Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 6:24 Pesquisa avançada

Ubuntu 12.04 - Solução para Problemas com placas da Nvidia

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Ubuntu 12.04 - Solução para Problemas com placas da Nvidia

Mensagempor hiltongil » Qui, 3 de Maio 2012, 16:34

Olá a todos(as).

Esta é minha primeira dica no Ubutued, o qual faço em atenção a sugestão do Cláudio Novais, e espero que seja útil aqueles que como eu tiveram alguns problemas ao instalar o Ubuntu 12.04 em computadores com placa gráfica da Nvidia.

Bem, conforme mencionado alhures em razão da minha curiosidade sobre o Ubuntu 12.04 com ênfase no Unity (já que este desde seu lançamento trouxe discursos de amor e ódio na mesma proporção) resolvi testar a distro que já havia utilizado nas versões (8.08, 9.04, 10.04 e 11.04).

Após realizar o download da imagem ISO e gravá-lo fui para a instalação. O computador que utilizo na empresa onde trabalho possui uma placa gráfica Nvidia on-board 7023/25. Durante o uso com o LiveDVD tudo estava 100%. Após a instalação ao tentar logar surgiu uma tela preta e nada mais funcionou.

Reiniciei o computador, realizei o login com a opção do Unity 2D e o carregamento se deu da forma normal. Instalei os drives da nvidia através do aplicativo Jockey disponibilizado pelo próprio Ubuntu. Contudo, em que pese a instalação ter ocorrido da forma correta o problema ao tentar logar pelo Unity 3D permanecia. Contudo em uma dessas tentativas o sistema informaou que o problema ocorria com o Compiz.

Pesquisando na internet verifiquei que o mesmo problema ocorria com outras pessoas, inclusive tendo sido informado no lauchpad. Busquei então por soluções e entre várias "receitas", localizei no fórum inglês (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1967794&page=3) a dica postada pelo usuário HolyRoses que consiste no seguinte:

1- Abra o terminal e logue-se como superusuário (root).
2- Após execute os comandos abaixo:

Código: Selecionar todos
apt-add-repository 'deb http://ppa.launchpad.net/ubuntu-x-swat/x-updates/ubuntu precise main'
apt-get update

apt-get purge nvidia*

apt-cache showpkg nvidia-current
apt-cache showpkg nvidia-settings
apt-get install nvidia-current='295.33-0ubuntu1~precise~xup1' nvidia-settings='295.33-0ubuntu1~precise~xup1'

echo "nvidia-current hold" | sudo dpkg --set-selections
echo "nvidia-settings hold" | sudo dpkg --set-selections


3- Após isso bastou reinicializar o sistema e após consegui realizar o login com o Unity 3D.

Espero que a dica seja útil.
Att.
HGil.
Avatar do usuário
hiltongil
 
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Maio, 2012

Re: Ubuntu 12.04 - Solução para Problemas com placas da Nvid

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 3 de Maio 2012, 17:23

Olá Hilton!

Antes de mais seja bem vindo ao Forum UBuntued! Sobre este seu tópico, espero que ajude os utilizadores que estiverem na mesma situação que você passou. Apenas diria que faltou dizer que você tentou adicionar o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates e não resolveu!

Assim os utilizadores que tiverem experimentado o ppa ppa:ubuntu-x-swat/x-updates sem resultados positivos, podem saber desde já que essa solução pode ajudar! Bom, você não disse mas disse eu agora!

Mais uma vez, obrigado pela contribuição em nome de outros utilizadores que poderão "cair" neste tópico vindos do Google! ;)

Abraço
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 12.04 - Solução para Problemas com placas da Nvid

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 3 de Maio 2012, 17:30

Boas Cláudio, pelo contrário, ele adicionou e resultou!!!

Teve foi que adicionar uma série de comandos para que o pacote não regredisse para aquele que não estava a funcionar devidamente.

Pelo menos foi isso que percebi pelos comandos.

Ou percebi mal?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 - Solução para Problemas com placas da Nvid

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 3 de Maio 2012, 17:31

Olá Hilton,

Primeiro dou-lhe as boas vindas ao fórum e de seguida :obrigado: por esta partilha! Pode vir a dar-me muito jeito :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu 12.04 - Solução para Problemas com placas da Nvid

Mensagempor hiltongil » Seg, 14 de Maio 2012, 13:10

Bom, como eu imaginava a solução para o problema não deveria demorar.
Hoje após realizar a atualização (apt-get update && apt-get dist-upgrade -y) foram baixados os novos drives da nvidia-current. Após a instalação tudo funcionou 100%, de forma que não precisei regredir ao driver informado no tutorial.

Att.
Gil
Avatar do usuário
hiltongil
 
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Maio, 2012

Re: Ubuntu 12.04 - Solução para Problemas com placas da Nvid

Mensagempor Ron Alon » Seg, 14 de Maio 2012, 15:35

Boas vindas, Hilton!

Nunca dei sorte com a Nvidia em meu computador antigo. O único que funcionou 100% bem foi o Ubuntu 10.04 LTS. As outras atualizações ou versões antigas, a tela nunca saia de 800x600.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Ubuntu 12.04 - Solução para Problemas com placas da Nvid

Mensagempor hiltongil » Seg, 14 de Maio 2012, 17:26

Ainda em tempo. Obrigado pelas saudações dos já participantes do fórum do Ubuntued.
;)
Avatar do usuário
hiltongil
 
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Maio, 2012

Re: Ubuntu 12.04 - Solução para Problemas com placas da Nvid

Mensagempor LVKILL » Sáb, 14 de Julho 2012, 22:53

Não funcionou comigo dpois de instalr o Ubuntu 12.04 em sistema com nforce 710 e nVidia 9400GT o sistema ficava com tela preta e so me restava ir para o terminal com o comando ctrl+alt+F1.
Tentei usar os comandos mas so dava erro de pacote não encontrado. mesmo mudando o número dos pacotes pra 294.40 e 302.17 não funfou. achei solução mais fácil e pratica no link: http://ubuntued.info/instale-os-drivers ... -e-ati-amd e funcinou apos rebootar o sistema carregou corretamente a interface grafica.

LVKILL
 
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Julho, 2012

Re: Ubuntu 12.04 - Solução para Problemas com placas da Nvid

Mensagempor tiagokalisto » Dom, 15 de Julho 2012, 0:30

LVKILL » Sáb Jul 14, 2012 7:53 pm escreveu:Não funcionou comigo dpois de instalr o Ubuntu 12.04 em sistema com nforce 710 e nVidia 9400GT o sistema ficava com tela preta e so me restava ir para o terminal com o comando ctrl+alt+F1.
Tentei usar os comandos mas so dava erro de pacote não encontrado. mesmo mudando o número dos pacotes pra 294.40 e 302.17 não funfou. achei solução mais fácil e pratica no link: http://ubuntued.info/instale-os-drivers ... -e-ati-amd e funcinou apos rebootar o sistema carregou corretamente a interface grafica.


bom nunca tive problemas ao instalar drives da nvidia, mais já tive alguns transtorns com o da AMD/ATI, consegui contornar esse problema usando esse tutorial no Kubuntu, Kubuntu usa KDE que por defeito não funciona direito com drives da AMD ou sei lá, vai ai a dica para que usa alguma distro que tem como o Ubuntu sua Base.
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012

Re: Ubuntu 12.04 - Solução para Problemas com placas da Nvid

Mensagempor leleo » Qua, 18 de Julho 2012, 4:06

Boa noite, passei por um sufoco ao migrar para o 12.04

Possuo também uma placa gráfica da nVidia (o qual esta descrita em minha assinatura) e ao cair na tela de login do ubuntu 12.04 me deparei com os elementos gráficos todos GIGANTESCOS! Pensei, é o driver de vídeo. Rapidamente entrei na minha pasta de downloads pelo terminal e rodei a instalação dela. Obtive alguns erros, mas acredito ser normal. Reiniciei o pc e na mesma tela voltou tudo ao normal. De inicio achei estranho porque ralei, e ainda ralo, em relação a instalação de placas gráficas. Cada computador ocorre um erro ou alguma coisa diferente e nunca os mesmos passos que sigo resolve. Pude notar que na versão 12.04 parece estar um pouco menos "fresco" em relação a isso.
Agora fico pensando, será que foi somente eu que obtive problemas com elas?

Sempre é bom lembrar de manter os drivers atualizados. (acredito eu)
Gigabyte 990FX-UD3 - 2x 4GB Corsair 1600 MHz - AMD FX-8150 Bulldozer 3.60 GHz - AMD Radeon HD 6570 - Samsung 320GB - Seagate 1TB - Philips 215VW 21.5' - Ubuntu 12.04 - Windows 8 Pro
Avatar do usuário
leleo
 
Mensagens: 84
Registrado em: 12 Junho, 2011
Localização: Vargem Grande do Sul, São Paulo / Brasil

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 80 visitantes

cron