Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:56 Pesquisa avançada

Reinicialização da sessão e congelamento da tela [RESOLVIDO]

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Reinicialização da sessão e congelamento da tela [RESOLVIDO]

Mensagempor Lucas R. » Qua, 20 de Julho 2011, 5:50

Olá pessoal,
desde que atualizei o meu Ubuntu para a versão 11.04 32 bits estou tendo alguns pequenos problemas, porém um pouco incomodativos. A cada certo período de tempo a sessão reinicia automaticamente, sem justificativa alguma.... A tela, quando não reinicia a sessão, congela e não tem nada que faça com que volte ao normal, nem mesmo um (ctrl+prt scr+B) só desligando a energia para reiniciar. E, a coisa mais curiosa e interessante que vi, foi que, ao tentar rodar um jogo RPG que requerem as seguintes configurações, Linux com a versão libc 6 ou mais, sistema X-Window instalado e “Hardware accelerated graphics driver”, a tela mudou de cor e começou a aparecer diversas letras na vertical e logo após, a tela congelou e só reiniciando na base da “força” para obedecer. Ah.., não posso esquecer de dizer que isso também acontece no Ubuntu Clássico e Ubuntu Clássico (sem efeitos).
Quero salientar que, após três dias tentando solucionar o problema, seguindo sugestões de alguns sites para instalar o driver nvidia, ati, open gl entre outros e não obter êxito algum, migrei novamente para o Ubuntu 10.04.02 LTS 32 bits, que por incrível que pareça, não apresenta problema algum. Tudo roda normalmente e sem o problema de ficar reiniciando sessão, congelando a tela ou até mesmo os “efeitos matrix”.
Pois bem, venho recorrer a vocês, pois acredito que assim como a maioria dos usuários deste fórum gostam de se manter “up-to-date”, eu também adoro estar por dentro da inovações que vão surgindo após cada versão do Ubuntu.

Muito obrigado,
aguardo uma resposta.

Segue algumas informações que podem ajudar a resolver o problema: meu computador é um Intelbras i221
Intel Celeron Dual Core
2 GB RAM
HD 160 GB

Outra informação que acho que poderá ajudar é a seguinte:

lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 Memory Controller Hub (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 04)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 04)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 1 (rev 04)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) PCI Express Port 2 (rev 04)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 04)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 04)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 04)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 04)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev f4)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801HEM (ICH8M) LPC Interface Controller (rev 04)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) IDE Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 82801HBM/HEM (ICH8M/ICH8M-E) SATA AHCI Controller (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) SMBus Controller (rev 04)
03:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 01)
Editado pela última vez por Lucas R. em Qua, 27 de Julho 2011, 4:43, em um total de 1 vez.

Lucas R.
 
Mensagens: 24
Registrado em: 20 Julho, 2011

Re: Reinicialização da sessão e congelamento da tela

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 20 de Julho 2011, 11:00

Olá Lucas R.,

Venho juntar-me ao grupo, pelos vistos, é um mal presente nas placas gráficas Intel, pois veja aqui a saída do mesmo comando:

Código: Selecionar todos
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Memory Controller Hub (rev 07)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 07)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 07)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 03)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 2 (rev 03)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 3 (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #6 (rev 03)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev 93)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation ICH9M LPC Interface Controller (rev 03)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation ICH9M/M-E SATA AHCI Controller (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) SMBus Controller (rev 03)
00:1f.6 Signal processing controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) Thermal Subsystem (rev 03)
04:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR5001 Wireless Network Adapter (rev 01)
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 02)


Também tenho presenciado esses mesmos problemas recentemente no Ubuntu 11.04, resta apenas aguardar por uma nova actualização a ver se isto se resolve... Por exemplo ainda hoje tive de fazer um "force reboot", pois as teclas de atalho não funcionaram! Entenda-se por "force reboot" ter de carregar na tecla de alimentação mais de 3 segundos para desligar e depois voltar a ligar o PC :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Reinicialização da sessão e congelamento da tela

Mensagempor Gramathur » Qua, 20 de Julho 2011, 18:01

Junto-me ao grupo também, Luiz e Lucas, mas minha placa é uma Nvidia 8500GT.
Na minha opinião não é problema de hardware não, mas sim do próprio Ubuntu 11.04 e do Compiz/Unity desta versão.
Aqui o computador travava também e programas normalmente ligados a assuntos de vídeo, como o PiTiVi simplesmente fechavam. Até mesmo o Nautilus derepente fechava e recarregava.
O que me leva a crer que é problema do sistema Compiz/Unity é que mudei para o Linux Mint 11 que é construído justamente em cima do Ubuntu 11.04 mas sem a droga do Unity e agora tudo funciona perfeitamente.

Gramathur
 
Mensagens: 220
Registrado em: 09 Junho, 2011

Re: Reinicialização da sessão e congelamento da tela

Mensagempor Lucas R. » Qui, 21 de Julho 2011, 1:22

Então, sejam bem-vindos,
Luis Cardoso, desculpe a minha ignorância, sei que esse comando e resultados são importantes para ter uma possível detecção do meu problema, a questão é que não sei interpretá-los, poderia me dar uma breve explicação sobre os “vistos” que você falou? E sobre a atualização, então não posso fazer nada para corrigir esse “erro” a não ser esperar?

Gramathur, você tentou usar esses mesmos programas no Ubuntu Clássico (sem efeitos)? O meu problema continua mesmo com essas opções desabilitadas, com isso, concluo que o problema não seja nem do Compiz e nem do Unity. Posso dizer que simpatizei com o Unity, mas o Gnome 3 está vindo com tudo... :P

Muito Obrigado, fico mais tranquilo ao saber que não sou o único com o mesmo problema, assim será mais fácil de arrumar uma forma de corrigi-lo ou até mesmo contornar a situação, por isso, peço ajuda aos mais experientes, pois ainda sou novo no linux.

Lucas R.
 
Mensagens: 24
Registrado em: 20 Julho, 2011

Re: Reinicialização da sessão e congelamento da tela

Mensagempor Gramathur » Qui, 21 de Julho 2011, 3:29

Sim. O problema ocorria mesmo na versão clássica (sem efeitos).

O que me faz crer que seja a combinação Compiz/Unity a responsável por estes travamentos, é que no Linux Mint 11 que é construído sobre o Ubuntu 11.04 o Unity foi completamente retirado e estes travamentos não ocorrem.

Neste caso o Compiz é a versão 0.94, que é a mesma do Ubuntu 11.04, mas o Unity não está presente.

O sistema funciona estável e liso. Estou trabalhando sem nem um travamento desde o dia em que o instalei logo após o lançamento.

Gramathur
 
Mensagens: 220
Registrado em: 09 Junho, 2011

Re: Reinicialização da sessão e congelamento da tela

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Julho 2011, 10:57

Lucas R. » 21 Jul 2011, 01:22 escreveu:(...)
Luis Cardoso, desculpe a minha ignorância, sei que esse comando e resultados são importantes para ter uma possível detecção do meu problema, a questão é que não sei interpretá-los, poderia me dar uma breve explicação sobre os “vistos” que você falou? E sobre a atualização, então não posso fazer nada para corrigir esse “erro” a não ser esperar?

(...)

Lucas R., "pelos vistos" é apenas uma expressão, poderia ter dito, para evitar confusão: "pelo que vejo", pois na sua saída do comando refere uma placa gráfica Intel, tal como no meu computador. Parti do pressuposto que era um mal comum às placas Intel, mas o Gramathur também veio dizer que afectava também a Nvidia.

O problema de isto acontecer, é que mesmo em Modo Clássico, o coração do Unity está presente! Se reparar existe o processo "unity-window-decorator" a correr, que é o responsável pela Gestão das Janelas no Ubuntu, seja com ou sem Modo Clássico.
_______________________
Gramathur, sabe-me dizer se no Linux Mint 11 está presente o Zeitgeist (o único Zombie que me tem acompanhado desde a instalação), outra novidade presente no Ubuntu 11.04!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Reinicialização da sessão e congelamento da tela

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 21 de Julho 2011, 12:17

Luis Cardoso » Qui Jul 21, 2011 10:57 am

_______________________
Gramathur, sabe-me dizer se no Linux Mint 11 está presente o Zeitgeist (o único Zombie que me tem acompanhado desde a instalação), outra novidade presente no Ubuntu 11.04!


Boas Luis, eu tenho o Ubuntu 10.10 e o Zeitgeist também está presente. Sabes me dizer o que é, para que serve e se devo, como me livrar dele e, se houver, um substituto. Eu sei que isto é offtopic, mas eu já o vi a correr no meu sistema e agora fiquei curioso em saber do que se trata. Abaixo envio imagem do meu monitor de sistema em grande para poderes ver o Zeitgeist a correr (últimas duas linhas ou processos.

Imagem


Obrigado e cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Reinicialização da sessão e congelamento da tela

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Julho 2011, 13:58

À partida, pelo que li deste tópico, o problema está claramente na utilização das placas de vídeo. Já agora, aos que já tiveram esse problema e foram para um Ubuntu mais antigo, já experimentaram jogar nesse Ubuntu?

É que os problemas de placas de vídeo têm muito maior probabilidade de aparecerem no novo Ubuntu visto que o Unity utiliza recursos gráficos que, apesar de simples, são processados pela placa de vídeo!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Reinicialização da sessão e congelamento da tela

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Julho 2011, 14:14

Miguel72 » 21 Jul 2011, 12:17 escreveu:
Luis Cardoso » Qui Jul 21, 2011 10:57 am

_______________________
Gramathur, sabe-me dizer se no Linux Mint 11 está presente o Zeitgeist (o único Zombie que me tem acompanhado desde a instalação), outra novidade presente no Ubuntu 11.04!


Boas Luis, eu tenho o Ubuntu 10.10 e o Zeitgeist também está presente. Sabes me dizer o que é, para que serve e se devo, como me livrar dele e, se houver, um substituto. Eu sei que isto é offtopic, mas eu já o vi a correr no meu sistema e agora fiquei curioso em saber do que se trata. Abaixo envio imagem do meu monitor de sistema em grande para poderes ver o Zeitgeist a correr (últimas duas linhas ou processos.

Spoiler:
Imagem


Obrigado e cumps.


No teu ao menos está a funcionar bem, se bem que quando tinha o Ubuntu 10.10 terminava no "update-notifier" abaixo deste não tinha mais nada. O Zeitgeist está a registar tudo o que é feito, para criar uma base de dados, ao estilo de um "spyware" mas para benefício do utilizador, isto é, para poder mostrar os últimos ficheiros acedidos, os últimos programas usados, etc...

@Claúdio,
Bem eu até experimentava um joguito ou outro, mas isto volta e meia reinicia o Ambiente gráfico e eu nem estou a puxar muito por (a não ser quando uso flash ou estou a fazer processamento de imagem), decerto que se fosse jogar isto ia abaixo... Só mesmo experimentando...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Reinicialização da sessão e congelamento da tela

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Julho 2011, 14:21

Eu disse isso pois se calhar o problema não está no Unity mas sim na placa de vídeo que tem problemas ou não tem os drivers corretos.

Assim, experimentavam num sistema que dizem funcionar corretamente (nomeadamente o ubuntu 10.04) e viam se com jogos acontecia ou não isso. Se não acontecer, então aí deve ser do Unity. Caso aconteça, então claramente que deve ser um problema com a placa de vídeo ou dos drivers associados...
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 45 visitantes

cron