Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:31 Pesquisa avançada

Qual a diferença entre kernel e kernel non-pae? [RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Qual a diferença entre kernel e kernel non-pae? [RESOLVIDO]

Mensagempor fpsfil » Sáb, 16 de Junho 2012, 0:53

Podem me dizer a diferença do Ubuntu 32 bits para o Ubuntu 32 bits (kernel non-pae)???
:facepalm2:
Editado pela última vez por fpsfil em Sáb, 16 de Junho 2012, 12:17, em um total de 1 vez.
Seja livre use linux!!!

Att.
Filipe
Avatar do usuário
fpsfil
 
Mensagens: 44
Registrado em: 21 Maio, 2012

Re: Diferença de kernel

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 16 de Junho 2012, 11:59

Boas Fpsfil, basicamente e de forma simples, o Kernel-PAE permite ao Ubuntu reconhecer PC's com 4 GB e mais de memória RAM em sistemas de 32 Bits.

O Kernel-Generic (não PAE), só reconhece até 3 e às vezes (poucas) 4 GB de RAM.

Isto nos sistemas de 32 Bits.

Nos de 64 Bits, este problema já não existe, pois o Kernel reconhece toda a quantidade de memória RAM existente.

O problema é que nem todos os PC's mais antigos têm a capacidade de 64 Bits, ou mesmo a capacidade de trabalhar com o Kernel-PAE de 32 Bits.

Nestes casos, somente se deve ter o Kernel Generic (não PAE).

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Diferença de kernel [RESOLVIDO]

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 16 de Junho 2012, 17:11

fpsfil, você fez uma excelente questão à qual o Miguel respondeu exemplarmente e você ainda trocou o título avisando que ficou resolvido! Acho que foi um tópico perfeito para demonstrar uma situação perfeita de ajuda. Apenas diria que o título devia ser mais objetivo. Nesse sentido, vou alterá-lo para que outros utilizadores o vejam e lhes dê curiosidade de aprender. Espero que não haja problema! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Qual a diferença entre kernel e kernel non-pae? [RESOLVI

Mensagempor fpsfil » Sáb, 16 de Junho 2012, 17:22

Sem problemas Cladio, se for para melhorar sempre é bem vindo!!!
Seja livre use linux!!!

Att.
Filipe
Avatar do usuário
fpsfil
 
Mensagens: 44
Registrado em: 21 Maio, 2012

Re: Diferença de kernel

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 16 de Junho 2012, 22:23

Miguel Fonseca » 16 Jun 2012, 11:59 escreveu:Boas Fpsfil, basicamente e de forma simples, o Kernel-PAE permite ao Ubuntu reconhecer PC's com 4 GB e mais de memória RAM em sistemas de 32 Bits.

O Kernel-Generic (não PAE), só reconhece até 3 e às vezes (poucas) 4 GB de RAM.

Isto nos sistemas de 32 Bits.

Nos de 64 Bits, este problema já não existe, pois o Kernel reconhece toda a quantidade de memória RAM existente.

O problema é que nem todos os PC's mais antigos têm a capacidade de 64 Bits, ou mesmo a capacidade de trabalhar com o Kernel-PAE de 32 Bits.

Nestes casos, somente se deve ter o Kernel Generic (não PAE).

Cumps.

Só um complemento, o Kernel Genérico, deveria reconhecer até 4GB, mas por vezes isto não acontece, não por problema do Kernel em si (não descartando possíveis problemas no Kernel, nada é infalível), mas porque o Controlador (o cérebro do computador, não estou a falar do processador, este é apenas um periférico) não o permite. Um processador de 32 bit tem a capacidade de endereçar até 4GB de informação (é o topo máximo 2³² = 4 x 1024 x 1024 x 1024 = 4GB), mas apenas se o Controlador estiver preparado para tal! Depois para contornar este problema, os CPU + Controladores foram equipados com tecnologia que permitia estender o acesso à memória. Desta forma, ainda antes de surgir o primeiro processador de 64 bit, começaram a ser lançados computadores com mais de 4GB!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Qual a diferença entre kernel e kernel non-pae? [RESOLVI

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 30 de Julho 2012, 23:52

Quando instalo o 32 Bits do ubuntu no meu pc é o pae :)
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Kernel PAE e não PAE

Mensagempor abdo » Sáb, 29 de Junho 2013, 15:48

Aos ferinhas do Forum

O que é este kernel PAE e quais as diferenças para o nonPAE...

