Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 9:17 Pesquisa avançada

Veículo Autônomo da UFES com Ubuntu

Você encontrou o Ubuntu em algum sítio? Num filme, na TV ou até num computador público? Então partilhe aqui as imagens/vídeos!

Veículo Autônomo da UFES com Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 14 de Abril 2013, 14:29

Alunos e professores do ES desenvolvem carro que anda sozinho



    Projeto do veículo foi desenvolvido por estudantes e professores da Ufes.
    Para adquirir o carro a previsão é de 10 a 15 anos de espera.

Professores e estudantes do Departamento de Informática da Universidade Federal do Espírito Santo(Ufes) apresentaram uma prévia do futuro, em um passeio no campus da instituição, em Goiabeiras, Vitória. O "carro autônomo", projeto desenvolvido na Ufes, não precisa de motorista, segue o percurso e desvia de obstáculos por meio de sensores. Para adquirir o veículo, no entanto, vai ser preciso aguardar em torno de 10 a 15 anos, segundo estimou o grupo.

De acordo com a aluna do doutorado em ciência da computação, Mariella Berger, a ideia foi dar "olhos" ao carro para que ele pudesse se guiar. «Demos sensores para o carro, baseado na ideia de que nós conseguimos dirigir usando os olhos. Então, demos olhos e cérebro ao carro, para que ele consiga se locomover no mundo», explicou.

O objetivo do projeto, segundo os professores, é auxiliar pessoas que possuam algum tipo de limitação para locomoção. Os comandos, hoje dados pelo computador, no futuro deverão ser emitidos pelo cérebro. «No futuro, a gente quer que uma pessoa paraplégica possa controlar o carro só com o olhar. Ou, então, uma pessoa cega possa controlar só com o pensamento», disse o professor Alberto de Souza.

O carro é um projeto dos alunos de pós-graduação do Departamento de Informática do Centro Tecnológico da Ufes. Como cérebro do carro, foi instalado um computador, que é programado antes de o veículo dar partida. No teto do carro, há câmeras que projetam o caminho a ser percorrido. «Nós sempre utilizamos um conjunto de duas câmeras, com as quais conseguimos entender, por meio de inteligência de algoritmos, qual a distância entre um objeto e o carro», destacou Mariella.

Em cima do veículo, gira um sensor que lança lasers para formar um campo, que facilita a identificação do que está em torno do carro. Os sensores criam um mapa do caminho percorrido, sendo a área livre e os obstáculos apresentados em cores diferentes. «Tivemos que explicar para ele o que é um objeto, ou fixo ou móvel. Ele tem que entender que não pode passar por cima de você. Isso foi uma inteligência que a gente deu para ele», falou a doutoranda.

A previsão de tempo de espera para conseguir comprar o veículo em uma concessionária é de 10 a 15 anos. «A transformação do nosso automóvel atual para um automóvel totalmente autônomo vai ser gradativa. Cada vez mais, vão ser adicionados aos carros facilidades para torná-los mais confortáveis, mais seguros e mais inteligentes. Eu estimo que, daqui a 10 ou 15 anos, vai ser possível comprar um», falou o professor.

Vídeo





Referências



ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Veículo Autônomo da UFES com Ubuntu

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 14 de Abril 2013, 15:53

Mais um que usa Ubuntu :rox:
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Veículo Autônomo da UFES com Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 14 de Abril 2013, 16:09

Rafael Schonberg (14-04-2013, 14:53) escreveu:Mais um que usa Ubuntu :rox:

Aliás, eu participei por dois anos consecutivos no Festival Nacional de Robótica, na categoria de Condução Autónoma, e posso dizer-lhe que a probabilidade de carros que tinham Ubuntu e que ficavam no pódio, era enorme xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal



Voltar para Ubuntu na área

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron