Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 5:39 Pesquisa avançada

Em meu netbook: ElementaryOS

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Em meu netbook: ElementaryOS

Mensagempor paulocarmino » Qua, 7 de Agosto 2013, 20:23

Antes do Elementary




Bem pessoal, eu tenho um netbook que tem as seguintes configurações: Atom® N450, NS423, 2GB, HD 320GB, LED 10.1".

Ele estava com Windows 8 rodando na marra até algumas semanas atras, antes de eu decidir estudar linux para tirar LPI-I e quem sabe conseguir no máximo ano que vem um emprego de SysAdmin. Foi aí que começou minha briga, hehe.

Nos testes LPI, é usado como base o Debian nas questões... Então foi o primeiro impulso instalar o Debian no net com o seguinte pensamento:

"Poxa, geralmente linux é bem leve, vai rodar legal no netbook".

Até aí beleza, instalei sem problemas com ajuda da internet. Mas o problema é que, a tela do notebook é pequena, e o desempenho não ficou como eu esperava. A tela foi o que mais me incomodou, então comecei a pesquisa e ouvi falar sobre o Ubuntu. Vi as telas, achei tudo muito lindo, o menu global iria resolver um pouco meu problema com a tela e além disso ele era esteticamente muito agradável para mim, (porque para mim, isso é importante.) Mas aí o que me desanimou foi o desempenho, travando muito no netbook, dando erro internet várias vezes (cheguei a testar 4 versões do Ubuntu: 12.4 12.10 13.04 13.10) e os sintomas eram os mesmos.

Lendo alguns fórums, peguei dicas e fui testando: Xubuntu, Lubuntu, Voyager (Uma distro realmente muito boa e bonita! Só não fiquei com ela pois a Elementary me agradou mais), PearOS, LinuxMint e várias outras que não lembro. Testei o Ubuntu com sessões GNOME, KDE e etc.. Até que achei a luz: ElementaryOS.

Alegria e Ânimo para Estudar



Após eu instalar o Elementary as coisas foram diferentes! Bem mais fluído que qualquer outra distro que eu instalei. Ele já era bonito quando instalei, mas tenho que confessar: Sou tarado por modificações! Então comecei novamente a garimpar pela internet tutoriais, how-to's, artigos e matérias de personalização do ElementaryOs, até que cheguei a esse resultado:



Vou deixar aqui no spolier, as modificações que fiz com seus respectivos links de onde achei a informação:

Spoiler:
1 - Instalação do Elementary Tweaks. [fonte]
2 - Instalação de novos temas. (Estou usando a seguinte configuração -> imagem) [fonte]
3 - Instalação do pacote de ícones (eNumix uTouch) [fonte]
4 - Instalação do GloobusPreview (É ótimo esse pre-visualizador) [fonte]
5 - Instalação do Pantheon-Notify [fonte]
6 - Instalação do Indicator Synapse (Pesquisar nele chega dá gosto!) [fonte]
7 - Adicionei a lixeira no Plank [fonte]
8 - Baixei alguns packs de Wallpaper [fonte1] [fonte2]
9 - Instalação do Conky Manager [fonte]
9.1 - Estou usando o Date HD.conky, peguei ele no Voyager e modifiquei para instalar no Conky Manager: imagem
10 - De resto, instalei outros aplicativos de uso rotineiro como: Delugue, para torrents. Sabnzbdplus, para baixar da UseNet. Sublime Text 2, eu já o usava no Windows, melhor editor não tem. Chromium, não gostei do app padrão do Elementary. E uns apps para baixar e converter vídeos do youtube.


Imagens






Minhas conclusões



Enfim, após essas modificações o meu ambiente linux está ótimo para eu continuar meus estudos para LPI. Ainda sou um usuário bem noob, essas modificações que fiz apesar de serem coisas simples para alguns, para mim foram coisas super legais de serem feitas. Aprendi já bastante coisas com essa temporada de caça ao linux perfeito para meu net hehehe.

O desempenhou me agradou tanto que estou escrevendo esse depoimento dele, sem nenhuma preocupação, sem nenhum travamento, com umas 8 abas do Chromium abertas e usando 3G da Vivo ( o.O )

Ainda quero modificar algumas coisas, quero instalar os meus drivers de vídeo mas não sei como ainda. Parece que com eles atualizados fica mais rápido do que já é *-*

Ainda não comecei a usa-lo muito para multimídia (ver filmes, música, seriados e etc..) mas quando começar, vou testar alguns programas desses gêneros. Pelo que vi em algumas matérias tem um melhor do que o outro por aí, é só questão de conhecer e gostar.

Final



Bem pessoal, espero que meu depoimento ajude mais pessoas a se decidirem, ou quem sabe já saber de cara o que fazer para seu netbook rodar linux tranquilamente sem dor de cabeça com travamentos e erros internos.

Como já mencionado, sou muito iniciante em Linux. Dicas são super bem vindas, em relação as minhas modificações e sobre Linux em geral. Vou continuar estudando com apostilas que achei na internet, e vamos que vamos!

Abraços.
Avatar do usuário
paulocarmino
 
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Agosto, 2013

Re: Em meu netbook: ElementaryOS

Mensagempor gustavobgs » Qui, 8 de Agosto 2013, 0:12

Excelente depoimento, instalei o elementaryos no netbook da minha irmã e ela adorou.
ùnico defeito foi que não consegui instalar o driver da placa de video radeon dela, tentei de tudo e não funciona.

Mas mesmo assim o desempenho é excelente!

Abraços

Edit :
o site do elementary está em contagem regressiva, será que é o lançamento da versão final?
http://elementaryos.org/
Avatar do usuário
gustavobgs
 
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Setembro, 2011
Localização: Goiânia - GO

Re: Em meu netbook: ElementaryOS

Mensagempor paulocarmino » Qui, 8 de Agosto 2013, 1:01

Opa Gustavo!
Vish, pelo que estou vendo radeon é um problema com Linux, né?
Estou perguntando porque hoje acabou de vez qualquer tipo de problema com meu netbook... Fiz uma dívida mas comprei um notebook usado (foi o que deu ;/).

Um Dell Inspirion m5030. Já estou instalando o Elementary nele, logicamente hahaha!

---
E esse contador? http://elementaryos.org/
O que será que significa?
Avatar do usuário
paulocarmino
 
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Agosto, 2013

Re: Em meu netbook: ElementaryOS

Mensagempor gustavobgs » Qui, 8 de Agosto 2013, 1:14

Sim radeon ainda é uma pedra no sapato do mundo linux :(
eu acho que é a contagem para o lançamento da versão final.. imagina?

seria uma excelente notícia! :D

Parabéns pela compra do notebook, não vai se decepcionar com o eos
uso no meu desktop, minha irmã usa no netbook dela e meu irmão no note dele! ^^
Avatar do usuário
gustavobgs
 
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Setembro, 2011
Localização: Goiânia - GO

Re: Em meu netbook: ElementaryOS

Mensagempor paulocarmino » Qui, 8 de Agosto 2013, 1:28

Bem, vou tentar instalar aqui e vou postando como está o andamento :D

Pow, tomara! Se vier com novidades, melhor ainda *-*
Uma das coisas que eu mais queria, era o global menu. No Pear8 já está disponível.
Avatar do usuário
paulocarmino
 
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Agosto, 2013

Re: Em meu netbook: ElementaryOS

Mensagempor Exploit » Qui, 8 de Agosto 2013, 1:57

a marca é culpada.. o linux não tem obrigação de ser compatível com uma coisa fechada..
a amd não abre mão de como funciona por isso não dá para fazer bons drivers..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Em meu netbook: ElementaryOS

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Agosto 2013, 22:23

Olá Paulo,

Gostei mesmo MUITO do seu depoimento. Você estruturou o texto de forma a que não fosse demasiado cansativo e trouxe temas muito importantes no depoimento. Aliás, espero ver mais utilizadores a voltarem a fazer o mesmo, pois gosto muito mesmo de ler este tipo de textos.

Você começou o texto contextualizando a sua experiência e em que situação começou a usar o sistema ao qual o depoimento se centra. Perfeito! Depois, sobre o depoimento, gostei dos pontos que falou e achei muito interessante você ter incluído os links das modificações que fez. É ótimo ver este feedback e nem precisa de o esconder num spoiler!

Sobre as suas conclusões, bom, elas vão muito de encontro às minhas. Este sistema tem um potencial gigante, tendo em conta que o Ubuntu continua desde os ultimos anos sempre muito pesado. Infelizmente o Unity não começa a ficar realmente leve e os utilizadores começam a procurar outras soluções. Uma das melhores na minha opinião é precisamente o ElementaryOS!

Quanto à questão da leveza, eu testei o ElementaryOS num pentium4 e na minha opinião ganha-se muito se se utilizar o Chromium em vez do Midori para navegar na Internet. Quanto aos drivers da placa de vídeo, tendo em conta o seu caso, não me parece que vão existir muitas diferenças pois você não tem uma placa nVidia nem AMD. No entanto, sugiro que veja este artigo que se aplica ao Ubuntu 12.04, o sistema que o ElementaryOS usa como base (no seu caso o que lhe interessa é a parte da placa Intel!):

Quanto a você ser iniciante e ao mesom tempo entusiasta, desde já recomendo duas coisas: peça ajuda nem que seja em conhecer diferentes aplicações que possa precisar, isso é ótimo para vocÊ aprender; conforme o que você aplicar, se vir que não foi abordado aqui no forum faça um tópico a falar sobre o assunto. Por exemplo, se você encontrar uma modificação interessante ou um programa interessante e vir que não foi falada aqui no forum (basta usar a pesquisa), crie um tópico! Acho que todos nós ganhamos sempre com esse tipo de atitude! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Em meu netbook: ElementaryOS

Mensagempor macielportugal » Sex, 9 de Agosto 2013, 3:12

:D bem legal o post, bons estudos.Instalei o driver da amd seguindo o tutorial http://ubuntuxtreme.com/howto/how-to-fi ... ntu-12-10/ caso siga o tutorial recomendo fazer um backup do seu arquivos
Avatar do usuário
macielportugal
 
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Dezembro, 2011

Re: Em meu netbook: ElementaryOS

Mensagempor Wendell Barroso » Sex, 9 de Agosto 2013, 13:22

paulocarmino (08-08-2013, 1:28) escreveu:Bem, vou tentar instalar aqui e vou postando como está o andamento :D

Pow, tomara! Se vier com novidades, melhor ainda *-*
Uma das coisas que eu mais queria, era o global menu. No Pear8 já está disponível.


:D tb uso o elementaryOS no meu desktop e seria bem legal instalar nele o global menu do Pear OS 8. Acho que esse será o tema e os ícones da versão final: http://kdmarko23.deviantart.com/gallery/
Avatar do usuário
Wendell Barroso
 
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Maio, 2012

Re: Em meu netbook: ElementaryOS

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 9 de Agosto 2013, 14:44

É, eu também acho super importante o GlobalMenu em qualquer computador com uma resolução limitada. Aliás, tanto o Global Menu como o Maximus.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron