Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 5:01 Pesquisa avançada

[Tutorial] Efeito 3D simples no Gimp

Você fez algum desenho e quer partilhar? Faça-o aqui! Partilhe Wallpapers, trabalhos de Webdisgn ou até mockups!
Se quiser partilhe também tutoriais de design: do Gimp, Inkscape entre outros programas.

[Tutorial] Efeito 3D simples no Gimp

Mensagempor ElGuerrero » Sex, 10 de Outubro 2014, 21:58

Há alguns anos eu fiz um tutorial ensinando esse efeito, o qual batizei de "Efeito de Profundidade". Outros o chamariam de "3D simples" e outros, ainda, de "Falso 3D". Neste tutorial, mostrarei uma outra técnica para conseguir um resultado similar. Você aprenderá a criar o efeito da figura do canto superior esquerdo, da imagem seguinte:

Imagem


===>>> Clique aqui para acessar o tutorial!
______________________________
"A árvore não cai com o primeiro golpe, mas só depois de muitas machadadas e um grande trabalho." - Prof. Alberto Montalvão
Avatar do usuário
ElGuerrero
 
Mensagens: 39
Registrado em: 02 Junho, 2013

Re: [Tutorial] Efeito 3D simples no Gimp

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 10 de Outubro 2014, 22:44

Muito bom :yeah:

Eu normalmente faço por métodos mais matemáticos, aliás, em tempos fiz uma intro para um jogo na TI-89 que tinha este mesmo efeito! Mas gostei de saber de outro método ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: [Tutorial] Efeito 3D simples no Gimp

Mensagempor ElGuerrero » Qua, 15 de Outubro 2014, 21:10

É possível fazer por programação, no próprio Gimp, através daqueles script-fu. A dificuldade principal não seria tanto a profundidade do texto e sim o ângulo dessa profundidade: por exemplo, se a pessoa quisesse em ângulo de vinte graus, como traduzir isto para que o programa aplique no filtro Borrão de Movimento? Eu nem imaginaria como... :D

Ah não ser que se elaborasse um script-fu que trabalhasse somente nos ângulos de 15, 30, 45 e 90 graus. Mesmo com essa limitação, ele seria de grande utilidade. Infelizmente eu não entendo absolutamente nada de programação, senão faria.
______________________________
"A árvore não cai com o primeiro golpe, mas só depois de muitas machadadas e um grande trabalho." - Prof. Alberto Montalvão
Avatar do usuário
ElGuerrero
 
Mensagens: 39
Registrado em: 02 Junho, 2013


Voltar para Design

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes