Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 19:45 Pesquisa avançada

Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Windows

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Windows

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 2 de Agosto 2012, 17:57

Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Windows




    Três semanas após anunciar oficialmente que estava desenvolvendo um cliente do Steam para os usuários do pinguim, a Valve declarou ontem que o Left 4 Dead 2, primeiro jogo a ser portado para o Linux, já está rodando mais rápido que a versão original para Windows. O resultado foi obtido após várias otimizações de código para fazer o jogo funcionar melhor com a API gráfica OpenGL.

A Valve está testando o Left 4 Dead 2 em um computador bastante humilde, equipado com um processador Intel Core i7-3930K, placa de vídeo GeForce GTX 680 e memória RAM de 32 GB. A comparação foi feita entre o Windows 7 de 64 bits e o Ubuntu 12.04 de 32 bits. Os testes com o Ubuntu de 64 bits serão feitos posteriormente, segundo a empresa.

Portar um jogo não é uma tarefa tão simples. Quando os desenvolvedores rodaram o Left 4 Dead 2 no Linux pela primeira vez, conseguiram a incrível taxa de 6 frames por segundo. Foram necessárias alterações no código para fazer o jogo se comportar melhor com o kernel do Linux e a API gráfica OpenGL (no Windows, a API utilizada é a Direct3D). A Valve também otimizou os drivers de vídeo.

Após as otimizações, o Left 4 Dead 2 passou a atingir uma taxa de 315 quadros por segundo, um ganho de 16% em relação a versão para Windows, que mostra 270,6 frames no mesmo intervalo de tempo. De acordo com a Valve, o ganho de desempenho aconteceu porque o Direct3D adiciona alguns microssegundos preciosos em cada tarefa, algo que não ocorre no OpenGL. Após implementar o OpenGL na versão para Windows, foi possível aumentar a taxa para 303,4 FPS.

Ainda não há uma data de quando o Steam e os primeiros jogos estarão disponíveis para os usuários do pinguim, mas as notícias são bem promissoras. Para felicidade dos proprietários de placas de vídeo com GPUs da AMD, Nvidia e Intel, a Valve está trabalhando junto com os fabricantes para melhorar o desempenho dos drivers no Linux, o que deve tornar o sistema mais atrativo para gamers.

Dica do leitor Norbert Waage Jr. Obrigado!



fonte: Boa informação
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Wind

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 2 de Agosto 2012, 17:58

Isto são óptimas notícias, não acham?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Wind

Mensagempor tiagokalisto » Qui, 2 de Agosto 2012, 18:07

Código: Selecionar todos
Para felicidade dos proprietários de placas de vídeo com GPUs da AMD, Nvidia e Intel, a Valve está trabalhando junto com os fabricantes para melhorar o desempenho dos drivers no Linux, o que deve tornar o sistema mais atrativo para gamers.


isso vai ser uma maravilha. xD e que começe os jogos :twisted:
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012

Re: Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Wind

Mensagempor Bitetti » Qui, 2 de Agosto 2012, 18:11

Jogos em Wine naturalmente tem um certo ganho. Um servidor Java roda 30% mais rápido no Linux tb.
Mas 16% num jogo 3D é uma marca muito boa se considerar que as técnicas nos dois sistemas são quase as mesmas.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Wind

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 2 de Agosto 2012, 21:45

Que notícia tão tão maravilhosa!! Acreditem, que esta notícia a ser verdadeira é sem dúvidas das melhores notícias que poderíamos ter neste ano de 2012! Ter jogos no Linux era o início do seu crescimento exponencial. Mas agora a ter jogos e performances melhores, significa que esse crescimento será acentuado.

Eu falo por mim, se tiver que escolher entre jogar o mais fluido possível ou ganhar em gráficos, prefiro sempre abdicar dos gráficos e ganhar com fluidez. Ora, neste caso os gráficos mantêm-se mas a fluidez é maior. Será portanto ideal para o pessoal preferir o Ubuntu em vez do Windows!!

Já agora, acredito que a partir de agora o OpenGL leve também com um impulso bem grande! Provavelmente agora o OpenGL poderá lutar de uma forma melhorada contra o DirectX. Isto significa que os jogos livres também terão a ganhar. Já para não falar que os drivers das placas de vídeo serão melhores para o Linux e irão começar a nascer mais frameworks de jogos para simplificar o desenvolvimento de jogos.

Estou mesmo muito contente com esta notícia! Obrigado Luís por teres dedicado estes minutos na partilha desta notícia :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Wind

Mensagempor AmmonMa » Qui, 2 de Agosto 2012, 21:53

Não sou de jogos (srsly, só jogos alguns jogos indie e de vez em quando) mas essa notícia me fez abrir um sorriso.
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Wind

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 2 de Agosto 2012, 22:29

Claudio Novais » 02 Ago 2012, 21:45 escreveu:Estou mesmo muito contente com esta notícia! Obrigado Luís por teres dedicado estes minutos na partilha desta notícia :yeah:

De nada ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Wind

Mensagempor tiagokalisto » Qui, 2 de Agosto 2012, 22:39

Claudio Novais » Qui Ago 02, 2012 6:45 pm escreveu:Que notícia tão tão maravilhosa!! Acreditem, que esta notícia a ser verdadeira é sem dúvidas das melhores notícias que poderíamos ter neste ano de 2012! Ter jogos no Linux era o início do seu crescimento exponencial. Mas agora a ter jogos e performances melhores, significa que esse crescimento será acentuado.

Eu falo por mim, se tiver que escolher entre jogar o mais fluido possível ou ganhar em gráficos, prefiro sempre abdicar dos gráficos e ganhar com fluidez. Ora, neste caso os gráficos mantêm-se mas a fluidez é maior. Será portanto ideal para o pessoal preferir o Ubuntu em vez do Windows!!

Já agora, acredito que a partir de agora o OpenGL leve também com um impulso bem grande! Provavelmente agora o OpenGL poderá lutar de uma forma melhorada contra o DirectX. Isto significa que os jogos livres também terão a ganhar. Já para não falar que os drivers das placas de vídeo serão melhores para o Linux e irão começar a nascer mais frameworks de jogos para simplificar o desenvolvimento de jogos.

Estou mesmo muito contente com esta notícia! Obrigado Luís por teres dedicado estes minutos na partilha desta notícia :yeah:


isso é muito bom para OpenGL que vai voutar a Briga com o Direct3D/Directx (se essa ideia de jogo para linx der certo.) torço e como para que isso.

legal que OpenGL tambem tem recursos de tesselation :lol:
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012

Re: Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Wind

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 2 de Agosto 2012, 23:16

AmmonMa » Qui Ago 02, 2012 9:53 pm escreveu:Não sou de jogos (srsly, só jogos alguns jogos indie e de vez em quando) mas essa notícia me fez abrir um sorriso.

Por acaso também não jogo, mas porque não tenho tempo. Gostava muito de experimentar alguns jogos, principalmente agora que eles vêm para Linux, mas o meu tempo livro é dedicado à nossa pequena comunidade Ubuntued, portanto não sobra tempo para esse tipo de lazer :upsiu:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Left 4 Dead 2 para Linux já roda mais rápido que no Wind

Mensagempor Thauan Francisco » Qui, 2 de Agosto 2012, 23:58

Claudio Novais » Qui Ago 02, 2012 11:16 pm escreveu:
AmmonMa » Qui Ago 02, 2012 9:53 pm escreveu:Não sou de jogos (srsly, só jogos alguns jogos indie e de vez em quando) mas essa notícia me fez abrir um sorriso.

Por acaso também não jogo, mas porque não tenho tempo. Gostava muito de experimentar alguns jogos, principalmente agora que eles vêm para Linux, mas o meu tempo livro é dedicado à nossa pequena comunidade Ubuntued, portanto não sobra tempo para esse tipo de laser :upsiu:


laser,laser,laser..... :doh: foi mal ser chato.kkk

:facepalm2:
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 80 visitantes