Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 9:35 Pesquisa avançada

Linux Mint finalmente me ganhou

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Linux Mint finalmente me ganhou

Mensagempor AmmonMa » Sex, 14 de Junho 2013, 15:56

Finalmente, sem erros.






Meu deskmod atual usando mint 15.



Como os senhores sabem, eu gosto muito de pular de distro em distro e saber o que está acontecendo. Apesar de ainda gostar muito do Ubuntu e achar que eles estao no caminho certo pra se tornar um a mais no mercado, não da pra nadar contra a maré e não aceitar que ainda falta a canonical acertar a performance de seu sistema operacional. Até agora OpenSuse e Xubuntu tem sido meus lugares comuns para quando quero trabalhar, mas como também dou aula, tenho um computador sobrando para testar vários outros sistemas.



Porquê finalmente?



Sempre tive problemas com o mint, hell, o meu mint favorito até agora era o 12 que era um frankstein (gnome shell+ cinnamon). A partir daí, breaks constantes, menus que demoravam horas para abrir ( e isso não era um problema apenas meu por que eu via os exatos erros no github do projeto) e com tudo isso, apesar de gostar muito da interface me afastava do mint e ainda, me fazia não recomendar ele para ninguém.

E aí Olivia chegou



Com a chegada da nova versão, me senti compelido a instalar e fui. Novamente, maravilhado por tudo aquilo que o mint tras que o ubuntu nao pensa. Um sistema onde eu não preciso saber cada coisa pra operar e que eu posso utilizar ele out of the box, economizando meu tempo. Mas ao mesmo tempo não me desrespeitando como programador: Aquele applet não está pegando? Olhe uma linha no json do applet para resolver.Apesar disso no entanto, eu sempre estava com aquele pensamento na cabeça (alguma hora vai parar, alguma hora vai parar...)

E até agora, não parou



E minha experiencia fica muito mais palatável. Eu me sinto em casa e sinceramente com um computador que me da as respostas tao fluidas quanto meu OpenSuse, o que me da conforto como usuário.

Só que agora vem a melhor parte



Uma coisa que eu só descobri agora, é que no firefox do mint vem automaticamente favoritado o blog do clem...e no blog do clem acontece uma coisa que eu sinceramente acho o maior barato no linux. O cara explicar pra gente como funciona o processo de criação da sua distribuição:
E o próprio também discutir com seus leitores as features do Linux mint

Isso é legal para caramba. Algo que eu só vi semelhante no elementary, mas de uma forma bem menos intrusiva. é legal ver o próprio clem respondendo os leitores e falando "poxa essa é uma boa idéia, vou falar com os desenvolvedores e talvez implementar". Esse sentido de comunidade me deixou apaixonado, considerando a hipótese de usar o mint diariamente.

Nem tudo são flores



Mint olivia ainda tras bugs. Existe um bug que não renderiza o wallpaper da expo algumas vezes(resolvendo-se trocando o modo do papel de parede quando acontecer) o que comparado ao que eu vivia antes no mint não é absolutamente nada...Mas eu ja vi esse bug no github e agora tenho confiança de que existem pessoas que estão me escutando e estao desenvolvendo para isso. Isso é Linux.Comunidade, união, trabalho e esquecer que ta batalhando contra a microsoft ou a apple, só usar um computador.

Linux Mint, você me ganhou.
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Linux Mint finalmente me ganhou

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 14 de Junho 2013, 16:10

Excelente informação :rox:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Linux Mint finalmente me ganhou

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 15 de Junho 2013, 20:18

Pois, a questão de ser out-of-the-box é algo interessantíssimo. Já pensei várias vezes nesse facto e que a Canonical devia ter um Ubuntu e um "Ubuntu-free" ou qualquer coisa do género. Em que o Ubuntu por padrão traria os pacotes proprietários que todo o mundo acaba por instalar. Sei que a canonical não os põe porque há países que têm leis que proibem tais sistemas (nem sei que países são). No entanto, é um verdadeiro calcanhar de aquiles.

Aliás, isso é tão verdade que os artigos de multimédia são os artigos mais visitados no Ubuntued:

Sobre o blog, está interessante sim, no entanto se calhar demasiado descontraído :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linux Mint finalmente me ganhou

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 15 de Junho 2013, 20:29

Já agora, Marcos, reparei que você não partilhou o seu Desktop no tópico das partilhas de desktops. Faça-o! :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linux Mint finalmente me ganhou

Mensagempor Anderson Henrique » Sáb, 15 de Junho 2013, 23:23

Realmente, o Linux Mint Olivia está, em muitos aspectos, fantástico! "Infelizmente", há algo que sempre me traz de volta ao Ubuntu: a praticidade do Unity.
Sei que muitos o criticam, e em vários aspectos ele merece ser criticado, mas eu tenho uma usabilidade que não consigo ter no Cinnamon ou MATE, embora esses me lembrem um pouco o fantástico Ubuntu 10.10 ( :venia: ) , o melhor Ubuntu da história na minha opinião.
Quando sair a próxima versão do Ubuntu, a 13.10, farei um novo particionamento no meu HD e darei uma nova chance ao Mint, que nas suas últimas versões vem melhorando e muito.
Linux: mais que uma alternativa. Uma filosofia.
Imagem
Avatar do usuário
Anderson Henrique
 
