Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 10:41 Pesquisa avançada

Uma semana apenas com Arch Linux

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Uma semana apenas com Arch Linux

Mensagempor Bruno Aquino » Sáb, 12 de Julho 2014, 20:07

Uma semana apenas com Arch Linux




Boa tarde pessoal, estou aqui para dar um depoimento de um usuário que sempre usou Ubuntu ou Distros mais “user friendly”, e decidiu sair da zona de conforto e passou a usar apenas o Arch Linux, uma Distro “rolling release”, onde você faz o seu sistema, não vem nada configurado para você, e recomendada para usuários mais avançados, embora eu não seja.

Bom, meu primeiro contato com Linux foi na faculdade, lá nas aulas de Redes, era usado o Slackware, isso no ano de 2006, embora tenha sido meu primeiro contato, eu só passei a ser um “Usuário Linux” de fato, em 2011 com o Ubuntu 11.04, quando instalei ele no Notebook que escrevo neste momento.

De lá para cá, testei várias distribuições, mais todas que facilitavam a vida do usuário final, como openSUSE, Fedora e várias baseadas no Ubuntu, por exemplo, o Linux Mint. A única que usei por algum tempo, e não era tão fácil de usar como estas citadas, foi o Debian 6 e 7, que tinha instalação fácil, mas precisava de alguns ajustes para ficar ao meu modo.

Decidi me aventurar pelo mundo do “rolling release” e depois de pesquisar, escolhi o Arch Linux, principalmente pelo seu vasto https://wiki.archlinux.org/ que é bem completo, principalmente em inglês, mas a documentação em português também é ótima.

Naturalmente não cheguei formatando meu HD logo de cara, e testei durante 01 semana em uma VM. A principio a instalação embora seja toda em modo texto, não foi tão complicada, imprimi um passo a passo, e antes também tinha visto este vídeo que me ajudou muito. Fiz duas instalações em VM, instalei alguns aplicativos que usava, nem todos, mas a maioria, e decidir então instalar na máquina física.

Até semana passada no meu Notebook, eu tinha o openSUSE/Ubuntu instalados, a principio eu iria remover apenas o openSUSE, mas durante a instalação decidir formatar o HD completo, pois no menor grau de dificuldade talvez eu já fosse para o Ubuntu.

Durante a instalação, comecei a notar as primeiras mudanças em relação à instalação em uma VM. Após instalar o sistema base, e cair no “shell” preto, tive dificuldades para conectar a internet, que não tive na VM. Pesquisando no meu celular já que era única alternativa, achei que tinha que ter instalado alguns pacotes que não são apresentado no video. Voltei a dar boot pelo CD e instalei os pacotes, e consegui acessar a internet e finalizar a instalação, e quando cair no Gnome, já pensei nesse vídeo apresentado no blog no http://mindbending.org/pt/ :D , e já fica a dica, lá tem muita coisa sobre Arch Linux.

Logo notei que não estava acessando a Wifi, e pesquisando novamente no celular, vi que o serviço não ia subir automaticamente a não ser que eu configura-se para isto. Demorou, mas olhando a Wiki eu consegui.

Depois foi só instalar os pacotes pelos repositórios pelo incrível “Pacman” além disso, o Arch Linux também conta com o AUR (Arch User Repository) é um repositório dirigido pela comunidade para usuários do Arch. Ele contém descrições de pacotes (PKGBUILDs) lhe permitem compilar um pacote de um fonte com o makepkg e depois instalar via pacman. O AUR foi criado para organizar e compartilhar novos pacotes da comunidade ajudando a acelerar a inclusão dos pacotes populares. Esse recurso se tornou a porta de entrada de novas aplicações para os repositórios oficiais do Arch Linux. Foi aqui que instalei o Google Chrome com facilidade, e outros pacotes que não estão nos repositórios oficiais.

Para automatizar todo esse processo foi criado pela Comunidade Francesa do Arch Linux um aplicativo chamado Yaourt (Yet AnOther User Repository Tool). O Yaourt engloba todas as funcionalidades do gerenciador de pacotes Pacman, além de estender sua "abrangência" ao AUR, tornando o processo de download, compilação e instalação de pacotes da comunidade, algo transparente e automatizado. A melhor parte de todo o processo é que o Yaourt utiliza a mesma sintaxe do Pacman, praticamente zerando a necessidade aprender e adaptar-se a uma nova ferramenta.

Hoje estou usando à uma semana de Arch Linux, e posso dizer que é um sistema incrível, que é muito leve, estável, atualizado e otimizado para arquiteturas i686 e x86-64. Pode ser, que daqui alguns dias, apareça mais dificuldades, mas hoje estou adorando a experiencia. :yeah:

Instalado
Imagem
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: Uma semana apenas com Arch Linux

Mensagempor Xterminator » Dom, 13 de Julho 2014, 2:14

Bacana, instalar o Arch é uma ótima experiência de aprendizado, não é lá coisa do outro mundo o gentoo na época que instalei era bem mais chatinho ainda mais com conexão discada, bom deixo aqui uma dica, se não quiser passar pelo processo de instalação novamente, sugiro que experimente o Antergos que não passa de um Arch com um instalador gráfico bem simples e prático, gostei tanto da distro que fiz questão de participar do processo de tradução do instalador, o legal é que você faz a instalação via livecd numa sessão gnome-shell, caso queira você pode escolher qualquer um dos ambientes que o instalador fará o restante para você, agora já te deixo de aviso como você disse não ser um usuário avançado tenha cuidado nas atualizações, antes de fazer verifique sore bugs, pois de uma hora para outro você pode ter o sistema quebrado ou instável se não souber se virar, terá problemas.
http://antergos.com/
Atualmente tenho ele instalado em 2 máquinas em parceria com o Fedora 20 com gnome 3.13.3 recém atualizado via COPR e Fedora Rawhide que na minha opinião para utilizar o gnome-shell é a melhor opção.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Uma semana apenas com Arch Linux

Mensagempor Bruno Aquino » Dom, 13 de Julho 2014, 12:29

Nunca testei o Gentoo, mas já ouvi falar que ele e o Slackware são mais chatos para instalar.

Não conhecia o Antergos, vou deixar na minha lista anotado, valeu pela dica.

Das distros baseadas no Arch Linux, cheguei a testar o Manjaro que esta para o Arch, assim como o Ubuntu está para o Debian.

Sobre as atualizações, li vários artigos quanto a isso, embora muita gente diga que hoje em dia está bem mais difícil acontecer de quebrar o sistema.

Das distros com Gnome que teste, para mim o Arch Linux foi a melhor.
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: Uma semana apenas com Arch Linux

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 13 de Julho 2014, 13:35

Eu estou a usar o manajaro e não tenho razão de queixa e eu prefiro o manjaro do que o ubuntu
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Uma semana apenas com Arch Linux

Mensagempor Bruno Aquino » Dom, 13 de Julho 2014, 15:08

Manjaro tem tudo para fazer sucesso, eu testei e gostei também, o rolling release vem chegando forte.

Fui para o Arch Linux, mais por aprendizado, e me surpreendi de como a distribuição é boa
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: Uma semana apenas com Arch Linux

Mensagempor Xterminator » Dom, 13 de Julho 2014, 18:29

Bruno Aquino (13-07-2014, 12:29) escreveu:Nunca testei o Gentoo, mas já ouvi falar que ele e o Slackware são mais chatos para instalar.

Não conhecia o Antergos, vou deixar na minha lista anotado, valeu pela dica.

Das distros baseadas no Arch Linux, cheguei a testar o Manjaro que esta para o Arch, assim como o Ubuntu está para o Debian.

Sobre as atualizações, li vários artigos quanto a isso, embora muita gente diga que hoje em dia está bem mais difícil acontecer de quebrar o sistema.

Das distros com Gnome que teste, para mim o Arch Linux foi a melhor.


O Slackware dependendo do que você quer é super fácil de instalar, geralmente as pessoas usam o Install Everything que geralmente deixa o sistema completo inclusive com coisas que nunca irá utilizar, instalar selecionando pacotes é que complica um pouco não sei hoje, pois a última versão que instalei do Slackware foi a 8.1 e todas anteriores entre a 8.1 e 3 pois nesta época eu tinha bastante tempo para testar, o gentoo dependendo do estágio é maçante pois você tem que compilar tudo.

A diferença entre o Manjaro e o Antergos é que este último utiliza os repositórios do Arch sendo o mesmo declarado com uma forma fácil de ter o Arch Linux padrão não um fork como o Manjaro, a sua comparação é perfeita tratando o Manjaro como o Ubuntu do Arch.
Quanto a melhor distro com gnome isto depende do usuário eu utilizo o gnome desde as versões 0.* na minha opinião pelo conjunto da obra o Fedora leva vantagem sobre as outros por ter o Gnome puro, completo e estável, lógico que para mim que sempre utilizo as versões instáveis do gnome para testes e reportar bugs é a melhor escolha, para quem só quer utilizar o gnome pode utilizar qualquer distro mas em todas faltam alguma integração que no Fedora é a mais próxima pois utiliza somente pacotes do gnome para todas as funções, e por muitas vezes para resolver problemas encontrados nas outras você acaba recorrendo ao bugzilla da Redhat.
Editado pela última vez por Xterminator em Dom, 13 de Julho 2014, 22:03, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Uma semana apenas com Arch Linux

Mensagempor Bruno Aquino » Dom, 13 de Julho 2014, 19:42

Posso estar enganado, mas quando instala o gnome no Arch também vem puro de fábrica, depois vai do usuário manter ele puro ou não. O meu já não é, pois instalei o VirtualBox e ele tem qt se não estou enganado.

Vou tentar em uma VM instalar o Slackware com esse Install Everything, valeu a dica.
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: Uma semana apenas com Arch Linux

Mensagempor Xterminator » Dom, 13 de Julho 2014, 22:23

Bruno Aquino (13-07-2014, 19:42) escreveu:Posso estar enganado, mas quando instala o gnome no Arch também vem puro de fábrica, depois vai do usuário manter ele puro ou não. O meu já não é, pois instalei o VirtualBox e ele tem qt se não estou enganado.

Vou tentar em uma VM instalar o Slackware com esse Install Everything, valeu a dica.


Lembrando que um gnome Vanilla vai muito além dos pacotes básicos existe uma integração de baixo nível como o systemd e o packagekit, no Ubuntu até pouco tempo não havia esta integração não sei se já implementaram o systemd no Ubuntu gnome, já o packagekit por causa da Central de programas creio que é descartado, no Arch a instalação padrão do gnome não tem integração com packagekit que se bem integrado ao sistema facilita a vida do usuário na instalação de plugins e codecs já citei esta integração aqui anteriormente, a Central de software do GNOME é um front-end para o packagekit e não é instalada por padrão em nenhum dos sistemas Arch e Ubuntu, por exemplo, alí naquele screenshot que você colocou da Central de controle no Fedora/Opensuse existe a opção verificar atualizações/instalar atualizações que é provido pelo packagekit, para ter esta opção disponível e necessário instalar o pacote gnome-packagekit.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Uma semana apenas com Arch Linux

Mensagempor Bruno Aquino » Seg, 14 de Julho 2014, 23:29

Packagekit, realmente tem que ser instalado posteriormente mesmo depois de instalar o gnome. Mas vou ficar no pacman mesmo.
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: Uma semana apenas com Arch Linux

Mensagempor José Craveiro » Qui, 17 de Julho 2014, 19:17

nuno_nunes (13-07-2014, 13:35) escreveu:Eu estou a usar o manajaro e não tenho razão de queixa e eu prefiro o manjaro do que o ubuntu


Fazendo jus ao título do tópico bem como a este post, também há semana apenas que estou a usar o Manjaro e até este momento só me tem surpreendido pela positiva.
O hardware que possuo não é muito antigo mas também não é muito atual e em pontos como instalação amigável, automatização de elementos essenciais no pós instalação, performance muito boa com ausência de erros (até agora) entre outros aspetos positivos.

Uso a versão xfce e diferente do que se passa na base ubuntu, este desktop no Manjaro apresenta melhor desempenho ainda que mostre uma ram de maior consumo. Posso comparar sendo bastante semelhante este nível de consumo em MBs aos debitados pelo meu windows7 que apesar de não apresentar valores baixos, mantém o cooler silencioso por muito mais tempo. Com a base ubuntu isso tornou-se impossível de conseguir. :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron