Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 8:26 Pesquisa avançada

Actualização LibreOffice - Linux vs Windows

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Actualização LibreOffice - Linux vs Windows

Mensagempor zilog » Dom, 27 de Outubro 2013, 1:27

Eu tenho o Arch Linux (Manjaro) instalado em Dual Boot com o Windows 7.
O meu computador já tem uns anos, mas em Linux trabalha melhor do que no Windows, porque tenho menos coisas instaladas e principalmente porque não tenho Firewall, Anti-Virus, Anti-malware instalados.
A minha versão do LibreOffice no Linux está sempre actualizada, porque todos os dias actualizo o sistema. No Windows 7, já há um tempo que o LibreOffice dizia que havia uma nova versão, mas faltava-me vontade para actualizar. E quando actualizei, é que eu vi porque eu tinha pouca vontade.

Então vamos começar.


Máquina
Pentium 4 @ 2,60 Ghz
2Gb RAM
Linux Kernel 3.10.x
Windows 7




Actualização em Linux

Entrei na linha de comandos e introduzi o comando:

sudo pacman -Syu

Fui brincar com o meu filho, e passado um tempo, fui ao computador ver como estava a decorrer as actualizações de todos os pacotes, e já tinha terminado. Todos os pacotes, programas, librarias, ficheiros, etc... estava tudo actualizado para a ultima versão, sem qualquer intervenção minha.




Actualização em Windows

Fui ao site do LibreOffice descarregar a ultima versão, cerca de 205Mb.
Quando acabou o download, abri a pasta de downloads e executei o instalador.
Começou a instalação...fui brincar com o meu filho.
Passado um tempo, fui ver como estava e dizia que tinha ocorrido um erro e que não foi nada instalado.

Duplo click no instalador de novo....(o meu PC é lento...), esperei...esperei....passado um tempo começa a instalar. Fiquei a ver o que se ia passar...deu um erro de novo. Parece que alguns ficheiros que irão ser actualizados, estão a ser usados por outros programas. Um deles é o Synergy. Como eu já não o utilizo, desinstalei.

O meu filho começou a chamar-me para ir brincar com ele. Eu disse-lhe que estava quase a acabar o que estava a fazer, vou já.
Corri de novo o instalador. Parece que há mais ficheiros que vão ser actualizados e que estão a ser usados.

Bem... o melhor é desinstalar o LibreOffice antigo e instalar de novo a versão mais recente.
Começou a desinstalação do LibreOffice...o meu computador é lento...desinstalando....demorou quase uma eternidade...o meu filho chama-me de novo. -Pai! quando é que vens brincar comigo?!
Acabou de desinstalar...faço reset (acho que é melhor).

Está a arrancar....é lento a entrar no Windows...tenho muita coisa instalada...espero...espero...já está.
Corro o instalador de novo e vou ter com o meu filho.
Passado um tempo vou ver como está a decorrer.... instalação concluida.

Este processo todo do Windows, demorou mais de 30 minutos comigo em frente ao monitor.

No Linux demorei cerca de 10 segundos, foi o tempo de abrir a consola e escrever o comando.



[EDITADO]

Conclusão

No Linux, com um comando actualiza-se todo o sistema.

No Windows, todas as actualizações de programas, requerem a intervenção do utilizador.
Editado pela última vez por zilog em Dom, 27 de Outubro 2013, 3:54, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Actualização LibreOffice - Linux vs Windows

Mensagempor Strobe » Dom, 27 de Outubro 2013, 3:09

onde vc quis chegar com este post?
falar que o windows é lento?
olha só o hardware que vc está usando...
usei o windows como sistema operacional "principal" desde 2007,e nunca tive problemas com ele
apesar de muitos falarem que trava, e etc.
desculpe-me se interpretei mal o seu post,mas acho que abri um tópico apenas para relatar isso...acho meio desnecessário.
abraço

obs: uso o Debian e o Windows,ambos são ótimos,cada um cumpre o que promete.Pelo menos em meu hardware é assim...
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012

Re: Actualização LibreOffice - Linux vs Windows

Mensagempor Exploit » Dom, 27 de Outubro 2013, 3:13

zilog (27-10-2013, 1:27) escreveu:Este processo todo do Windows, demorou mais de 30 minutos comigo em frente ao monitor.

No Linux demorei cerca de 10 segundos, foi o tempo de abrir a consola e escrever o comando.


windows :obvio:
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Actualização LibreOffice - Linux vs Windows

Mensagempor zilog » Dom, 27 de Outubro 2013, 3:39

@Strobe

Você interpretou mal sim.

Este tópico que criei em Testemunhos/Depoimentos serve para mostrar a facilidade com que se actualiza um programa (neste caso LibreOffice) no Linux. Já no Windows, temos que dar mais passos para a actualização.

Se calhar eu também posso ter-me explicado mal.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Actualização LibreOffice - Linux vs Windows

Mensagempor Strobe » Dom, 27 de Outubro 2013, 3:52

@zilog
desculpe-me :facepalm2:
é que realmente não tinha entendido,talvez pq eu tenha lido com uma certa rapidez :S
mas agora que vc explicou...
abraço :yeah:
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012

Re: Actualização LibreOffice - Linux vs Windows

Mensagempor zilog » Dom, 27 de Outubro 2013, 3:57

Strobe (27-10-2013, 2:52) escreveu:@zilog
desculpe-me :facepalm2:
é que realmente não tinha entendido,talvez pq eu tenha lido com uma certa rapidez :S
mas agora que vc explicou...
abraço :yeah:


Já editei o tópico e coloquei a conclusão a que eu queria chegar.
É que eu não sou muito bom com palavras. Explicar verbalmente por vezes é difícil, por escrito então, ainda é mais.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Actualização LibreOffice - Linux vs Windows

Mensagempor Strobe » Dom, 27 de Outubro 2013, 4:00

ficou bem legal :yeah:
mas creio que foi falta de atenção minha :facepalm2:
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012

Re: Actualização LibreOffice - Linux vs Windows

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 27 de Outubro 2013, 4:02

Strobe (27-10-2013, 2:09) escreveu:onde vc quis chegar com este post?
falar que o windows é lento?
olha só o hardware que vc está usando...
usei o windows como sistema operacional "principal" desde 2007,e nunca tive problemas com ele
apesar de muitos falarem que trava, e etc.
desculpe-me se interpretei mal o seu post,mas acho que abri um tópico apenas para relatar isso...acho meio desnecessário.
abraço

obs: uso o Debian e o Windows,ambos são ótimos,cada um cumpre o que promete.Pelo menos em meu hardware é assim...



Boas Strobe, também não entendi o teu 1º comentário a este post!

Acho que foi apenas uma opinião, um testemunho feito com respeito e por isso em nada contraria as regras do forum!
Pelo menos que eu saiba!

Não percebi a tua irritação com a opinião do criador do tópico!

Até porque a tua resposta é uma contradição por si só!

Então olhando para o hardware dele, o Windows é lento a actualizar o Libreoffice, MAS com o Arch não o é!

Isso quer dizer que, com o mesmo hardware, dois SO's trabalham de formas completamente diferentes!

Ora, o Arch é leve e rápido a actualizar algo com 200 MB e o Windows é lento a realizar a mesma operação!

Eu concordo com a opinião dele!

Utilizava (passado!) o Windows desde 1993! E agora, depois do que vi no Mundo Linux, particularmente, com o Ubuntu, já não uso!

E ele apresentou 2 das muitas razões que me fizeram mudar!

Lentidão e não existir nenhum problema com vírus.

E só porque uma pessoa tem um PC mais antigo, não tem direito a beneficiar do melhor de um SO?

Esta também não percebi.

E isto só prova que os SO's Linux têm melhor performance! Julgo eu!

Eu pouco mais tenho do que ele.

Dual Core a 2,80 GHz, 2 GB de RAM e uma ATI X1600 com 512 MB.

Mas pronto, fica aqui também a minha opinião, que todos nós, temos direito a dar.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Actualização LibreOffice - Linux vs Windows

Mensagempor Strobe » Dom, 27 de Outubro 2013, 4:24

olá Miguel
não me irritei com o post dele...
como eu disse,"talvez eu tenha interpretado mal"
e tbm não disse que a opnião dele não era válida,pois como vc disse "fica aqui também a minha opinião, que todos nós, temos direito a dar"
sou novo no mundo linux,não uso 24h por dia talvez seja por este motivo que eu ainda considere bastante o Windows...
e sobre o hardware,eu uso um quad q8200 e o Windows roda 100%
ja um pc dual core 2.6GHz que tenho não roda tão bem,isso que eu quis dizer na questão do hardware...
não é pq o linux roda 100% na máquina dele,que o windows irá rodar 100% tbm...
são SOs diferentes,creio eu...
essa foi minha opnião sobre o hardware,já a questão aonde ele quis chegar com o post dele,ja foi resolvida,"interpretei mal".
e tbm não tinha visto que foi postado na seção " Testemunhos/Depoimentos"
pensei que tinha criado um tópico avulso
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012

Re: Actualização LibreOffice - Linux vs Windows

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 27 de Outubro 2013, 23:57

@zilog, partilho do mesmo sentimento e ainda vou mais além. Instalando (na máquina do local de trabalho) o Dev-C++ no Windows Vista levou perto de 1h até o deixar funcional. Cheguei a casa, no Debian instalei o Wine e o Dev-C++, tomando apenas 5 minutos da minha atenção e estava 100% funcional. Incrível, não é? :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron