Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 3:02 Pesquisa avançada

Windows é mais fácil que Linux!? Tá louco!? Você sabe ler!?

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Windows é mais fácil que Linux!? Tá louco!? Você sabe ler!?

Mensagempor EysK » Ter, 27 de Março 2012, 20:23

Por experiência própria

Assim como 99,99% das pessoas que conheço, eu também comecei minha vida usando Windows (aliás, quando comecei era o DOS). Sempre ouvi que o Linux era mais difícil, e quando resolvi experimentá-lo pela primeira vez (com o Kurumin 6) eu até achei o sistema bonito, mas considerei que realmente seria mais difícil. Tempos depois conheci o Ubuntu 8.10, todo empolgado, mas também quase desisti, achei que era mais difícil, até que um dia minha mente se abriu...

Depois de 2 anos usando o Ubuntu em casa, aprendi muita coisa, tive oportunidade de usá-lo no trabalho, começou com um servidor, depois com máquinas desktop... Recentemente, por "ossos do ofício", voltei a usar o Windows Seven... Tudo aquilo que eu achava de mau do Linux, agora que tenho a mente mais aberta, se voltou contra o Windows, por isso, hoje não consigo entender como alguém ainda possa sustentar que o Linux é mais difícil.

Não vou falar de coisas técnicas, não vou considerar o fato de eu ser um usuário avançado, um programador, vou falar de coisas básicas... Tudo pode ser uma questão de costume, eu sei, mas existem fatos incontestáveis... É claro, eu continuo usando Linux na minha "vida pessoal" (e será assim pra sempre), meu laptop roda Ubuntu Lucid e Debian Squeeze no momento... Mas nas horas que uso Windows durante o dia, como eu sinto falta do Linux... E principalmente você, usuário básico, preste atenção nisso, pois meus exemplos são básicos...

O problema é que as pessoas, desde o usuário mais leigo ao CEO de TI mais capacitado, sempre têm ideias muito doidas e insensatas sobre tecnologia, em alguns momentos são mirabolantes, porém suas atitudes são medíocres... Vamos lá...

A partir do Windows Vista o Menu Iniciar melhorou muito com aquela pesquisa, mas fora isso, como é torturante tentar achar qualquer programa. No Linux (meus exemplos são com o ambiente gráfico GNOME, apesar de muita coisa valer também pro KDE), as coisas são mais intuitivas (fáceis). Se quero achar um programa eu vou em "Aplicativos", seleciono uma categoria e o programa desejado na lista, as descrições são claras e completas, basta saber ler.

Veja o que faço no Ubuntu, ou Debian, ou praticamente qualquer outra distro: estou no meu trabalho, no escritório, acabei de estrear um PC novo com Linux, quero redigir um documento, escrever um texto, então, como eu sei ler, dou uma passada de olhos pela tela, vou em "Aplicativos", depois em "Escritório", e lá está um tal de "OpenOffice.org Editor de Texto" (opa, "editor de texto", isso deve significar alguma coisa) e pronto - isso é difícil!?

Agora vamos fazer o mesmo no Windows, clico na bolinha do "Iniciar", aparece um menu com alguns itens, uns menus com o nome de várias empresas, e depois de fuçar muito descubro que ele não vem com editor de texto (isso é outro ponto quer vou falar em seguida), então eu procuro no Google, acho alguns tantos (tem o MS Office, mas ele é muito caro, a empresa já pagou caro pelo Windows, não está muito a fim de gastar mais), até que então encontro e baixo o BrOffice.org (o mesmo OpenOffice.org lá do Linux), depois dele instalado tenho que saber o nome de quem fez, pois não existem categorias pra organizar os programas de acordo com sua aplicação, aí então, depois de entrar nuns 4 submenus, acho meu programa.

Pois é, programas... Dizem que o Windows é melhor porque tem uma infinidade de programas, mas, quantos deles realmente prestam. Nem vou considerar o fato de ser pago ou não, vou considerar a questão de disponibilidade. Quando um usuário "comum" instala um Ubuntu, por exemplo, não precisa de mais nada, se quer enviar e-mail, controlar sua agenda, seus contatos, tem o Evolution; precisa "grudar" lembretes estilo post-it na tela, tem lá o Tomboy ou os próprios post-its do GNOME-Panel; precisa editar textos, apresentações de slides, planilhas, fluxogramas, tem toda a suíte do OpenOffice, navegar na web tem o Firefox (ah tá, o Windows tem o Internet Explorer); precisa gerenciar suas redes sociais, o Twitter, tem o Gwibber; mensageiros instantâneos, MSN, G-Talk, e outros, tem tudo num só com o Empathy; precisa editar vídeos, tem o Pitivi; organizar e editar suas fotos, tem o FSpot; gravar CD e DVD, tem o Brasero; e tem reprodutor de filmes; player de música e vários joguinhos pra passar o tempo.

Do que mais o usuário "comum" precisa? E se faltar algo ainda tem a Central de Programas com os melhores aplicativos organizados por categorias; se faltar codec ou plug-in os players e navegadores te conduzem à instalação automática. E mesmo assim, se faltou alguma biblioteca ou componente de sistema, o maior trabalho será marcá-la para instalação no Synaptic (sem nenhuma linha de comando, que tanto criticam). E tudo é de graça.

Agora vai no Windows, não tem nada, você tem que caçar um a um na Internet, eu que sou um usuário avançado, que já usei Windows antes, fiquei totalmente perdido nessa volta "parcial" ao Windows, como tudo é difícil. Tem sim vários programas pra Windows, mas a qualidade geral é lamentável, enquanto que no Linux você encontra sempre mais de uma opção pra mesma aplicação, todas umas melhores que as outras. O engraçado é que, depois de todo esse trabalho no Windows, os melhores programas que eu achei pra ele (livres e gratuitos) são versões daqueles que eu já tenho no Linux.

E as atualizações... É importante ter um computador atualizado, eu gosto de sempre estar com as coisas mais novas. No Linux, que trabalha com sistema de pacotes e repositórios, eu atualizo todo meu sistema e todos os meus aplicativos num único lugar, com dois ou três cliques, e minha senha por segurança. No Windows são "trocentos" notificadores de atualização, cada empresa tem o seu, se eu quiser garantir que tudo no meu PC esteja atualizado tenho que ir em uns 15 lugares diferentes... Desde quando isso é ser mais fácil? E tem o lance de reiniciar...

Eu já tive situações em que eu acabara de reiniciar o computador, achei que poderia começar a trabalhar depois disso, mal mexi o mouse e apareceu uma mensagem dizendo que eu precisava reiniciar de novo. No Linux só existe um tipo de atualização que requer inicialização, que são as relacionadas ao kernel (núcleo do sistema, coisa de nerd, mas isso eu só faço quando quiser, só pra usar a versão nova, e também preciso reiniciar quando faça upgrade da distro (que também mexe no kernel), mais isso também é lógico, não é nada comparável a "você acabou de mexer com o mouse, reinicie a máquina pra que as alterações tenham efeito e nenhum componente do seu sistema seja gravemente danificado".

Esse lance das atualizações também remete a outro ponto, que muitas vezes reflete pro usuário mais simples, que ele nem pode ligar pra isso, mas no Linux você pode escolher de maneira simples um servidor mais próximo e adequado pra que o processo de atualização e upgrade do sistema e de seus aplicativos seja mais rápido. No Brasil a estrutura de comunicações ainda tem muito a evoluir, e isso é essencial, eu mesmo na minha região precisei escolher outro servidor pra baixar minhas atualizações porque o principal do Brasil era inviável na questão da velocidade - na verdade eu só cliquei na opção que o sistema me dá pra escolher o melhor servidor e pronto. No Windows você simplesmente não tem esta opção.

Eu prometi que só iria falar de coisas simples, mas não tem como não se alongar só um pouquinho em alguns pontos além das fronteiras alcançáveis ao usuário leigo, mas tem tudo a ver com usuário leigo. Me lembro com saudades dos cursos de informática que eu fiz na infância, nos quais eu ouvia que "o operador de computador deveria ser uma pessoa qualificada, isso lhe garantiria um bom desempenho em sua atividade profissional"...

Não sou nada contra a facilitação das coisas, mas o que vemos hoje é uma banalização, pois são nas empresas que a "leiguice" se mostra em seu ápice... Os próprios empreendedores torcem o nariz pro Linux porque acham que ele é difícil, então instalam um sistema que todos saber mexer (ou melhor, pensam que sabem mexer), o discurso usurpador de liberdade do Windows esconde na verdade um processo de libertinagem tecnológica, pois como é tudo fácil, amigável, qualquer um se sente capaz de tudo, principalmente de fazer “cagada” (desculpe o palavreado), daí é gasto com técnico, segurança, preocupação com vírus (eu também falarei disso em seguida)...

Dizem que é mais caro pagar alguém pra mexer com Linux, por isso compensa trabalhar com Windows mesmo assim... A grosso modo, esse é o argumento mais deslavado que já ouvi... Em todas as estações de trabalho que rodam Linux que eu conheço no meu dia a dia, as únicas reclamações que eu ouvi foi de usuários que queriam fazer algo que não era da conta deles e não conseguiram pois o sistema era muito difícil... Ora, eles são pagos pra trabalhar com aquilo que são pagos pra trabalhar, não pra fuçar, e eu garanto hoje que pra empresa Linux é a melhor opção, inclusive em termos de produtividade.

Conheço empresas e instituições públicas que migraram pra Linux e não gastaram 1 Real sequer com treinamento, e não perderam em produtividade, foi só dizer pro usuário o que ele deveria fazer e pronto, não tem segredo... Ah sim, já vi outros problemas, só que eles eram decorrentes da falta de capacitação de quem fez as implementações, mas isso não é porque o Linux é difícil - incompetência pode ser multiplataforma, não tem jeito, se o cara é um mau profissional de TI ele vai conseguir fazer "caca" no Linux, no Windows, no Mac... Pra usuários corporativos em geral o Linux é sim a melhor opção e a mais fácil, principalmente porque ele não dá a chance do usuário leigo mexer onde não deve.

Eu poderia falar dos servidores, eu já implementei servidores Windows e servidores com Linux, e sinceramente prefiro digitar um comando e dar ENTER do que dar uns 15 cliques - usar o mouse e ter uma telinha coloria não é sinônimo de praticidade, e também, se você é profissional de TI e reclama de digitar alguns comandos, acho que é melhor procurar outra profissão porque você está na praia errada. Mas deixa isso pra lá, eu prometi que não iria falar de coisas avançadas.

Voltando ao uso comum, a pessoa pra mexer com Windows tem que ser realmente um expert. É sim, olha só: você liga o Windows e recebe um aviso de que seu computador pode estar em risco, então deve instalar um antivírus, eu instalo e executo, daí se ele acha algo tem a opção de apagar, mandar pra quarentena... É uma parafernália. Além dos inúmeros termos relacionados a área de segurança que a pessoa tem que se preocupar.

Imagine, você está em sua casa, quer pagar um boleto no banco, mas tem que se cuidar pra não roubarem suas informações, tem que ter proteção contra vírus, trojan, spyware, malware, e não-sei-o-que-lá-mais-ware. O cara tem que ser bom pra lidar com isso tudo. No Linux tudo é mais fácil, você só tem que se preocupar com... Com nada disso, pois simplesmente no Linux estes problemas não existem (eu tô falando pro usuário comum, não venha com os termos técnicos dizendo que "dias atrás descobriram um malware pro Linux que blá blá blá...", pois isso é bem relativo, ainda mais se formos analisar as proporções).

Ah, sim, tem a questão de suporte a hardware, mas isso hoje já mudou bastante... Sabemos principalmente que isso depende de interesses comerciais, se seu dispositivo não funciona no Linux não é culpa do Linux, é do fabricante do seu dispositivo que não escreveu driver pra ele. E isso é cada vez mais raro. Não fale do passado, estou falando do presente. Tudo bem que no Debian, por exemplo, algumas coisas são menos fáceis de fazer que no Ubuntu, mas é por isso que existem várias distros de Linux, cada uma pra um propósito.

Falando dos sistemas voltados mais pro "usuário final", o suporte a hardware no Ubuntu é muito mais otimizado que no Windows Seven (eu sou prova disso), no Ubuntu as coisas são muito mais plug'n play. Esses dias eu ganhei um celular nova da minha esposa, tiramos algumas fotos, e pra passá-las pro computador foi só conectar pelo cabo USB e já apareceu a pastinha do cartão de memória na minha área de trabalho; fui fazer o mesmo no Windows Seven e me apareceu um assistente de instalação (e a história é longa)...

De todos os dispositivos, impressoras, placas e afins que instalei no meu Ubuntu no máximo que precisei foi dar dois ou três cliques e pronto. Agora no Windows, tiro por mim e principalmente por meus colegas técnicos, eles vivem procurando drivers em sites, vivem atrás de programas pra descobrir o modelo da placa, etc, etc, etc... Quanto trabalho pra um sistema que alega ser o mais amigável possível pro usuário final... Ah, tá, seu dispositivo "ching-ling" não tem suporte no Linux? Todo castigo pra pirateiro é pouco!!!

E, apesar do termo relacionado ter aparecido acima, eu não vou comentar sobre a pirataria de software, crack e afins - primeiro porque isso é crime... Mas cabe aqui dizer que se você não tem condições de comprar um software original e se vale destes recursos ilícitos, se arrependa e venha pro Linux. Essa prática, além de ser errada, dá muito trabalho, vejo muita gente desperdiçando sua inteligência pro mal, procurando formas de burlar licenças e usar indevidamente de graça aquilo que não é seu... Pare com isso, venha pro Linux, aqui você não tem estes problemas e pode aproveitar seu tempo e inteligência pra coisas melhores...

Enfim, hoje posso afirmar que a principal dificuldade das pessoas não é com a tecnologia, as coisas estão cada vez mais convergentes e realmente fáceis, e o Linux tem acompanhado esta tendência, em posição de vanguarda inclusive em muitos aspectos. O problema é que somos pessoas preguiçosas e desinteressadas. Escolhemos as coisas não porque realmente elas são melhores, mas porque somos alienados. Como não lemos, não apendemos.

Às vezes alguma pessoa tem uma dúvida, principalmente aquelas que usam Linux e não gostam, e eu respondo com educação (tá bom, às vezes eu respondo nervoso), mas respondo: "Você sabe ler? O que está escrito na tela?". Pronto, o problema se resolve... Mas isso não é de hoje, vem de antes mesmo de existirem computadores e a guerra Windows x Linux. Faz tempo que a humanidade desdenha do conhecimento e engole as coisas ruins achando que são boas.

Não estou afirmando que o Windows é ruim, minha intenção não é denigrir a imagem de um sistema em detrimento do outro. O problema é que as pessoas geralmente não sabem ponderar suas escolhas, não sabem decidir o que é bom ou ruim, apenas julgam que aquilo que exige delas a mínima atenção é ruim, e que que bom é aquilo em que elas não precisam fazer nada, não precisam ter responsabilidade nenhuma. Permitam-me parafrasear Jesus Cristo em Mateus 22: "vocês erram por falta de interesse em adquirir conhecimento".

Data:20/09/2010

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Windows-e-mais-facil-que-Linux-Ta-louco-Voce-sabe-ler
Avatar do usuário
EysK
 
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Dezembro, 2011

Re: Windows é mais fácil que Linux!? Tá louco!? Você sabe le

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 27 de Março 2012, 23:05

Imagem
Eu próprio vi-me no início da história e durante toda a leitura vi que de facto é isso mesmo que acontece: em termos práticos e imparciais o Linux ganha aos pontos completamente. Apenas não ganha em alguns tipos de situações muito concretos que podem facilmente serem vencidos: Quem está completamente habituado a usar windows sente resistência ao tentar aplicar o que fazia no Linux; quem precisa realmente de aplicações que só funcionam no Windows (CAD, Suite extensa da Adobe, jogos).

Sem ser isto, efetivamente qualquer pessoa só terá vantagens em usar o Linux. Mas vejamos tal como nós agora sentimos uma dificuldade imensa em ir para o windows, também quem vem do Windows sentirá resistência. Já agora, eu fui um adepto incondicional do Windows, sempre disse mal do linux (enquanto ainda nao o conhecia verdadeiramente) pois não tinha aplicações e era dificil (na altura era realmente dificil) e considerava-me bastante conhecedor daquele sistema. Agora, que estou habituado ao Linux, sinto efetivamente uma dificuldade bem grande em usar o Windows. O que quero dizer com isto é que uma pessoa que cresça somente em Linux, aí sim vai sentir um impacto enormíssimo ao ir para o windows. Provavelmente um impacto bem maior que o inverso pois existe a tal "intuitividade"/usabilidade acrescida do Ubuntu.

Sem dúvida que isto é uma conversa semelhante a dois adeptos de futebol de dois clubes distintos. No entanto, sem dúvida que para o utilizador normal, que visite a Internet e produza documentos, o Ubuntu é ideal pois garante: segurança, eficácia (não fica lento com o tempo), todos os programas necessários. O que precisamos mais?

Já agora, o sistema de atualizações do Windows é sim cómico: obriga a reiniciar, obriga a ter de esperar tempos infinitos para que o processo seja concluído, traz sempre muitos resíduos, serve apenas para o windows em si e todos os utilizadores ficam aborrecidos quando vêm novas atualizações. Já no caso do Ubuntu, quando vemos atualizações ficamos todos contentes à procura de novidades.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Windows é mais fácil que Linux!? Tá louco!? Você sabe le

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 27 de Março 2012, 23:11

Pois é... de tanto em tanto tempo vou ao Windows apenas para o manter actualizado: tenho de actualizar SO, Anti-vírus e programas adicionais... No fim de contas, perco praticamente um dia, só para ter tudo actualizado! No Linux, na mesma situação, perde-se no máximo 1 a 2h (dependendo da Internet) e fica tudo actualizado. Não sendo, portanto, necessário proceder a umas 4 ou 5 reinicializações, como acontece no SO da M$.

Mas verdade seja dita, de cada vez que tenho de voltar ao Windows, sinto-me um pouco perdido, pois tenho sempre a tendência de querer fazer as coisas via terminal e actualmente este é uma "emulação" do antigo M$-DOS. Sendo que este se encontra muito mais reduzido em termos de opções, logo tenho de gramar com os passos via "janelas" que são sempre muito demorados! :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Re: Windows é mais fácil que Linux!? Tá louco!? Você sabe le

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 27 de Março 2012, 23:33

Claudio Novais » 27 Mar 2012, 23:14 escreveu:Uma ou duas horas? o.0 Isso é muito!! :|

Meo + Jogos de Futebol = «Internet?! Isso é para esquecer...»
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Windows é mais fácil que Linux!? Tá louco!? Você sabe le

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 27 de Março 2012, 23:41

Pois, nesses casos provavelmente! É que aqui nunca tenho desses "problemas" :p
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Windows é mais fácil que Linux!? Tá louco!? Você sabe le

Mensagempor Renato Santos » Ter, 27 de Março 2012, 23:45

Comecei a usar o Windows e Linux por interesse em jogos. No caso do Linux, minha esperança era rodar Quake 1 mais rápido no Conectiva Red Hat Linux Marumbi que no Windows 98. Outro atrativo foi a navegação: era mais rápida no Linux (na época da conexão discada aqui no Brasil).

Bom, mas falando sobre o texto, gostaria de citar uma coisa que realmente incomoda no Windows: as teclas de atalho!! No Linux você sabe que CTRL+F procura, CTRL+C (ou dois cliques na palavra ou CTRL+Insert) copia, CTRL+V (ou Shift+Insert ou o botão do meio do mouse) cola, CTRL+A seleciona tudo, etc. No Windows é meio diferente: CTRL+A no Windows Explorer seleciona tudo. Se fizer esse comando no Word, abrirá um novo arquivo, CTRL+L, se não me engano, localiza uma palavra no Bloco de Notas... Quer dizer, você precisa ser especialista em algo que deveria facilitar nossas vidas.

Não é à toa que esse tipo de pergunta aparece nas provas de concurso público aqui no país. Perguntando o que determinada combinação de teclas fazem em algum programa.

No meu caso as atualizações não são tão problemáticas assim. Faço-as pelo Windows Update (atualizo o Windows e o Office 2003 [depois de ler uma postagem aqui no fórum sobre coisas obsoletas, decidi continuar com o Office 2003 :obrigado:] ). O Chrome atualizo na mão mesmo. Mas ainda assim, é BEM mais prático no Linux :OK: .
Avatar do usuário
Renato Santos
 
Mensagens: 53
Registrado em: 13 Novembro, 2011
Localização: Brasil

Re: Windows é mais fácil que Linux!? Tá louco!? Você sabe le

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 27 de Março 2012, 23:54

Renato Santos » 27 Mar 2012, 23:45 escreveu:Comecei a usar o Windows e Linux por interesse em jogos. No caso do Linux, minha esperança era rodar Quake 1 mais rápido no Conectiva Red Hat Linux Marumbi que no Windows 98. Outro atrativo foi a navegação: era mais rápida no Linux (na época da conexão discada aqui no Brasil).

Bom, mas falando sobre o texto, gostaria de citar uma coisa que realmente incomoda no Windows: as teclas de atalho!! No Linux você sabe que CTRL+F procura, CTRL+C (ou dois cliques na palavra ou CTRL+Insert) copia, CTRL+V (ou Shift+Insert ou o botão do meio do mouse) cola, CTRL+A seleciona tudo, etc. No Windows é meio diferente: CTRL+A no Windows Explorer seleciona tudo. Se fizer esse comando no Word, abrirá um novo arquivo, CTRL+L, se não me engano, localiza uma palavra no Bloco de Notas... Quer dizer, você precisa ser especialista em algo que deveria facilitar nossas vidas.

Não é à toa que esse tipo de pergunta aparece nas provas de concurso público aqui no país. Perguntando o que determinada combinação de teclas fazem em algum programa.

No meu caso as atualizações não são tão problemáticas assim. Faço-as pelo Windows Update (atualizo o Windows e o Office 2003 [depois de ler uma postagem aqui no fórum sobre coisas obsoletas, decidi continuar com o Office 2003 :obrigado:] ). O Chrome atualizo na mão mesmo. Mas ainda assim, é BEM mais prático no Linux :OK: .

E já houve casos, em que no Paint (do Windows), numas versões o atalho para uma função era [Ctrl]+[O] ou [Ctrl]+[N] ou ainda [Ctrl]+[A], o que era uma dor de cabeça, principalmente se tinha de lidar com 3 computadores, todos eles de versões de SO diferentes! :facepalm:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Windows é mais fácil que Linux!? Tá louco!? Você sabe le

Mensagempor EysK » Qua, 28 de Março 2012, 0:16

Acho que pelo fato de meu primeiro SO ter sido o Kurumin e não o Windows,e dai em diante sempre procurei distros novas,não consigo. gostar mesmo do Windows...Não me acosrumo memso.por isso para jogos tenho um PS3.sei que jogar no PC é muito bom...Mas se uso o Windows não consigo nem ficar 10 min usando ele...Não tenho nada contra o Windows ou quem usa o Windows,apenas não gosto mesmo de usar ele como SO principal..
Avatar do usuário
EysK
 
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Dezembro, 2011

Re: Windows é mais fácil que Linux!? Tá louco!? Você sabe le

Mensagempor renanm » Qua, 28 de Março 2012, 12:14

Gosto de linux mas ainda não sei realmente qual distribuição usar, vocês me recomendam Ubuntu?
Instalei ele no meu Dell Vostro 3450 mas tenho problemas com o driver de video e até mesmo com a cooler, ele com win 7 parece ter um gerenciamento, no linux Ubuntu ele fica a todo momento a todo favor, parece que o Linux não tem esse gerenciamento de alguns periféricos talvez porque seja um Dell.
O que vocês me aconselham a fazer...
Avatar do usuário
renanm
 
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fevereiro, 2012

Próximo

Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 149 visitantes

cron