Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 3:37 Pesquisa avançada

openSUSE eu recomendo!

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

openSUSE eu recomendo!

Mensagempor Bruno Aquino » Ter, 24 de Junho 2014, 0:51

Facilidade de Uso.




Durante minha trajetória do Linux, testei várias distros, entre elas, distros mais “chatas” como Slackware, Arch e Debian., o ultimo nem tanto, e usei por muito tempo, mas ficava muito incomodado com muita coisa braçal que tinha que ser feito, e vi que não era mesmo minha praia, e decidir usar Distros mais praticas para o usuário final.

Facilidade no mundo Linux é sinônimo de Ubuntu e suas distros baseadas, não só pela facilidade de uso, mas por causa da Comunidade enorme, o OpenSuse não tem uma comunidade tão grande, mas a Distro é fácil de usar, e uma das principais ferramentas que permitem essa facilidade é o Yast2, uma central de configurações unificada do openSUSE, uma especie de “Painel de Controle do Windows”, com ela você pode configurar o openSUSE inteiro sem necessidade do terminal (embora eu goste do mesmo), mas para mim o Yast2 é imbatível no mundo Linux quando se trata de configurações.

Imagem

Outro recurso que permite facilidade de se trabalhar com openSUSE é o “Instalar em um click”, um recurso que permite você instalar pacotes em apenas um click, e o Yast2 se encarrega do resto, procurar dependências e etc.

O openSUSE não tem uma “Central de Programas” como o Ubuntu, é tudo feito de modo online, é necessário entrar no site http://software.opensuse.org/ e pesquisar o pacote que deseja instalar, e dar apenas um clique 8)

Imagem

Instalação fácil e poucas configurações após a instalação.




O openSUSE tem um dos instaladores mais completos que já usei, além de fácil e intuitivo. Depois de instalado, ele não vem pronto para uso assim como o Linux Mint, mas praticamente só é necessário instalar os Codes de Mídia e pronto! Claro que isso depende muito de usuário para usuário, mas para usuário comum, basta apenas instalar os Codes e pronto.

Melhor distro com KDE que já usei.




Já usei várias distros com o KDE, entre elas, Kubuntu, Linux Mint, Mageia, NetRunner, Fedora e etc, mas em nenhuma delas é tão polido e fluido como no openSUSE, parece que o KDE foi feito para o openSUSE, já testei com o Gnome Shell, mas não é a mesma coisa.

Imagem

Nem tudo são flores.




Bom, nem tudo é perfeito, e o openSUSE tem seus defeitos, um deles que eu não gosto, não é bem um defeito, é o tempo de resposta do “zypper refresh” e “zypper update” que é o mesmo que “apt-get update” e “apt-get upgrade” no Ubuntu, o tempo de resposta é menor, demorando um pouco mais.

No Live CD, mesmo escolhendo o seu idioma, ele acaba ficando em Inglês, e só após a primeira atualização do sistema, é que ele vai ficar no idioma selecionado, mas uma maneira de resolver isso, é baixando a Mídia completa, de 4 GB.

É uma distro recomendadíssima! :yeah:
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: openSUSE eu recomendo!

Mensagempor Strobe » Ter, 1 de Julho 2014, 1:17

Digo o mesmo
eu até estava pensando em criar um tópico recomendando essa distro,porém vc foi mais rápido xD
Distro estável e elegante e atualizada = openSUSE

se eu deixasse de utilizar o Debian (acho difícil xD) com certeza, essa seria minha nova distro.
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012

Re: openSUSE eu recomendo!

Mensagempor Bruno Aquino » Qui, 3 de Julho 2014, 23:30

Instala em dual boot :D
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR


Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes