Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:15 Pesquisa avançada

TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Junho 2012, 20:54

Veja aqui todas as novidades sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal. Encontre que funcionalidades e aplicações serão incluídas neste Ubuntu 12.10, qual a calendarização e toda a discussão dos elementos do Fórum Ubuntued.

Calendário de publicações:

Mascote
A mascote do Ubuntu 12.10 é uma ave chamada Quetzal. O quetzal-resplandecente (Pharomachrus mocinno) -por vezes chamada de "serpende de penas" é uma ave trogoniforme, típica da América Central.

O quetzal-resplandecente tem um comprimento médio de 36 cm, acrescentado de mais cerca de 60 cm de cauda. É uma ave de modo de vida solitário, procurando frutos ou insectos nas árvores da floresta. O macho possuí rectrizes extraordinárias que o ajudam a atrair a fêmea.

Seu habitat são as florestas do México e da Guatemala. Os antigos povos da Mesoamérica - Maias e Astecas - prestavam culto ao quetzal como ave sagrada e hoje em dia é a ave nacional do Guatemala.

Mais informações sobre a discussão da mascote aqui:

Como instalar o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal?
Antes de mais lembre-se que o Ubuntu 12.10 ainda está em fase embrionária e, por isso, não é de forma alguma recomendado instalar em computadores de produção pois poderá dar muitos problemas de instabilidade.

Em todo o caso, se quer realmente experimentar, sugiro que visite esta página e faça download da versão que precisa do Ubuntu:


O que iremos encontrar no Ubuntu 12.10?

A lista seguinte foi baseada no artigo do site iLoveUbuntu:
  • O nome do gestor de atualizações ("Update Manager") será mudado para "Software Updater", em português em princípio será "Atualizador de Software".
  • Seahorse/Passwords and Keys (gestor de passwords) foi atualizado para a versão 3.4.1, incluindo assim uma apresentação mais aprimorada
  • O reprodutor de multimédia, Totem foi atualizado para uma versão mais atualizada para a versão 3.5.x;
  • As fontes instaladas no Ubuntu serão agora apresentadas numa nova aplicação, chamada "Font Viewer":
  • LibreOffice 3.5.3, que traz muitas correções de bugs e otimizações;
  • Gwibber, a aplicação que mostra as atualizações das redes sociais que temos registadas, terá a versão 3.5;
  • O gestor de músicas Rhythmbox 2.9.7 terá uma interface melhorada:
  • Os dispositivos de dados poderão ser geridos através da aplicação "Disks" que tem uma interface melhorada:
  • Nautilus (explorador de ficheiros) que traz novas funcionalidades, nomeadamente a habilidade de criar uma nova pasta com determinado conjunto de ficheiros, que sejam previamente selecionados; Drag&Drop (arrastar) ficheiros para os "Favoritos", algo que apareceu também no Nautilus do Ubuntu 12.04 (finalmente!!!!), e um menu do clique direito simplificado. A imagem abaixo à esquerda mostra o referido Nautilus.
  • Baobab 3.5.3 (o analisador do uso do disco) foi melhorado, com uma aparência melhorada (imagem acima à direita).
  • Definições do Sistema
  • Ubuntu One
  • Central de Software do Ubuntu

Referências
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Ubuntu 12.10 (Quantal Quetzal) Alpha 1

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Junho 2012, 20:55

Para quem não reparou, sim, o Alpha1 do Ubuntu 12.10 está já disponível! Aqui:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 7 de Junho 2012, 20:57

Boas, já começa o reboliço de novo!

Daqui a uns meses, lá estou eu a instalar um novo Ubuntu!

É sempre estimulante esta parte!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor yuryrodrigues » Qui, 7 de Junho 2012, 21:03

Eu sou um tipo de pessoa que gosta de ta sempre procurando coisas novas, não gosto da mesmice, e o Ubuntu me da esta oportunidade. Qualquer probleminha EU MESMO que tenho que procurar a solução, a cada 6 meses uma nova versão... Em fim é minha distro favorita(foi a única que testei até agora...).
Esta versão parece que vai trazer grandes mudanças só esperar para ver.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Junho 2012, 21:05

Penso que esta nova versão será muito à imagem do Ubuntu 11.04, ou seja, terá inúmeras modificações principalmente para combater esta fase menos boa do Gnome3, que ainda está demasiado verdade apesar de tudo.

