Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:33 Pesquisa avançada

Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Março 2013, 1:17

Ele não remove outros programas. Isto é o sistema de dependências do grandioso Debian a funcionar. O sistema, por sinal, muitíssimo bom.

Na verdade o que acontece não é culpa do Zeitgeist ou o Nepokuk (ou lá como se escreve xD). Na verdade o que acontece é que esses vários programas têm na lista de dependências (uma lista de exigências que cada programa faz para ser instalável no sistema) o Zeitgeist e ao removê-lo eles dizem ao sistema: "se ele não funciona eu não vou funcionar, por isso remove-me!"

Basicamente o que acontece é isto. Ou seja, não não é o zeitgeist que manda os outros programas serem removidos. Os outros programas é que dizem ao sistema que não conseguem viver sem ele. Provavelmente é um desenvolvimento errado.

Na verdade esses programas deviam ter módulos adicionais que utilizavam o Zeitgeist. Assim, ao remover-se o Zeitgeist, seriam removidos apenas os módulos adicionais relativos a ele e a aplicação continuaria a funcionar mas sem as funcionalidades respetivas.

Claro está que isto é um desenvolvimento bastante mais complexo, ou melhor, desenvolvimento que exige um planeamento inicial bastante sóbrio e pensado nestes pormenores. Possivelmente por causa disso, esses programas não têm essa forma estruturada de funcionar.

Querem um exemplo de software que funciona assim? Reparem o Unity, ele é constituido por várias lentes. Se eu remover uma lente o Unity não é removido, mas essa funcionalidade desaparece. Há lentes que usam scopes (bibliotecas que retornam informação para a lente), então se se remover uma dessas scopes, provavelmente as lentes associadas serão removidas, mas o Unity continua a funcionar perfeitamente. Se fosse mal desenvolvido, ou seja se o unity tivesse as dependências das scopes, ao removê-las seriam removidas lentes e Unity.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Bitetti » Seg, 18 de Março 2013, 12:37

A Apple faz isso há anos, e se nao me engano não só itens de menu, sequências tb são armazenadas.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Março 2013, 12:55

Bitetti (18-03-2013, 11:37) escreveu:A Apple faz isso há anos, e se nao me engano não só itens de menu, sequências tb são armazenadas.


Sim, isso é 100% verdade, o MacOS indexa muita informação mesmo para ficar rapidamente acessível pelo spotlight.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 18 de Março 2013, 17:17

Claudio Novais (18-03-2013, 11:55) escreveu:
Bitetti (18-03-2013, 11:37) escreveu:A Apple faz isso há anos, e se nao me engano não só itens de menu, sequências tb são armazenadas.


Sim, isso é 100% verdade, o MacOS indexa muita informação mesmo para ficar rapidamente acessível pelo spotlight.


Com certeza é por esse motivo que o zeitgeist (e afins) acabou sendo tão utilizado pelos programas. Só que esqueceram do perigo que ele representa. Não acho que ele foi projetado para esse fim, mas agora pode estar sendo. Infelizmente precisamos de um programa indexador por muitos motivos, só que esse não da para ficar na maquina. Vamos ver se encontram uma solução. Muito obrigado pela informação.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Março 2013, 17:20

Apesar de tudo, eu quero o Zeitgeist pelas inúmeras vantagens que ele traz. E só peço uma coisa, que tenha o sistema de acessos controlados que o Gnome está a projetar fazer. Espero é que seja rápido a aparecer esse sistema:

Assim, quando tivermos um sistema destes sabemos perfeitamente se a aplicação X ou Y quer fazer asneiras com os nossos dados ou não! Num jogo ou até o Skype (proprietários) não deveráo fazer grande sentido andar a fazer "sniffing" a programas comuns que usamos, por exemplo.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 18 de Março 2013, 17:42

O problema é que quase tudo relacionado ao Gnome demora muito tempo para ser feito. Não tenho esperanças desse controle tão cedo. De qualquer forma usei o purge no Zeitgeist e ao reiniciar o sistema, teve uma demora considerável para o Unity mostrar os aplicativos. Eu acho que o Unity tem um outro sistema para fazer isso caso o Zeitgeist não esteja instalado. Estou seriamente pensando em adotar o XFCE, andei testando em uma maquina virtual e gostei dos resultados. Os softwares da Canonical estão começando a me dar medo.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Março 2013, 17:52

Eu atualmente não tenho medo da Canonical pois o software é sempre feito com código aberto. No entanto, tenho medo é o caminho que eles queiram enveredar nos próximos anos.

Sobre a demora do Gnome, isso é um pouco verdade. Mas no Gnome3.6 e 3.8 a coisa evoluiu muito depressa! Bem mais rápido que o Ubuntu em geral para ser sincero. Aliás, a maioria das novidades dos últimos dois Ubuntus foram Unity e o resto foi tudo "made by gnome".
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Maxwell » Seg, 18 de Março 2013, 19:51

Claudio Novais (18-03-2013, 16:20) escreveu:Apesar de tudo, eu quero o Zeitgeist pelas inúmeras vantagens que ele traz. E só peço uma coisa, que tenha o sistema de acessos controlados que o Gnome está a projetar fazer. Espero é que seja rápido a aparecer esse sistema:

Assim, quando tivermos um sistema destes sabemos perfeitamente se a aplicação X ou Y quer fazer asneiras com os nossos dados ou não! Num jogo ou até o Skype (proprietários) não deveráo fazer grande sentido andar a fazer "sniffing" a programas comuns que usamos, por exemplo.


Tomara que seja rápido torço :rox:
Maxwel Guimaraes
Avatar do usuário
Maxwell
 
Mensagens: 521
Registrado em: 23 Outubro, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Xterminator » Qua, 20 de Março 2013, 0:10

Bom depois destas observações do Luis vou ficar de olho.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 20 de Março 2013, 0:12

Xterminator (19-03-2013, 23:10) escreveu:Bom depois destas observações do Luis vou ficar de olho.


Vê!? Eu não lhe tinha dito para esperar pelo que ele tinha descoberto!? ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes