Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 16:13 Pesquisa avançada

Wallpapers coloridos minimalistas com o Inkscape - Parte 2

Você fez algum desenho e quer partilhar? Faça-o aqui! Partilhe Wallpapers, trabalhos de Webdisgn ou até mockups!
Se quiser partilhe também tutoriais de design: do Gimp, Inkscape entre outros programas.

Wallpapers coloridos minimalistas com o Inkscape - Parte 2

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 28 de Dezembro 2013, 20:52

  • Parte 1 do tutorial aqui.

Neste tutorial explicamos como produzir wallpapers com dagradês e sombras minimalistas. O conceito destes wallpapers é baseado um pouco num dos wallpapers do Android 4.3, onde há uma "colisão" entre cores primárias.

O efeito dessa "colisão" poderia ser feito facilmente se houvesse primitivas de negação de cor, como ocorre no Gimp através das camadas. Como não existe isso no Inkscape (pelo menos que eu tenha conhecimento e sem fazer recursos a XML), fui obrigado a usar métodos mais alternativos que resumem a intersetar objetos e colorizá-los.

Na parte 1 deste tutorial explicamos as noções básicas. Nesta parte 2, avançamos para mais cores e mais efeitos de sombras. No final do procedimento, obtemos imagens como as das imagens abaixo:


Procedimento



Ao contrário do artigo da parte 1 em que expliquei todo o processo minuciosamente, neste parte 2 não irei repetir. Nesse sentido, se você não viu ainda a parte 1, recomendo vivamente a antes ver como foram feitos aqueles desenhos:

Posto isto, a parte 2 inclui apenas duas diferenças: os vários objetos foram intersectados para se obter objetos distintos e relativamente às sombras foi necessário aplicar sombras interiores, que basicamente são um outro filtro, tal como pode ver pela imagem abaixo à esquerda. A diferença é que, ao contrário da opção "Aplicar Sombra" referida na parte 1, no caso da "Sombra Interior", esta não tem interface para a escolha e pre-visualização das alterações, sendo necessário depois configurar através do "Editor de Filtros" (imagem abaixo à direita).


Devo salientar também que o Inkscape exige que se faça primeiro as sombras interiores e só depois as sombras exteriores. Caso faça ao contrário, os algoritmos de desenho do inkscape vão dar asneira, aplicando sombras parciais e sobrepostas.

Vídeo demonstrativo



Todo o processo de desenho de uma das imagens acima foi gravado no vídeo seguinte. Tal como poderá constatar, o procedimento é praticamente todo ele igual ao apresentado na Parte 1, sendo diferente na altura de criar o efeito de "corte e negação", em que foi necessário duplicar objetos e depois intersectar para obter a área a pintar depois.

Por fim, recomendo que dê particular atenção à construção das sombras internas, que produzem o efeito final da imagem:



PS: nos anexos abaixo, você pode fazer download das imagens originais em SVG, onde poderá alterar livremente as cores e formas:
Anexos
A_More_Complex_Colored_Wallpaper2.svg.zip
Ficheiro SVG do wallpaper do lado esquerdo apresentado no início do tópico.
(3.01 KiB) Baixado 794 vezes
A_More_Complex_Colored_Wallpaper.svg.zip
Ficheiro SVG do wallpaper do lado direito apresentado no início do tópico.
(2.88 KiB) Baixado 804 vezes
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Design

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes