Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 3:29 Pesquisa avançada

[Dica] Experimentando o Krita

Você fez algum desenho e quer partilhar? Faça-o aqui! Partilhe Wallpapers, trabalhos de Webdisgn ou até mockups!
Se quiser partilhe também tutoriais de design: do Gimp, Inkscape entre outros programas.

[Dica] Experimentando o Krita

Mensagempor ElGuerrero » Dom, 4 de Junho 2017, 20:22

Um grande número de artistas usava unicamente o Photoshop para ilustrações...depois veio o Paint Tool SAI e uma boa parte migrou para ele, especialmente aqueles que desenhavam mangá. Mas, é evidente, existem outros ótimos programas além desses e hoje vou apresentar, rapidamente, um deles: o Krita.

Primeira grande vantagem do Krita: você pode baixá-lo e usá-lo legalmente, sem pagar nada. Segunda vantagem: não é preciso, necessariamente, instalar em seu computador para experimentá-lo: há versões para instalar em pendrive, como é o caso desta que eu testei.

Além disso, ele possui assistentes (ferramentas) destinadas a facilitar tarefas comuns no desenho tais como desenhar objetos em perspectiva . Nesta página do Manual do Krita há maiores detalhes.

Uma ferramenta que eu testei, há poucos dias, é Horizontal Mirror Tool: basicamente ela existe para te ajudar a desenhar um personagem em pose frontal. Este vídeo dá uma boa demonstração do recurso. Porém, eu me baseei neste tutorial de David Revoy. Aí está meu primeiro resultado:

Imagem

Não tive muito sucesso na colorização...terminei deixando o desenho em tons de cinza mesmo e aproveitei para testar alguns pincéis do Krita nele: os traços das hachuras dos cantos esquerdos foram feitos desta maneira. Nesse meio tempo mexi com um outro pincel, traçando com eles alguns desenhos sem compromisso:

Imagem

De fato, não exatamente uma obra de arte...porém os resultados me animaram a prosseguir. Hoje criei este desenho, colorizado desta vez:

Imagem

Verdade que algumas cores não saíram como eu desejava, mas com a prática essa parte tenderá a melhorar! Para concluir, deixo alguns links interessantes sobre o Krita.

• Pintura de Mozart Couto - Embora antigo (2013) este artigo faz uma boa apresentação sobre o Krita. Para encontrar mais artigos, clique aqui;

• Krita tutorial - Basics - Tutorial de uma única página, escrito por White-Heron, membro do Deviantart;

• Line-art tips with Krita - Vídeo de David Revoy mostrando recursos do Krita. Um que me chamou a atenção é o de Speddlines (aos 05:09 min do vídeo). Saiba, ainda, que as Speddlines podem ser conseguidas em outros programas, veja aqui para maiores detalhes.
______________________________
"A árvore não cai com o primeiro golpe, mas só depois de muitas machadadas e um grande trabalho." - Prof. Alberto Montalvão
Avatar do usuário
ElGuerrero
 
Mensagens: 39
Registrado em: 02 Junho, 2013

Voltar para Design

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron