Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 3:25 Pesquisa avançada

Minha experiência com o Ubuntu/Lubuntu

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Minha experiência com o Ubuntu/Lubuntu

Mensagempor HIzium » Sex, 15 de Novembro 2013, 2:01

Minha primeira experiencia com o Linux foi na minha primeira faculdade, onde um professor deixou a turma testar o Ubuntu 12.04. Eu gostei muito do sistema, pois mesmo usando uma Live Session, os programas abriam rápido, e a produtividade que o terminal oferece me deixou impressionado.
Mas, por mais que eu tenha gostado muito do Ubuntu, eu não tinha coragem para instala-lo no meu PC, pois eu acreditava que era muito difícil de usar, então eu usava apenas o Live CD. Em abril deste ano eu finalmente instalei o Ubuntu 12.10 no meu computador, e posso afirmar que a mudança foi para melhor. Apesar de haver muitas reclamações sobre a versão 12.10 pela internet e eu realmente ter presenciado alguns problemas , a performance é muito melhor do que a do Windows.

Eu procurava por informações em toda a internet, e em uma destas buscas eu encontrei o Ubuntued e gostei do fato de haver dicas e tutoriais de fácil entendimento e simplificados de uma maneira que um leigo como eu conseguia fazer sem ter problemas.

Hoje em dia eu uso o Lubuntu 13.04, e aprendi algumas coisas nesses 7 meses com o Linux,e espero aprender muito mais para futuramente, quando eu estiver com melhor conhecimento em programação e computação, poder contribuir ( quem sabe né rs).

As principais vantagens que eu estou presenciando são:
- A performance do sistema e a velocidade com a qual os aplicativos abrem.
- As facilidades do terminal, como atualizar o sistema inteiro de forma automática em vez de ter que atualizar um por um.
- A comunidade que é muito ativa e amigável e oferecem ajuda em nível básico e avançado.
- A produtividade que eu consegui com varias áreas de trabalho

Vale também citar a mudança para o Lubuntu, que tem um fator que , para mim, é decisivo: uso de bateria
Quando eu comprei meu notebook, ele vinha com windows 8, e a bateria durava 2:30 hrs em modo normal e 3:20 em modo economia ( que é, diminuir o processador, brilho do monitor e desativar bluetooth e wifi); com o Ubuntu (Unity) a bateria durava cerca de 2:00 hrs em modo normal e 2:30 hrs em modo economia ( sim, eu perdia bateria com o Unity); mas com o Lubuntu as coisas são diferentes: em modo normal eu tenho durabilidade de 3:00 horas de bateria e, usando o modo economia, eu consegui durabilidade de 5:00 hrs de bateria (meu note tem bateria de 6 células).
Essa durabilidade é muito importante, pois eu posso continuar estudando e fazendo as minhas coisas em qualquer lugar a qualquer hora.

Mas nem tudo é um mar de rosas, eu estou tendo algum problemas com o Linux, mas não com o sistema propriamente dito, e sim com as pessoas que tendem a reclamar do sistema operacional do meu computador, sempre ouço comentários como: "não consigo entender como você consegue usar esse lixo", mas eu não ligo, pois muitas vezes no meio de alguma apresentação ou aula, eu vejo estas mesmas pessoas se desesperando procurando por tomadas para carregar o computador deles que está sem bateria, enquanto eu ainda tenho a minha quase cheia, e nessa hora eles conseguem entender o motivo de eu usar "esse lixo".

Outro problema que eu enfrento é a incompatibilidade de alguns arquivos do Linux para o Windows, as vezes na faculdade eu faço um código que funciona bem no meu computador, usando apesar bibliotecas simples, nada exclusivo, mas quando envio para meus professores, o arquivo no computador com Windows deles não reconhece os acentos ( mesmo em comentários), funções simples como somatórios ou expressões matemáticas básicas não funcionam e eu fico sem saber o que aconteceu e o que fazer ( se alguém souber eu ficaria muito grato de receber ajuda rs)

Mas mesmo com esses problemas, eu estou muito feliz com o Ubuntu e espero que o sistema continue melhorando sempre, apesar de ter dado algumas escorregadas rs.
Avatar do usuário
HIzium
 
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Julho, 2013

Re: Minha experiência com o Ubuntu/Lubuntu

Mensagempor hailton » Sex, 15 de Novembro 2013, 14:01

Muito bom o depoimento, instalarei o Lubuntu para ver como ficará a duração da bateria. :p
Surpreso com essas 5 horas... é em uso normal? Navegando ou usando aplicativos Office?

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Minha experiência com o Ubuntu/Lubuntu

Mensagempor yuryrodrigues » Sex, 15 de Novembro 2013, 15:16

@HIzium,

Obrigado pelo seu depoimento!

O Linux é MUITO mais fácil que o Windows, aumenta a produtividade, te ensina a programar(ou não), enfim, é excelente em todos os sentidos. Basta dar uma change e deixar o preconceito de lado!

Nâo é muita novidade o Windows consumir tanta bateria, memória e outras coisas :troll:

Tenho notado que o pessoal utimamente tem adotado cada vez mais o Lubuntu/LXDE/OpenBox. Este ambiente/gerenciador de janela é expetacular :o
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Minha experiência com o Ubuntu/Lubuntu

Mensagempor HIzium » Sex, 15 de Novembro 2013, 22:58

hailton (15-11-2013, 13:01) escreveu:Muito bom o depoimento, instalarei o Lubuntu para ver como ficará a duração da bateria. :p
Surpreso com essas 5 horas... é em uso normal? Navegando ou usando aplicativos Office?


Na verdade, essas 5 horas são obtidas com alguns procedimentos similares a usar o modo "Economia de Energia" que o Windows possui. Eu uso o Jupiter para gerenciador de energia, então eu deixo ele no modo Power Saving, também diminuo o brilho do monitor para um valor baixo o suficiente para eu conseguir ler sem problemas, mas sem gastar tanta energia. E, por fim, eu desativo o wifi e o bluetooth, dessa maneira quando eu preciso usar a internet, eu posso usar no cabo. Isso economiza energia por que eu tenho o wifi e o cabo para internet mas não uso os dois ao mesmo tempo, entao desativo o wifi que gasta mais bateria, e continuo com conexão à internet.

Quanto aos programas, quanto mais processamento utilizar, mais energia usa, então eu uso o nano ou o abiword para digitar textos, e para internet uso o xombrero.
Avatar do usuário
HIzium
 
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Julho, 2013


Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron