Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 5:23 Pesquisa avançada

GNObuntu, o nome provável para o Ubuntu versão Gnome-Shell!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

GNObuntu, o nome provável para o Ubuntu versão Gnome-Shell!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 17 de Agosto 2012, 2:15

O programadores do Ubuntu estão a cogitar o nome de "GNObuntu" para a versão exclusiva com Gnome-Shell para o Ubuntu.

Desde a UDS de Oakland para o Ubuntu 12.10 que tem havido inúmeras discussões sobre esta versão do Ubuntu que irá utilizar o Gnome, ao invés do Unity. Essas discussões continuam, mas o nome parece estar a ter algum consenso: GNObuntu.

Pelas convenções que a comunidade tem usado para os diferentes "sabores" do Ubuntu (nomeadamente o Xubuntu que utiliza o XFCE, o Kubuntu que utiliza o KDE e o Lubuntu que utiliza o LXDE), o nome mais óbvio devia ser Gubuntu. No entanto a equipa de desenvolvimento não quer seguir esse nome uma vez que facilmente se iria confundir com o Goobuntu, que é uma distribuição da Google baseada no Ubuntu utilizada internamente, pelos seus funcionários.

O plano de utilizar o nome GNObuntu foi expressado num email escrito por Jeremy Bicha, um dos desenvolvedores do Ubuntu e mantenedor do repositório PPA para o Gnome 3, perguntando se estaria bom esse nome e se iriam gostar.


Entretanto, o projeto Gnome está a celebrar o seu 15º aniversário e, por isso, criou uma página a dar os parabéns ao Gnome, mostrando o histórico de desenvolvimento do projeto. O site inclui também uma imagem no formato OVA para que os utilizadores possam fazer download e experimentar uma das primeiras releases do Gnome, o Gnome 1.4. (Não sabe o que é o formato OVA? Clique aqui)

Referências:


Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: GNObuntu, o nome provável para o Ubuntu versão Gnome-She

Mensagempor AmmonMa » Sex, 17 de Agosto 2012, 3:07

Claudio Novais escreveu:O programadores do Ubuntu estão a cogitar o nome de "GNObuntu" para a versão exclusiva com Gnome-Shell para o Ubuntu.


Minha reação:
:facepalm2:

Desculpa fazer um post tão curto, mas ... isso é o melhor que eles podem fazer? Eu gosto muito da canonical, mesmo, confesso que até com um pouco de fanboyismo, nao xiita tho, reconheço os seus erros. Mas pra mim, uma empresa que consegue aliar linux e estratégia empresarial sem toda a ideologia por tras é um grande avanço.

Mas esse marketing, esses nomes...essas apresentações que eles fazem de vez em quando... :facepalm2:
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: GNObuntu, o nome provável para o Ubuntu versão Gnome-She

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 17 de Agosto 2012, 3:36

Verdade Marcos! E acho que a justificativa de não utilização do Gubuntu é completamente despropositada. Não digo que Gubuntu seja um nome excelente. Ao nível de markting não é! Mas seria a continuação de uma nomenclatura e certamente melhor que GNObuntu!

Acho que terem medo que depois se confunda com Goobuntu é completamente surreal! Primeiro, uma distribuição com selo Canonical e com a Shell do Gnome tem sempre um futuro bastante superior a outra distribuição, é inevitável. Significava portanto que facilmente ficaria o Gubuntu conhecido pelo Ubuntu com Shell. Já o Goobuntu ficaria ainda menos conhecido até porque é algo interno e por isso pouca gente o conhece.

Em segundo lugar, ao ver que eles têm medo de as pessoas associarem sempre o Gubuntu como o sistema da Google, faz-me pensar duas coisas: ou eles não têm noção nenhuma de futuro [com o Gnome Shell] ou então esperam abater o gnome-shell dando má visibilidade para que o Unity ganhe mais utilizadores.

De resto não consigo arranjar desculpas para este medo de utilizar o Gubuntu.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: GNObuntu, o nome provável para o Ubuntu versão Gnome-She

Mensagempor tiagokalisto » Sex, 17 de Agosto 2012, 3:51

Gnome 1.4 :lol: :lol: parecia interessante para época em relação ao Windows cinzento da naqueles tempos, nunca o usei.

Gubuntu ficaria perfeito mesmo, Gnobuntu muito genérico, dá impressão de ser uma dessas distros de fundo de quintal :\, só soube da existência do Goobuntu ontem e talvez muita gente nem o conheça ou se quer ouviu falar dele.
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012

Re: GNObuntu, o nome provável para o Ubuntu versão Gnome-She

Mensagempor AmmonMa » Sex, 17 de Agosto 2012, 6:12

Claudio Novais escreveu:
Acho que terem medo que depois se confunda com Goobuntu é completamente surreal! Primeiro, uma distribuição com selo Canonical e com a Shell do Gnome tem sempre um futuro bastante superior a outra distribuição, é inevitável. Significava portanto que facilmente ficaria o Gubuntu conhecido pelo Ubuntu com Shell. Já o Goobuntu ficaria ainda menos conhecido até porque é algo interno e por isso pouca gente o conhece.

Em segundo lugar, ao ver que eles têm medo de as pessoas associarem sempre o Gubuntu como o sistema da Google, faz-me pensar duas coisas: ou eles não têm noção nenhuma de futuro [com o Gnome Shell] ou então esperam abater o gnome-shell dando má visibilidade para que o Unity ganhe mais utilizadores.

De resto não consigo arranjar desculpas para este medo de utilizar o Gubuntu.


Quer um pouco de teoria da conspiração Claudio? Talvez essa desculpa esteja para preparar o usuário para uma distro ubuntu+google chamada Goobuntu. "Use goobuntu a distro que a google usa!" Ja pensou?

Teorias da conspiração a parte.

Eu tenho uma teoria...Acho que não tem nada a ver com marketing nem com visão do futuro nem nada disso, tem a ver com uma coisa que eu também vivo no dia a dia e odeio, do fundo da minha alma, deixo pro meu sócio administrador esse trabalho.

Três palavras, Massagem de Ego Empresarial (ta bom, foram quatro mas o de é um conectivo de ligação, bla bla bla)
Vou explicar:

A google usa ubuntu, a canonical quer deixar isso claro que a google usa ubuntu e que por eles serem "tããaaaoo " magnânimos a mesma faz questão de também deixar claro que só não usam o nome gubuntu(que eu não sei por que de tanto mimimi.Esse nome é ridiculo também) por que a google usa e todo mundo conhece a google e todo mundo vai confudir com a google por que a google é a google. (repetir varias vezes google foi proposital)

Só assim mesmo pra eu continuar minha vida e deixar de lado a minha segunda teoria.

De que tem gente trabalhando na canonical que é tão blind stupid que não consegue dar um nome decente nem pro cachorro de casa. Fica chamando de totó, ou rex, ou zézinho.

Novamente: :facepalm2:
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: GNObuntu, o nome provável para o Ubuntu versão Gnome-She

Mensagempor Ron Alon » Sex, 17 de Agosto 2012, 13:59

UBUNTU - Gnome Version.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 75 visitantes

cron