Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 7:35 Pesquisa avançada

ElementaryOS - agora em uso e aprovado!!!

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

ElementaryOS - agora em uso e aprovado!!!

Mensagempor miamarti » Qui, 20 de Junho 2013, 3:24

ElementaryOS! Sim ou Não? E por que não PearOS?



Hoje pretendo contar um pouco sobre minha nova experiência com ElementaryOS; Para quem não acompanhou as discuções anteriores, farei um pequeno resumo pois acredito que vá agregar ao tópico:

    Recentemente postei aqui mesmo no Ubuntued uma breve análise em relação ao PearOS Linux
    Nosso amigo @Exploit fez perguntas sobre o porque de Pear e não ElementaryOS, como meu primeiro contato com ElementaryOS havia sido bem superficial, prometi instalar e voltar aqui no forum para contar o que achei da experiência

Como de costume irei quebrar o tópico em premissas, afim de deixar bem evidente os pontos que identifiquei como importantes;


Desempenho:
    Ao contrario do meu Pear instalei o ElementaryOS em um notebook mais idoso que tinha em casa (Intel(R) Celeron(R) M CPU 440 @ 1.86GHz 32 bits physical RAM 1,5GB), e de cara já fiquei muito surpreso pois seu desemenho foi excelente!!! Vale lembrar que o PearOS é só distribuido para micros 64 bits e não 32 bits, então de início já vejo um diferencial;
    Mais eu precisava de mais, pois os problemas sempre aparecem depois, quando eu mais preciso, então venho utilizando do mesmo já ha uma semana...
    Instalei o eclipse, QtCriator , firefox (Obs, o firefox nao vem por padrão), Filezilla, MySQL Workbench que é super pesado, TeamViwer 8, entre outros, e por fim abri todo mundo junto, o que foi ótimo pois não travou mesmo!!!


E os testes continuaram, no firefox criei uns trocentos grupos, conectei o workbenck no cloud abri o Pantheon e também conectei no cloud e Nada de travar.
O processamento estava lá nas alturas ou melhor, mais ou menos como mostra a foto (52.3% de CPU X 872 de RAM me parece ótimo para a máquina em questão), entrou em swp mais travar mesmo não travou nem a pau!!!

Vendo que até então o desempenho estava bom, criei uma meta pessoal de travar o Elementary, e foi o que eu fiz, confesso que não precisou muito, rsrsr depois de tudo isto em execução eu subi outra IDE do eclipse, só que desta vez Android e por fim subi uma vm do Android 4 com resolução comprimida e Plin! Travou, rsrsrs... mais para minha surpresa, depois de alguns segundos a o micro destravou e voltou a funcionar normalmente, quer dizer mais ou menos normal, estava tudo muuuiiito lento e então eu finalizei a vm e foi como uma mágica, o micro saiu de swp e tudo voltou a funcionar agora sim normal.

    Considerando os pontos acima só posso afirmar que em relação a desempenho está MAIS DO QUE APROVADO;



Usabilidade:
    No tópico abordado sobre PearOS, citei o ponto relacionado as facilidades de troca de desktop e tabém sobre os atalhos para alternar entre as janelas, pois bem:
    O ElementaryOS também possui, só que eles vem desabilitados por padrão. De maneira geral são exatamente iguais, até porque o PearOS é baseado no mesmo.
    Na imagem ao lado mostro como habilitar estes recursos também no ElementaryOS.
    System Settings >> Desktop >> Hot Coners


O que não funcionou:
    Funcionou tudo!!! Não tive nenhum problema;



Coisas que gostei:
    - O gerenciador de pastas é o Pantheon, super leve e para mim é uma opção intermediária entre Dolphin e QTFM. O Pantheon tem uma opção de visualização em colunas, muito parecida com o Mac;

    - O editor de texto que vem na distribuição é o Scratch, ele é bem leve e ainda possui alguns plugins como visualizador de HTML entre outros acessórios;

    - Outra coisa que gostei muito foi o fato do Empaty estar desvinculado do gerenciador de contas do ubuntu, até porque ele não está na distribuição, e agora por sua vez o fecebook realmente conecta!


Considerações gerais:
    Afirmar que ElementaryOS é melhor não seria verdade pois ambos são bons e tem lá seus benefícios.

    Hoje o PearOS possui muita coisa pré configurada, instalada e até melhorada quando o assunto é ser amigável, por tanto tende a ganhar a preferência do usuário doméstico.

    Já o ElementaryOS possui um desempenho muuiito melhor, suporta 32bits, ao meu ver parece ser bem mais interessante para aqueles usuários que buscam um melhor desempenho e produtividade, portanto você terá que instalar grande parte das coisas usuais como o firefox ou outra ferramenta do dia a dia, exemplo o jdk, flash etc..., o que não me parece um problema! Afirmo que não será um problema até mesmo para usuários domésticos, pois como ele é baseado na distr. ubuntu temos em mãos o nosso tão amado Softwrer Center que poderá instalar estes utencílios com um único click. O ElementaryOS também me pareceu mais estável e para pessoas que procuram uma distribuição para uso profissional, eu realmente recomendaria;

    Com tudo acredito que fica a critério do perfil de usuário, tendo o PearOS para um uso mais Home, e o ElementaryOS para ambos tando Home quanto Office, oferencendo um melhor desempenho e a mesma produtividade

Tks :D
Avatar do usuário
miamarti
 
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Junho, 2013

Re: ElementaryOS - agora em uso e aprovado!!!

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 20 de Junho 2013, 12:18

E em comparação com o unity?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: ElementaryOS - agora em uso e aprovado!!!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Junho 2013, 21:17

Olá @Miller,

Mais uma vez quero frisar que gosto muito de ler este tipo de tópicos, onde são feitas análises relativamente aprofundadas aos sistemas operativos. Gosto muito de ler este tipo de opiniões e esta não é exceção, até pelo contrário, gosto bastante da maneira como você aborda as coisas.

Bom, começando pelo seu primeiro ponto, o desempenho, efetivamente eu ontem e hoje fiquei completamente espantado com a velocidade do ElementaryOS, ou seja, confirmo exatamente isso que você está a dizer. Aliás a velocidade do ElementaryOS faz-me lembrar muito o glorioso Ubuntu 10.10, no entanto o Elementary tem a grande vantagem de ter aspetos visuais bem melhores, nomeadamente os indicadores.

Quanto ao PearOS não ter versão 32bits, sinceramente não compreendo como é possível. Recordo-me de ver umas dezenas de utilizadores a pedirem nos comentários mas mesmo assim, não sai essa versão. É um ponto negativo para o PearOS.

Sobre o facto de você ter aberto todos esses programas e ter conseguido abrir tudo num computador relativamente antigo (para não dizer fraco xD), é outro ponto a favor. No entanto, na pior das hipóteses teria ido alguma memória para a SWAP e apenas demorava mais tempo. Não me parece que fosse bloquear por abrir vários programas ao mesmo tempo.

Quanto às opções de gerenciamento da área de trabalho e gestor de efeitos, concordo plenamente. Aqui neste aspeto claramente ganha ao Ubuntu. Sobre o que você disse do Empathy, não faço ideia porque diz isso. Ele antes não conectava com as contas online? No meu Ubuntu isso funciona normalmente :| No Elementary não vou pôr as minhas contas porque o computador "é da casa" e portanto não me apetece perder privacidade :desdentado:

Por fim, as suas conclusões são bem inteligentes. De facto, também gosto muito do Elementary, mas não digo que ele seja perfeito. Aliás, ainda precisa de dar uns passos para o ser. Mas está num excelente caminho. Já o PearOS realmente tem algumas aplicações bem interessantes!

Apenas discordo quando você diz que ele está bom para o usuário final. Sinceramente aqui acho que não. Não só não tem alguns programas e pacotes muito importantes como não tem ajudas. Neste aspeto sou bastante crítico apesar do comum mortal normalmente não se importar com estes aspetos, até realmente precisar deles! ;)


PS: estou a fazer upload de um vídeo a mostrar o elementaryOS a funcionar no meu computador Pentium4 com 1GB de RAM. Daqui a meia hora mostro! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: ElementaryOS - agora em uso e aprovado!!!

Mensagempor Rez » Qui, 20 de Junho 2013, 23:29

Claudio Novais (20-06-2013, 21:17) escreveu:Sobre o que você disse do Empathy, não faço ideia porque diz isso. Ele antes não conectava com as contas online? No meu Ubuntu isso funciona normalmente :|


Claudio, acho que ele se referiu ao fato de que o ubuntu adicionou outro item "Contas online" no painel de controle do gnome. Enquanto no ubuntu (pelo menos pelo que vi no 12.10, temos duas opções "Contas online" no painel de controle) uma opção é vinculada ao empathy e a outra ao resto dos aplicativos (Documentos, Contatos, Calendário, Email...); e nos derivados que usam partes do gnome, como os citados PearOS e Elementary, tem-se apenas uma que gerencia todos os aplicativos.
Avatar do usuário
Rez
 
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Novembro, 2011
Localização: Natal/RN - Brasil

Re: ElementaryOS - agora em uso e aprovado!!!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Junho 2013, 23:38

Duas Contas Online? Não me recordo como era no Ubuntu 12.10, mas pelo menos no Ubuntu 13.04 eu só vejo uma: :roll:


Se reparar para a minha conta posso ter não só o empathy mas também as lentes. No Elementary não é assim?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: ElementaryOS - agora em uso e aprovado!!!

Mensagempor miamarti » Sex, 21 de Junho 2013, 12:27

Claudio Novais (20-06-2013, 23:38) escreveu:Duas Contas Online? Não me recordo como era no Ubuntu 12.10, mas pelo menos no Ubuntu 13.04 eu só vejo uma: :roll:


Se reparar para a minha conta posso ter não só o empathy mas também as lentes. No Elementary não é assim?


Olá @Rez, primeiramente obrigado pela citação;
Foi exatamente o que falei, você esta correto.

Quando falei que o empathy utilizava do gerenciador de chaves e isto para mim era um problema, foi por conta de dois pontos evidentes:

    1° O conector do Facebook não funciona pois a página de REST que autentica abre em pop-up, por conta disso não envia o callback para a aplicação, então não loga, rsrsrs (péssimo)
    2° Agora o pior ponto que seria no caso do unity: Os plugins que integram fotos, mensagens do twitter e outras facilidades que hoje são diferenciais no Unity, estão vinculadas ao plugin da Amazon. Isto é horrível pois eu não quero ver resultados de pesquisas da Amazon no meu computador, apenas minhas fotos e arquivos, isto é anti-ético e para piorar, se você desabilita o plugin da Amazon as facilidades do Unity desabilitam junto. Então falei, vou desinstalar esta facilidade da Amazon (para não dizer esta bosta da Amazon, rsrsrs), e para minha surpresa se você remover o plugin os outros saem junto :facepalm2:

Claudio adoraria iniciar um tópico sobre o Unity mais a frente a fim de reportar minha opinião sobre benefícios e más práticas que identifiquei na última versão (@Rafael Schonberg assim que o tópico for aberto eu entro em contato);

Grande abraço a todos!
Avatar do usuário
miamarti
 
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Junho, 2013

Re: ElementaryOS - agora em uso e aprovado!!!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 21 de Junho 2013, 18:34

Ficarei à espera sobre esse tópico. :OK: Quanto a desabilitar sou exatamente da mesma opinião. Eles fizeram isso propositadamente. Em todo o caso, se desinstalar (em vez de desabilitar) só a lente da amazon é que desaparece:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: ElementaryOS - agora em uso e aprovado!!!

Mensagempor Rez » Sáb, 22 de Junho 2013, 2:05

Pode ser que não fossem duas opções (mas eu lembro bem de duas opções, em uma o ícone era azul e na outra, vermelho com o tema faenza), mas dá pra perceber a diferença do seu menu de contas online para o meu, que se não estou enganado é o que aparece em outras distros. E repare também que você tem vários pacotes "account-plugin-*", que são exclusivos do ubuntu, e não estão presentes em outros lugares.



Esse é o Contas Online no meu computador, Arch com gnome puro.
Avatar do usuário
Rez
 
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Novembro, 2011
Localização: Natal/RN - Brasil

Re: ElementaryOS - agora em uso e aprovado!!!

Mensagempor helderam » Sáb, 22 de Junho 2013, 14:24

Ola,

Dúvida cruel !

ElementaryOS or PearOS ?

Alguem ajuda ai ?!!

Ponto posivito para o PearOS e que o ElementaryOS está em versão beta ne ?

Grato,
Helder

helderam
 
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Junho, 2013

Re: ElementaryOS - agora em uso e aprovado!!!

Mensagempor miamarti » Sáb, 22 de Junho 2013, 18:18

helderam (22-06-2013, 14:24) escreveu:Ola,

Dúvida cruel !

ElementaryOS or PearOS ?

Alguem ajuda ai ?!!

Ponto posivito para o PearOS e que o ElementaryOS está em versão beta ne ?

Grato,
Helder


Olá @helderam, qual é a sua pró-atividade com linux? Seu pc é 32 bits ou 64 bits?
    Se sua experiência com linux for baixa e seu pc for 64 bits eu recomendo PearOS (não suporta 32).
    Agora se sua experiência for média ou alta, recomendo o ElementaryOS.
    O ElementaryOS não está em versão beta, até porque o PearOS é baseado no mesmo, no entanto ele não possui por padrão alguns aplicativos e customizaçöes que foram feitas pela equipe do PearOS, ou seja: você não precisaria instalar muitas coisas, uma vez que o sistema já está bem completo.
Avatar do usuário
miamarti
 
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Junho, 2013

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron