Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 12:54 Pesquisa avançada

Como testar o design do elementary 0.2 Luna

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Como testar o design do elementary 0.2 Luna

Mensagempor Ron Alon » Seg, 16 de Abril 2012, 18:51

Lembrando que o elementary 0.2 Luna ainda está em fase alpha e alguns recursos podem não funcionar plenamente. Também tome o devido cuidado em instalá-los em máquina de produção.

O elementary OS 0.2 Luna terá diversas novidades em seu sistema. Ele será lançado quando estiver pronto, então não há nenhuma data precisa - embora sabemos que não será antes do dia 26 de abril - pois é baseado no Ubuntu 12.04 LTS.

O elementary Luna terá um novo ambiente gráfico: Pantheon. Ele é bem parecido com o Gnome-Sheel quando não é ativado.


Imagem do computador de um dos designs do elementaryOS com o Phanteon ativado.


O Luna também usará a nova dock criada pela equipe do Docky, Plank.

E você já pode testar as novidades no seu Ubuntu 12.04.

A instalação do ambiente do elementaryOS é muito fácil.

sudo add-apt-repository ppa:elementary-os/daily -y && sudo apt-get update


e depois

sudo apt-get install -y elementary-desktop


Encerre sua sessão e escolha o ambiente do elementary! A elegância do elementaryOS no seu Ubuntu!

Fonte: http://elementaryos.org/support/answers/2312

Editado: tirei as referências de utilizar o Ubuntu 11.10. Já pode ser utilizado no Ubuntu 12.04 sem nenhum problema. Vale lembrar que ainda é um aplicativo em fase alpha, portanto podem acontecer muitos erros.
Editado pela última vez por Ron Alon em Qua, 18 de Julho 2012, 21:52, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Como testar o design do elementary 0.2 Luna

Mensagempor ZonZor » Seg, 16 de Abril 2012, 19:11

Quando chegar a casa vou experimentar! :lu:
Avatar do usuário
ZonZor
 
Mensagens: 105
Registrado em: 10 Julho, 2011

Re: Como testar o design do elementary 0.2 Luna

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 16 de Abril 2012, 19:52

Vou já testar... xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como testar o design do elementary 0.2 Luna

Mensagempor Ron Alon » Seg, 16 de Abril 2012, 20:15

Testei aqui e ainda está beeeeem verde!

Vale só pra ver como está mesmo.

Aqui ficou assim:



Talvez seja pela falta de alguma dependência do Ubuntu 12.04.

Também não consegui modificar o wallpaper, as opções de configurações foram quase que extintas, alguns apps não aparecem de jeito nenhum (Synaptic, por exemplo).

Mas está bem bonito e mal posso esperar para a versão final!
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Como testar o design do elementary 0.2 Luna

Mensagempor tiagokalisto » Seg, 16 de Abril 2012, 21:39

vou ter que estar tbm :lol: visual bonito
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012

Re: Como testar o design do elementary 0.2 Luna

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 16 de Abril 2012, 23:39

Não recomendo a instalação... Além de deixar o meu PC com o dobro do tempo no arranque (senão o triplo), vem muito reduzido de opções e depois para desiludir mais, este Pantheon não é mais que o Gnome Clássico com o Compiz activo... O pessoal do Cinnamon fez algo bem melhor nesse sentido! Tendo em conta que tinha visto uns previews do Pantheon que pareciam usar de alguns potenciais do Gnome-shell (ao jeito do que o Cinnamon também aproveitou no início) e se virou para o sentido oposto...

E cheira-me que vai haver alguns problemas no elementaryOS Luna, pois se o utilizador fizer uso do Nautilus, vai ver que o Plank tem alguns problemas em lidar com ele... Umas vezes aparece na dock, outras não!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como testar o design do elementary 0.2 Luna

Mensagempor Ron Alon » Ter, 17 de Abril 2012, 1:16

Luis Cardoso » Seg Abr 16, 2012 8:39 pm escreveu:Não recomendo a instalação... Além de deixar o meu PC com o dobro do tempo no arranque (senão o triplo), vem muito reduzido de opções e depois para desiludir mais, este Pantheon não é mais que o Gnome Clássico com o Compiz activo... O pessoal do Cinnamon fez algo bem melhor nesse sentido! Tendo em conta que tinha visto uns previews do Pantheon que pareciam usar de alguns potenciais do Gnome-shell (ao jeito do que o Cinnamon também aproveitou no início) e se virou para o sentido oposto...

E cheira-me que vai haver alguns problemas no elementaryOS Luna, pois se o utilizador fizer uso do Nautilus, vai ver que o Plank tem alguns problemas em lidar com ele... Umas vezes aparece na dock, outras não!



Neste caso, creio ser problema do Plank, já que ele é instalado diretamente do PPA do Plank.

Quanto ao Pantheon, é baseado no Gnome-Shell, mas feito do 0 (creio eu que ao contrário do Cinnamon). Não que isto seja ruim, mas quanto a ele exibir apenas serviços do eOS, eu não gostei...

O eOS Luna ainda está bem cru mesmo, mas parece que ficará bom. Só esperando mesmo para ver. Postei este tweak aqui porque sei que gostamos de ver como as coisas funcionam e etc, mas para um utilizador comum, é melhor não chegar perto deste ppa! :P
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Como testar o design do elementary 0.2 Luna

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 17 de Abril 2012, 1:29

ron » 17 Abr 2012, 01:16 escreveu:
Luis Cardoso » Seg Abr 16, 2012 8:39 pm escreveu:Não recomendo a instalação... Além de deixar o meu PC com o dobro do tempo no arranque (senão o triplo), vem muito reduzido de opções e depois para desiludir mais, este Pantheon não é mais que o Gnome Clássico com o Compiz activo... O pessoal do Cinnamon fez algo bem melhor nesse sentido! Tendo em conta que tinha visto uns previews do Pantheon que pareciam usar de alguns potenciais do Gnome-shell (ao jeito do que o Cinnamon também aproveitou no início) e se virou para o sentido oposto...

E cheira-me que vai haver alguns problemas no elementaryOS Luna, pois se o utilizador fizer uso do Nautilus, vai ver que o Plank tem alguns problemas em lidar com ele... Umas vezes aparece na dock, outras não!



Neste caso, creio ser problema do Plank, já que ele é instalado diretamente do PPA do Plank.

Quanto ao Pantheon, é baseado no Gnome-Shell, mas feito do 0 (creio eu que ao contrário do Cinnamon). Não que isto seja ruim, mas quanto a ele exibir apenas serviços do eOS, eu não gostei...

O eOS Luna ainda está bem cru mesmo, mas parece que ficará bom. Só esperando mesmo para ver. Postei este tweak aqui porque sei que gostamos de ver como as coisas funcionam e etc, mas para um utilizador comum, é melhor não chegar perto deste ppa! :P

Sim, eu sei que o Plank vem do PPA do mesmo. Eu só quis realçar, que para algo a ser lançada em breve, ainda tem muito a fazer...

O Gnome-shell e o Compiz não se dão... Pelo que vi, o Pantheon é algo como o Gnome Clássico, usa até o Gtk-window-decorator (ao contrário do Mutter presente no Gnome-shell). Para os efeitos recorre ao Compiz! Ao que parece, ele é baseado no Gnome 3 (modo clássico...).

Quanto à sua última observação, concordo plenamente... muita coisa está em falta e para o utilizador comum, iria ser uma autêntica dor de cabeça!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como testar o design do elementary 0.2 Luna

Mensagempor Ron Alon » Ter, 17 de Abril 2012, 1:41

Luis Cardoso » Seg Abr 16, 2012 10:29 pm escreveu:O Gnome-shell e o Compiz não se dão... Pelo que vi, o Pantheon é algo como o Gnome Clássico, usa até o Gtk-window-decorator (ao contrário do Mutter presente no Gnome-shell). Para os efeitos recorre ao Compiz! Ao que parece, ele é baseado no Gnome 3 (modo clássico...).

Quanto à sua última observação, concordo plenamente... muita coisa está em falta e para o utilizador comum, iria ser uma autêntica dor de cabeça!


Exato! Eu achei até que bonito o Pantheon - gostei do jeito que ele se comporta. Tentou fazer algo diferente. Mas eu também acho que não foram tão felizes na manipulação dos programas. Mas esperar pra ver!
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Como testar o design do elementary 0.2 Luna

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 17 de Abril 2012, 1:52

Algumas imagens do elemenary




Não sei porque o Wingpanel (equivalente ao Gnome-panel do Gnome Clássico) está com este aspecto... E depois há o Switchboard que não faz nada... 8|
Será que é mesmo preciso o Ubuntu 12.04 para ver correctamente o elementary?!?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes

cron