Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 16:37 Pesquisa avançada

Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 4 de Maio 2012, 5:25

Bem Luís e José, isso, embora seja verdade, também não o é.

Quer o Ubuntu, Kubuntu, Lubuntu, etc, vêm de origem com temas que funcionam na "perfeição" nas suas distribuições.

O que se passa, é que os utilizadores gostam de personalizar ao máximo o seu Ambiente Gráfico (meu caso e vosso!).

Ora, para tal, a maior parte das vezes, recorremos a temas que não estão ligados, nem tiveram qualquer participação na sua criação por parte dos desenvolvedores/criadores das distribuições.

Isso leva sempre a algumas, maiores ou menores incompatibilidades nos temas que instalamos e utilizamos.

O que quero "dizer" é que, no caso do Ubuntu, a Canonical coloca à disposição dos seus utilizadores, um conjunto de temas (4 ou 5 :desdentado: ) que são totalmente compatíveis com a distribuição e, por norma, não dão quaisquer problemas.

Logo será injusto culpar quem cria as distribuições por um qualquer tema não renderizar (ficar) bem num determinado Sistema Operativo.

Nenhuma distribuição, open source ou não, tem uma equipa exclusiva de programadores dedicada somente a fazer dezenas ou centenas de temas compatíveis com o SO!!!
Têm um a equipa que "produz" os tais 4 ou 5 de default. E esses sim, têm a obrigação de funcionar bem no SO.

A partir daí, entra, no caso dos SO's Linux, a imensa comunidade que produz uma imensidão de software para utilizarmos e partilharmos com tudo e todos.

É evidente que nem tudo corre bem e a, neste caso, Canonical não é de forma alguma culpada disso.
No caso do novo Ubuntu 12.04, houve um alteração significativa do Gnome 3.2 para o 3.4.
Só isso, fez com que, talvez centenas de temas que funcionavam com o 11.10, deixassem de o fazer no 12.04.

Mas a comunidade está aí e já começaram a aparecer belos temas, alguns baseados ou novas versões dos antigos e outros, completamente novos.

Fica aqui a minha opinião.

Hoje estou a escrever demais! :desdentado: :facepalm:

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 4 de Maio 2012, 9:59

Olá Miguel,
Pois, mas o que eu quis dizer é que actualmente estão apenas com as atenções viradas apenas para o GTK3, depois há o problema de se esqueceram que existem aplicações que usam, ainda GTK2, como é o caso do Firefox. Já tive casos de ter um excelente tema a funcionar no Ubuntu com o GTK3 todo bonito e tal, mas quando abri o Firefox, o Thunderbird e mais uma ou outra aplicação GTK2 fiquei horrorizado pelo aspecto...

E o que está acontecer com o Gnome Clássico, aqui relatado, também me acontece com o painel do LXDE, tudo o resto fica bem com o tema, mas no painel tenho de colocar uma imagem na barra (tal como se fazia antigamente no Gnome 2 quando não queríamos deixar a barra com um toque pessoal xD ). Caso contrário não consigo ler as letras!

Sim eu sei que o Unity não tem barra de tarefas, por isso não precisava de se preocupar com o aspecto que esta pudesse ter! Por isso não se deram ao trabalho de ver disso!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 4 de Maio 2012, 10:45

Boas Luís, mas quando isso te acontece estás a utilizar um tema de origem/default do Ubuntu ou do Lubuntu?

Em princípio estás a utilizar um tema que descarregaste de um qualquer lado, certo?

Nesse caso, são os criadores desses temas que não têm os mesmos "afinados".

Ou isso acontece-te com o Radiance ou Ambiance?

No Gnome Clássico, posso-te dizer que utilizei (e estou a utilizar no Unity) o Mediterranean Night e não tive qualquer problema com as cores no painel inferior ou superior.

Podes encontrá-lo e experimentá-lo neste link:

http://gnome-look.org/content/show.php/MediterraneanNight?content=148398

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 4 de Maio 2012, 11:13

Miguel72 » 04 Mai 2012, 10:45 escreveu:Boas Luís, mas quando isso te acontece estás a utilizar um tema de origem/default do Ubuntu ou do Lubuntu?

Em princípio estás a utilizar um tema que descarregaste de um qualquer lado, certo?

Nesse caso, são os criadores desses temas que não têm os mesmos "afinados".

Ou isso acontece-te com o Radiance ou Ambiance?

No Gnome Clássico, posso-te dizer que utilizei (e estou a utilizar no Unity) o Mediterranean Night e não tive qualquer problema com as cores no painel inferior ou superior.

Podes encontrá-lo e experimentá-lo neste link:

http://gnome-look.org/content/show.php/MediterraneanNight?content=148398

Cumps.

Isto aconteceu-me com o tema Ambiance do Ubuntu 12.04. Mas o que vale é que o LXPanel é bastante dado à personalização :D
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 4 de Maio 2012, 11:22

Pois, mas o Ambience não é uma tema default do Lubuntu.

Se te acontecesse com o Ozone, já podias reclamar! :upsiu:

Já o experimentaste?

Dá uma olhada:

https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu/Artwork/Incoming/Precise/Ozone#Theme

É muito bonito!!!
E já está na fase Beta, por isso só faltam uns retoques e já o podes instalar.
Fica aqui o link directo para o download:

https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu/Artwork/Incoming/Precise/Ozone?action=AttachFile&do=get&target=ozone3_theme.tar.gz

Se quiseres, experimenta também este em que o Ozone é em parte baseado:

https://opendesktop.org/content/show.php/Sammy?content=146116

Este último não sei se funciona devidamente no 12.04. É um tema GTK3, mas o último update data de 3 de Novembro de 2011.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 4 de Maio 2012, 12:06

Miguel72 » 04 Mai 2012, 11:22 escreveu:Pois, mas o Ambience não é uma tema default do Lubuntu.

Se te acontecesse com o Ozone, já podias reclamar! :upsiu:

Já o experimentaste?

Dá uma olhada:

https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu/Artwork/Incoming/Precise/Ozone#Theme

É muito bonito!!!
E já está na fase Beta, por isso só faltam uns retoques e já o podes instalar.
Fica aqui o link directo para o download:

https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu/Artwork/Incoming/Precise/Ozone?action=AttachFile&do=get&target=ozone3_theme.tar.gz

Se quiseres, experimenta também este em que o Ozone é em parte baseado:

https://opendesktop.org/content/show.php/Sammy?content=146116

Este último não sei se funciona devidamente no 12.04. É um tema GTK3, mas o último update data de 3 de Novembro de 2011.

Cumps.

No Lubuntu 12.04 é este que lá está presente xD e com este não há problema, se bem que não sabia que se chamava Ozone, pois lá está com o nome Lubuntu-default :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 4 de Maio 2012, 12:29

Boas, activei agora o Ozone no Ubuntu 12.04 e fica muito parecido com o espectacular e saudoso Orta!

Só que ele não processa a decoração das janelas no Unity (Metacity), mas resolvi escolhendo o Elementary e ficou muito bom!

Também, como o Elementary e outros que não estão preparados para o Unity, ele não decora o menu de minimizar/maximizar/fechar do dash do Unity, do Firefox, Nautilus ou de qualquer outro programa que se maximize a sua janela.

Fica com aquele aspecto bem "feioso"!!

Mas de resto, muito bonito este tema.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 4 de Maio 2012, 14:56

Miguel72 » 04 Mai 2012, 12:29 escreveu:Boas, activei agora o Ozone no Ubuntu 12.04 e fica muito parecido com o espectacular e saudoso Orta!

Só que ele não processa a decoração das janelas no Unity (Metacity), mas resolvi escolhendo o [b]Elementary e ficou muito bom![/b]

Também, como o Elementary e outros que não estão preparados para o Unity, ele não decora o menu de minimizar/maximizar/fechar do dash do Unity, do Firefox, Nautilus ou de qualquer outro programa que se maximize a sua janela.

Fica com aquele aspecto bem "feioso"!!

Mas de resto, muito bonito este tema.

Cumps.

Relativamente ao que destaquei a negrito, bem, o LXDE usa o OpenBox para gerir as janelas, por isso é que o tema não dá para aplicar no Unity Window Decorator/GTK Window Decorator/Metacity. Mas no LXDE fica mesmo fantástico :)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 4 de Maio 2012, 15:12

Boas, pois fica!!

Vi agora mesmo o teu DE e ficou muito bonito!!

Já deixei no tópico Mostre o seu Desktop os parabéns, mas deixo.os aqui outra vez!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 4 de Maio 2012, 15:28

Miguel72 » 04 Mai 2012, 15:12 escreveu:Boas, pois fica!!

Vi agora mesmo o teu DE e ficou muito bonito!!

Já deixei no tópico Mostre o seu Desktop os parabéns, mas deixo.os aqui outra vez!

Cumps.

:yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes

cron