Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 10:16 Pesquisa avançada

Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Desktop

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Desktop

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Junho 2013, 0:31

Pré-Elementary



Lembram-se das minhas críticas sobre a era de ouro do Ubuntu e da enorme asneira que foi apresentar um ambiente gráfico extremamente pesado chamado Unity? Se não se lembram, vejam os vários pontos críticos de alguém que usa diariamente (mais de 10 horas por dia) o Ubuntu há já mais de meia década:

Apesar de eu usar o Unity há já anos (desde 2011) creio que os seus dias estejam contados no meu computador principal. Porquê? Bem, se viram o link que referi vão reparar que eu acho que o Unity está consideravelmente mais rápido, mas ainda muitíssimo mais lento que o antigo e glorioso Ubuntu 10.10.

Por este facto, e uma vez que no meu computador antigo (com mais de 10 anos) tinha o Ubuntu 10.10, eu estava a oferecer alguma resistência a formatá-lo. A nostalgia que esse computador me estava a oferecer era imensa, mas a verdade é que o Ubuntu 10.10 que estava instalado simplesmente não podia continuar instalado pois há muito que foi descontinuado e pode correr riscos de segurança, pelo menos ao nível dos browsers enquanto navego pela Internet.

A decisão!



Ora, uma vez que era inevitável eu ter de formatar e instalar um sistema operativo com suporte atualizado, resolvi hoje formatar. No entanto, formatei só depois de ter feito uma clonagem ao disco. Afinal eram só cerca de 15GB que foram compactados para cerca de 11GB. Ah usei o Clonezilla para fazer a clonagem que me permitirá voltar atrás a qualquer momento:

Depois de fazer a clonagem, tive de me decidir qual o sistema operativo instalar. A minha decisão foi difícil e acabou por não ser definitiva. Decidi que uma vez que se estava a falar muito da versão 0.2 do ElementaryOS, iria experimentar apenas. Mas seria mesmo experimentar e não instalar definitivamente, uma vez que o computador era antigo e o Elementary tem muitos efeitos visuais.

A verdade é que eu estava bem enganado!

ElementaryOS em Live



O sistema mostrou-se extremamente rápido logo a funcionar pelo penDrive, completamente ao nível do Ubuntu 10.10. A velocidade estava incrível, os efeitos visuais talvez não fossem 100% fluidos, mas provavelmente ultrapassavam os 90%, ou seja, praticamente perfeito. Em Live!

O visual todos sabem, é extraordinário, aliás podem ver pelas imagens abaixo:


Na altura decidi ir pelo ElementaryOS apenas para experimentar, para ver como ele estava ao nível de programas. Posteriormente iria formatar para uma distro mais leve. Estava a pensar seriamente em usar o Lubuntu, Debian ou quiçá o Arch. Mas rapidamente me mentalizei: afinal isto vai ser mesmo uma decisão definitivamente.

Visto que mentalizei dessa maneira, mas queria experimentar outros SOs, durante a instalação resolvi criar já várias partições para posteriormente os instalar. Mas o que é facto é que o elementaryOS vai ser o sistema principal deste computador. Veja porquê a seguir!

Reflexão crítica sobre o ElementaryOS



Agora que tenho o ElementaryOS 0.2 instalado no computador posso dizer realmente o que acho deste sistema. Bom, tal como quando experimentei a versão 0.1, achei-o surpreendentemente rápido! Aliás, funcionar tão rápido num computador com mais de uma década é surpreendente na minha opinião.

Comecei então a configurar. A primeira coisa que fui fazer foi instalar os drivers da placa nvidia. Eu podia ter utilizado o programa apropriado para isso, mas preferi fazer pelo terminal. Foi tão simples quanto fazer o seguinte, ou seja, buscar a lista de drivers:
sudo apt-get update && jockey-text && jockey-text -l

Depois escolhei o xorg:nvidia_173_updates (não me recordo se era exatamente este o nome) e então bastou depois fazer a instalação propriamente dita, que basicamente é escrever o seguinte e esperar:
sudo jockey-text -e xorg:nvidia_173_updates

Reiniciei e voilá, drivers a funcionar, fluidez perfeita!

Comecei a experimentar os programas e inclusive adicionei funcionalidades aos cantos da tela. No elementaryOS esta funcionalidade é bem simples de ativar, já no caso do Ubuntu, ela é mais complicada. Pelo menos é mais complicada no sentido de se ter de instalar software adicional.

Tudo funciona rápido e tudo parece funcionar bem. No entanto, tal como já tinham avisado, é uma versão beta e portanto podem aparecer bugs. Infelizmente apareceu-me 1. Foi apenas um, mas o facto é que apareceu. Basicamente a dock do ElementaryOS, chamada de Plank, desapareceu visualmente. Seu passasse o mouse por cima de sítio dela eu via as tooltips e até podia abrir os programas, mas a dock estava desaparecida. Tive de ir ao terminal e matá-la. Ela rapidamente renasceu e nunca mais deu problemas.

Sobre os programas, achei se calhar a distro um pouco nua. Existe poucos programas, mas se calhar são mais que suficientes para a generalidade dos casos. Mesmo assim, achei o menu das aplicações muito pouco povoado. Já agora, acho que deviam ter o monitor de sistema (gnome-system-monitor) ou equivalente, pois é algo que gosto de usar para controlar o sistema, ver o gasto do processador e da internet.

O Midori, o browser do ElmentaryOS, é extremamente elegante e muito rápido. Não abusei dele, no entanto, pareceu-me funcionar muito bem. O gestor de email Geary só não me convenceu pois ainda não tive tempo de o configurar. Porque de resto é uma aplicação espetacular, pelo menos esteticamente. O chat funciona normalmente.

Já o gestor de ficheiros acho-o extraordinário. Apesar de eu não gostar muito do facto de não usar o duplo-clique para abrir ficheiros (usa apenas um clique), até acho que ao nível de usabilidade a ideia é bem boa! Cada ícone inclui um pequeno icone funcional e depois toda a aplicação tem um visual bonito e prático. As barras de "loading" a mostrarem o espaço ocupado de cada disco é algo que adorei ver.

A elegância visual é incrível no elementaryOS. Os indicadores têm uma estética simplesmente linda (podem ver numa das imagens acima e na imagem abaixo). A amostragem das várias janelas abertas bem como das áreas de trabalho é algo também muito elegante (a tender para o visual do MacOS, mas eu gosto muito!).

Apesar deste texto ter ficado longo, a verdade é que é uma análise rápida. Por isso, em suma, gostei muito do ElementaryOS. Precisa de mais alguns programas (que facilmente se instala via repositórios) para satisfazer os meus desejos particulares, nomeadamente o LibreOffice, mas de resto é surpreendentemente rápido e recomenda-se vivamente, mesmo para computadores antigos, como é o caso deste que eu instalei.

Neste preciso momento, apenas modifiquei o Wallpaper e tenho o meu computador assim, não acham o sistema bonito? Eu acho! ;)


Vídeo demonstrativo



Uma vez que fiquei bastante satisfeito com esta instalação do ElementaryOS neste computador, resolvi gravar um vídeo demonstrando alguns efeitos visuais que funcionam perfeitamente. Recorde-se que o computador tem mais de uma década.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Pablo R. Dinella » Qui, 20 de Junho 2013, 1:16

Bem vindo ao mundo elementary Cláudio!

Eu gosto muito da distro, mas enfrento alguns bugs, por exemplo, às vezes quando alterno entre janelas com alt + tab o plank trava (basta alternar de novo pra resolver), e o slingshot anda meio lento (estou usando bastante o synapse). Espero que se resolvam.

E eu sugiro usar o indicador de synapse, que aumenta bastante a produtividade, especialmente para abrir pastas: http://bit.ly/synapseindicator

:)
Avatar do usuário
Pablo R. Dinella
 
Mensagens: 49
Registrado em: 13 Março, 2013

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Exploit » Qui, 20 de Junho 2013, 3:10

uso o mint.. mas esse é o próximo que vou testar..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor JethroDawnfine » Qui, 20 de Junho 2013, 11:42

Até o momento em que testei o ElementaryOS (há alguns meses atrás), o Midori não entrava nos emails do outlook.com. Ele não consegue fazer o login e volta para a mesma tela onde digitamos e-mail e senha.

No mais, estou usando Ubuntu 12.05, e esperando ansiosamente que o ElementaryOS saia da versão beta para fazer a substituição. Mas poxa... que demora, rsrs
--
___________________________________________
لēŧħŗø щēŋפøŋςα (Dawnfine)

Facebook:
Jethro: http://www.facebook.com/jethrodawnfine
Dawnfine: http://is.gd/RNFRCr

http://www.myspace.com/dawnfine
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Avatar do usuário
JethroDawnfine
 
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Setembro, 2011
Localização: Goiânia-GO/Brasil

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 20 de Junho 2013, 12:14

Ainda dou preferência ao unity. Os Programadores do elementary são lentos.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Ron Alon » Qui, 20 de Junho 2013, 13:14

Ótimo texto, Cláudio.

Depois comento mais, mas tá ótimo! (:
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Lita » Qui, 20 de Junho 2013, 13:51

Eu estou usando o ElementaryOs, e de todas as distros que testei até agora (gnome shell, xubuntu, lubuntu, linux mint e ubuntu com unity) essa foi a que o meu pc melhor se adaptou, e a que eu mais gostei na questão de usabilidade, rapidez...

Certo que ainda tem os probleminhas que o Pablo citou, como slingshot meio lento, e o alt + tab travando o plank... Mas nada de mosntruoso..
Quanto ao slingshot lento, nada que um synapse não resolva... ;)


Eu, simplesmente, estou apaixonada pelo ElementaryOS.. :lu:
Melhor linux que já encontrei.. (que pelo menos funcione bem no meu pc, além de ser lindo e rápido)

:D
Avatar do usuário
Lita
 
Mensagens: 111
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Pernambuco, Recife

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Junho 2013, 15:20

Olá Lita,

É interessante, com este tópico que fiz descobri que já muita gente anda a usar o ElementaryOS. Acho que com a informação os usuários do Ubuntu começam a ver que o Ubuntu não está num bom caminho (até já começo a fazer a analogia ao Brasil e as suas revoluções que estão a decorrer).

Eu gosto muito do Unity e uso-o todos os dias no meu computador principal. Mas porque o meu computador principal é rápido, caso contrário, seria um pandemónio todo o peso associado ao Unity do Ubuntu. Ora, é precisamente nisto que o Elementary está a destacar-se e acho que quanto mais informação passar ao público mais gente vai adotar o Elementary. Não me parece que ele esteja sequer perto de estar pronto para um usuário comum. No entanto, para quem já tem mais de 6 ou 12 meses de linux, acho que o ElementaryOS é já um forte candidato a ser utilizado.

É que se repararem, o Unity é feio. Ele simplesmente tem um dash transparente. De resto é uma dock lateral com poucos efeitos e uns indicadores em GTK, feios. Já o elementary, tem também um dock, um pequeno dash que não é transparente e uns indicadores mais bonitos. Para além disso, tem uma gestão de áreas de trabalho consideravelmente mais bonita. Tudo isto a um custo de velocidade incomparável ao Ubuntu.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor gustavobgs » Qui, 20 de Junho 2013, 16:45

Uso essa versão 2 do eOS já tem alguns meses, e não acontece esse bug do plank..
Algo que acontece comigo é as vezes o conky não inicia quando ligo o computador, mas basta encerrar a sessão e volta.

Em relação ao sistema, dos três que testei no meu micro, ele é o mais rápido disparado.
Testei mint 14, ubuntu 13..

É uma distro muito fácil de usar no dia a dia, aqui em casa todos já usam inclusive meus pais.

Abraços
Avatar do usuário
gustavobgs
 
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Setembro, 2011
Localização: Goiânia - GO

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Junho 2013, 16:56

É, para quem usa o Ubuntu ou até o Mint, usar o Elementary dá um certo gosto. A velocidade e visual são algo que acho que é o ponto de maior destaque do Elementary.

(Não sabendo qual o grau de conhecimento) Sobre os seus pais usarem, acho que o Unity é o que tem a usabilidade mais simples, no entanto, o facto do elementary ter muito poucos programas tornam este sistema também bastante simples. No entanto, há algumas coisa que talvez devessem estudar melhor ao nível da usabilidade. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron