Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:40 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] Ubuntu não lê DVDs gravados

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[RESOLVIDO] Ubuntu não lê DVDs gravados

Mensagempor rodrigo_sabbat » Seg, 1 de Outubro 2012, 23:09

Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.

Vou descrever-lhes o meu problema. Tentarei dar o máximo de informações possíveis para que possam avaliar minha situação e me ajudarem se puderem.

Estou usando o Linux Ubuntu 12.04 LTS e não estou conseguindo abrir DVDs. Como qualquer um interessado em descobrir um problema, comecei a testar tudo.
  • Meu hardware está 100%. Na BIOS o drive de DVD está sendo identificado. Tanto que ele é identificado e roda DVDs no Windows.
  • Ele roda CDs de audio, CDs de dados (gravados e originais), CD-R virgem, DVDs de filme (originais) e DVD-R.
  • Antes que surjam perguntas: sim, meus DVDs estão em boas condições. Como disse, no Windows eles estão rodando normalmente.

Ou seja, aparentemente, ele apenas não roda DVD's gravados (tanto DVD de filme quanto DVD de dados).

Amigos, qual poderia ser a causa do problema e como eu poderia resolvê-lo?
Conto com a ajuda de vocês. Muito obrigado pela atenção! :yeah:
Editado pela última vez por rodrigo_sabbat em Qua, 3 de Outubro 2012, 22:58, em um total de 1 vez.
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Ubuntu não lê DVDs gravados

Mensagempor portaro » Ter, 2 de Outubro 2012, 0:02

o problema deve estar ou no leitor de dvds que está a usar (experimente abrir com vlc) ou então no tipo de arquivo em que gravou os ditos DVDS, que programa usou para gravar esses DVDS?

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu não lê DVDs gravados

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 2 de Outubro 2012, 1:45

Acho que minha leitora está boa. Como disse, no Windows ela abre tudo normalmente.
O que seria VLC ? É um programa?

Desculpe se alguma das perguntas foi ignorante, mas, como eu já disse em minha apresentação, sou leigo no Linux. Principalmente o Ubuntu, com quem faço meus primeiros contatos. Anteriormente já passaram pela minha máquina o Linux Fenix e o Linux Satux. O Ubuntu faz apenas 3 dias que tenho.

Sobre o programa com o qual gravei os DVDs, eu utilizei o Nero 8 Lite Edition... Mais especificamente, o Nero Express que vem com o Nero 8. Provavelmente o formato de arquivos do DVD seja UDF... Não tenho certeza, assim como posso estar falando bobagem quando ao UDF. Mas lembro que é uma sigla tipo isso, o formato de arquivo de DVD.

Espero ter esclarecido alguma dúvida e espero ser esclarecido também! Obrigado! :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Ubuntu não lê DVDs gravados

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 2 de Outubro 2012, 8:51

O problema é que pode estar a usar um formato que apenas seja lido em Windows ou se tiver o Nero instalado no próprio PC. Se não consegue mesmo abrir o DVD de dados em Ubuntu, votaria mais na opção de ter gravado num formato não ISO e/ou Proprietário. Eu também tive em tempos, problemas deste género com o Nero, que por vezes só o computador que o tinha gravado é que conseguia ler o DVD, mais nenhum o conseguia fazer. O problema é que entretanto formatara o PC e depois nenhum PC lia o DVD (que desperdício). É preciso ter algum cuidado com o Nero, já que para bem ou para mal ele grava sempre o CD/DVD mas nem sempre há garantias de que ele vá sempre ser corretamente lido!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu não lê DVDs gravados

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 2 de Outubro 2012, 12:34

Não será problemas com DVDs encriptados para zonas do planeta? Alguns DVDs de filmes (originais) têm essa problemática. A solução é simples: instale um repositório chamado MEdibuntu que é um canal que irá proporcionar pacotes que permitem ler DVDs encriptados e formatos proprietários.

Basicamente a minha recomendação é ler o artigo seguinte do link seguinte. Resumidamente depois de ler o artigo você deverá instalar o repositório Medibuntu e depois escolher a alternativa 3:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu não lê DVDs gravados

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qua, 3 de Outubro 2012, 22:57

Olá novamente a todos! Desculpem a minha demora para responder.
É que a vida anda meio corrida, então mal sobra tempo para interagir com as pessoas. :p

Agradeço a todos que me deram respostas e quiseram me ajudar! Vocês são demais! :yeah:
Após alguns testes, julguei a hipótese do Luis Cardoso a correta. Em uma rápida visita "às janelas", gravei um DVD utilizando um outro programa. Analisando as configurações dele, percebi que ele grava em um formato chamado ISO "9000-e-alguma-coisa-que-eu-não-lembro" :p . Após gravado, tentei ler o DVD no meu Ubuntu e ele rodou perfeitamente. ;)
Então, obrigado, Luis! :yeah:

Apesar de não ter tido problemas com DVDs de filme, a sugestão do Claudio Novais me será muito útil, pois adoro filmes, músicas e séries, então, eu necessito de um player de qualidade e com os codecs certos!
Assim sendo, obrigado Claudio! :yeah:

Obrigado também ao portaro ! :D
Obrigado à todos que quiseram me ajudar! Tenham todos um ótimo dia! :D
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 57 visitantes

cron