Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:28 Pesquisa avançada

O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor exadra37 » Seg, 1 de Outubro 2012, 15:43

A minha esposa requisitou-me o portátil para poder levar para as aulas do mestrado que vai tirar e preciso de optimizar o desempenho do Ubuntu 12.04 para este tipo de utilização...

Até agora a única coisa que fiz foi:
- reduzir o brilho do ecrã para o mínimo.
- utilizar o unity 2d.
- bluethoot desligado.

Que mais posso fazer para optimizar o rendimento?

Obrigado a todos os que puderem ajudar 8)
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Outubro 2012, 18:50

Acima de tudo reduzir processamento! Um grande vantagem, não intrinsecamente ligada ao Ubuntu é comprar um disco SSD. Eu ganhei uma hora passado de duas horas e tal para 4.

Aqui no caso das discos HDs para SSD existe redução de processamento com certas metodologias que falo aqui. Mas isso é um caso aparte que não é bem o esperado deste tópico.

Bom, as minhas recomendações para reduzir processamento centram-se acima de tudo na troca ou até fecho de aplicações que gastam processamento sem qualquer retorno para certos utilizadores. O exemplo mais claro disso são aplicações para chat que muita gente não utiliza.

Mas então como reduzir processamento no Ubuntu? A primeira recomendação que dou é sem dúvida desligar o Zeitgeist que basicamente controla e armazena no Ubuntu todas as nossas ações. Isto é bom para o Unity que apresenta dados interessantes nomeadamente os últimos ficheiros acedidos e aplicações acedidas, mas traz processamento exagerado que por mim desliga-se. Quer desligar? Simples:

Desligar processos no arranque obviamente que traz inúmeras vantagens. Há muitos processos que o Ubuntu esconde para que utilizadores mais novatos não façam asneiras. Para ver os processos escondidos veja este artigo:

Que processos desligar? Isso depende muito de cada um, eu desliguei os seguintes: Bate-papo, Dropbox, Bluetooth, Gwibber, gestor de atualizações e notificador de atualizações, Onboard, Orca Screen Reader, Partilha da área de trabalho, Ubuntu One e o já falado Zeitgeist.

Para além disso desliguei também alguns processos para comunicações com Modems que nada interessam para quem utiliza apenas a wireless e lan para se ligar à internet. Aqui não tenho qualquer conteúdo para recomendar, mas basicamente utilizei os programas bum e sysv-rc-conf para desligar os processos que têm no seu nome "ppp".

Outra recomendação óbvia é reduzir a memória (e processamento) através do seguinte tópico escrito pelo Miguel Fonseca:

Recomendo também que dê uma vista de olhos nos plugins do Compiz e desligue os que não fizer uso. Sei que mexer no Sistema de Configuração do Compiz é algo instável e portanto recomendo o máximo de cautela. Mas desligar alguns plugins diminuirá a memória.





Possivelmente existe outras, mas neste momento lembrei-me destas. Todas elas com base no Unity que você referiu utilizar. No entanto, para ter mesmo um sistema leve e portanto com uma bateria prolongada, a minha recomendação recai sem dúvida no Lubuntu (também pode utilizar o XFCE, mas o Lubuntu é bem mais leve). O Lubuntu é consideravelmente mais leve e com artigos como o do link abaixo certamente que a qualidade visual não será perdida:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor sell » Seg, 1 de Outubro 2012, 19:10

Usar o Júpiter para gerenciamento de energia também é uma boa:
https://launchpad.net/~webupd8team/+archive/jupiter
Nele é possível selecionar o gasto de bateria de acordo com o uso.

sell
 
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Agosto, 2011

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Outubro 2012, 19:14

Verdade! Muito obrigado pela recomendação Sell!! Por acaso utilizo esse software e esqueci-me completamente!

O Jupiter é talvez a melhor recomendação deste tópico para quem tem computadores relativamente novos que tenham diferentes níveis de uso do processador (que tenham sensivelmente menos de 7 anos).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 1 de Outubro 2012, 19:21

sell (01-10-2012, 19:10) escreveu:Usar o Júpiter para gerenciamento de energia também é uma boa:
https://launchpad.net/~webupd8team/+archive/jupiter
Nele é possível selecionar o gasto de bateria de acordo com o uso.

Tenha atenção que este nem sempre funciona! No meu portátil só fez asneira e tive de reinstalar o Ubuntu!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Outubro 2012, 19:54

Luis Cardoso (01-10-2012, 19:21) escreveu:
sell (01-10-2012, 19:10) escreveu:Usar o Júpiter para gerenciamento de energia também é uma boa:
https://launchpad.net/~webupd8team/+archive/jupiter
Nele é possível selecionar o gasto de bateria de acordo com o uso.

Tenha atenção que este nem sempre funciona! No meu portátil só fez asneira e tive de reinstalar o Ubuntu!



Isso é muito estranho Luís! Que processador tinha ele?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 1 de Outubro 2012, 21:02

Claudio Novais (01-10-2012, 19:54) escreveu:
Luis Cardoso (01-10-2012, 19:21) escreveu:
sell (01-10-2012, 19:10) escreveu:Usar o Júpiter para gerenciamento de energia também é uma boa:
https://launchpad.net/~webupd8team/+archive/jupiter
Nele é possível selecionar o gasto de bateria de acordo com o uso.

Tenha atenção que este nem sempre funciona! No meu portátil só fez asneira e tive de reinstalar o Ubuntu!



Isso é muito estranho Luís! Que processador tinha ele?

O mesmo que ainda tem :troll:

É um Intel Celeron M 575 @ 2GHz
Foi o tal que usei para este tutorial: Tema 88 - MAC OS X Lion Theme para o Lubuntu | Ubuntued. (por momentos fez-me pensar que estava aos comandos de um Mac, até que apareceu uma mensagem do Apport xD)
O portátil é ainda recente: 2009.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor hiltongil » Seg, 1 de Outubro 2012, 22:50

- powertop (vai nas opções "tunable" e onde está "bad" coloca "good" pressionando "enter";
- uso também o hdparm para reduzir velocidade do disco (alguns tem problema de spindown);
- baixo o brilho no mínimo;
- desligo som, desligo buethoot, e também o mousepad. (essa última é só em casos que preciso estender o máximo a bateria).
- Se estiver em não uso (faço o sistema suspender com o pm-suspend).
Avatar do usuário
hiltongil
 
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Maio, 2012

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Outubro 2012, 23:41

Luis Cardoso (01-10-2012, 21:02) escreveu:O mesmo que ainda tem :troll:

É um Intel Celeron M 575 @ 2GHz
Foi o tal que usei para este tutorial: Tema 88 - MAC OS X Lion Theme para o Lubuntu | Ubuntued. (por momentos fez-me pensar que estava aos comandos de um Mac, até que apareceu uma mensagem do Apport xD)
O portátil é ainda recente: 2009.

Nada é impossível, verdade. No entanto, acho muito estranho o Jupiter ter causado problemas assim :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor exadra37 » Ter, 2 de Outubro 2012, 2:57

Luis Cardoso (01-10-2012, 19:21) escreveu:
sell (01-10-2012, 19:10) escreveu:Usar o Júpiter para gerenciamento de energia também é uma boa:
https://launchpad.net/~webupd8team/+archive/jupiter
Nele é possível selecionar o gasto de bateria de acordo com o uso.

Tenha atenção que este nem sempre funciona! No meu portátil só fez asneira e tive de reinstalar o Ubuntu!


Antes de colocar este tópico fiz alguma pesquisa e encontrei o jupiter e logo instalei o mesmo, para descobrir que nem sequer abria :facepalm:

Assim que li no site do ppa que era para versões anteriores do ubuntu e li algures também que poderia entrar em conflito com as configuraçẽos por default do Ubuntu 12.04, desinstalei-o sem demoras e por sorte parece que não danifiquei nada no sistema :medo:




Em relação á duração da bateria eu o máximo que consegui foi 2h33m com ambiente unity 2d, brilho no minimo e bluethhot desligado, com o thunderbird sempre aberto, várias páginas e browsers em simultaneo e o Sublime Text 2, sempre em utilização continua.

Para um portátili que sempre foi utilizado em cima da secretária com o carregador sempre conectado e a bateria colocada no portátil, acho que não está mau de todo para começo :D .

Acabei de testar o Lubuntu em LiveCD numa pen e só consegui obter 2h18m, em modo de prioridade á poupança de energia sobre a performance...

Vou analisar e ver quais as propostas sugeridas, que devo adopatar ;)
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 45 visitantes

cron