Significa portanto que apesar de muitas novidades acho que esta versão do Ubuntu 12.10 será muito criticada pelos problemas como foi o 11.04. Não me parece que será uma versão como a 11.10, que teve novidades mas acima de tudo melhorias! E claro, nunca como a versão 12.04, pois esta teve o único objetivo de limar arestas! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 7 de Junho 2012, 21:16

Bem Cláudio, presumo que querias escrever que o Gnome 3 ainda está demasiado verde.

Não concordo e peço-te que leias esta noticía (em Italiano):

lffl

E esta que é a que o site acima se baseou e está em Inglês:

blogs.gnome

Já para Setembro! o.0

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Junho 2012, 21:30

Miguel, estamos numa fase bem complicada ainda na definição exata do GTK3. Para quem programa/programou para o GTK3 só tem dores de cabeça pois isto ainda está em desenvolvimento e constantemente mudam a forma como funciona. Por exemplo eu com o simples programa do Ubuntued-desktop tive de atualizar no Ubuntu 11.10 por causa do GTK3 e no Ubntu 12.04 tive novamente de modificar por causa do GTK3.4.

Não digo que seja 100% mau o problema atual. Digo sim que estamos numa fase turbulenta longe do estável. Se já está boa para muitos utilizadores? Certamente que sim, mas isso não significa que seja uma boa estabilidade. Se sou só eu a queixar-me disso? Por acaso não! Quando tive a "portar" para o Ubuntu 12.04, reparei que haviam muitos programadores a transformarem, quase literalmente, os seus programas para quem ficassem a funcionar no novo ubuntu.

Mais, a problemática do GTK3 não pára aí! E novamente não digo que seja mau! O GTK3 quer a todo custo, e acho bem, requerer o Python3! O problema é que o Python3 traz uma revolução enorme na programação do mesmo e então isto tem-se arrastado bastante. O que acontece que neste preciso momento andamos a programar em pyhton2.7, o python que o Ubuntu traz, que é uma espécie híbrida de python3! Na minha opinião isto é mau, mais valia mudar-se de vez para o Pyhton3, mas não é isso que acontece.

Ora com isto do Pyhton 2.7, temos de andar à espera de um Ubuntu que finalmente utilize o python3 para novamente voltar a reformular os programas. Aí, sim, teremos um Gnome3 estável, quando tivermos o GTK3 a funcionar com o Python3. Atualmente estamos numa fase transitória (época completamente desfavorável a versão LTS de um sistema operativo) e por isso é que o Ubuntu 12.04 ainda tem tem trazido muitos problemas para uma versão LTS.

Por fim, sobre a tal transição 2.7 para python3, temos o maior problema deles todos: a reformulação profunda de quase meio Ubuntu em termos de aplicações. É preciso disponibilidade para aprender quase um conceito novo de programação e ainda tempo para programar de novos as aplicações. Acho que este é o verdadeiro fator de não se ter passado ainda para python3 e ainda estamos numa fase meia híbrida que só tem dado problemas, nomeadamente aquele erro absurdo da Central de Programas do Ubuntu sobre a codificação (uma das maiores reformulações do Python2 para Python3).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor leandrw » Qui, 7 de Junho 2012, 21:36

Interessante, apesar deste estado alpha não parecer trazer muitas mudanças. Ouvi dizer que o foco deste será inciar o Ubuntu como uma plataforma de jogos também, motivo que tem feito muitos manter um dual boot com Windows. Não sei exatamente como planejam isso. O HUD para comandos do Alt deve receber suporte a voz, motivo principal pelo qual incluíram tal modo de interação no Unity, e espero que mais opções de customização sejam incluídas ao Unity também. Achei excelente a modificação no visual do Rhytmbox, era necessária, já que não consigo largar o Banshee até hoje por conta da interface e do equalizador. Quanto ao Gnome-shell estar em um estado "verde", já experimentaram a versão 3.4? Muito boa, estável, não tive nenhum crash de ambiente até hoje, tem suporte a um sistema de extensões adicionadas pelo navegador, surreal. Tem muita extensão boa mesmo, já está bem mais personalizável que o Unity, coisa de doido. Só peca em relação ao aproveitamento de tela, coisa em que o Unity panel se sai muito melhor. Ambas as opções estão boas, prefiro o Gnome-shell, confesso, mas o Unity está cada vez melhor. Agora é só esperar o que conseguirão colocar nesta nova versão, mas o futuro do Ubuntu está cada vez mais promissor.
http://www.ubuntubrsc.com/algumas-mudancas-previstas-para-o-ubuntu-12-10.html#.T9EQbVqWw1g
http://www.leandrw.com.br
.design .development .determination
Avatar do usuário
leandrw
 
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 7 de Junho 2012, 21:38

Na questão do Python 3 estou em total acordo contigo Cláudio!

Mas tinha que ser assim, feito de forma faseada, caso contrário, o 11.04, 11.10 e até o 12.04 ainda tinham GTK2!

Assim com o Gnome ainda usava GTK 2.

Desta forma, os programadores e as empresas têm tempo para a formação, aprendizagem e lançamentos intermédios, que ser viram de teste à implementação do GTK 3, do Python 2.7 (intermédio) e permitiram o lançamento de uma versão LTS, com 5 anos de suporte (em vez dos três anteriores!), já com GTK 3 (ainda em evolução) e com auxilio de um "meio-Python 3".

Às vezes as coisas não devem, nem podem ser feitas de repente! Tem de existir testes e degraus instermédios, até que se possa atingir o objectivo proposto.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: TODAS as informações sobre o Ubuntu 12.10 Quantal Quetza

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Junho 2012, 22:06

Eu sei miguel, mas é exatamente por esses motivos que disse que o Gnome3 está verde! E está sim, verde, infelizmente! Claro está que talvez dentro de 12 meses as coisas fiquem bem melhores, mas para já não e como vão forçar a migração para o python 3, seja no Ubuntu 12.10 ou no Ubuntu 13.04, prevejo ubuntu's categorizados da mesma forma que foi o Ubuntu 11.04, dos piores jamais feitos!



leandrw » Qui Jun 07, 2012 9:36 pm escreveu:Interessante, apesar deste estado alpha não parecer trazer muitas mudanças. Ouvi dizer que o foco deste será inciar o Ubuntu como uma plataforma de jogos também, motivo que tem feito muitos manter um dual boot com Windows. Não sei exatamente como planejam isso. O HUD para comandos do Alt deve receber suporte a voz, motivo principal pelo qual incluíram tal modo de interação no Unity, e espero que mais opções de customização sejam incluídas ao Unity também. Achei excelente a modificação no visual do Rhytmbox, era necessária, já que não consigo largar o Banshee até hoje por conta da interface e do equalizador. Quanto ao Gnome-shell estar em um estado "verde", já experimentaram a versão 3.4? Muito boa, estável, não tive nenhum crash de ambiente até hoje, tem suporte a um sistema de extensões adicionadas pelo navegador, surreal. Tem muita extensão boa mesmo, já está bem mais personalizável que o Unity, coisa de doido. Só peca em relação ao aproveitamento de tela, coisa em que o Unity panel se sai muito melhor. Ambas as opções estão boas, prefiro o Gnome-shell, confesso, mas o Unity está cada vez melhor. Agora é só esperar o que conseguirão colocar nesta nova versão, mas o futuro do Ubuntu está cada vez mais promissor.
http://www.ubuntubrsc.com/algumas-mudancas-previstas-para-o-ubuntu-12-10.html#.T9EQbVqWw1g


Olá Leandrw,
Quando falei do Gnome3, referia-me ao sistema GTK3 e não da Shell! Sem dúvida que ela está muito boa e na minha opinião drasticamente superior ao Unity! O que eu estava a referir era sobre o GTK3 que está numa fase transitória e então faz com as aplicações não funcionem a 100% bem como estarmos numa fase em que se utiliza quase em duplicado muitas coisas, muito por causa do GTK3 pedir python3 (ele não pede, mas é esse o objetivo de construção dele, construção moderna claro)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 54 visitantes

cron