Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 9:52 Pesquisa avançada

Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Desktop

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 21 de Agosto 2013, 18:48

Reparei que esse pacote lsb-release foi também atualizado no meu Ubuntu 13.04 há dois ou três dias e no Ubuntu server foi atualizado há uma semana atrás. Não vi diferenças nenhumas também.

Não fui averiguar o que realmente esta atualização do lsb-release mudava, mas acredito que afete sempre um pouco as remasters como o Elementary e o Mint.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor gustavobgs » Qui, 22 de Agosto 2013, 2:44

Ricardo JM Vieira (21-08-2013, 17:32) escreveu:Hoje de manhã o Gestor de Atualizações do meu elementary OS Luna surgiu com a informação que tinha 70 (!) atualizações para fazer. Achei um pouco estranho. Nunca tinha tido tantas para fazer e tinha o sistema instalado desde a versão beta. Ainda para mais, era um update um pouco pesado. Cerca de 80 MB.

Reparei que a maior parte do peso era devido á atualização das drivers Nvidia. Tinha também algumas fornecidas pelo Ubuntu e o resto pelo elementanry (quase todos os programas e componentes iriam ser atualizados).

Fiquei surpreendido, mas fiz a atualização. Quando reiniciei, BAM! Nada de ecrã de Login. Apenas o belo do terminal. A pintura tinha sido borrada. Estava tudo a correr tão bem, que não esperava este tipo de problema.

Tentei remover as drivers da Nvidia e instalá-las novamente, mas não resolvia nada. Então, depois de pesquisar um pouco, decidi fazer um purge (remover tudo associado á Nvidia), para ver se as drivers open-source davam conta do recado.

E deram! Mas a performance era miserável. Pronto, não era miserável, mas em comparação com a performance que tinha com as drivers da Nvidia notava perfeitamente um arrasto e lag, já para não falar nas ventoinhas que começavam a soprar como loucas bem mais cedo que o habitual.

Fui então ás Definições de Sistema e instalei as drivers adicionais. E agora está tudo a funcionar normalmente. Mas notei algumas diferenças. Uma delas bem estranha.A imagem de Boot mudou. O logótipo do elementary desapareceu e agora só aparece elementary com uns pontinhos por baixo. Não sei o que se passou, mas também não me afeta muito. Vai ficar assim.

A outra diferença, a mais estranha, é que nas Definições de Sistema,no menu Sobre, agora aparece-me Ubuntu!! Não me parece muito normal, mas enfim, vou esperar algum tempo por alguma atualização a ver se isto fica resolvido.



Isto é um bocado chato. Para mim, que tenho algum conhecimento, pois já utilizo Ubuntu há cerca de 6 anos, torna-se mais ou menos fácil de resolver. Mas para quem não percebe da coisa, facilmente ficará desencorajado com este bugs.

Não sei se só me aconteceu a mim, ou se foi no geral (penso que no geral não deve ter sido, uma vez que ainda não vi pedidos de ajuda no site oficial ou nas redes sociais), mas é algo que não pode acontecer. Ou, no mínimo, acontecer cada vez menos.

De qualquer forma, o meu elementary está de volta á sua glória e, apesar deste erro grave (entre outros bugs, nomeadamente no Música que é a aplicação mais instável), tem sido uma experiência muito boa. Estou satisfeito e não penso abandonar esta distribuição tão cedo.

Para arrumar o logo de inicialização do elementary na hora do boot é só instalar o startup-manager, procura sobre ele no google..

Ai você muda a resolução da inicialização para uma resolução que seu monitor suporta e volta tudo ao normal..
Avatar do usuário
gustavobgs
 
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Setembro, 2011
Localização: Goiânia - GO

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 22 de Agosto 2013, 12:40

Claudio Novais (21-08-2013, 18:48) escreveu:Reparei que esse pacote lsb-release foi também atualizado no meu Ubuntu 13.04 há dois ou três dias e no Ubuntu server foi atualizado há uma semana atrás. Não vi diferenças nenhumas também.

Não fui averiguar o que realmente esta atualização do lsb-release mudava, mas acredito que afete sempre um pouco as remasters como o Elementary e o Mint.

Deve ser mesmo essa a intenção, mostrar aos utilizadores de Elementary, Mint e outras, que estão a correr Ubuntu, aproveitando também para causar algum caos nos novos utilizadores! É por isso que eu evito sempre mexer em coisas que possam ser actualizadas, como por exemplo criar a sessão GNOME personalizada recorrendo a outra sessão já existente. Isso é sempre um risco, porque depois vem uma actualização e a nossa personalização vai logo embora!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 22 de Agosto 2013, 21:15

Esperemos bem que não Luís! Até porque se isso fosse verdade estávamos perante uma situação grave de falta de ética. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 22 de Agosto 2013, 22:13

Claudio Novais (22-08-2013, 21:15) escreveu:Esperemos bem que não Luís! Até porque se isso fosse verdade estávamos perante uma situação grave de falta de ética. :|

Onde será que já vi isto antes :?: Não te esqueças, o que está por baixo desses sistemas é material fornecido e com o selo da Canonical, por isso podem fazer o que bem lhe entender.

«Ah, esta nossa actualização causou danos na sua distro baseada na nossa, temos pena, não tivessem mexido nisso!»
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Anterior

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron