Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:12 Pesquisa avançada

Bolt: Gnome-Shell e Unity juntos!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Bolt: Gnome-Shell e Unity juntos!

Mensagempor Ron Alon » Qui, 10 de Maio 2012, 20:50

Você já pensou em ter o Unity integrado ao GNOME-Shell?

"Eu gosto muito do GNOME Shell, mas sinto falta das categorias dos aplicativos, como no Gnome 2, não gosto da interrupção visual quando estou procurando um aplicativo e não uso o overview para gerenciar minhas janelas. Então eu adaptei o dash do Unity para uma extensão do GNOME Shell (com uma mudança pessoal), adicionando coisas que senti falta do Gnome 2 e tirando algumas coisas que eu não gosto no dash do Unity. O que eu quero é usar o GNOME Shell, um dock e ter um launcher discreto", disse o desenvolvedor da extensão, Zac Barton, para o OMG! Ubuntu.

O resultado deste trabalho se chama "Bolt" - anteriormente chamado de Launchy.

O Bolt



Zac Barton, desenvolvedor do Bolt, descreve o launcher como "uma fusão do dash do Ubuntu, o GNOME Shell e o menu clássico do GNOME 2". Assim como o Unity, o Bolt usa a tecla "Super", muda a cor seguindo a cor do seu papel de parede, pesquisa arquivos através do Zeitgeist e mostra seus arquivos recentes, pastas e aplicativos.



Os fãs de navegação pelo teclado vão gostar de saber que a extensão tem navegação total pelo teclado e carregamento instantâneo dos resultados enquanto você está digitando.

Gerenciador de janelas: sai o do GNOME, entra o Bolt



Ao usar o Bolt, você perde o gerenciamento de janelas. Faz sentido: você não precisa de dois launchers. Mas você resolve este problema adicionando um dock ou uma extensão no painel que mostra as suas janelas e o problema está resolvido.

O Bolt mostra seus aplicativos em subcategorias como o GNOME clássico, e você também pode pesquisar por aplicativos, como já está acostumado a fazer com o Unity e o GNOME-Shell.



Configurações do Bolt




O launcher Bolt é lançado com uma janela de configurações, apesar de usar algumas por defeito. Se há, no Bolt, algo que não for de seu agrado, você pode ir na janela de configurações e alterar o Bolt de acordo com o seu desejo.

Para acessar a janela de configurações do Bolt, clique no pequeno pixel quadrado ao lado da barra de pesquisa.



O que vem no futuro?




O Bolt não é livre de bugs. O "Dash" pode, ocasionalmente, dar erro no GNOME-Shell depois de ser aberto.

É importante lembrar que o Bolt substitui o botão "Atividades" do GNOME-Shell, e você perde o gerenciamento de janelas (mas você pode baixar um dock para isto).

O desenvolvedor planeja novas funcionalidades como:

- Suporte a temas
- Provedores de busca
- Modificar o tamanho do dash

Instale o Bolt



Você já pode instalar o Bolt em seu GNOME Shell.

Imagem



Fonte: OMG! Ubuntu - artigos 1 e 2
Tradução e adaptação: Ron
Editado pela última vez por Ron Alon em Qua, 30 de Maio 2012, 15:42, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Launchy: Gnome-Shell e Unity juntos!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 10 de Maio 2012, 21:00

Excelente partilha Ron!!! Muito bom mesmo!

Os meus parabéns pelo tópico que aqui no apresenta! Espero ver muitos mais assim!

Entretanto, sobre este assunto, por acaso hoje de tarde tinha referido que a solução ótima para a Canonical não perder mais utilizadores, que efetivamente está cada vez mais a desagradar mais utilizadores, seria ganhar alguma humildade e utilizar o Unity como uma extensão! Assim caminhavam no caminho Gnome em vez de se estar a divergir para um caminho que só ela quer.

Um caminho pela GnomeShell seria ótimo, não só pelo que ela é já atualmente, como em termos de performance que está já bem acima do Unity e com muitas mais funcionalidades.

O engraçado disto tudo, é que quando eu disse essa opinião, surgiu esta notícia! Incrível como às vezes acertamos nos timings xD
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Launchy: Gnome-Shell e Unity juntos!

Mensagempor Ron Alon » Qui, 10 de Maio 2012, 21:07

Claudio Novais » Qui Mai 10, 2012 6:00 pm escreveu:Excelente partilha Ron!!! Muito bom mesmo!

Os meus parabéns pelo tópico que aqui no apresenta! Espero ver muitos mais assim!

Entretanto, sobre este assunto, por acaso hoje de tarde tinha referido que a solução ótima para a Canonical não perder mais utilizadores, que efetivamente está cada vez mais a desagradar mais utilizadores, seria ganhar alguma humildade e utilizar o Unity como uma extensão! Assim caminhavam no caminho Gnome em vez de se estar a divergir para um caminho que só ela quer.

Um caminho pela GnomeShell seria ótimo, não só pelo que ela é já atualmente, como em termos de performance que está já bem acima do Unity e com muitas mais funcionalidades.

O engraçado disto tudo, é que quando eu disse essa opinião, surgiu esta notícia! Incrível como às vezes acertamos nos timings xD


Pode deixar, Cláudio! Estarei sempre por aqui!

Eu acho que seria ótimo se fosse assim mesmo. Ou o Unity sendo melhor trabalhado. Eu queria usar janelas, sabe? Usar com transparência como se fosse o Aero. O Firefox no Windows é tão bonito! O Google Chrome também. Já no Linux...



Creio que é uma nova era para o Linux. Shell e elementary vão fazer o Unity comer poeira! ;)
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Launchy: Gnome-Shell e Unity juntos!

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 10 de Maio 2012, 21:10

Boas Ron, excelente notícia!

Se calhar é desta que eu vou experimentar o Gnome-Shell.

Se não continuarem a existir "freezes" na minha máquina, como acontecia no 11.10!

Obrigado pela partilha!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Launchy: Gnome-Shell e Unity juntos!

Mensagempor CharlesLiesenfeld » Qui, 10 de Maio 2012, 21:19

ron » 10 Mai 2012, 21:07 escreveu:
Claudio Novais » Qui Mai 10, 2012 6:00 pm escreveu:Excelente partilha Ron!!! Muito bom mesmo!

Os meus parabéns pelo tópico que aqui no apresenta! Espero ver muitos mais assim!

Entretanto, sobre este assunto, por acaso hoje de tarde tinha referido que a solução ótima para a Canonical não perder mais utilizadores, que efetivamente está cada vez mais a desagradar mais utilizadores, seria ganhar alguma humildade e utilizar o Unity como uma extensão! Assim caminhavam no caminho Gnome em vez de se estar a divergir para um caminho que só ela quer.

Um caminho pela GnomeShell seria ótimo, não só pelo que ela é já atualmente, como em termos de performance que está já bem acima do Unity e com muitas mais funcionalidades.

O engraçado disto tudo, é que quando eu disse essa opinião, surgiu esta notícia! Incrível como às vezes acertamos nos timings xD


Pode deixar, Cláudio! Estarei sempre por aqui!

Eu acho que seria ótimo se fosse assim mesmo. Ou o Unity sendo melhor trabalhado. Eu queria usar janelas, sabe? Usar com transparência como se fosse o Aero. O Firefox no Windows é tão bonito! O Google Chrome também. Já no Linux...



Creio que é uma nova era para o Linux. Shell e elementary vão fazer o Unity comer poeira! ;)


um visual transparente não quer dizer ser melhor, acredito que os usuários do windows ao sair do xp para o seven se maravilharam com o Aero e agora isso é sinonimo de ser o S.O. Perfeito, o Unity está otimo e ainda vai melhorar muito. :P

CharlesLiesenfeld
 
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Janeiro, 2012

Re: Launchy: Gnome-Shell e Unity juntos!

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 10 de Maio 2012, 21:57

CharlesLiesenfeld » 10 Mai 2012, 21:19 escreveu:um visual transparente não quer dizer ser melhor, acredito que os usuários do windows ao sair do xp para o seven se maravilharam com o Aero e agora isso é sinonimo de ser o S.O. Perfeito, o Unity está otimo e ainda vai melhorar muito. :P

Eu por acaso sou daqueles que no Windows ainda prefere o XP, a meu ver, a nível estético e organização, foi o melhor de todos!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Launchy: Gnome-Shell e Unity juntos!

Mensagempor Ron Alon » Qui, 10 de Maio 2012, 22:44

CharlesLiesenfeld » Qui Mai 10, 2012 6:19 pm escreveu:um visual transparente não quer dizer ser melhor, acredito que os usuários do windows ao sair do xp para o seven se maravilharam com o Aero e agora isso é sinonimo de ser o S.O. Perfeito, o Unity está otimo e ainda vai melhorar muito. :P


Boas, Charles. Concordo com você. Mas o que eu quis dizer é mais para a integração. O visual do Firefox e do Chrome no Linux são ruins comparados com o Windows e com o Mac.



Não achei uma imagem do Chrome no Mac para comparar. Mas, para mim, o Chrome só se integra bem ao sistema com o Unity e com o Ambiance. Ou ele em outros ambientes com o tema totalmente feito pra ele baixando na AppStore (que nem sempre tem)
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Launchy: Gnome-Shell e Unity juntos!

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 11 de Maio 2012, 0:57

Boas Ron, acho que estás a ser injusto em relação a isso!

A responsabilidade do visual dos navegadores Firefox e Chrome, são da responsabilidade da Mozilla e da Google respectivamente.

A culpa da falta de "beleza" neles é culpa de quem os faz.

De qualquer maneira, em relação ao Chrome ainda não encontrei nada, mas no que toca ao Firefox é fácil.

Ora vê:



Como gostas do tema do MAC, numa das imagens, vês o nome do tema que adicionei ao Firefox. Podes procurá-lo directamente do menu Extras.

Quanto ao tema das janelas (Metacity), é o Adwaita Cupertino SL Unity.

Que podes instalá-lo da seguinte maneira:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/themes


PPA do tema, pois assim tem-lo sempre actializado!


sudo apt-get update



sudo apt-get install adwaita-cupertino-gtk-theme


Depois é só escolheres o tema e já está!

Um Firefox e um tema MAC Style.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Launchy: Gnome-Shell e Unity juntos!

Mensagempor Ron Alon » Sex, 11 de Maio 2012, 1:06

Boas, Miguel!

Eu tinha lido em algum lugar que a parte dessa personalização do Chrome é referente ao Gnome ou algo parecido. O Firefox é mais maleável (e a Mozilla só não o faz porque não quer). A versão do Firefox para Windows é mais bonita mesmo - não digo mais útil - mas mais bonita. Este tipo de personalização é que não tem como colocar no Linux - principalmente no Ubuntu. Como fará uma janela daquele jeito maximizada se a barra superior fica lá permanentemente? No Gnome-shell é mais fácil, já que pode até dar um auto-hide, mas quando ao Unity, não dá mesmo.

De qualquer forma, vou testar este tema depois. Será que há alguma forma de deixar o Ubuntu ao estilo MacOS - 100% igual?
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Launchy: Gnome-Shell e Unity juntos!

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 11 de Maio 2012, 1:14

Bem Ron, desculpa, mas eu acho o Firefox mais bonito no Linux do que no Windows.

Não acho o Aero nada de especial! E eu tenho o Wndows 7!

Se falares da beleza estética do Mac, aí eu já tenho de admitir que extremamente bonito!

Quanto à barra superior, eu não tinha o Firefox maximizado:



Como podes ver, não há barra superior nenhuma!

Agora se te referes ao Painel Superior, aí sim, era bom poder escondê-lo.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 53 visitantes