Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 5:48 Pesquisa avançada

Proposta de logotipo do "Utopic Unicorn" (com vídeo)

Você fez algum desenho e quer partilhar? Faça-o aqui! Partilhe Wallpapers, trabalhos de Webdisgn ou até mockups!
Se quiser partilhe também tutoriais de design: do Gimp, Inkscape entre outros programas.

Proposta de logotipo do "Utopic Unicorn" (com vídeo)

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Abril 2014, 15:10

Decidi desenhar de forma mais alternativa um logotipo para a mascote do Ubuntu 14.10, que será lançado em Outubro de 2014, que é um unicórnio. Isto é apenas uma proposta de logotipo, um desenho feito no sofá e com o mouse, por isso não se espera um resultado de excelência.

Antes de mais, se você quiser saber mais sobre a mascote "Utopic Unicorn" do Ubuntu 14.10, veja este artigo:

Os logotipos das mascotes do Ubuntu geralmente seguem uma linhagem mais moderna, simplista, reta e sob a forma de sombra do animal em questão. Neste caso específico resolvi sair um pouco desse padrão comum e produzir uma imagem que faz lembrar um desenho a lapiseira.

Apesar de fugir à regra, enquadrei o desenho no fundo característico que o Ubuntu 14.04 nos trouxe e que provavelmente vai prevalecer e talvez evidenciar-se no Ubuntu 14.10.

Apesar de tudo isto, considero que o resultado ficou alternatviamente interessante. Utilizei o Inkscape para fazer 100% do desenho e resolvi gravar o vídeo de todo o processo de desenho. Por isso, acharem pretinente, podem dar uma vista de olhos neste vídeo abaixo, acelerado e que demora pouco mais de 1 minuto. A versão não acelerada pode ser encontrada aqui e poderá ser útil para os utilizadores que quiserem saber que ferramentas utilizei.


Com esta mascote resolvi criar dois simples wallpapers para contextualizar as linhas do logotipo. Os dois wallpapers, tal como podem ver pelo vídeo acima, contêm as duas versões que fiz do logotipo (particularmente prefiro a versão do lado direito):


Por fim, disponibilizo em anexo o ficheiro com o desenho original para quem quiser utilizar e reutilizar com versões alternativas.
Anexos
Ubuntu1410Logo.svg.zip
Ficheiro SVG, com o código fonte do desenho.
(36.7 KiB) Baixado 1046 vezes
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Segunda proposta

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Abril 2014, 16:40

Adicionando agora rabiscos aleatórios pelos contornos do desenho anterior, acho que o produto final, apresentado abaixo, está mais realista, mais interessante. O objetivo desta segunda versão é alcançar um logotipo em que se simula o desenho de lapiseira e de marcador (no caso da pelugem do unicórnio).

Sei que este desenho não agrada todos os gostos, mas acho que propostas diferentes são sempre interessantes para abrir a imaginação de cada um. Para além disso, com estes desenhos e vídeos pretendo dar a conhecer um infinito potencial do Inkscape.



Tal como ocorreu na primeira proposta, disponibilizo aqui a versão completa do vídeo desta segunda parte e abaixo apresento o resumo desse mesmo vídeo, em menos de um minuto. Os vídeos são sempre importantes para quem quer aprender novas funcionalidades, como foi o caso destes "rabiscos" que são uma funcionalidade totalmente automática! ;)



Ficheiro com todo o desenho-fonte disponibilizado abaixo nos anexos.
Anexos
Utopic Unicorn v2.svg.zip
Ficheiro SVG desta segunda versão.
(176.9 KiB) Baixado 1052 vezes
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Proposta de logotipo do "Utopic Unicorn" (com vídeo)

Mensagempor Alex Maximiano » Dom, 22 de Junho 2014, 14:54

Parabéns Cláudio, ficou bom demais!
Avatar do usuário
Alex Maximiano
 
Mensagens: 76
Registrado em: 04 Julho, 2013
Localização: Fartura - SP

Re: Proposta de logotipo do "Utopic Unicorn" (com vídeo)

Mensagempor Bruno Aquino » Dom, 22 de Junho 2014, 15:15

Muito legal mesmo, falando nisso, manda lá para o pessoal da Canonical, pois a seleção de wallpaper do ubuntu, é bem fraquinha em relação a outras distros.
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR


Voltar para Design

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron