Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 14:45 Pesquisa avançada

Preocupação com ubuntu

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Re: Preocupação com ubuntu

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 2 de Abril 2013, 9:36

nuno_nunes (02-04-2013, 6:49) escreveu:
Rafael Schonberg (02-04-2013, 1:57) escreveu:
nuno_nunes (02-04-2013, 1:52) escreveu:
Rafael Schonberg (02-04-2013, 1:41) escreveu:Se isso do apport é verdade é uma vergonha para a Canonical. Isto só dá má imagem ao Ubuntu.


Ela pode ser desligada



Tens a certeza?


Basta a apagares e reiniciar o pc

sudo apt-get remove apport


Então para a próxima passa a ter a decência de ler as respostas da própria página em vez de repetires com posts inúteis. Repara que na mesma página tinhas esta resposta:
Claudio Novais escreveu:Não fechavam Zilog, basicamente é o Apport, um sistema de envio de relatórios que a Canonical agora resolveu mantê-lo ligado mesmo após a finalização dos Ubuntus (devia só estar ativo durante a fase de desenvolvimento).

Este sistema é pouco funcional, (quase) sempre que recebe alguma mensagem de algum programa (que muitas vezes são apenas mensagens de controlo que não têm nada relacionado com bugs) ele acaba por mostrar essa janela.

Sinceramente? Detesto esse serviço. O que faço sempre que instalo o Ubuntu? Desligo-o claro! Como desligar? Simples:
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Preocupação com ubuntu

Mensagempor rsbraga » Qui, 11 de Abril 2013, 16:46

:arrow: Tentando voltar ao assunto:

Concordo que os problemas vem aumentando e que o Unity, apensar de inovador e bonito, é bem problemático.

Mas acho super importante a questão sugerida sobre as aplicações nos repositórios. Muitas delas estão ultrapassadas e outras mau testadas. A instabilidade vem dessa variedade de aplicativos sem qualidade, inclusive a interface gráfica.

Sou usuário de Ubuntu a 6 anos e digo que esses problemas não são novidade. Versões realmente estáveis, foram poucas. Lembro de inúmeras vezes ter que me readaptar as mudanças e sempre tendo que dedicar alguma atenção para ajusta-lo e concertar pequenos problemas. Alguns deles causados por mim mesmo! Mas muitos outros por consequencia das trapalhadas da Canonical.

Ainda precisamos lembrar que desenvolver um sistema operacional é um trabalho pesado e complicado. Tem sido feito por muitos e encaixar essas ideias não é tarefa simples. Talvez a graça da brincadeira é essa. Também temos hoje inúmeras versões do sistema, com interfaces diferentes, possibilidades diversas. Então arrisco dizer que a estabilidade do seu sistema é você quem faz! Somos todos livres para escolher o melhor.

Uma ideia boa seria fortalecer e destacar um tópico no forum que descreva a opção perfeita, a combinação de pacotes mais estável e ajudar os que precisam.

Se você optar por trocar de versão ou de distro a todo momento, os problemas aumentam. É normal...

Liberdade tem seu preço!

Espero que a Canonical encontre o caminho da estabilidade e que a plataforma evolua
Compartilhando e multiplicando!
Avatar do usuário
rsbraga
 
Mensagens: 11
Registrado em: 03 Abril, 2013
Localização: Porto Alegre, Brasil

Re: Preocupação com ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 11 de Abril 2013, 19:16

@rsbraga, gostei muito deste seu post! Você tem toda a razão no que diz! Muita da instabilidade, aliás grande parte dela, é culpa nossa! Normalmente o Ubuntu, apesar de ter sempre alguns bugs nos dias a seguir à finalização, ele acaba por ser muito estável. Mas logo as coisas começam a ter problemas. Esses problemas quase sempre são causados pelas inúmeras aplicações que adicionamos!

Em todo o caso, apesar de tudo isto ser verdade, não invalida o facto do Unity ser um problema. O peso dele é que mais que conhecido, não é preciso instalar nada para que essa queixa seja uma realidade.

Sobre as poucas versões do Ubuntu que foram estáveis, pela minha experiência houve um intervalo muito bom, 9.10, 10.04 e 10.10 (para mim este último foi o melhor de todos). Nesta altura a estabilidade do Gnome2 era muito boa, mas infelizmente a inovação teve de ocorrer e estragou tudo. Sei que para inovar eles precisavam de impingir as pessoas para testarem o Gnome3 e Unity, no entanto, ao fazerem isso o Ubuntu ficou tremendamente instável (e/ou lento) até hoje. Pelo menos se compararmos com o Ubuntu 10.10.

Sobre um tópico desses, seria sim interessante!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Preocupação com ubuntu

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 11 de Abril 2013, 20:42

Mas se tem programas que dão problemas então deviam eliminar dos Repositórios do Ubuntu.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Preocupação com ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 11 de Abril 2013, 22:25

@Rafael, mas é mais fácil simplesmente replicar todo o repositório do Debian! 8)

Agora a falar um pouco mais sério, é, isso era uma boa solução. Mas, será que esses programas que possam criar instabilidade a criam no Debian? Eu tenho as minhas dúvidas!

Muita da instabilidade ronda os ambientes gráficos, mais precisamente o Unity. Aliás, basta ver o meu Ubuntu Gnome 13.04. Ele estava bastante estável. Desde que instalei o Unity a coisa não está nada favorável.

E portanto o caminho volta a tender para o mesmo assunto da instabilidade: o aparecimento do Unity.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Preocupação com ubuntu

Mensagempor zilog » Sex, 12 de Abril 2013, 9:27

Claudio Novais (11-04-2013, 21:25) escreveu:Agora a falar um pouco mais sério, é, isso era uma boa solução. Mas, será que esses programas que possam criar instabilidade a criam no Debian? Eu tenho as minhas dúvidas!



Então isso quer dizer que o Ubuntu é que cria a instabilidade?
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Preocupação com ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 12 de Abril 2013, 12:08

zilog (12-04-2013, 8:27) escreveu:
Claudio Novais (11-04-2013, 21:25) escreveu:Agora a falar um pouco mais sério, é, isso era uma boa solução. Mas, será que esses programas que possam criar instabilidade a criam no Debian? Eu tenho as minhas dúvidas!



Então isso quer dizer que o Ubuntu é que cria a instabilidade?

Não é bem, o facto da Canonical não realizar uma limpeza a alguns dos pacotes, é que pode resultar na instabilidade! Há certos pacotes que apenas lá estão porque sim, já que ao tentar-se instalar por vezes depara-se com algo que já nada faz ou que requer outros pacotes que entretanto a Canonical removeu... Irónico, não? xD

Tenha em atenção que algumas bibliotecas presentes no Ubuntu, permanecem com o mesmo nome que as presentes no Debian, mas alguns dos programas antigos, ao serem instalados (que estão presentes nos repositórios do Ubuntu) não apresentam erros, mas depois de instalados, ou não funcionam, ou contribuem para promover a instabilidade.

Se a Canonical retirasse as aplicações que ainda não estão preparadas para as novas versões do Gnome e Qt/KDE, veria que a estabilidade não era afectada. Por outro lado, isso obrigaria os criadores das aplicações a portar os seus códigos todos para as novas ferramentas, evitando assim os problemas com as bibliotecas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Preocupação com ubuntu

Mensagempor miles_maverick » Sex, 12 de Abril 2013, 12:38

Bem, já usei o Ubuntu do 9.04 ao 10.10 e posso falar com toda a certeza, que o melhor é o 10.04 LTS até hoje... tive poucos problemas com ele, mas as distros que considero as melhores são:

1- Debian
2- Fedora
3- Mint
4- Mandriva
5- ROSA
6- Ubuntu

Enfim, depois que a Canonical adotou o Unity o Ubuntu vem ficando mais lento e pesado a cada versão, mas me perdoem, não estou mais recomendando Ubuntu pra ninguém, depois da experiência ruim com o 12.10... Estou recomendando o Mint (Mais estável que o Ubuntu) ou o Debian pros mais Hardcores
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Preocupação com ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 12 de Abril 2013, 14:31

Até hoje claro que o 10.04 é melhor. Mas na altura que o 10.10 ficou sólido, um mês depois da versão final, ele era maravilhoso! :)

Sobre essa ordem, não concordo de forma alguma. Isso é uma ordem de gosto de pessoal e não de ser melhor ou pior. O Debian é espetacular, mas para um nicho. O fedora já foi excelente, até há um ano e tal, agora é mais do mesmo mas sem muita coisa. Mint sim é interessantíssimo para quem vem do Windows. Mandriva e Rosa à frente do Ubuntu? Só mesmo para quem é fã deles, nada mais.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Preocupação com ubuntu

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 12 de Abril 2013, 18:06

Eu discordo do @rsbraga. O Ubuntu tem vindo com problemas sem instalar absolutamente nada nele. A versão 12.04 dava problema no live-CD quando foi lançado. Estava aqui até a semana passada, e parou de dar problema no Unity um bom tempo depois do seu lançamento.

Estou testando o Gnome Ubuntu 13.04 com o gnome-Shell 3.8, kernel 3.8.5, e o drive 313.30 da Nvidia. Sim, joguei tudo junto e misturado justamente para ver a lambança acontecer no beta, é a melhor maneira de ver o que nos espera.
Parece que sem o Unity, o único responsável pelos problemas é o Gnome-Shell. Tive travamentos usando o Docky e principalmente com a dupla Firefox e Flash, mas ele trava e depois de um bom tempo me devolve o controle e me permite matar esses processos e voltar a funcionar. Incrível, no 12.10 quando acontecia tinha que reiniciar no "dedout".

O sistema está rápido e parece bem estável. Concordo que talvez o maior responsável por toda essa instabilidade seja mesmo as novidades somadas (Gnome3 + Unity/Gnome-Shell + Adaptação dos aplicativos). Mas o Apport precisa ficar desligado, senão ele mesmo trava o sistema.

Não pretendo usar o Unity novamente, o Gnome-Shell apesar dos seus problemas está extremamente veloz e supri bem minhas necessidades.
Talvez essa versão (13.04) seja a primeira de muitas que vão ser realmente estáveis, como já aconteceu no passado. Vamos esperar para ver, mas gostei tanto que atualizei o notebook e o PC e estou feliz com ela em ambos, mesmo sendo beta.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Anterior

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes