Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 14:49 Pesquisa avançada

TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Publicado o Ubuntu 12.10 ALPHA 3

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 28 de Julho 2012, 17:33

Publicado o Ubuntu 12.10 ALPHA 3



Foi publicada a versão Alpha3 do Ubuntu 12.10, a última versão com o selo Alpha! A próxima versão, tal como podem ver no primeiro post deste tópico será a Beta, começando a sim um estágio mais estável. Segue algumas das novidades apresentadas no site iLoveUbuntu:
  • O Nautilus traz mais novidades ainda (tal como referido no post anterior do Luciano), com ícones monocromáticos. A barra superior agora fica a todo o comprimento da janela para que consiga ser capaz de mostrar mais conteúdos da localização. Algo que acho particularmente importante visto que no Nautilus normal (não esta nova versão), quando se tem uma pasta com um nome comprido só se vê essa pasta no caminho.
  • O novo Unity6.0 com melhoramentos na formatação do texto da HUD, comportamento DASH otimizado, tooltips agora com blur activo (algo que acho que merecia já estar implementado na versão 5 do Unity), suporte para radios online.
  • Indicador de Sessão foi redesenhado, incorporando agora o indicador antigo dos utilizadores e as funcionalidades de gestão do computador, nomeadamente desligar e definições do sistema, tal como mostrado na imagem abaixo:
  • O gestor de atualizações, que outrora tinha sido renomeado, apresenta agora uma interface mais minimalista

Para obter a versão ALPHA3 do Ubuntu 12.10, clique no link abaixo:

PS: Luciano, por pouco fazíamos um post igual ao mesmo tempo! :D Obrigado pela partilha assim ficaram mais detalhadas das novidades do Nautilus :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Luciano Fernandes » Sáb, 28 de Julho 2012, 17:35

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Ubuntu 12.10 ganhará nova interface de instalação de Drivers



Por Vinícius Vieira



O Ubuntu 12.10 receberá uma nova interface para instalação/administração de drivers no sistema. Na verdade será um novo pacote, o ubuntu-drivers-common, que virá substituindo o atual jockey-gtk, que é responsável pela instalação de drivers de terceiros no Ubuntu.

O anúncio veio da lista de discussão dos desenvolvedores do Ubuntu, e marca mais uma das novidades que estarão presentes na versão. Esta atualização destina-se a fornecer uma interface gráfica mais agradável e simples, além de um software mais robusto do que o Jockey.

O menu da aplicação será parecido com este, e permitirá que você baixe os drivers e suas atualizações de forma mais rápida. Leia mais sobre o projeto aqui.



Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: #Seja Livre



Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 28 de Julho 2012, 17:47

Espero que melhor do que a versão do ubuntu 12.04
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Luciano Fernandes » Sáb, 28 de Julho 2012, 18:06

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Web Apps do Unity: saiba tudo sobre essa novidade do Ubuntu 12.10



Por Vinícius Vieira



Ontem o blog OMG!Ubuntu publicou algumas matérias sobre a mais nova implementação do Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal”: os Web Apps do Unity.

Ainda ontem, quando falamos sobre a nova interface de instalação de drivers do 12.10, eu comentei que o Unity veio como um diferencial no quesito “ambientes gráficos” para sistemas Linux. Isso mesmo, “sistemas Linux”, pois o Unity já foi portado pro Arch Linux e pro Fedora.

Para provar isso, a Canonical mais uma vez deixa a Comunidade Ubuntu literalmente de bocas abertas. O Ubuntu 12.10, além de várias outras novidades já confirmadas, terá o sistema de Web Apps integrado ao Unity. Mas o que são Web Apps?

São APIs criadas pela Canonical para integrar sites e conteúdos diretamente ao Unity. Mas não da forma como já acontece com as “Lentes”. Os Web Apps poderão ser integrados ao seu sistema, como por exemplo receber seus Twitts ou mensagens do Facebook no menu de Contas Online ou abrir uma música online diretamente no Rythmbox ao invés de tocar no seu browser, além de realizar buscas através do HUD ou ainda abrir documentos do seu Google Docs, também diretamente do HUD.

Assista o vídeo abaixo para entender melhor a aplicação



O legal da ferramenta é que ela é opcional, ou seja, você decide se quer ativar ou não. Na imagem abaixo eu abri meu Twitter com um dos navegadores suportados (por enquanto, somente o Firefox e o Chromium. O Chrome ainda não é suportado) e apareceu uma mensagem perguntando se eu quero ativar o Web App do Twitter no meu Ubuntu.


Eu dei permissão. Veja abaixo que, no menu de Contas Online do meu sistema, foi criado um ícone do Twitter que exibe os Twitts que recebi. Repare que meu Twitter ainda estava aberto e realmente o Web App do Twitter está exibindo a quantidade certa, e em tempo real, de Twitts que recebi.


Mas eu tenho que estar usando o Ubuntu 12.10 Alpha 2 (atual fase da versão) para utilizar os Web Apps? Incrivelmente não!

A equipe de desenvolvedores liberou um PPA para ser instalado no Ubuntu 12.04!!! Abra seu terminal e execute os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:webapps/preview

sudo apt-get install -y unity-webapps-preview

Legal né?

Todo site já tem suporte a Web App? Ainda não. A lista completa dos sites que já são suportados é essa:

  • BBC News (bbc.co.uk/news)
  • CNN News (cnn.com)
  • Yahoo! News (news.yahoo.com/)
  • Google News (news.google.com)
  • Yandex News (news.yandex.ru)
  • Google Reader (google.com/reader)
  • Reddit (reddit.com)
  • GMail (mail.google.com)
  • Yahoo! Mail (mail.yahoo.com)
  • Yandex Mail (mail.yandex.ru)
  • QQ Mail (mail.qq.com)
  • Windows Live Mail (login.live.com)
  • Mail RU (mail.ru)
  • Facebook (facebook.com)
  • Twitter (twitter.com)
  • Google+ (plus.google.com)
  • VK.com (vk.com)
  • LinkedIn (linkedin.com)
  • YouTube (youtube.com)
A previsão da Canonical é ampliar muito mais esta lista. E você que é desenvolvedor web, ainda pode criar uma Web App pro seu site com uma API da Canonical aqui.

E ai, o que achou dessa novidade? E você que é usuário Gnome,com estas novidades que estão chegando ao Unity, será que vale a pena tentar usá-lo novamente?


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: #Seja Livre



Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
Editado pela última vez por Luciano Fernandes em Qua, 15 de Agosto 2012, 13:43, em um total de 1 vez.
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Luciano Fernandes » Sáb, 28 de Julho 2012, 20:48

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Ouça Rádios online diretamente do seu Unity [Ubuntu 12.10]



Por Vinícius Vieira


Uma das novidades do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal é a lente para Unity que permite a reprodução de diversas rádios online diretamente no Unity.

A “unity-lens-radios” foi desenvolvida por Didier Roche e é escrita em Python3-mock. O interessante é que, além de buscar rádio online por categorias, por palavras chave, pela língua ou localização, você pode criar sua “playlist” com as rádios que mais gosta.

Didier liberou um PPA para o Ubuntu 12.10, tendo em vista que ela ainda não foi inserida na última versão alpha, lançada no início do mês.

Para instalá-la no seu Quantal Quetzal, abra um terminal e execute os comandos abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:unity-lens-radios/ppa

sudo apt-get update

sudo apt-get install -y unity-lens-radios

E divirta-se!


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: #Seja Livre



Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 28 de Julho 2012, 23:10

Na boa, esse Nautilus ficou feio.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Rilson » Dom, 29 de Julho 2012, 7:49

Me lembro que no comeco do desenvolvimento dessa versao eu me animei muito pelas promessas da Canonical (entre elas a mudanca de ícones do sistema). Pelo que parece a comunidade já se esqueceu, e a Canocical só fica enrolando em vez de melhorar o sistema, e parece que o ciclo de 6 meses só piora o cumprimento de promessas.

Rilson
 
Mensagens: 70
Registrado em: 05 Junho, 2012

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 29 de Julho 2012, 14:12

Eu estou a usar o kde :)
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Davysson Silva » Seg, 30 de Julho 2012, 20:04

Rilson » Dom Jul 29, 2012 7:49 am escreveu:Me lembro que no comeco do desenvolvimento dessa versao eu me animei muito pelas promessas da Canonical (entre elas a mudanca de ícones do sistema). Pelo que parece a comunidade já se esqueceu, e a Canocical só fica enrolando em vez de melhorar o sistema, e parece que o ciclo de 6 meses só piora o cumprimento de promessas.


Mas geralmente a mudança dos ícones só ocorre no beta.
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 15 de Agosto 2012, 13:53


Unity-2D é removido por padrão do Ubuntu 12.10





O Unity-2D foi removido através de uma atualização disponibilizada hoje na versão alpha 3 do Ubuntu 12.10. Isso significa que o shell, apesar de continuar disponível nos repositórios, não virá por padrão na imagem final do Quantal Quetzal.

Dando continuidade ao que foi estabelecido na última Ubuntu Developer Summit, a versão 2D dá lugar a nova versão do Unity, que traz melhor suporte a hardwares com baixa especificação e suporte ao llvmpipe, uma tecnologia que permite executar o Unity adequadamente em computadores com baixo poder de processamento gráfico.


Ao meu ver, com a implementação dos novos recursos no Unity 3D não há mais necessidade de focar o desenvolvimento em dois shells visando o mesmo objetivo, tendo em vista que a nova versão agora também consegue atender ao público com computadores menos potentes.

Vale lembrar que a atualização não afeta os usuários da versão 12.04, que continuam com o Unity-2D funcionando perfeitamente em seus sistemas.

O que achou da novidade? Já testou o 12.10? Deixe seus comentários! :-)


Que possamos ter um ótimo dia! Desejo que todas(os) passem bem :!: :OK:

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: Ubuntu-BR-SC


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes

cron