Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 9:12 Pesquisa avançada

Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos | SSD

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 5 de Maio 2013, 12:53

Moz (03-05-2013, 23:31) escreveu:Pergunta um leigo na matéria, que ainda não possui um SSD. No mais, apenas duas notas a acrescentar: Core i5 ultrapassado? 'Tou tramado. Portanto, tenho de começar a pensar em mudar de PC, dado que por aqui moram dois pobres e ultrapassados coitados, um i3 no desktop, e um i5 no portátil. :D

Dificilmente a série Core i3/5/7 vai ser considerada ultrapassada (nos próximos tempos), na verdade é a melhor série que a Intel tem no momento! Sou dono de um Intel Core i5 no desktop e já utilizei um Intel Core i7 num desktop no trabalho, como tal, sabendo do potencial, diria que com uma boa motherboard, montes de RAM (quando trabalhei com o i7, o PC tinha 12 GB de RAM, por isso dá para ter uma ideia da quantidade de processamento que o bicho fazia, já que tinha muita memória para ser usada xD ), uma boa gráfica e fica-se com um computador super competente! Aliás, o meu Core i5 só não tem todo esse poder de fogo, porque apenas possui 4GB de RAM, porque se tivesse mais, a quantidade de processamento que eu não faria em paralelo xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 11 de Maio 2013, 14:05

Moz (03-05-2013, 23:31) escreveu:Confesso que não percebi muito bem como funciona o Ubuntu com um sistema SSD. Funciona em paralelo com um HDD normal? Ficaria o SSD com a / em EXT4 e o HDD convencional com a pasta /home?

Tudo depende do seu nível de nerdisse! xD

Agora a falar a sério, depende do que você realmente quer fazer. Por exemplo se não se importa com a história de ter a /home separada, nem faz essas coisas. Depois, para além disso, depende também do seu investimento. Um disco SSD apesar de agora não estar tão caro, ele ainda é consideravelmente mais caro que um HDD.

Precisamente por esse motivo, eu quis obter todo o potencial dos SSDs sem gastar muito dinheiro. Solução? Comprei um disco "pequeno". Na verdade eu queria mais pequeno mas os preços não variavam praticamente nada e então comprei um disco de 128GB. Eu nem os 128 GB uso, na verdade. No entanto quis manter o outro disco para fazer as minhas experiências com outras distribuições. O que fiz? Como tenho um portátil, tirei o CD-ROM e pus o HDD lá (eu acho que nunca usei o meu CD-ROM neste computador que já tem dois anos e meio 8)

Moz (03-05-2013, 23:31) escreveu:No mais, apenas duas notas a acrescentar: Core i5 ultrapassado? 'Tou tramado. Portanto, tenho de começar a pensar em mudar de PC, dado que por aqui moram dois pobres e ultrapassados coitados, um i3 no desktop, e um i5 no portátil. :D

O problema não é ser i5 no geral. Até porque isso é talvez o nome de um melhores processadores da atualidade. O problema é que o meu i5 é uma das primeiras versões, não ivy nem sandy bridge. Há diferenças de performance consideráveis e até de bateria.

Moz (03-05-2013, 23:31) escreveu:Uma última nota: este tópico adensou o meu interesse em SSD's, e numa breve espreitadela, fui ver preços pela web. 120gb, ainda assim, dificilmente se conseguirão por menos de 100 euros, creio. Caro ou barato, dependerá da necessidade de cada um, e da utilidade acrescida que um incremento deste género poderá provocar na produtividade de cada um.

Como disse antes, estes discos não são tão baratos como os HDDs, no entanto, repare, os preços não andam diferentes, a verdade é que você têm é muitos menos GB pelo mesmo preço. Para quem não se interessa com muito espaço como eu, vai dar ao mesmo. Repare, eu vivi durante muitos anos com 4GB de disco. Quando comprei um disco de 20GB fiquei maravilhado e claro que o ocupava todo mas sempre vivi com isso. Você precisa de muito mais de 50GB? Só se for para filmes e grandes jogos. Mas... você quer os filmes para quÊ? Veja e remova. Jogos? Passe-os e remova-os! Na verdade o problema está em querermos guardar tudo. já fui um pouco assim, mas rapidamente voltei ao normal xD

Em todo o caso, se acha que 128 (e digo este valor pois é o melhor dos mais baratos, pois infelizmente as empresas não querem vender mais pequenos) faça como eu, retire o CD-ROM e mantenha o outro disco também. Se me dessem hipótese de comprar um disco de 16GB por 10€ eu teria comprado! Eu só quero o SSD para o meu Ubuntu, não para os meus dados. Infelizmente como não me deram essa hipótese tive de gastar os tais cerca de 100€ e uso os resto do espaço também para os ficheiros, mas não era esse o propósito! ;)

Moz (03-05-2013, 23:31) escreveu:E parabéns por mais um excelente tópico, bastante informativo. ;)

Muito obrigado! ;)





Luis Cardoso (05-05-2013, 11:53) escreveu:Dificilmente a série Core i3/5/7 vai ser considerada ultrapassada (nos próximos tempos), na verdade é a melhor série que a Intel tem no momento! Sou dono de um Intel Core i5 no desktop e já utilizei um Intel Core i7 num desktop no trabalho, como tal, sabendo do potencial, diria que com uma boa motherboard, montes de RAM (quando trabalhei com o i7, o PC tinha 12 GB de RAM, por isso dá para ter uma ideia da quantidade de processamento que o bicho fazia, já que tinha muita memória para ser usada xD ), uma boa gráfica e fica-se com um computador super competente! Aliás, o meu Core i5 só não tem todo esse poder de fogo, porque apenas possui 4GB de RAM, porque se tivesse mais, a quantidade de processamento que eu não faria em paralelo xD


O meu processador é a primeira versão dos i5's. Há claramente diferenças de performance, principalmente no que toca à placa de vídeo integrada.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Moz » Sáb, 11 de Maio 2013, 16:59

Portanto, e segundo percebi, é possível ter o SSD a correr a / e um HDD a correr a /home, certo? :)

Eu, normalmente, monto as minhas distros do seguinte modo:

/ em Ext4
/home em Ext4
/Var em ReiserFS
/boot em Ext2
Avatar do usuário
Moz
 
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Junho, 2012

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 11 de Maio 2013, 18:36

Certo Moz!

Sobre o /var não costumo fazer nada. Já o /tmp, por vezes ponho-a diretamente na memória!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Elias L. Alves » Dom, 12 de Maio 2013, 20:18

O meu laptop da assinatura carrega absurdamente rápido ,mas já tem vários tweaks e programas pesados instalados ,mas deve ficar em uns 12 segundos !!
/ na SSD
/home no HDD
/boot
/swap

Quando chega no ... já entra tela de login!!
Ultrabook Samsung NP530U3C ,Ivybridge core I3, Hybrid Storage , dual-boot 12.04 /13.04 .

Elias L. Alves
 
Mensagens: 72
Registrado em: 12 Fevereiro, 2013

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 13 de Maio 2013, 21:23

É Elias, aqui os pontos do plymouth praticamente não aparecem. Aparece sim essa mesma imagem mas já do login, pois o mouse já está lá! xD
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor mtorsone » Ter, 25 de Junho 2013, 13:32

Claudio para instalar o Ubuntu 13.04 em um SSD o TRIM já é nativo ou é preciso algum comando para ativá-lo, se necessário pode passar esse comando.

mtorsone
 
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Junho, 2013

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 25 de Junho 2013, 14:58

Olá @mtorsone,

Veja isto que contém as otimizações que eu fiz e que recomendo:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor José Craveiro » Ter, 25 de Junho 2013, 15:50

Penso que no meu caso ainda seria melhor, digo isto porque ao princípio pode-se notar uma diferença significativa entre ter o ubuntu a funcionar com desktop unity e após a mudança para o desktop xfce. Notei que o tempo de abertura desce para cerca de metade usando o xfce.
É curioso, ou nem por isso, que o melhor tempo ou o mais curto que consegui verificar foi no gnome shell mas apenas no desligamento do sistema e neste ponto, apesar de pouco, ainda assim superou o xfce.
Portanto ter o sistema da forma que tenho e a funcionar num SSD... :)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor nelinhoãngolano » Ter, 10 de Setembro 2013, 14:11

Claudio valeu mesmo esta tua partilha pois muito de nós temos estado a perder tempo pesquisando na net como deixar o ubuntu mais rapido. vou ja fazer o plano de comprar um disco SSD. obrigado.

nelinhoãngolano
 
Mensagens: 19
Registrado em: 02 Setembro, 2013

AnteriorPróximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron