era na época um Framework protegido por copyright, e por tanto deveria pagar a trollteck :troll: por sua utilização), assim como o kde utiliza o Framework qt o gnome utiliza o Framework GTK ( por isso alguns programas não são aconselhados a serem instalados no gnome e outros no KDE, pois cada um utiliza alem de um framework diferente um conjunto de bibliotecas totalmente diferentes, pesando no final para o CPU e a memoria RAM).
Até o ano passado ou seja +/- 10 anos que a interface gnome não muda drasticamente sua interface grafica. Não posso dizer muito sobre o gnome 3.x pois ainda não o utilizei (somente versões 2.x), mas a principal diferença entre ele e o kde é que o gnome busca a simplicidade ao máximo (não te fará muitas perguntas, só te perguntará algo se realmente necessitar) e o kde busca simplicidade sem ocultar opções (só te fara perguntas se você tiver outra opção padrão)

enlightenment (e16) - eis que que surge no meio desse bolo entre KDE e Gnome o E16, excelente desempenho com quaisquer aplicação porem peca em duas coisas em seu nome complicado e no seu ambiente gráfico um pouco confuso, se é a primeira vez que você usa computador ótimo aproveite para explorar as excelentes configurações do e16, porem se você vem de qualquer outro ambiente gráfico ou sistema operacional, prepare-se para ter um pouquinho de paciência quando começar a usa-lo ......

xfce - Consome praticamente os mesmos recursos de memória que o gnome. Não gosto muito dele e faz tempo que eu não o uso, então não posso avalia-lo por completo.


LXDE - Excelente para dois tipos de usuários Espartanos e Recicladores de maquinas antigas :troll: !

Muito leve , altamente personalizável, mas prepare-se para fazer praticamente tudo na unha caso queira personalizar ele muito bem. A maior vantagem dele é que a maioria dos seus programas padrões (Gerenciador de arquivos, editor de texto, etc) são independentes um do outro apesar de usar GTK como renderizador, o que pode te garantir uma performance melhor com aplicativos em qt com ele do que com o XFCE ou o gnome.

Bom pelo menos é essa minha opinião :upsiu: (desculpe qualquer erro que eu tenha cometido com os dizeres acima :doh: !)
Avatar do usuário
Jeferson Oliveira
 
Mensagens: 191
Registrado em: 06 Outubro, 2012
Localização: Cachoeirinha, Rio Grande do Sul - Brasil

Re: Sugestão de Artigo: Ambientes de Trabalho

Mensagempor João Cláudio » Dom, 21 de Outubro 2012, 15:28

Jeferson, obrigado pela resposta, era bem isso mesmo que eu buscava encontrar! Principalmente o trecho abaixo:

Jeferson Oliveira (07-10-2012, 0:45) escreveu:Assim como o kde utiliza o Framework qt o gnome utiliza o Framework GTK ( por isso alguns programas não são aconselhados a serem instalados no gnome e outros no KDE, pois cada um utiliza alem de um framework diferente um conjunto de bibliotecas totalmente diferentes, pesando no final para o CPU e a memoria RAM).


Estou testando vários ambientes, acho que é a melhor forma de aprender sobre eles e suas diferenças. Assim que tiver alguma conclusão, posto aqui.

Obrigado a todos que contribuíram. :yeah:
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
Avatar do usuário
João Cláudio
 
Mensagens: 136
Registrado em: 27 Abril, 2012


Tópicos Similares:

Voltar para Artigos publicados no Ubuntued

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

cron