É ele (o PAE) o responsável pela dificuldade de se instalar as novas versões das distros em PC's mais antigos? Se isto é verdadeiro então o linux esta perdendo (ou abrindo mâo) a propriedade de ser um SO que pode "resuscitar" equipamentos quase obsoletos...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Kernel PAE e não PAE

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Junho 2013, 16:16

abdo (29-06-2013, 15:48) escreveu:Aos ferinhas do Forum

O que é este kernel PAE e quais as diferenças para o nonPAE...

É ele (o PAE) o responsável pela dificuldade de se instalar as novas versões das distros em PC's mais antigos? Se isto é verdadeiro então o linux esta perdendo (ou abrindo mâo) a propriedade de ser um SO que pode "resuscitar" equipamentos quase obsoletos...

O Kernel 32 bit é o Kernel para ser usado em CPUs com instruções de 32 bit, e como tal tem o limite de apenas se poder usar 4 GB de RAM, mais do que este valor e o SO não a usará porque o CPU não as consegue endereçar.

O Kernel 32 bit-PAE é o Kernel com Endereçamento Físico Expandido (PAE - Physical Address Extension), onde o CPU tem embutida uma funcionalidade que lhe permite expandir o endereçamento à memória e assim não fica reduzido a apenas 4 GB de RAM permitidos pelos 32 bit (2³² = 4294967296 B = 4 GB).

Em princípio não deveria haver problema, mas, como muitas das aplicações essenciais passam a ser compilados com a flag PAE activa, algumas aplicações vão exigir que o CPU tenha suporte a essa flag (não devia, até porque só o módulo do Kernel que devia lidar com a memória é que devia de ser o único a lidar com o PAE, mas pronto, quem sou eu para estar aqui a ensinar como as coisas devem ser ou não programadas), e na falta dele, as aplicações vão abaixo ou apresentar erro de CPU.

Quanto a ser morte do Linux para ressuscitar PCs antigos, depende da Distro. Claro que se for Ubuntu, então esqueça, mas por exemplo o Debian, na sua versão 32 bit traz consigo os dois Kernels instalados com os quais o utilizador pode experimentar. Eu, por exemplo, verifiquei que o meu portátil porta-se muito bem com o Kernel non-PAE (aka i486), apesar de ter suporte ao PAE (aliás, todos os CPUs que tenham a dualidade 32 / 64 bit, suportam o PAE).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Kernel PAE e não PAE

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 29 de Junho 2013, 17:01

Sobre o Non-Pae, claro que para quem tiver menos de 4GB o melhor mesmo é usar esse, é menos uma camada a fazer perder tempo.

Entretanto, esta questão já foi abordada aqui, apesar de eu já não me lembrar o que foi dito:

Com isto não estou a dizer que fez mal em questionar. Só estou a referir pois existe efetivamente esta conversa já! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Kernel PAE e não PAE

Mensagempor abdo » Sáb, 29 de Junho 2013, 17:50

Claudio Novais (29-06-2013, 17:01) escreveu:Sobre o Non-Pae, claro que para quem tiver menos de 4GB o melhor mesmo é usar esse, é menos uma camada a fazer perder tempo.

Entretanto, esta questão já foi abordada aqui, apesar de eu já não me lembrar o que foi dito:

Com isto não estou a dizer que fez mal em questionar. Só estou a referir pois existe efetivamente esta conversa já! ;)


Claudio, desculpe a falha, realmente não pesquisei antes e dupliquei o tópico, se for possivel unir ao original pode faze-lo.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes

cron