Mensagens: 50
Registrado em: 09 Junho, 2011
Localização: Propriá, SE, Brasil

Re: Linux Mint finalmente me ganhou

Mensagempor AmmonMa » Dom, 16 de Junho 2013, 0:53

Anderson Henrique (15-06-2013, 23:23) escreveu:Realmente, o Linux Mint Olivia está, em muitos aspectos, fantástico! "Infelizmente", há algo que sempre me traz de volta ao Ubuntu: a praticidade do Unity.
Sei que muitos o criticam, e em vários aspectos ele merece ser criticado, mas eu tenho uma usabilidade que não consigo ter no Cinnamon ou MATE, embora esses me lembrem um pouco o fantástico Ubuntu 10.10 ( :venia: ) , o melhor Ubuntu da história na minha opinião.
Quando sair a próxima versão do Ubuntu, a 13.10, farei um novo particionamento no meu HD e darei uma nova chance ao Mint, que nas suas últimas versões vem melhorando e muito.


Sim Anderson, concordo com você. Mas eu tenho um principio que eu gosto de chamar "principio da programação android" (tinha até vontade de escrever sobre isso Claudio :desdentado: )

Quando se faz um app para android é de boa prática testar aquele app no pior aparelho android que voce tiver, assim você tem a certeza de encontrar os erros de performance de forma mais gritante. Com interfaces deveria ser a mesma coisa. A unity é ótima, estupenda, animal,para mim, o próximo mac (semeando a discordia em 3..2...1...)Coisa que eu aqui no cinnamon estou sentindo falta agora mesmo.

Mas o fato de ter um software que nao ira funcionar do mesmo jeito (nao precisa ter os mesmos efeitos, apenas do mesmo jeito) em todos os meus computadores é muito ruim. O windows 7 funciona. Ele desabilita muitas funcionalidades, mas eu posso instalar ele exatamente nos requisitos minimos que ele irá pegar com performance semelhante.

O ubuntu, se eu usar uma maquina com os requisitos minimos fornecidos pelo site, será muito mas MUITO lento e essa é uma preocupação.

Claudio Novais escreveu:Já agora, Marcos, reparei que você não partilhou o seu Desktop no tópico das partilhas de desktops. Faça-o! :D


Mas meu deskmod é tao simples! O papel de parede ja diz tudo, minimalismo! :rox:
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Linux Mint finalmente me ganhou

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 16 de Junho 2013, 1:46

E quem disse que eu não gosto de minimalismo!? :D Partilhe! :D

Sobre a sua opinião, eu assino por baixo. Portanto, já se sabe qual é a minha opinião. A verdade é essa mesma, o Unity funciona razoavelmente bem em computadores com menos de 2 ou 3 anos. Só. De resto é um peso absurdo (mesmo agora que ele está bem mais leve!).

E sobre a forma prática como ele funciona, sou inteiramente de acordo. Aliás, é precisamente por causa disso que o uso diariamente. É prático, limpo e otimizador de espaço. Como eu desejo que o Gnome3 traga tais funcionalidades, vocês nem imaginam.

Infelizmente eles têm um modo de pensar diferente o que fará com que o Gnome3 nunca seja tão bom a otimizar espaço quanto o Unity. Fico bastante triste em saber isso. Em saber que por exemplo programas como o Gimp e Inkscape nunca terão uma interface com global menu. :|

E se eu for falar do HUD, isso nem se fala, é estrondoso o nível de praticidade. Já agora, há substituto do HUD para o Gnome-shell?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linux Mint finalmente me ganhou

Mensagempor AmmonMa » Dom, 16 de Junho 2013, 1:48

Claudio Novais (16-06-2013, 1:46) escreveu:E se eu for falar do HUD, isso nem se fala, é estrondoso o nível de praticidade. Já agora, há substituto do HUD para o Gnome-shell?


Acho que existe no KDE... Só não sei dizer como habilitar.
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Linux Mint finalmente me ganhou

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 16 de Junho 2013, 1:51

Eu se não me engano vi um vídeo onde o pessoal do eOS andava a cogitar fazer uma HUD também. Mas software desse, de facto, não vejo na área do Gnome sem ser o Unity. Sobre o KDE, admirava-me que não existisse xD eles simplesmente fazem tudo! :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linux Mint finalmente me ganhou

Mensagempor AmmonMa » Dom, 16 de Junho 2013, 2:33

HAHAHAHAHAHA Achei

http://www.webupd8.org/2012/02/appmenu- ... ality.html

KDE KDE...umas horas te odeio, mas geralmente te amo :lu:
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron