Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:35 Pesquisa avançada

É possível desinstalar o Ubuntu Software Center?! [SOLVED]

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

É possível desinstalar o Ubuntu Software Center?! [SOLVED]

Mensagempor Luciano Fernandes » Dom, 24 de Julho 2011, 17:29

Boa tarde a todos. Gostaria de saber se é possível remover por completo o USC do sistema (Ubuntu Lucid Linx) ou é algo fundamental ao funcionamento do Desktop de modo que ao remover quebre o GNOME...?! Desde já, obrigado pela atenção! Até mais.

Ah, se possível remover, expliquem o que devo fazer por gentileza. :OK:
Editado pela última vez por Luciano Fernandes em Seg, 25 de Julho 2011, 16:27, em um total de 1 vez.
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: É possível desinstalar o Ubuntu Software Center...?!

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Julho 2011, 2:18

Olá Luciano,

Existe uma maneira muito engraçada de se saber o que acontece se remover determinado pacote através da flag -s do apt-get. Esta flag faz com que o apt-get simule a ação e diga o que acontece. Neste caso a ação é remover, por isso você usaria o seguinte comando:
sudo apt-get -s remove software-center


Ora, o ouput é o seguinte:
claudio@claudio-N61Jv:~$ sudo apt-get -s remove software-center
A ler as listas de pacotes... Pronto
A construir árvore de dependências
A ler a informação de estado... Pronto
Serão REMOVIDOS os seguintes pacotes:
software-center ubuntu-desktop
0 pacotes actualizados, 0 pacotes novos instalados, 2 a remover e 19 não actualizados.
Remv ubuntu-desktop [1.207]
Remv software-center [3.0.9]

Ou seja, remove com o software center todas as aplicações gnome provenientes da distribuição Ubuntu. Significa portanto que não é aconselhável, de todo, remover o Centro de Software!

E agora, certamente, você perguntará: mas e se eu quiser apagar apenas o programa e não as dependências? Bem, infelizmente, que eu conheça, não existe essa hipótese fornecida pelo apt-get, que ainda não disse, mas digo agora, é o gestor de pacotes do Ubuntu. Porque digo isto? Simples, basta ler a sua documentação:
APT-HOWTO escreveu:There is no way to remove a package using APT without also removing those packages that depend on it.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: É possível desinstalar o Ubuntu Software Center...?!

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 25 de Julho 2011, 15:13

Boa tarde Claudio. Obrigado pelo conselho, eu já tinha minhas desconfianças de que seria melhor deixar queto como está mesmo! Valeu pela atenção mais uma vez. :OK:
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: É possível desinstalar o Ubuntu Software Center...?!

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Julho 2011, 15:33

Mas, já agora, a sua pergunta tem bastante de importante na parte do Ubuntu em que se enquadra. Na minha opinião este gestor de pacotes está muito longe de ser ótimo. Eu com o meu computador i5 fico triste de ver quanto tempo demora este gestor a mostrar a informação dos vários pacotes. Na minha opinião, até chegar ao Synaptic ainda precisará de correr muito código!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: É possível desinstalar o Ubuntu Software Center?! [SOLVE

Mensagempor Gouki » Qui, 4 de Agosto 2011, 18:38

Realment, a Central de programas ta beeem lerdinha mesmo kkkk, mas na proxima versao ela vai vir reformuladinha.. a canonical ta querendo reunir bastante funcoes em um UNICO lugar.. vamo aguardar pra ver oq q vira..

Quando comecei no Ubuntu.. eu era encanado com o Evolution.. nao gostava dele e nem podia remove-lo T-T

Hj em dia eu ja uso o LXDE.. eh divertido que nao tem Nada muito ligado.. da pra costomizar com oque vc quiser xD
Avatar do usuário
Gouki
 
Mensagens: 54
Registrado em: 23 Junho, 2011

Re: É possível desinstalar o Ubuntu Software Center?! [SOLVE

Mensagempor Davysson Silva » Qui, 4 de Agosto 2011, 18:52

Gouki » Qui Ago 04, 2011 6:38 pm escreveu:Realment, a Central de programas ta beeem lerdinha mesmo kkkk, mas na proxima versao ela vai vir reformuladinha.. a canonical ta querendo reunir bastante funcoes em um UNICO lugar.. vamo aguardar pra ver oq q vira..

Quando comecei no Ubuntu.. eu era encanado com o Evolution.. nao gostava dele e nem podia remove-lo T-T

Hj em dia eu ja uso o LXDE.. eh divertido que nao tem Nada muito ligado.. da pra costomizar com oque vc quiser xD

Estou testando o Linux Mint 11 e a central de programas está muito superior a do ubuntu, muito mais rapida, acho q a canonical poderia usa-la como exemplo.
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: É possível desinstalar o Ubuntu Software Center?! [SOLVE

Mensagempor anna kamilla » Sex, 5 de Agosto 2011, 19:17

concordo com o claudio, apesar da minha configuração do meu pc não ser uma das boas.
toda vez que entro nele a tela congela.
Avatar do usuário
anna kamilla
 
Mensagens: 48
Registrado em: 12 Junho, 2011

Re: É possível desinstalar o Ubuntu Software Center...?!

Mensagempor mrk3004 » Seg, 5 de Setembro 2011, 8:05

Claudio Novais » Dom Jul 24, 2011 11:18 pm escreveu:Olá Luciano,

Existe uma maneira muito engraçada de se saber o que acontece se remover determinado pacote[...]

[...]
Serão REMOVIDOS os seguintes pacotes:
software-center ubuntu-desktop
[...]


Ou seja, remove com o software center todas as aplicações gnome provenientes da distribuição Ubuntu. Significa portanto que não é aconselhável, de todo, remover o Centro de Software![...]


Lamento informar, mas a informação que você deu ao Luciano está completamente errada! O ubuntu-desktop é um meta pacote, ou seja, ele só contem o nome dos aplicativos padrões do ubuntu a ser instalado, nada mais. Você pode seguramente remover o ubuntu-desktop que ele não irá remover nenhum aplicativo e assim, também pode remover o software-center sem nenhum problema.

Para remover basta digitar o comando:

sudo apt-get remove software-center
O gato imortal existe, em algum mundo intermediário entre a vida e a morte, observando e esperando, passivo até o momento em que o espírito humano se torna livre. Então, e somente então, ele irá liderar a alma até seu repouso final.
Avatar do usuário
mrk3004
 
Mensagens: 23
Registrado em: 05 Setembro, 2011

Re: É possível desinstalar o Ubuntu Software Center?! [SOLVE

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 5 de Setembro 2011, 13:40

Olá mrk3004,

Tive a ver e realmente tem razão! As dependências não são recíprocas, ou seja, o Ubuntu-dekstop exige dependências ao ser instalado, mas essas dependências obviamente não utilizam o ubuntu-desktop e por isso não são removidas que se o remove. Portanto, tem razão sim!

No entanto, ao remover o o centro de software removerá então o ubuntu-desktop. E esse pacote é importante para novas atualizações do Ubuntu que possam acrescentar novos pacotes, tal como é referido na sua descrição:
It is also used to help ensure proper upgrades, so it is recommended that it not be removed.


Abraço e obrigado pelo reparo ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: É possível desinstalar o Ubuntu Software Center?! [SOLVE

Mensagempor mrk3004 » Ter, 6 de Setembro 2011, 2:08

Claudio Novais » Seg Set 05, 2011 10:40 am escreveu:Olá mrk3004,

Tive a ver e realmente tem razão! As dependências não são recíprocas, ou seja, o Ubuntu-dekstop exige dependências ao ser instalado, mas essas dependências obviamente não utilizam o ubuntu-desktop e por isso não são removidas que se o remove. Portanto, tem razão sim!

No entanto, ao remover o o centro de software removerá então o ubuntu-desktop. E esse pacote é importante para novas atualizações do Ubuntu que possam acrescentar novos pacotes, tal como é referido na sua descrição:
It is also used to help ensure proper upgrades, so it is recommended that it not be removed.


Abraço e obrigado pelo reparo ;)


Olá Claudio

Referente as novas atualizações também não há problema algum, pois o pacote ubuntu-desktop não tem nada haver com as atualizações de programas que já estão instalados. O ubuntu-desktop serve única e somente para quem quiser instalar todos os programas padrões da distribuição ubuntu. Esse aviso que encontrou é nada mais do que uma tentativa da Canonical de obrigar os utilizadores a manter os pacotes padrões do sistema (Não é bem um "obrigar" já que você pode remover o pacote, mas eles fazem parecer que isso causará problemas, o que não é verdade).

Por exemplo, se você quiser trocar o Alsa por um outro servidor de som, terá obrigatoriamente que desinstalar o ubuntu-desktop, pois o alsa é um programa padrão do sistema.

Então para que usar o ubuntu-desktop? Bom, se quiser ter um desktop ubuntu "completo" , com todos os programas padrões da distro (úteis e inúteis) instale esse pacote, assim quando atualizar o seu sistema os novos programas padrões adicionados na distro também serão instalados, do contrário não há nenhum problema e os aplicativos que já estão instalados não sofrerá nenhum dano em relação as atualizações.
O gato imortal existe, em algum mundo intermediário entre a vida e a morte, observando e esperando, passivo até o momento em que o espírito humano se torna livre. Então, e somente então, ele irá liderar a alma até seu repouso final.
Avatar do usuário
mrk3004
 
Mensagens: 23
Registrado em: 05 Setembro, 2011

Próximo

Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes