Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 9:22 Pesquisa avançada

Meu primeiro encontro com linux

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Meu primeiro encontro com linux

Mensagempor nelinhoãngolano » Ter, 10 de Setembro 2013, 11:50

Meu primeiro encontro com linux

Neste pequeno artigo compartilho convosco como entrei para o mundo linux.

Um sonho
Sempre tive o sonho de poder usar o sistema operativo do pinguin uma vez que sempre encontrei depoimentos de usuarios que o sistema é melhor que windows e o melhor de tudo não é vulneravel a virus. Mas como não conhecia alguem que me podesse incar o caminho certo, fiquei apenas no sonho
O primeiro encontro com o pinguin

Num belo dia eu esta a procurar nos discos do meu sobrinho um disco com drivers pra configurar o meu pc depois de uma reinstalação foi que encontrei um cd com o nome LINUX/UBUNTU 11.10 que o professor de informatica lhe tinha oferecido não pensei duas vezes eu disse pra mim mesmo é hora de esperimentar e ver quão bom é o sistema operativo, fiquei maravilhado de ver quão bonito,rapido era o sistema operativo que decidi instalar no hd em dual boot.
Decepção

Como era inesperiente na areia fui tentar reproduzir musicas,videos nada funcionava e pedia pra instalar uns plagin. Foi dai que pensei que se um sistema não reproduz musica nem video por mais que seja seguro e estalvel de nada me adiantava.

Uma segunda chance


Apesar de ter desistido não parei de pensar em como ter um linux funcional, foi assim que dei-me de cara com o linux mint mate que ao ler os detalhes pude saber que ele ja vem com os codecs de son e videos, baxei para não ter supresas demorei a experimentar pelo cd. Gostei tanto não so pelos codecs mais pelo facto de ser um pouco parecido ao windows, instalei no hd sem dualboot e fiquei com ele quase um ano neste periodo aprendi muita coisa bom os blogues disponiveis.
Não tarda sai a nova versão do ubuntu 12.04 precise como sempre gostei da beleza e da facilidade com que o unity porpociona baxei e substitui pelo mint e dai em diante so experimento outras distros no hd externo mas o precise nunca mais saiu do pc até agora.
Fui passando o testemunho aos meus amigos que pensavam que linux é dificil de usar dei-lhes o meu pc e pra supresa deles o sistema era lindo,leve, e facil de usar,instalei no pc do meu sobrinho a pedido dele e os outros meus amigos pediram pra eu instalar e configurar o pc deles mais olha so o azar dias depois fui trasferido pelo meu serviço pra outra provincia. Mas quando eu voltar deferias ja os prometi que instalo o linux no seus pcs.

nelinhoãngolano
 
Mensagens: 19
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Meu primeiro encontro com linux

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 1 de Outubro 2013, 0:49

Olá @nelinhoãngolano,

Antes de mais peço desculpa por só agora responder a este seu tópico. Digo isto porque convido muitas vezes a fazerem este tipo de tópicos porque gosto realmente de os ler, no entanto ultimamente tenho andado extremamente ocupado e, por isso mesmo, ainda não tinha lido este seu testemunho.

Bom, para começar, na minha opinião, acho que você começou muito mal no mundo Linux: no Ubuntu 11.10. Pior que isso seria você ter começado no Ubuntu 11.04 que é tido por muitos, eu inclusive, como o pior Ubuntu de sempre. O Ubuntu seguinte, o tal 11.10, estava melhorzinho, mas a coisa ainda estava muito má. Entretanto, eles têm melhorado sim mas acho que não o suficiente, pelo menos ao nível de velocidade. Em todo o caso, sou o primeiro a dizer que a estabilidade e abrangência de hardware do Ubuntu 12.04 é muitíssimo boa. Mais uma vez, é a minha opinião e sei que muita gente discorda! :D

Entretanto, fico contente em ver que você não desistiu e foi para o Mint. Efetivamente o Mint é excelente para quem não quer se preocupar com instalar software adicional, principalmente por causa dos codecs. Esta situação ocorre por um simples motivo: os codecs, pelo menos alguns, têm licenças que proíbem a distribuição deles em distribuições Linux. A canonical como não quer estar ilegal em certos países mais rígidos decidiu desde o início (há já quase uma década) nunca incluir pacotes que pudessem infringir certas leis.

No caso do Mint, eles não se preocupam com essa potencial ilegalidade.

Em todo o caso, como você já se deve ter apercebido, bastava clicar no botão de aceitar instalar o plugin. A instalação é totalmente automática e tem uma segurança muito alta, devido às chaves de autenticação que os repositórios utilizam.

Entretanto, você não referiu qual o ambiente gráfico que usa e se mudou porquê que o fez. Você inicialmente gostou do Mint por ser parecido com o Windows, mas acabou por preferir o Unity? Eu gosto muito da usabilidade que o Unity proporciona, principalmente se se estudarmos uma filosofia de utilização que eu partilhei no link abaixo. Infelizmente não gosto da velocidade dele, mas tenho esperança que no Unity8 as coisas mudem drasticamente para melhor. Mas até lá ainda temos de esperar um ano :|

Imagem
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Meu primeiro encontro com linux

Mensagempor Luiz Frota » Ter, 1 de Outubro 2013, 1:25

Realmente, a praticidade e a proposta do Unity é ótima mas o fato de ele ser meio um Frankenstein ( varias coisas juntas pra formar algo que poderia ser mais simples e leve) acaba depondo contra ele. Hoje uso o Gnome pelo fato de que é muito leve e seu desenvolvimento vem sendo uma grata surpresa , agora é esperar para ver se o Unity 8 vai trazer melhoras ao Ubuntu.
Avatar do usuário
Luiz Frota
 
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Setembro, 2012

Re: Meu primeiro encontro com linux

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 1 de Outubro 2013, 1:31

Estou com grandes expectativas sobre o Unity8! Mas, verdade seja dita, também ja as tive em várias versões do Ubuntu e acabei por achar que era um Unity um pouco melhor mas nada de surpreendente.

Sobre o Gnome, acho que tem tido um desenvolvimento muitíssimo ambicioso, sem dúvida! Apenas me entristece o facto de eles quererem impingir uma forma de utilização das aplicações que irá tornar a Barra Global obsoleta. A ideia é muito boa, mas é preciso que os programadores mudem suas aplicações para essa ideologia, coisa que é difícil de fazer no meio de tantas aplicações que por vezes estão já meias descontinuadas. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Meu primeiro encontro com linux

Mensagempor Daniel Alves » Ter, 1 de Outubro 2013, 1:43

Eu já prefiro o Unity por conta do global menu e o aproveitamento da tela do computador que ele proporciona. Se não fosse por isso já tinha mudado para o Gnome, que testei no Fedora 19 e achei ótimo :lu: . Achei ele lindo e rápido. Mas apesar da beleza aparente, ele utiliza muito mal a tela do PC, com excessos de barras na parte superior. Só não tenho certeza de que com ele conseguirei ter a mesma produtividade que tenho no Unity.
Por isso estou observando atentamente a evolução do Gnome para quem sabe lhe dar uma nova chance.
Avatar do usuário
Daniel Alves
 
Mensagens: 31
Registrado em: 09 Fevereiro, 2012

Re: Meu primeiro encontro com linux

Mensagempor yuryrodrigues » Ter, 1 de Outubro 2013, 2:13

Meu primeiro contato com a distribuição foi com o Ubuntu 11.04. De inicio, ele era bem lento, travava com muita frequencia no meu computador, mas, em comparação como Windows era muito melhor, portanto não pensei duas vezes e me mantive com ele. Mas por pouco tempo, coisa de 1mês e meio. Logo veio o Ubuntu 11.10, muito mais rápido e estável, embora nada excepcional.
Depois fui para o XFCE/Xubuntu. MUITO rápido, leve, estável e prático. Me mantive com ele durante alguns meses.
E finalmente vim para o Gnome-Shell/Ubuntu. Este é o meu sistema favorito, alia a leveza, simplicidade, beleza e produtividade. Não tenho do que reclamar.

Estou esperando o Ubuntu 13.10 para instalá-lo e ver como anda o desempenho do Unity.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Meu primeiro encontro com linux

Mensagempor Luiz Frota » Ter, 1 de Outubro 2013, 2:28

Claudio, quanto aos programas é verdade, mas isso não se restringe ao Gnome, acho que é uma tendencia de buscarem identidade e programas próprios ( a exemplo do KDE que já tem uma base muito solida neste segmento) até o Unity que foi a opção da Canonical , mudanças são necessárias para que se aja uma evolução, infelizmente isso acaba acarretando mais trabalho para os programadores.
Daniel, realmente, o Gnome não tem a produtividade que o Unity oferece, mas em muitos aspectos, ele esta muito mais polido que o Unity ( também gosto muito do Unity) mas como o Claudio mesmo Citou outras vezes aqui no fórum ele ainda peca em muita coisa e o principal é mesmo o desempenho. Talves o Unity 8 melhore esse ponto negativo mas por enquanto são só conjecturas. :D
Avatar do usuário
Luiz Frota
 
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Setembro, 2012

Re: Meu primeiro encontro com linux

Mensagempor Diego_Ub » Ter, 1 de Outubro 2013, 18:20

Sou um novo membro nesse forum e quero demonstar aqui minha experiência com o Ubuntu, realmente o sistema é ótimo, a cada edição fica mais bonito e mais flexivel, no entando, a mais de 1 ano, venho tentando usar o Ubuntu 12.04 (Ja testei a ultima 13.04) e sempre tenho um problema terrivel, super aquecimento e incompatibilidade com minha placa dedicada amd radeon 6480G, o sistema fica perfeito quando acabo de instalar, roda liso, sem problemas, só que começa a deixar o notebook muito quente, e quando instalo o driver amd (proprietário)e conecto o projetor so funciona no modo "duplicar tela" e eu uso muito o modo de 2 telas, quando entro no painel da amd e vou configurar o modo de 2 telas, pede para reiniciar, quando reinicio a surpressa, o sistema so inicia em modo texto, sei que a culpa não é do Ubuntu, ja procurei e testei várias formas de corrigir isso e nada, inclusive ja coloquei isso no forum ubuntu PT me deram diversas soluções, tentei e nada, outro problema também é que quando instalo todos os codecs multimidia e vou assistir um video, o audio do video fica acelerado e falhando (não muito) mais acaba ficando desconfortavel, será que a Canonical não poderia investir em um driver open source (Ja conheço o nouveau) que funcionasse com placas amd? igual fez com a Nvidia! Queria muito usar o Ubuntu e deixar o Windows, mais até isso ser resolvido não posso, e outra coisa, não gosto de XFCE,LXDE, etc...por isso não uso, eles funcionam, mais não tem a elegância do Unity, Gnome etc... Será que há uma solução pra mim? queria muito que isso chegasse aos desenvolvedores da Canonical... Pesso desculpas se fiz algo de errado, só quero expor algumas coisas que o Ubuntu poderia ponderar e aperfeiçoar!!! Boa Tarde a Todos!
Avatar do usuário
Diego_Ub
 
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Outubro, 2013

Re: Meu primeiro encontro com linux

Mensagempor E.Granja » Qua, 2 de Outubro 2013, 18:46

Gostei da iniciativa do tópico!

Minha Experiência:

Além do Desktop, tenho um Netbook HP Mini com processador Atom e 1gb de memória RAM. O sistema operacional padrão nesses equipamentos é o Windows 7 Starter e após vários meses de uso com tempo de boot na casa dos 2min30s e lerdeza de resposta do navegador, vídeos e
outros, decidi buscar uma alernativa mais leve e mais rápida.

Por dois meses, pesquisei e acompanhei as atualizações do Distrowatch. Baixei alguns live CDs, nomeadamente Ubuntu e derivações além do Fedora, TinyCore, SliTaz, etc. De todas as distribuições que testei, o Ubuntu 12.04 foi a que me entregou mais compatibilidade de hardware, e apesar da lerdeza do ambiente Unity, ainda era mais usável que o Windows 7.

Desde então, passei a utilizar o Ubuntu 12.04 também no Desktop em dual boot com o Windows 7/8, até que tive problemas com a minha antiga placa de video nVidia. A sucessora escolhida foi uma AMD HD 7770. Foi quando os meus problemas começaram! Toda atualização de Kernel dava bronca no driver de video e eu tinha que reinstala-lo. Mesmo com o driver funcional, percebia uma lentidão sem precedentes na interface. A sucessiva instalação/reinstalação de drivers, SO e tudo mais me faziam perder muita produtividade e isso me fez optar por manter apenas o Windows 8 no Desktop.

Hoje, utilizo o Lubuntu 13.04 no Netbook (em dual com o Ruindows 7 Starter que a minha esposa insiste em usar...) e Windows 8 no Desktop.

Aliás, nem o uso deste último me livrou de alguns problemas com a placa de video...

Espero que a adoção do Ubuntu pela Valve traga algumas melhoras para as placas de video AMD. Caso contrário, minha próxima placa será uma nVidia.
Avatar do usuário
E.Granja
 
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Maio, 2013
Localização: Natal, RN

Re: Meu primeiro encontro com linux

Mensagempor khushfehmi045 » Qua, 10 de Dezembro 2014, 14:17

Meu primeiro contato com a distribuição foi com o Ubuntu 11.04. De inicio, ele era bem lento, travava com muita frequencia no meu computador, mas, em comparação como Windows era muito melhor, portanto não pensei duas vezes e me mantive com ele. Mas por pouco tempo, coisa de 1mês e meio. Logo veio o Ubuntu 11.10, muito mais rápido e estável, embora nada excepcional.

khushfehmi045
 
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Dezembro, 2014


Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron