Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:07 Pesquisa avançada

Efeito de escrita na pedra com Gimp

Você fez algum desenho e quer partilhar? Faça-o aqui! Partilhe Wallpapers, trabalhos de Webdisgn ou até mockups!
Se quiser partilhe também tutoriais de design: do Gimp, Inkscape entre outros programas.

Efeito de escrita na pedra com Gimp

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 13 de Novembro 2013, 12:19

Olá a todos!

O tutorial de hoje eu quero dedicar ao pessoal da Unesp de Rio Claro que participou do meu minicurso. É para vocês relembrarem de como fizemos o efeito de escrita na pedra, certo?

Salvem a imagem a seguir para fazermos nosso tutorial.


Clique para ampliar.
Com a imagem aberta no Gimp, vamos alterar a propriedade da camada para que aceite transparência.

Basta clicar no menu “Camada”, selecionar “Transparência” e “Adicionar canal alfa”.
Esse passo é importante porque quando recortarmos nossa imagem, ela deverá ser “vazada” e não ficar com a cor de fundo da nossa seleção de cores.

Para que tenhamos um efeito perfeito, devemos sempre pensar no nosso ponto de luz. Nesse tutorial eu vou usar um “foco imaginário” à esquerda e superior, mas você pode escolher outro ponto e ir brincando com isso e vendo as diferenças até mesmo para que fixe bem o princípio de como funciona o efeito.

Muito bem, nosso próximo passo é duplicar a camada da nossa imagem de pedra. Para duplicar a camada basta clicar no menu “Camada” e opção “Duplicar camada”.



Selecione a camada original e vamos criar uma nova camada clicando no menu “Camada” e opção “Nova camada”.

Na caixa de diálogo que aparece vamos nomear a camada como sombra_fundo.



Agora vamos selecionar a camada cópia e vamos criar mais duas camadas.

Uma com nome luz e a outra com nome sombra.

Ao final ficará assim as camadas.



Com as camadas já dispostas corretamente na ordem, vamos inserir o texto que receberá o efeito.

Em maiúsculo, fonte Times New Roman e tamanho 100, digite ETERNAMENTE e posicione conforme a imagem abaixo.



Temos mais uma nova camada que é a com o texto que acabamos de digitar e com ela selecionada, clique em “Camadas”, opção “Transparência” e “Alfa para a seleção”.

Isso pode ser feito, também, usando o botão direito do mouse em cima da camada de texto e escolhendo “Alfa para a seleção”.

Nosso texto ficará selecionado conforme imagem a seguir.



Selecione a camada de cópia da nossa imagem e use a tecla “delete” para que a imagem fique vazada.

Vamos aproveitar e desabilitar a visualização da camada de texto clicando no “olho” ao lado da camada.



Próximo passo é criar o efeito de sombra de fundo. Selecione a camada “sombra_fundo” e usando a combinação de teclas CRTL + I vamos inverter a seleção.

Ao inverter a seleção, podemos preencher o “lado de fora do texto” e não dentro do nosso texto.

Selecione a cor preta e usando a ferramenta de preenchimento clique em qualquer ponto da imagem.



Para saber se está certo, a camada “sombra_fundo” deverá estar toda preta e o texto “vazado”. E para ver isso, clique no “olho” da camada cópia da imagem. Não esquecendo de habilitar novamente após conferir.

Agora vamos deslocar nossa camada.

Clique no menu “Camada”, opção “Transformar” e “Deslocamento”.

Insira 3 em X e 3 em Y no deslocamento da camada.



Ainda com a camada “sombra_fundo” selecionada, clique no menu “Filtros”, “Desfocar” e “Desfocagem gaussiana”.

Insira os valores de 5 para horizontal e vertical no Raio de desfocagem.



Vamos inverter novamente a seleção, dessa vez a selecionar a parte interna do texto, exatamente como a primeira vez. CRTL + I para isso.

Selecione a camada “luz”, escolha a cor branca e usando a ferramenta de preenchimento clique no escrito.

Desta vez será visível o preenchimento de branco do texto.



Clique no menu “Camada”, opção “Transformar” e “Deslocamento”.

Insira 2 em X e 2 em Y no deslocamento da camada.

Aperte a tecla “Delete” para cortar e deixar apenas a área deslocada em branco.
Novamente no menu “Filtros”, “Desfocar” e “Desfocagem gaussiana”, agora mude para 3 os valores horizontal e vertical no Raio de desfocagem.

Estamos chegando perto do final.

Agora com a camada “sombra” selecionada, e tendo certeza de que nossa seleção continua no texto, vamos preencher de preto o escrito.

Mais uma vez vamos clicar no menu “Camada”, opção “Transformar” e “Deslocamento”.

Na caixa de diálogo vamos deslocar NEGATIVAMENTE agora, colocando os valores de deslocamento de camada para -2 em X e Y.



Mais uma vez vamos usar a tecla “delete” para cortar o que não queremos.

Finalmente vamos voltar no menu “Filtros”, “Desfocar” e “Desfocagem gaussiana”, mude para 3 os valores horizontal e vertical no Raio de desfocagem.

Retire a seleção clicando no menu “Selecionar” e opção “Nada” ou use a combinação de teclas CTRL + SHIFT + A.

Prontinho. Nosso efeito está finalizado.



É isso aí people. Espero que tenham gostado.

Curtam, comentem e compartilhem.

Abraços e até a próxima.

Fonte: Seja Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Efeito de escrita na pedra com Gimp

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 26 de Dezembro 2013, 15:48

Este tutorial possui alguns erros/falta de passos. Porque digo isto? Porque ao fazer a imagem que usei nas mensagens deste Natal, não fiquei com o resultado esperado, mas como sei alguma coisa de imagem e de Gimp, consegui remediar a situação. No final, é preciso voltar a deslocar todas as camadas para a sua posição inicial recorrendo a Camada→Transformar→Deslocamento (ou Offset) e ficaremos com algo assim:



Caso contrário, ficará algo diferente do que se pretendia...

Já agora, quem pretender saber da imagem original, pode ser encontrada aqui:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Efeito de escrita na pedra com Gimp

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Dezembro 2013, 17:40

Particularmente, prefiro usar um método mais simplista mas menos escalável, no sentido de que se se quiser fazer algo à imagem depois é necessário refazer tudo. Aqui é praticamente o mesmo mas parece-me um pouco mais "escalável". E quando digo escalável, estou a falar no sentido de modificável e não no sentido de escala/redimensionamento.

Bom, avante, basicamente eu para fazer esse efeito, simplesmente seleciono o não transparente e depois aplico sobra exterior. Relativamente à profundidade, inverto a seleção e volto a aplicar a mesma sombra (em termos de deslocamento) e com cor e difusão diferentes. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Efeito de escrita na pedra com Gimp

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 26 de Dezembro 2013, 17:44

Claudio Novais (26-12-2013, 16:40) escreveu:Particularmente, prefiro usar um método mais simplista mas menos escalável, no sentido de que se se quiser fazer algo à imagem depois é necessário refazer tudo. Aqui é praticamente o mesmo mas parece-me um pouco mais "escalável". E quando digo escalável, estou a falar no sentido de modificável e não no sentido de escala/redimensionamento.

Bom, avante, basicamente eu para fazer esse efeito, simplesmente seleciono o não transparente e depois aplico sobra exterior. Relativamente à profundidade, inverto a seleção e volto a aplicar a mesma sombra (em termos de deslocamento) e com cor e difusão diferentes. ;)

Pois, era algo semelhante a isso que eu também fazia xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Efeito de escrita na pedra com Gimp

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Dezembro 2013, 18:19

Hoje à noite talvez faça um pequeno vídeo que ilustra o procedimento! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Design

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes