Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 22:45 Pesquisa avançada

Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor jeronimo » Sex, 27 de Abril 2012, 21:19

Olá pessoal,

segui o procedimento aqui:

http://ubuntued.info/como-ter-o-modo-cl ... e-pangolin

para ter o Gnome Clássico no meu Ubuntu 12.04. Porém o menu dos panels (barra superior) não aparece nem quando clico com o Alt + Botão direito.

Além disso os programas em background ficam quase ilegíveis na taskbar.

Alguém sabe resolver isso?

Abraço,

Jerônimo
Avatar do usuário
jeronimo
 
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Abril 2012, 21:51

Olá Jerónimo,

Será que pode pôr aqui uma imagem para explicar melhor?

Até já! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor jeronimo » Sex, 27 de Abril 2012, 22:09

Obrigado pela resposta Claudio!

Vou tentar me explicar melhor.

Não gostei das cores que ficam os botões dos programas na barra de tarefas embaixo. Ficaram muito claros e dificulta diferenciar um programa do outro. Segue a imagem com uma seta indicando:

Imagem

Gostaria de alterar as cores dos botões, se possível.

Outra questão é que não consigo adicionar ícones ao panel superior. Nem mesmo mover os que já estão lá. Clicar Alt + botão direito não acontece nada.

Abraço, e obrigado pela atenção.

Jeronimo
Avatar do usuário
jeronimo
 
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Abril 2012, 23:12

Neste momento não tenho possibilidade de testar o Alt+Clique direito, no entanto reparei neste link com várias combinações, talvez ajude:
http://askubuntu.com/questions/125891/p ... k-in-gnome

Sobre as cores, bom, isso aí é uma questão de trocar de tema! No caso de querer editar concretamente esse tema, terá de fazê-lo via alteração dos ficheiros. Ele está nesta localização:
Código: Selecionar todos
/usr/share/themes/Ambiance
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 27 de Abril 2012, 23:34

Se for como no Ubuntu 11.10, veja no Monitor de Sistema se tem o Compiz por lá!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 28 de Abril 2012, 0:43

Uso de momento também o Gnome clássico e em relação aos painéis posso dizer desde já que no geral me cativam mais do que o que se passava na 11.10, talvez pelo melhor espaçamento entre ícones sobretudo à direita do painel superior, ainda assim isto depende muito da forma como cada tema organiza estes elementos. Estou com o Adwaita e tenho apenas a funcionar o painel superior e neste tenho o essencial do que pretendo.
Quanto às janelas abertas ou minimizadas que estariam no painel inferior foram colocadas no superior e claro tinham também aquele aspeto demasiado claro, mas como costumo usar esta área em forma de menu, esse aspeto muito claro já não é problema.
Mas esta forma que uso de momento é provisória, na verdade aguardo novidades mais frescas do meu ambiente gráfico preferido para me sentir em casa e poder movimentar nele com maior liberdade! :sneaky:
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor jeronimo » Qua, 2 de Maio 2012, 19:46

Claudio Novais » Sex Abr 27, 2012 8:12 pm escreveu:Neste momento não tenho possibilidade de testar o Alt+Clique direito, no entanto reparei neste link com várias combinações, talvez ajude:
http://askubuntu.com/questions/125891/p ... k-in-gnome

Sobre as cores, bom, isso aí é uma questão de trocar de tema! No caso de querer editar concretamente esse tema, terá de fazê-lo via alteração dos ficheiros. Ele está nesta localização:
Código: Selecionar todos
/usr/share/themes/Ambiance



Bom.. tentei de todas as formas encontrar o nome da chave que faz modifica as cores da taskbar mas não obtive sucesso.
Se alguém souber quais arquivos e quais chaves mexer fico grato!

Um Abraço,

Jeronimo
Avatar do usuário
jeronimo
 
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 3 de Maio 2012, 9:46

jeronimo » Sex Abr 27, 2012 10:09 pm escreveu:Obrigado pela resposta Claudio!

Vou tentar me explicar melhor.

Não gostei das cores que ficam os botões dos programas na barra de tarefas embaixo. Ficaram muito claros e dificulta diferenciar um programa do outro. Segue a imagem com uma seta indicando:

Imagem

Gostaria de alterar as cores dos botões, se possível.

Outra questão é que não consigo adicionar ícones ao panel superior. Nem mesmo mover os que já estão lá. Clicar Alt + botão direito não acontece nada.

Abraço, e obrigado pela atenção.

Jeronimo


Boas Jerónimo, experimentei agora o Gnome Clássico no 12.04 e, para adicionar ícones quer no painel superior, quer no painel inferior tive que proceder desta maneira:

- Carregar ao mesmo tempo na tecla Super+Alt (Windows+Alt);

- SEM SOLTAR as teclas anteriores, clicar com o botão do lado direito do rato em cima do painel ao qual desejo adicionar o ou os ícones.

Quanto ao facto dos "botões" do teu painel inferior estarem muito claros, isso deve-se ao tema que estás a utilizar.
Como tal, tens duas soluções, a primeira é utilizando o procedimento acima referido numa parte "vazia" do painel inferior, escolheres "Propriedades".
Vai abrir-se uma janela e então escolhes a aba "Fundo".
Nessa aba, escolhes a opção "Cor Sólida", escolhes a cor que te parecer melhor e depois, na opção "Estilo" vai alterando a transparência até o resultado te agradar.

A segunda solução é escolher um tema claro que melhor se compatibilize com o Ambiente Gráfico ou então escolher um mais escuro.

No meu caso, eu tenho instalado um tema escuro que é o Mediterranean Night, que não exibe nenhum problema na visualização dos "botões" do painel inferior.
Podes descarregá-lo neste link:

http://gnome-look.org/content/show.php/MediterraneanNight?content=148398

Caso queiras manter um tema claro, aconselho-te dois temas que também gosto pessoalmente.
O elementary-theme, do projecto Elementary OS, que para tal terás de abrir o terminal e executar os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:elementary-os/daily


seguido de ENTER, a tua password, ENTER outra vez

sudo apt-get update


seguido de ENTER

e por fim:

sudo apt-get install elementary-theme



E o adwaita-cupertino-gtk-theme, que tem um estilo MAC e para instalá-lo, fazes o seguinte, no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/themes


seguido de ENTER, a tua password, ENTER outra vez

sudo apt-get update


seguido de ENTER

e por fim:

sudo apt-get install adwaita-cupertino-gtk-theme


Para finalizar, escolhe um deles, com o processo que costumas utilizar para mudar o tema.
Não esquecendo que, em certos casos, o tema só é devidamente aplicado depois de saíres e voltares a entrar na sessão.
Em situações raras, chega a ser preciso reiniciar.

Alguma dúvida, "posta" aqui.

Cumps.

P.S. - É evidente que existem uma quantidade de temas, mas há que ter em atenção que nem todos eles funcionam devidamente no Ubuntu 12.04, apesar de funcionarem no 11.10 devido a algumas alterações nomeadamente o Gnome 3.4.
Estes que aqui deixei já foram feitos para este 12.04, excepto o elementary que funciona bem, excepto não aplicar o tema ao menu de minimizar/maximizar/fechar nos navegadores (browsers) no Global Menu do Unity. No Gnome Clássico ainda não experimentei, por isso não sei, mas como não existe Global Menu, provavelmente não.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor José Craveiro » Qui, 3 de Maio 2012, 19:54

Deixo aqui este exemplo:
Embora o Zukitwo não seja o tema padrão em ambiente xfce, considero-o como tal devido à sua elegância e ao mesmo tempo simples. Isto só para relacionar com o que me sucedeu também agora com o 12.04; este tema que na 11.10, para além das janelas, o painel também estava integrado na configuração do tema, mas agora isto não acontece e este até fica todo branco se nas propriedades aplicar o parâmetro do "estilo do sistema". O que vale é que gosto de colocar uma cor + transparência.
Tenho o tema a funcionar através do ppa o que em princípio será uma vantagem por aguardar por atualizações, veremos se passará a servir também a versão 12.04! :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Ubuntu 12.04 e Gnome Classic

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 3 de Maio 2012, 21:39

José Craveiro » 03 Mai 2012, 19:54 escreveu:Deixo aqui este exemplo:
Embora o Zukitwo não seja o tema padrão em ambiente xfce, considero-o como tal devido à sua elegância e ao mesmo tempo simples. Isto só para relacionar com o que me sucedeu também agora com o 12.04; este tema que na 11.10, para além das janelas, o painel também estava integrado na configuração do tema, mas agora isto não acontece e este até fica todo branco se nas propriedades aplicar o parâmetro do "estilo do sistema". O que vale é que gosto de colocar uma cor + transparência.
Tenho o tema a funcionar através do ppa o que em princípio será uma vantagem por aguardar por atualizações, veremos se passará a servir também a versão 12.04! :|

Pois, o mesmo se passa no LXDE... Ao que parece o XFCE e o LXDE andam a sofrer com as grandes alterações do GTK... Andam tanto de volta do GTK3, que depois o pessoal que usa GTK2 fica a arder!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes

cron