Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:30 Pesquisa avançada

Programando em C++ devo usar Ubuntu ?

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Programando em C++ devo usar Ubuntu ?

Mensagempor Rhuan Lopes » Sex, 31 de Agosto 2012, 20:49

Boa tarde a todos,
estou aprendendo a programar em C++ na faculdade de Sistemas de Informação.
Lá nós usamos windows com a IDE Visual Studio.
A minha dúvida é a seguinte:
Gostaria de usar somente o Ubuntu na minha máquina e largar o windows de vez, mas fico em dúvida se conseguirei programar em C++ com a mesma facilidade que programo no windows.
E também se é possível facilmente testar se o código está funcionando em forma de console como é possível com o Visual Studio.
E se conseguirei facilmente dar conta dos trabalhos que tenho que fazer na faculdade (as vezes é necessário gerarmos um arquivo.exe e enviarmos para o professor).

Obrigado a todos.
Rhuan Lopes.
Avatar do usuário
Rhuan Lopes
 
Mensagens: 10
Registrado em: 01 Dezembro, 2011

Re: Programando em C++ devo usar Ubuntu ?

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Setembro 2012, 1:13

A minha opinião provavelmente vai produzir algumas flames, mas eu acho que apesar de super pesado, o Visual Studio é estupendo para programar em C#! Se é bom em C++? Não sei, mas acredito que seja similar. Portanto, você fica muito bem servido se assim for.

Sobre o Ubuntu? Bem, eu sempre programei em Ubuntu e nunca tive problemas. Há inúmeros programas para isso. Um deles bastante interessante que ando a conhecer é o sublime text2. Mas existe MUITOS mesmo! Você terá de analisar qual gosta mais!

Que programas poderão ser-lhe úteis? O melhor é averiguar pela Internet, mas aqui fica uma pequena lista (mais ou menos ordenada por nível de importância):
  • Eclipse+CDT
  • Netbeans (com C++)
  • Geany
  • Sublime Text2
  • Code::blocks
  • Kdevelop
  • Anjuta
  • Gedit
  • Dev-C++ via Wine

Esta lista é baseada no que conheço ao nível geral e não por experiência própria. Essa centra-se exclusivamente no gedit (editor de texto com sintaxe nada mais) :rox:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Programando em C++ devo usar Ubuntu ?

Mensagempor Davysson Silva » Sáb, 1 de Setembro 2012, 3:01

Na minha opinião o melhor editor é o vim, existem milhares de plugins e temas então você pode deixar ele como quiser.



Outra ótima opção é o Qteditor.
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Programando em C++ devo usar Ubuntu ?

Mensagempor jose sousa » Sáb, 1 de Setembro 2012, 21:58

Boa noite, Rhuan Lopes.
Em seguimento dos comentários do Claudio Novais e do Davysson Silva,adiciono que os programas apresentados são ideais, mas deve ter em atenção em saber como deve ser apresentado o trabalho, pois já tive uma cadeira em que era obrigatório apresentar o trabalho feito no editor vim e o compilador gcc. Fale primeiro com o professor da cadeira para ter a certeza em que formato o trabalho deve ser apresentado.
Bons estudos
José manuel Sousa
Avatar do usuário
jose sousa
 
Mensagens: 18
Registrado em: 19 Agosto, 2012
Localização: Porto-Portugal

Re: Programando em C++ devo usar Ubuntu ?

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 1 de Setembro 2012, 23:22

jose sousa (01-09-2012, 21:58) escreveu:Boa noite, Rhuan Lopes.
Em seguimento dos comentários do Claudio Novais e do Davysson Silva,adiciono que os programas apresentados são ideais, mas deve ter em atenção em saber como deve ser apresentado o trabalho, pois já tive uma cadeira em que era obrigatório apresentar o trabalho feito no editor vim e o compilador gcc. Fale primeiro com o professor da cadeira para ter a certeza em que formato o trabalho deve ser apresentado.
Bons estudos
José manuel Sousa

Só uma questão, qual é a diferença de eu fazer o código em vim, nano, pico ou Gedit? Eu pensava que o resultado fosse o mesmo, só dependendo da forma de programar do programador, não do editor de texto? Só se for da codificação do ficheiro, estar em ISO ou em UTF-8...
Se bem que quando estava a aprender C, utilizava na maior parte das vezes o pico em MacOS e em Linux (acedia remotamente do Windows que tinha no meu PC na altura, através do PuTTY).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Programando em C++ devo usar Ubuntu ?

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 2 de Setembro 2012, 2:49

A diferença está em não se utilizar IDEs para produzirem código automático. Errado? Sim, mas não de todo. Os professores fazem-no simplesmente para os alunos perceberem o que realmente acontece. O objetivo é aprender como as coisas funcionam e não produzir algo em si que no final do ano é esquecido.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Programando em C++ devo usar Ubuntu ?

Mensagempor Bitetti » Seg, 3 de Setembro 2012, 13:07

Fala seu Rhuan, uma coisa que me deixa puto com faculdade é dos professores se renderem ao comodismo e fazerem propaganda pros alunos de suas IDEs de uso cotidiano.

Troquei Windows por Linux a anos, trabalho principalmente em C++ e não me arrependo. Oque notei:
Princioal:
Oque ocorre é que desenvolver em Ubuntu vai ter a mesma qualidade que que no Visual Studio, só que vc não estára limitado ao ambiente do Windows, essa parte do Linux fornecer um ambiente mais agradavel e confortável (podem jogar pedras povo anti-Unity) é um fator decisivo pois ajuda muito mais na criatividade.
Secundário:
Não estará preso a bibliotecas especificas da plataforma, seus programas irão poder rodar no Linux, no Windows, no Mac, no Android... muito menos estará preso à maldita IDE, tipo fazer coisas como L"Minha string bunitinha passando para um encode bizarro".
Será livre, o Visual Studio facilita, mas empurra libs dele, que lhe predem. Mas hj vc conta com libs free e snipets que fazem as mesmas coisas.

Verdades:
Vc vai ter problemas com bibliotecas? Vai, e muito. Agora eu n vi tanta diferença assim entre SOs pq como sempre uso libs de terceiros como SDL, FreeImage, OGRE ao invés das nativas. Pra mim a dor de cabeça é a mesma.
Vai ter suporte? Linux te muitos foruns de programadores, e mesmo os que não usam Linux mas usam a linguagem lhe orientaram muito bem. Agora o VS vc pode ligar no 0800 bater-papo, encher o saco (tem gente q praticamente quer q o suporte do windows faça o serviço deles).
Off:
Isso não só se aplica ao C++, mas até ao Object Pascal onde eu descobri esses tempos que os professores davam aula com uma IDE para DOS, até ai tudo bem mas o problema era que a tal IDE usava bibliotecas descontinuadas (vulgo CRT) sendo que as atuais suportavam OpenGL, aparecer texto e imagem no Linux e Mac, etc... a preguiça é tanta que para eles é mais pratico copiar de um velho disquete 3 1/4 do que digitar no Google "Free Pascal" e ver oque tem de novo.

Na boa, faculdade é assim: ouça seu professor, ganhe nota pra mostra pra mamãe, chegue em casa use o ambiente de seu agrado, participe de projetos na linguagem/area e depois com seu portfolio em mãos vc procura emprego ou trabalho... o diploma pode até ajudar, claro.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Programando em C++ devo usar Ubuntu ?

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 3 de Setembro 2012, 14:50

Em termos de configuração de libs, acho mais fácil em Linux que no Windows. Pois no Linux é tudo muito arrumadinho, no Windows ficam espalhadas consoante as definições de quem empacotou cada conjunto de libs...

Por exemplo, demorei o dobro ou triplo do tempo a pôr o Code::Blocks a lidar com as libs do OpenCV no Windows (e não ficou a 100%) que no Linux.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Programando em C++ devo usar Ubuntu ?

Mensagempor ArthurSoave » Qui, 25 de Outubro 2012, 13:46

Desenterrando o tópico para aproveita-lo, vou lançar o que eu preciso. De um programa como o DEV C++, que é o software usado na faculdade. Como não encontrei um que tenha tamanha facilidade, eu rodei o DEV no wine. A unica coisa que ele não faz é abrir o executavel após a compilação do programa. Esta facil? Lógico, a questão é que eu quero usa softwares feitos para o Ubuntu, e não na "gambiarra". Um amigo me mostrou o Gyani (me corrijam no nome se estiver errado), mas nós nem conseguimos compilar o codigo. Pode ser noobice, ou não =D Se for de conhecimento de alguem um software leve e preciso como o DEV, me indiquem por favor.

Abraços!
With Ubuntu, i'm feeling supersonic♫♪
Avatar do usuário
ArthurSoave
 
Mensagens: 17
Registrado em: 24 Outubro, 2012

Re: Programando em C++ devo usar Ubuntu ?

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Outubro 2012, 13:57

Arthur, será Geany? Para o instalar basta clicar no botão abaixo:
sudo apt-get install -y geany


Ele normalmente funciona out-of-the-box, mas se não funcionar dê uma olhada neste link que falam sobre esse assunto:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 68 visitantes

cron