Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 8:13 Pesquisa avançada

Bodhi Linux com o belíssimo Enlightnment

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Bodhi Linux com o belíssimo Enlightnment

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 3 de Abril 2012, 20:20

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:


Bodhi Linux. Simples passos para instalar uma distro com o Enlightnment!



Izaias Corrêa Filho


Introdução

Tempo atrás estava interessado em conhecer o E17 (é assim que citarei o Enlightnment), mas para instalar este ambiente numa distro cujo ambiente gráfico nativo fosse outro, o resultado final poderia ser insatisfatório, além do trabalhão desnecessário. Sim, desnecessário. O Bodhi GNU/Linux está aí e com o E17 instalado por padrão.

O Bodhi GNU/Linux 1.2.0 é baseado no Ubuntu-10.04 (LTS), isto significa que terá atualizações por 3 anos a contar de seu lançamento. Quem busca uma distro estável, que não queira instalar novas versões a cada 6 meses e quer conhecer/testar o E17, o Bodhi GNU/Linux é a resposta.



Instalação

Site da distro:

:arrow: http://www.bodhilinux.com/download.php

Prefira o torrent, além de baixar mais rápido, é mais seguro quanto à integridade da imagem, podendo interromper o download caso haja necessidade. Mas a versão disponível é somente de 32-Bits. Meu PC tem arquitetura de 64-Bits e funciona muito bem com a versão padrão (esclarecendo aos iniciantes).

Confira a integridade da imagem, no próprio site do download tem o código md5sum, se ao conferir os números não corresponder exatamente com o fornecido no site, deve refazer o download.

Para quem não sabe como conferir o md5sum:

:arrow: http://wiki.ubuntu-br.org/ConferindoMd5

Grave em CD-R/DVD-R na menor velocidade disponível (como imagem) no aplicativo que usa para gravar mídias.

Insira a mídia no drive e reinicie.

A tela de abertura é esta:


Selecione a primeira opção e dê <enter>, na sequência haverão 2 telas, aqui escolhi o modo "Desktop" (veja as outras opções conforme seu computador) e depois selecione o tema a ser instalado (como estamos no início, pode ser qualquer tema).

Nesta tela já é possível conhecer a distro em modo "Live" (testar sem instalar). Se quiser conhecer o Bodhi GNU/Linux para verificar compatibilidade com seu hardware, este é o modo mais indicado.

Parta para a instalação: clique em "Install Bodhi" no painel.


Selecione o idioma, avance e escolha sua cidade.

Na próxima tela configure o teclado, deixe como na tela abaixo e faça o teste do modelo de seu teclado:


A próxima tela é da preparação do espaço em disco, Particionamento. Esta é a fase que requer maior atenção, como estou numa máquina virtual, vou instalar no HD virtual inteiro. Mas mesmo assim vou optar pelo "Particionamento Manual (Avançado)".

A intenção é criar partições neste HD para organizar a instalação em "/" (raiz do sistema), "/home" (para seus arquivos) e SWAP.

Sugiro que instale da forma que vou expor, sua instalação ficará organizada e numa próxima versão do Bodhi GNU/Linux, bastará instalar na mesma partição da raiz do sistema (/). O restante permanece exatamente como está. Bom, não?

Se preferir instalar em 'duplo-boot' com outro sistema, selecione este modo também, que o instalador vai expor as partições que já foram pré-definidas.


Agora clique na partição, no meu caso /dev/sda, mais abaixo pressione o botão "Nova tabela de Partição".


Vai surgir uma caixa de mensagem, continue. Na sequência a partição estará disponível como "Espaço Livre", clique nela e abaixo no botão "Adicionar".


Abrirá uma caixa para configurar a partição. Criei para a raiz do sistema um tamanho de 20 G. Por quê? Sendo uma distro com suporte por 3 anos seguidos, terá espaço de sobra para instalar aplicativos. Pode ser maior se desejar e tiver espaço. Faça o mesmo, veja a imagem:


Agora vamos criar a partição "/home", esta deve ser bem grande para caber seus arquivos. Neste caso será de 35GB e poderá ser maior se tiver espaço disponível. Novamente clique em "Espaço Livre" e abaixo em "Adicionar":


O restante para SWAP.

Aqui vai depender do quanto tem de memória RAM. Num computador com menos de 2GB de RAM, uma SWAP de 1 a 2GB está muito bom. Se tiver uma RAM superior a 2GB, pode criar uma SWAP de 1GB. Portanto planeje esta fase baseado em sua memória.

Lembre-se que até aqui pode retornar e reiniciar todo o processo utilizando o botão "Reverter" para reconfigurar a partição ou "Voltar" para iniciar do zero.

Neste caso vou usar o restante do espaço livre:


Neste ponto minhas partições estão dimensionadas. Agora é o momento de avaliar se é mesmo desta forma que quero organizar as partições em meu HD. Depois de pronto, avance:


Agora entre com seu nome, nome do sistema (hostname), senha e se deseja entrar no sistema automaticamente ou não.


A próxima tela mostrará toda a configuração que fez e neste momento também pode retornar e refazer tudo.

Se tudo estiver como planejado, avance. Vai iniciar a instalação. E é muito rápida, no Virtualbox contei exatos 7 minutos depois de configurar estas etapas anteriores.


Depois reinicie, retire a mídia do drive. O Bodhi Linux está instalado:


O Bodhi Linux tem um "boot" até mesmo mais rápido que do Ubuntu, pelo menos aqui no meu computador.

Ao reiniciar, selecionei novamente o modo "Desktop" (há outras opções) e o tema. A próxima tela aparecerá uma seleção de aplicativos que queira no painel do E17. Selecione os que quiser, depois remova se preferir.

O tema básico inicial que escolhi e alguns Gadgets (tem muito mais).




Considerações finais

O Bodhi GNU/Linux é uma distro leve, rápida. Nesta versão vem com o kernel 2.6.39- (versão na época da instalação). Tem ótimo reconhecimento de hardware.

É um Debian-Like, logo quem está acostumado com o 'apt' ou o Synaptic, não vai sentir falta das facilidades dos mesmos.

As configurações de temas, fontes e wallpapers deixo por sua conta:

:arrow: http://www.bodhilinux.com/art/doku.php

O site do Terramel ensina como configurar a distro de forma clara e bem explicada. E foi de lá minha única referência sobre configuração do ambiente pós instalação:

:arrow: Guia Enlightenment 17 - Parte 1 (Introdução) | Terramel

Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado.

Optei pela linguagem informal e com bastante passos, para que o iniciante sinta-se confiante em conhecer a distro.

Qualquer erro, crítica ou sugestão poste um comentário, estou aberto a discussões.

Agradeço à comunidade pela oportunidade de contribuir.


Viva o Linux :!:

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: Viva o Linux » Artigos » Linux » Configuração » Visualização de artigo



Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Bodhi Linux com o belíssimo Enlightnment

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 3 de Abril 2012, 22:28

Seria ótimo o pessoal testar os consumos e performance deste DE! É que pelo que o Luís Cardoso referiu, ele consegue ser mais leve que o LXDE!

Parabéns pela partilha, Luciano!! Obrigado! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Bodhi Linux com o belíssimo Enlightnment

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 4 de Abril 2012, 0:10

Claudio Novais » 03 Abr 2012, 22:28 escreveu:Seria ótimo o pessoal testar os consumos e performance deste DE! É que pelo que o Luís Cardoso referiu, ele consegue ser mais leve que o LXDE!

Parabéns pela partilha, Luciano!! Obrigado! ;)

Bodhi Linux escreveu:

What Does Bodhi Linux run on?


Well, we keep going on about minimal because we mean it!
System Requirements
  • 300mhz i386 Processor
  • 128megs of RAM
  • 1.5g HD space

Será que isto responde? Pelo que vi até agora, mas isto no Ubuntu 11.10 e 64 bit, anda à volta das 160 a 180MB e com Composite activo, enquanto que o LXDE (sem Composite) rondava as 200MB.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Bodhi Linux com o belíssimo Enlightnment

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 29 de Julho 2012, 20:16

Foi lançada recentemente a nova versão -- Bodhi Linux 2.0 -- baseada em Ubuntu 12.04 e faz uso do e17 e de algumas ferramentas presentes no LXDE.
Entretanto a sua Wiki está a ser adaptada ao Português e podem consultar aqui.

Deixo também um vídeo desta nova versão. (webm)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Bodhi Linux com o belíssimo Enlightnment

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 30 de Julho 2012, 12:13

Está muito rápido 8|

Só não gosto muito da maneira como o Enlightment funciona, com o clique direito no ambiente de trabalho :roll:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Bodhi Linux com o belíssimo Enlightnment

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 30 de Julho 2012, 12:23

Claudio Novais » 30 Jul 2012, 12:13 escreveu:Está muito rápido 8|

Só não gosto muito da maneira como o Enlightment funciona, com o clique direito no ambiente de trabalho :roll:

Clique esquerdo! A menos que tenhas o mouse definido para canhoto... Já havia dito que o funcionamento era diferente :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Bodhi Linux com o belíssimo Enlightnment

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 30 de Julho 2012, 12:32

Ups, sim, direito! :D

Pois eu sabia que era diferente, apenas continuo a não gostar. É algo de estranho, na minha opinião :\ Em todo o caso, para estar numa máquina virtual, está muito rápido mesmo!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Bodhi Linux com o belíssimo Enlightnment

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 30 de Julho 2012, 14:17

Claudio Novais » 30 Jul 2012, 12:32 escreveu:Ups, sim, direito! :D

Lá estás tu a dar-lhe com o direito... É com o esquerdo! O e17 é aquilo que se poderia considerar um sistema perfeito para ser usado em Desktop, Notebook, Netbook, Tablet e Smartphone... 8| Espera um momento, ele tem uma interface para cada um desses e não pesa mais de 200MB que pode ser escolhido na primeira inicialização (#aprendacanonical :lol: ).
Claudio Novais » 30 Jul 2012, 12:32 escreveu:Pois eu sabia que era diferente, apenas continuo a não gostar. É algo de estranho, na minha opinião :\ Em todo o caso, para estar numa máquina virtual, está muito rápido mesmo!

É algo estranho porque estamos habituados a um tipo de funcionamento em Desktop e outro em dispositivos móveis com ecrãs tácteis... Mas se formos usar o mesmo procedimento presente nos tablets, vamos ver que neste DE, mesmo em desktop funciona muito bem :D É uma questão de nos habituarmos ;)

Eu sinto-me deveras tentado a colocá-lo no meu portátil para ver como corre, pois é mesmo fantástico :D Vou só experimentá-lo um pouco mais no VB e depois LiveUSB no portátil :D (nota: é compatível com Wayland).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 45 visitantes

cron