Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:58 Pesquisa avançada

Última tentativa....

Apresente-se nesta secção! Queremos conhecê-lo! Seja novo ou não no Ubuntued, apresente-se! Partilhe os seus gostos, o seu desktop, o seu blog, site, forum, twitter, facebook!

Última tentativa....

Mensagempor exadra37 » Qua, 23 de Maio 2012, 2:44

Olá a todos,

O meu nome é Paulo Silva, tenho 41 anos, sou de Setúbal e para além de promotor comercial, sou também desenvolvedor de lojas online.

Está é a segunda tentativa que faço para entrar no mundo Linux e a última.

Nesta 2º tentativa, após mais uma instalação do Ubuntu 12.04 falhada e de outra conseguida, mas cheia de bugs e problemas, descobri-vos quando estava prestes a dar por encerrado o mundo Linux para mim.

Vou seguir o tutorial á risca e se o Ubuntu não ficar a funcionar correctamente, o Linux para mim passa á história.

A minha experiência até agora tem sido de um sistema operativo que promete muito e dá mesmo muito , mas não o que promete, pois dá é muita dor de cabeça para instalar quase tudo e conseguir colocar a funcionar correctamente.

Vamos ver se é desta vez que o Linux me consegue provar o seu real valor e conquistar o lugar de sistema operativo preferido ;)
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: Última tentativa....

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 23 de Maio 2012, 2:57

Bem vindo Exadra.

Meu nome é Miguel Fonseca, tenho 40 anos e sou de Lisboa.

Comecei neste Mundo Linux a "sério" à cerca de 2 anos e nunca mais saí.

Às vezes é preciso um pouco de persistência.

O que te aconselho, é deixares aqui no forum as especificações do teu PC, para termos uma ideia de algum Hardware que possa ser um pouco mais problemático no Ubuntu.

Assim como, quando te deparares com um qualquer "bug", tenta copiar para aqui as mensagens de erro que aparecerem.

Juntamente com os utilizadores deste forum, tentarei no que puder e souber, ajudar-te a resolver eventuais problemas.

Não desistas!

Mais uma vez, :bemvindo:

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Última tentativa....

Mensagempor José Craveiro » Qua, 23 de Maio 2012, 3:11

Olá Paulo (Exadra), bem vindo!

O ano de 71 realmente foi uma boa safra!! xD

Bom, sendo desenvolvedor de lojas online, subentende-se que o entendimento que certamente terá sobre várias questões de âmbito informático não sejam novidade para si, o que significa que a resistência que parece já ter criado em relação ao Linux não tenha grande justificação!

Além da persistência existe a paciência e ambas unidas movem mundos. É comercial, também já fui, portanto ambos sabemos o que isso é! :) Acho que o que está implícito no que referiu é que habituado a ambientes para si até ao momento mais intuitivos, o que na realidade é muito subjetivo, leva-o a ver dificuldades numa proporção talvez exagerada.
Tal como solicitou o Miguel, deixar aqui especificações do seu equipamento é o 1º passo para poder ser ajudado, entretanto para comprovar por si que o quadro que pintou acerca do Linux pode muito bem não ser o real, fique por cá porque não terá falta de quem o possa ajudar.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Última tentativa....

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 23 de Maio 2012, 9:33

Olá Paulo Silva,

Seja :bemvindo: ao fórum :ubuntued:


Quanto às dificuldades que está a ter, ninguém nasce ensinado, por isso existe sempre a possibilidade de surgir algumas dificuldades, principalmente quando o hardware não colabora!

O meu pai (que tem 49 anos, sim ele é novo, tendo em conta que eu tenho 26) viu-me a usar Linux no seu velho PC e apesar de ele estar habituado a lidar com Windows, estive a ensinar-lhe como circular pelos menus do Lubuntu, ele ficou fascinado pois era aquilo que gostava de ver num Ambiente Gráfico -- Simples e Rápido! Pediu-me logo para lhe formatar e instalar apenas o Lubuntu no PC. É que o Windows (segundo ele) tem muita tralha que não usa, é lento e não consegue ver vídeos corretamente. Já no Lubuntu, tudo isso é resolvido.

Por isso não desista, até porque se eu fosse desistir a cada instalação falhada, então teria aqui os computadores todos sem Sistema Operativo. Já que tive problemas em Windows (FATAL ERROR na Tela Azul) e Linux (Diversas instalações falhadas em determinadas distribuições).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Última tentativa....

Mensagempor exadra37 » Qua, 23 de Maio 2012, 10:48

Obrigado a todos pela disponibilidade e interesse em ajudar ;)

Se á uma coisa que sou é teimoso e por isso mesmo é que desde domingo já posso contabilizar cerca de 30 horas de volta do Ubuntu.

O que me frusta mais é não ser um utilizador principiante em termos de informática e ter as dificuldades que tenho em colocar o Ubuntu para funcionar.

Desde á muitos anos que o Linux me seduz por apregoar rapidez, estabilidade e segurança, mas sempre me afastei dele por ser complicado de instalar programas e drivers, pouco amigo do utilizador, pois gosta muito da linha de comandos do terminal, que eu detesto utilizar.

O windows tem muitos defeitos, mas é muito mais fácil de utilizar e manter e o pouco tempo que disponho gosto de gastar em desenvolvimento das lojas online e não de volta de um sistema operativo.

Como esta nova geração do Ubuntu está mais virada para o utilizador do que para os puristas eu vou ver se é desta vez que consigo entrar e ficar ;) .

O meu computador é um Acer Aspire 5738ZG:
- Pentium(R) Dual-Core CPU, T4300 2.10GHz, 800MHz FSB.
- 4 GB DDR3.
- Nvidia Geforce G105M 512 MB com Turbo Cahe até 1791 MB.
- Data/versão de BIOS Phoenix Technologies LTD V1.06, 14-04-2009.
- 500 GB HDD.

Actualmente está com 3 partições:
- C: windows x86 .
- D: windows x64 .
- E: Dados .

Vai Ficar:
- D: windows x64.
- C: e E: serão formatadas para criar partições Ubuntu.
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: Última tentativa....

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 23 de Maio 2012, 11:41

Então siga à risca o tutorial apresentado pelo Cláudio Novais: Como instalar o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin (e primeiros passos)
Se seguir esse tutorial, será um grande passo para o sucesso, eu tenho-o seguido e até agora não tive problemas de instalação do Ubuntu.

Depois de instalado, diga-nos como se está a portar o Ubuntu, se começa a notar alguma lentidão, pois vendo que tem uma placa da Nvidia, então existe essa possibilidade!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Última tentativa....

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qua, 23 de Maio 2012, 11:45

O Portátil é exatamente igual ao meu, portanto espere total compatibilidade e uma boa experiência com o Ubuntu 12.04.
35mm", aqui bloga-se!
Avatar do usuário
Ricardo JM Vieira
 
Mensagens: 203
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Planeta Terra

Re: Última tentativa....

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 23 de Maio 2012, 11:56

Em caso de problema com a Nvidia, experimente atualizar todo o sistema primeiro e só depois de reiniciado se o problema da gráfica surgir, experimente isto: viewtopic.php?f=28&t=1640


Nota: Para atualizar o sistema, vá ao botão mais à direita (tal como pode ver na imagem) e clique em Software Actualizado:
Pressione o botão Verificar, aguarde pelo processo e depois clique em Instalar.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Última tentativa....

Mensagempor portaro » Qua, 23 de Maio 2012, 14:28

exadra37 , o Linux não promete nada, utiliza-se e faz-se.

O Linux dá muita dôr de cabeça, pois dá mas por causa de uma coisa à qual se chama Blobs, não existe magia para eles existem tentativas de acertar no código.

AQgradecem-se os logs em /var /log

Talvez lhe ajude isto-> https://help.ubuntu.com/community/EnablingPAE
(talvez resolva-> sudo apt-get install linux-generic-pae linux-headers-generic-pae)

Tipo de processador->
grep -m 1 flags /proc/cpuinfo

De acordo com essa ifos poderemos analisar se o seu pc irá ser ou não capaz de encontrar uma distro que rode nele, qause de certeza que lhe posso indicar uma mas as definições de módulos variamd e distro para distro e de estrutura para estrutura, o tipo de ambiente tb influí muito a decisão final, na minha opinião o UNity do Ubuntu por exemplo é ainda um tremendo problema para users, provávelemente ainda bugeado e lento.

VIsite ainda o sitio->
http://www.h-node.org/ (encontra tipos de pcs onde foi instaaldo Linux)
Recentemente o Ubuntu abriu uma importante ferramenta onde e possivel baixar isos adapatadas para alguns tipos modelos de pcs -> http://www.ubuntu.com/certification & http://www.ubuntu.com/certification/desktop/

Note que a versão 10.04 ainda é uma possivel solução ja a testou?

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Última tentativa....

Mensagempor exadra37 » Qua, 23 de Maio 2012, 16:45

Luis Cardoso » Qua Mai 23, 2012 11:41 am escreveu:Então siga à risca o tutorial apresentado pelo Cláudio Novais: Como instalar o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin (e primeiros passos)
Se seguir esse tutorial, será um grande passo para o sucesso, eu tenho-o seguido e até agora não tive problemas de instalação do Ubuntu.

Depois de instalado, diga-nos como se está a portar o Ubuntu, se começa a notar alguma lentidão, pois vendo que tem uma placa da Nvidia, então existe essa possibilidade!


Foi este tutorial que eu encontrei numa pesquisa do google e me deu a conhecer a vossa comunidade :)

Graças a ele eu não desisti do Linux... um tutorial passo a passo, como todo o tutorial deve ser, mas que nem sempre o são.

Não o consegui seguir á risca porque o meu computador tem 2 windows instalados e 4 partições criadas.

Partições originais:
- partição de recuperação.
- partição C: windows x86.
- partição D: windows x64.
- partição E: Dados.

Para poder criar as partições do Ubuntu optei por:
- apagar a partição do C: windows x86, que já não usava, pois o windows por defeito era o D: windows x64.
- apagar a partição E: dados.

Agora que fiquei com 2 partições primária e só posso criar mais 2, optei por:
- criar a partição ubuntu Raiz (primária).
- partição ubuntu Swap/Home, com duas unidades lógicas:
-> partição SWAP.
-> partição Home.

Entretanto prossegui com a instalação, segundo o tutorial, com algumas diferenças de ecrãs...

Quando reeniciei o computador tive a 1ª surpresa... o windows desapareceu da opção de arranque e aparece um menu do ubuntu para escolher como quero iniciar o ubuntu.

Depois de efectuar login no ubuntu a 2ª surpresa... sem ter feito absolutamente nada, deu erro de sistema, mas desta vez consegui enviar o erro ao contrário do que acontecia na anterior instalação.

Instalei o pack multimedia e a seguir actualizei e até agora não deu mais nenhum erro...

Pelo Ubuntu tenho acesso á partição D: Windows x64 e agora como resolvo o problema do Windows não aparecer no boot como opção de arranque?

Obrigado a todos pela disponibilidade ;)
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Próximo

Voltar para Apresente-se!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 34 visitantes

cron