Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 4:18 Pesquisa avançada

Experiência da volta a raiz: Ubuntu Studio

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Experiência da volta a raiz: Ubuntu Studio

Mensagempor Bitetti » Qua, 3 de Dezembro 2014, 12:13

Imagem

O 14.10 apesar d q dizem estar mais rápido por conta do Kernel simplesmente me desapontou por conta do suporte a media. Não tive problema em rodar vídeo de qualquer tipo, no entanto na hora de produzir vídeo... ferrou tudo. N grava audio, n exporta audio, o Kdenlive trava...

Por fim, resolvi testar o Ubuntu Studio, curiosamente o Studio foi a primeira distro Linux q instalei para abandonar o Windows de vez, abandonei ela pq o Ubuntu normal estava facilitando a programar, e cá estou de volta a ela pq agora estou na faze de produzir media.

Bom, a primeira impressão... Dizer q aquele menu padrão é horroroso é pouco, ele é uma coisa porca mesmo! Parece q tou num WinXP de tão inútil e difícil de usar. Ainda estou procurando onde deixar a tecla Super como atalho para o App Finder do XFCE.

Arrastar o mouse pro canto da tela esperando aparecer a barra de aplicativos é muito instintivo e me deu saudade da Unity, mas deu p improvisar algo parecido pelo próprio menu painel do XFCE.

Em 30 minutos estava desesperado para instalar a Unity novamente...

Sai ao trabalho e quando voltar para casa irei dar + uma chance ao XFCE e começar os testes de renderização de vídeo e produção gráfica. Também instalar os componentes de programação necessários para compilar a Godot.

Amanhã devo estar instalando SSH, e Steam com meus jogos.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Experiência da volta a raiz: Ubuntu Studio

Mensagempor Bitetti » Qui, 4 de Dezembro 2014, 12:08

Imagem

Bom, MyPaint, Blender e CIA já estavam lá. Só preciso me preocupar com o Blender nos novos releases e implantar o exporter do Godot.

Estou tendo um problema pq n consigo mudar o papel de parede! Não entendi, acho q alguma permissão foi sobrescrita.
Sinto muita falta das animações e não estou achando onde habilita-las.

O painel consegui dar um geito prático, ficou estranho agora q só o relógio não aparece e eu tenho q encostar o mouse no canto da tela para ver o widget do relógio.

Configurei o App Finder para usar a tecla Super, agora o sistema está humanamente "usável". Essa é sempre uma critica recorrente que faço aos designers de interface no Linux, gente a birosca da tecla Super existe em todos os teclados, n é pq o rWindows se apoderou dela q ela é ruim! Assim é como vc estar num Android e ter q fazer um combo com as teclas para acessar a Home! É contra indicado por todo estudo de usabilidade trocar UMA tecla por DUAS para uma ação tão comum e importante como abrir programas!

Fui renderizar um video que tinha preparado, mas novamente o produto final veio sem audio algum! Acredito q a falha tenha sido do sistema anterior. N resta alternativa a não ser refazer a edição.

Sobre o audio, o Studio esta funcionando 100% o meu microfone, coisa que parou de funcionar no Ubuntu normal!

O Steam já esta instalado, não precisei fazer novos downloads pois o sistema pegou os jogos instalados na home anteriormente.

Quanto a Godot, instalei o GIT e dei um pull. Mas houve uma falha ao compilar. Olhei no fonte e vi que o erro não deveria ocorrer, achei q deu algum páu com o GIT pois subescrevi um repositório existente com Ctrl+C Ctrl+V :troll: ai apaguei a pasta, clonei o repo e pronto.
Só precisei rodar uma linha de configuração do sistema dada pelo próprio site da Godot.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Experiência da volta a raiz: Ubuntu Studio

Mensagempor Bitetti » Sex, 5 de Dezembro 2014, 12:02

Imagem

Na moral, o Studio não só resolveu meu problema com captação de audio, como o driver da Wacon esta funcionando bem melhor nele! Eu nem precisei vencer a preguiça de procurar configurar, de imediato o sensor de zoom da tablet (tablet mesa digitalizadora e n tablet pranchetinha de mao) passou a funcionar.

Senti uma falta de um recurso de integração com o Samba, na Unity eu clico com o direito e logo aparece a opção de compartilhar a pasta. N sei ainda se isso é devido a instalação do Samba ou a algum addon q tinha habilitado e n sabia.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Experiência da volta a raiz: Ubuntu Studio

Mensagempor Xterminator » Sex, 5 de Dezembro 2014, 20:11

Muito bom, ele utiliza kernel lowlatency ainda?
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Experiência da volta a raiz: Ubuntu Studio

Mensagempor Bitetti » Sáb, 13 de Dezembro 2014, 14:30

Quanto a este detalhe confesso q nao sei realmente. Só olhando no site para ver esse detalhe.

No demais após alguns dias voltou a poder trocar o papel de parede. n me perguntem como!

O chato, foi o Kdenlive que deveria vir bem configurado... e não vem!
Tentei várias vezes gerar um video e o áudio simplesmente não saia. Certa vez funcionou, no entanto sem eu mecher na trilha de audio. Agora nos tutoriais eu precisava dessa trilha.
Procurando q nem louco nos foruns, cheguei a atualizar o kdenlive, e até a recompilar o libmlt (um trabalho bem chatinho).
Por fim achei um santo q tinha a resposta:
sudo apt-get install libmlt6

pronto, renderizou. E de quebra o arquivo ficou menor!
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo


Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 4 visitantes