Bem-vindo: Dom, 10 de Novembro 2024, 18:40 Pesquisa avançada
José Craveiro » 18 Mar 2012, 20:55 escreveu:Olá Luís, transportando para o sítio certo as minhas dúvidas acerca do Cinnamon, por exemplo em relação à versão da interface que tenho neste Ubuntu com Cinnamon em VM, vi que ainda tenho a versão 1.2.0.
Na dúvida de se as atualizações surgiriam da mesma forma comparado com o Ubuntu padrão, fui ao gestor de atualizações e nada de novo aparece para baixar! O repositório do Cinnamon mantém-se lá ativo, além disso este tópico ainda não aborda a recente versão 1.4. Como posso adqurí-la?
José Craveiro » 18 Mar 2012, 20:55 escreveu:Outro pormenor que gostaria de saber é este: como uso o Xubuntu e pretendo continuar com ele pelo menos até Abril, a partir daí decido se continuo com ele ou passo a usar o Ubuntu padrão como base e independentemente disso, usar GNOME Classic ou Cinnamon, serão as duas opções possíveis. Bom, a questão é a seguinte, visto que o pacote que trouxe o GNOME Classic que uso é o do GNOME Shell, obviamente não tráz o Cinnamon, mas o ppa do Cinnamon também tráz o GNOME Classic. Acho que não faz muito sentido agora estar com alterações a menos que seja na VM, por isso prefiro aguardar, mas se eu quisesse mudar para o ppa do Cinnamon que tráz as 2 interfaces, bastaria remover o repositório que tenho nos sistemas realmente instalados e instalar então este ppa do Cinnamon, não?
gnome.session escreveu:RequiredComponents=gnome-shell;gnome-settings-daemon;
IsRunnableHelper=/usr/lib/gnome-session/gnome-session-check-accelerated
FallbackSession=gnome-fallback
DesktopName=GNOME
cinnamon.session escreveu:RequiredComponents=cinnamon;gnome-settings-daemon;
IsRunnableHelper=/usr/lib/gnome-session/gnome-session-check-accelerated
FallbackSession=gnome-fallback
DesktopName=GNOME
José Craveiro » 18 Mar 2012, 23:43 escreveu:Desconhecia essa vertente do Gnome classic anexada ao ppa do Cinnamon!
Quanto ao repositório acima, então é o que contem a versão 1.4, sendo assim terei então que remover a que tenho a funcionar para dar lugar a esta? Poderei ter a funcionar os dois repositórios?
José Craveiro » 19 Mar 2012, 00:13 escreveu:Ou seja, o único senão são mesmo as extensões do 1.2 que tenho e que não irão funcionar na nova versão, certo?
No entanto poderão estar para chegar as novas já adaptadas, certo?
José Craveiro » 19 Mar 2012, 03:33 escreveu:Luís, já é tarde mas deixo já esta informação acerca do comportamento da nova versão 1.4 do Cinnamon, um pormenor já adiantei no tópico dos desktops com base na designação do menu que aparecia quebrado e que foi abordado à parte.
(Em base ubuntu na VM) O Cinnamon 1.4 apresentou-se algo instável, desde o nome "Menu" ocasionalmente ficar quebrado até a surgir por trás deste o fundo esborratado e este efeito repetia-se também por trás da data/relógio e também nos retângulos das janelas minimizadas da barra.
Outro aspeto esquesito foi que por exemplo ao deslocar o cursor para cima e para baixo na coluna de sub-menus do próprio menu, cada vez que o fazia, a área do menu aumentava a sua largura para a direita!
Algumas tontisses gráficas surgiam quando tentava personalizar como deslocar ítens chegando mesmo a fazer desaparecer o desktop por segundos, enfim, acho melhor aguardar por melhorias.
Experimentei a 1.2 no xubuntu (VM) que já continha Gnome classic e o resultado não foi animador, mas isto serviu apenas para ver se convivia bem com o que já lá estava e por isso essa guerra é outra! Já no ubuntu (VM) essa junção (Cinnamon 1.2) até agora mostrou-se pacífica, sem irregularidades pelo menos visíveis.
Como isto não passa de um teste com vista a muito possívelmente instalar em breve vou vendo o que vai surgindo e conto com a sua preciosa ajuda. Muito obrigado.
sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install cinnamon
José Craveiro » 19 Mar 2012, 18:56 escreveu:Olá Luís, atualizando aqui a informação, bom, resolvi instalar o Cinnamon 1.4 seguindo este código mais completo:
- Código: Selecionar todos
sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install cinnamon
Quando me apresentou o código para instalar a versão 1.4 não tinha tudo o necessário e sem me aperceber, ao fazer daquela forma, muito provavelmente não ficou bem instalado ou completamente instalado. Bom, o facto é que ao aplicar este já completo não impediu que pelo menos alguns (embora menos) dos problemas que referi ocorressem, mas como deu a entender que estas irregularidades não seriam normais, decidi então passar além do teste, instalei no portátil e tirando o corte do título do Menu que ocorre pelo menos quando não tenho janelas minimizadas na barra, parece estar a funcionar bem e sem os outros problemas que apontei.
O virtualbox às vezes troca-nos as voltas...
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 3 visitantes