Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:13 Pesquisa avançada

HTML 5 no Youtube

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor José Craveiro » Qua, 16 de Maio 2012, 0:30

Pois, acho que preciso é de uma demonstração.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 16 de Maio 2012, 0:32

hiltongil » 16 Mai 2012, 00:21 escreveu:Não Claudio. Vou tentar fazer um video aqui para demonstrar.
Você fez a instalação dos pacotes gecko-mediaplayer e do gnome-mplayer?

Eu tenho tudo instalado e confirmo o que o Cláudio disse, no meu portátil ficou +/- na mesma, em vez de disparar de 45ºC para 57ºC, fica a 55~56ºC, mas a arfar na mesma. Já a extensão para o Chromium, só funciona para aqueles que já estão adaptados para HTML5 e quando isso acontece, só passa para 46~47ºC. 8)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor José Craveiro » Qua, 16 de Maio 2012, 0:45

Este flashreplace não será uma espécie de fork do flash?
Não estará ainda em fase de teste?
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 16 de Maio 2012, 0:59

José Craveiro » 16 Mai 2012, 00:45 escreveu:Este flashreplace não será uma espécie de fork do flash?
Não estará ainda em fase de teste?

Não, o que ele faz é captar o ficheiro (flv/mp4) que iria ser lido pelo leitor flash e envia-o para a extensão do mplayer denominada por gecko-mediaplayer. Que por sua vez precisa do gnome-mplayer para trazer a interface dele de modo a que o utilizador possa carregar em play/pause, ver a barra de processo, entre outras coisas!
Ou seja, traduzindo por miúdos, é como se corresse o comando:
gnome-mplayer url_do_vídeo

Mas com a vantagem de não ter de sair do browser!

O problema, é que dentro do Firefox é que a coisa esquenta, não sei bem porquê, pois se eu descarregar o vídeo e o abrir com o Gnome Mplayer, o PC já não aquece tanto! Ultimamente tenho notado que só pelo facto de abrir o Firefox o PC começa logo a queixar-se. Já no Chromium, tal não acontece...

Por exemplo, se estiver a escrever um comentário aqui no fórum através do Firefox, o PC sobe logo perto de 5ºC. Se clicar Prever, sobe mais 2 ou 3... Já no Chromium isso não acontece!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor hiltongil » Qua, 16 de Maio 2012, 1:15

Exatamente o que o Luis Carlos falou.
Avatar do usuário
hiltongil
 
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Maio, 2012

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 16 de Maio 2012, 1:43

hiltongil » Qua Mai 16, 2012 1:15 am escreveu:Exatamente o que o Luis Carlos falou.

E relativamente à performance, o que tem a dizer? não acha pesado abrir os programas dentro do firefoX?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor hiltongil » Qua, 16 de Maio 2012, 2:07

Olha Claudio acho que dentro do firefox eu utilizo só esse recurso mesmo. Então não me vem a cabeça outro programa. Algum exemplo? Também estou utilizando bastante o visualizador de pdf que vem embutido na versão nightly, mas que pode ser instalado em qualquer versão como complemento. Aliás ele está bem bonito na minha humilde opinião. Comentei sobre ele aqui (https://plus.google.com/u/0/11431008354 ... n5mjxYwcLV) com algumas imagens. Então fiz o video (me perdoem pelo amadorismo não tô acostumado com isso heheh) Vou subir ele e depois disponibilizo o link. O roteiro foi executar um video no youtube utilizando o flashreplacer, depois utilizando o flash e depois o html5 todos na mesma máquina e mesmo navegador. Como vocês poderão verificar quando utilizo o flash replacer o conky mostra a utilização entre 50% e 60% e o clock em 1600mhz. O video fica fluindo tanto em tamanho pequeno quanto em fullscreen. O mesmo já não ocorre quando utilizo o flash ou o html5. Aliás mas alguém notou que nem todos os videos tem a mesma performance? Uns utilizam muito mais o processador que outros. Alguém sabe o motivo?

Link do Video: http://www.youtube.com/watch?v=OH_bUUAh ... e=youtu.be
Avatar do usuário
hiltongil
 
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Maio, 2012

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 17 de Maio 2012, 15:56

Olá Hilton,

Realmente no seu computador as diferenças são incrivelmente significativas e vantajosas! No entanto, tenho a dizer que os vídeos demoram um bom tempo a arrancar. Aqui o youtube é bem mais rápido a arrancar (refiro-me a depois de clicar no flashBlock).

Em todo o caso pareceu-me realmente atrativo o que você mostrou! E anseio ter tempo livre para experimentar!

Entretanto, sobre a qualidade do vídeo, gostei muito como mostrou! Apenas diria que poderia ter filmado pouco mais longe, mas de resto, ficou muito bom! Já agora, tomei a liberdade de o pôr a seguir, diretamente aqui no fórum! ;)


Sobre alguns vídeos serem mais pesados que outros, creio que é mesmo por terem mais qualidade que outros 360, 720 e 1080p...





Ah, sobre o leitor de PDFs, foi uma ótima dica que você aqui postou!! Muito obrigado pela partilha Hilton! Acho que você tem de participar mais aqui no fórum, para trazer mais novidades assim :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor hiltongil » Qui, 17 de Maio 2012, 17:26

Então Claudio.

1) Sobre a demora para iniciar a reprodução ela pode ser configurada. Aqui demora mais porque eu defini no gnome-mplayer um cache maior. Como minha conexão por enquanto é de 100kbps prefiro que ele demore um pouco a iniciar mas não sofra "engasgos" posteriormente. Se o utilizador tiver uma conexão mais descente 512kbps ou 1024kbps pode reduzir o cache ou desabilitá-lo no gnome-mplayer e a inicialização será mais rápida ou instantânea.

2) Sobre o video eu pretendi dar ênfase no conky (para mostrar a utilização do processador) ai nos testes onde realizei a filmagem mais distante tive problemas porque ou não dava para ver ou ficava desfocado. :) Dai o jeito foi fazer assim mesmo. :D

3) Sobre colocar o vídeo no fórum. Sinta-se a vontade. Não há qualquer restrição para o uso do mesmo.

4) Sobreo comentário a cerca de alguns vídeos (que utilizavam mais processamento do que outros) eu verifiquei se quando rodavam estavam com qualidade diferente (260, 480, 720) e por vezes a qualidade está igual mas a utilização do processador é diferente. Se achar exemplos posto aqui a título de demonstração/curiosidade.

5) Pois é esse leitor de PDF, utilizando-me de uma expressão comum aqui no Brasil mas que não sei se aplica-se, ou se possui semelhante em Portugal, é uma verdadeira mão na roda. Dispensando a utilização de leitores pesado (Adobe Reader) ou de leitores separados (evince, pdfview). Facilita o uso no dia-a-dia.

De fato a participação em fóruns é um pouco limitada pela quantidade de tarefas e compromissos. Além disso vou compartilhando dicas nos fóruns de alguns SO que uso (aptosid, ubuntu, vector). Mas sempre tomar conhecimento de alguma novidade e/ou dica procurarei reportar por aqui.
Avatar do usuário
hiltongil
 
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Maio, 2012

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 17 de Maio 2012, 22:09

Olá Hilton,
Só uma questão, qual é a extensão para o leitor de PDF?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes

cron