Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 10:02 Pesquisa avançada

Exército Brasileiro usa o Ubuntu

Você encontrou o Ubuntu em algum sítio? Num filme, na TV ou até num computador público? Então partilhe aqui as imagens/vídeos!

Exército Brasileiro usa o Ubuntu

Mensagempor Pergentino » Qui, 18 de Julho 2013, 4:31

Numa das minhas fuçadas pela internet, encontrei uma noticia no site: http://goo.gl/7Tzyg
noticia com o seguinte chamado "Exército monitorou líderes de atos pelas redes sociais",
então fui ler a noticia e, me deparei com essa foto, reparei que ao fundo havia algo familiar!




Postei a imagem num tópico sobre Ubuntu, na rede FaceBook e,
então apareceu um Capitão do Exército e postou um link do
site: Departamento de Ciência e Tecnologia.
O link é para baixar uma distribuição desenvolvida pelo Exército,
distribuição que leva o nome de: Ubuntu DCT.
Confesso que baixei, mas não testei ainda!

Então deixo o link para quem quiser testar também!

http://www.dct.eb.mil.br/index.php/ubuntu-dct
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Exército Brasileiro, usa Ubuntu

Mensagempor Xterminator » Qui, 18 de Julho 2013, 14:19

DCT significa "Debian Collaboration Team" ou seja provavelmente tem pacotes revisados
pois o responsável pela iniciativa do Exército, é um mantenedor Debian oficial e autor de livros na área.
http://eriberto.pro.br/artigos/debian_no_exercito.pdf
http://eriberto.pro.br/wiki/index.php?t ... inistradas
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Exército Brasileiro, usa Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 18 de Julho 2013, 15:00

Super interessante tanto a iniciativa do Pergentino como essa informação Xterminator!

E achei ainda mais interessante um misto que quiseram fazer (penso eu pelo que entendi) entre o pai e o filho, o Debian e o Ubuntu. Já para não falar do facto da pro-atividade demonstrada por parte desse Capitão do Exército, em dar-se ao trabalho de dialogar sobre o assunto!

Muito bonito de se ver tal situação! :OK:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Exército Brasileiro, usa Ubuntu

Mensagempor Xterminator » Qui, 18 de Julho 2013, 15:41

Claudio Novais (18-07-2013, 15:00) escreveu:Super interessante tanto a iniciativa do Pergentino como essa informação Xterminator!

E achei ainda mais interessante um misto que quiseram fazer (penso eu pelo que entendi) entre o pai e o filho, o e o Ubuntu. Já para não falar do facto da pro-atividade demonstrada por parte desse Capitão do Exército, em dar-se ao trabalho de dialogar sobre o assunto!

Muito bonito de se ver tal situação! :OK:

Existe um grande incentivo do Governo para a adoção do Software Livre
já a uns 10 anos http://www.softwarelivre.gov.br/documen ... etoComite/ mas infelizmente nem tudo são Flores, veja o caso da Caixa Econômica Federal que é um dos maiores orgãos Brasileiros creio que em matéria de Licencas de Software no Brasil em cada Esquina tem algo que é ligado diretamente a Caixa Econômica Federal, Lotéricas, Agências Caixa Aqui, Terminais etc...
http://www.baguete.com.br/noticias/09/0 ... cruzilhada
Ainda, Esta instituição é uma das poucas a estar disponível para Qualquer Brasileiro inclusive tendo uma Agência flutuante.
http://acritica.uol.com.br/noticias/Age ... 60299.html
http://planetasustentavel.abril.com.br/ ... 3409.shtml
É uma das instituições mais confiáveis do Brasil, mais infelizmente está indo contra a política de Software no Brasil, imagine a influência que a adoção do Software Livre nela iria impactar, no Brasil o Software Livre é utilizado por exemplo no Banco do Basil, Correios, Metrô de São Paulo, hoje formatos ODF,ODT são mais comuns por causa disto.

Mais informações aqui.
http://www.softwarelivre.gov.br/
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Exército Brasileiro usa o Ubuntu

Mensagempor Dark Knight Ubuntu » Qui, 18 de Julho 2013, 16:49

Bom eu já sabia de todas essas coisas pelo que leio em diversos sites de TI, o ruim é que nenhum dos meus amigos acreditam no que eu falo acerca do crescimento do linux no brasil e no mundo. Bom mais vamos lá, acerca da família Debian, pelo que li nos últimos dias o novo Presidente de desenvolvimento do Debian, ele quer realmente unir o Ubuntu e o Debian, inclusive levando a interface gráfica Unity ao Debian, e provavelmente num futuro próximo um dos novos servidores gráficos que estão vindo para substituir o X.org, ou Wayland ou MIR. O que o exército brasileiro está fazendo com a ajuda do mantenedor Debian Oficial é nada mais nada menos que o novo líder do Debian planeja fazer. Só espero que não aconteça uma fusão entre pai e filho gerando um novo sistema único.

Dark Knight Ubuntu
 
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Maio, 2013

Re: Exército Brasileiro usa o Ubuntu

Mensagempor eriberto » Qui, 18 de Julho 2013, 18:43

Boa tarde a todos!

Alguém que não conheço me enviou o link deste fórum hoje. Então, em 2004 eu era capitão e, agora, sou major, quase tenente-coronel. :-) Mas, por favor, me chamem de Eriberto.

Estou escrevendo apenas para esclarecer alguns pontos e elogiar o entusiasmo de todos. Vejam que não posso falar oficialmente pelo Exército aqui. Então, serão colocações simples e pessoais.

Em primeiro lugar, DCT quer dizer Departamento de Ciência e Tecnologia. :-)

Em segundo lugar, fui responsável por influenciar diretamente na decisão de utilização de Debian nos servidores do Exército em 2004. Ajudei a escrever parte da primeira portaria de implantação do Software Livre no Exército. No entanto, só tive um pequeno envolvimento com essa parte política naquela época. Não tenho mais. Um outro oficial, com grande conhecimento, é o gerente de projeto atual. Assim, não sou responsável por aquele Ubuntu, unificação ou coisa parecida. Mas continuo apoiando o movimento interno, ministrando instruções etc.

Mas, efetivamente, o Exército utiliza, em larga escala, Debian e Ubuntu. Na verdade, as três forças armadas utilizam Linux.

Grande abraço a todos!

Eriberto

eriberto
 
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Julho, 2013

Re: Exército Brasileiro, usa Ubuntu

Mensagempor Pergentino » Qui, 18 de Julho 2013, 18:51

Claudio Novais (18-07-2013, 15:00) escreveu:Super interessante tanto a iniciativa do Pergentino como essa informação Xterminator!

E achei ainda mais interessante um misto que quiseram fazer (penso eu pelo que entendi) entre o pai e o filho, o Debian e o Ubuntu. Já para não falar do facto da pro-atividade demonstrada por parte desse Capitão do Exército, em dar-se ao trabalho de dialogar sobre o assunto!

Muito bonito de se ver tal situação! :OK:



Pois é, Claudio Novais, o Capitão, não só dialogou com todos no fórum, ele também
se prontificou em servir de ponte entre um dos desenvolvedores do projeto e,
o Pedrão, do UD Ubuntu Dicas, para que esse desenviolador conceda uma entrevista!
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Exército Brasileiro usa o Ubuntu

Mensagempor eriberto » Qui, 18 de Julho 2013, 18:56

Por favor, não é de bom tom dizer que eu falei algo que realmente não falei, dando a entender que conversei com alguém nos bastidores. Só quis ser gentil e ajudar. No entanto, dessa forma, será melhor me retirar.

eriberto
 
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Julho, 2013

Re: Exército Brasileiro usa o Ubuntu

Mensagempor Pergentino » Qui, 18 de Julho 2013, 18:57

eriberto (18-07-2013, 18:43) escreveu:Boa tarde a todos!

Alguém que não conheço me enviou o link deste fórum hoje. Então, em 2004 eu era capitão e, agora, sou major, quase tenente-coronel. :-) Mas, por favor, me chamem de Eriberto.

Estou escrevendo apenas para esclarecer alguns pontos e elogiar o entusiasmo de todos. Vejam que não posso falar oficialmente pelo Exército aqui. Então, serão colocações simples e pessoais.

Em primeiro lugar, DCT quer dizer Departamento de Ciência e Tecnologia. :-)

Em segundo lugar, fui responsável por influenciar diretamente na decisão de utilização de Debian nos servidores do Exército em 2004. Ajudei a escrever parte da primeira portaria de implantação do Software Livre no Exército. No entanto, só tive um pequeno envolvimento com essa parte política naquela época. Não tenho mais. Um outro oficial, com grande conhecimento, é o gerente de projeto atual. Assim, não sou responsável por aquele Ubuntu, unificação ou coisa parecida. Mas continuo apoiando o movimento interno, ministrando instruções etc.

Mas, efetivamente, o Exército utiliza, em larga escala, Debian e Ubuntu. Na verdade, as três forças armadas utilizam Linux.

Grande abraço a todos!

Eriberto



Bem, achei estranho o rapaz dizer que DCT era outra coisa, eu havia reparado que era a sigla do Departamento de Ciência e Tecnologia, mas não quis entrar neste assunto!

Eriberto, obrigado pelo esclarecimento, sempre bom deixar as coisas bem esclarecidas!
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Exército Brasileiro usa o Ubuntu

Mensagempor eriberto » Qui, 18 de Julho 2013, 19:00

Ok. Tudo de bom para todos.

[]s

eriberto
 
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Julho, 2013

Próximo

Voltar para Ubuntu na área

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron