Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 8:58 Pesquisa avançada

Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 16 de Março 2013, 20:47

Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?




    Se lhe disser que o Zeitgeist pode comprometer a sua privacidade, certamente pensará que serei um doido, lunático. Pois bem, recomendo-lhe a leitura de todo este testemunho e quando terminar, volte a ler este parágrafo e partilhe a sua opinião.

Como referira antes, o Zeitgeist é uma excelente aplicação que age como um spyware em prole do benefício do utilizador, isto é, estudando cada passo do utilizador armazenando-o numa base de dados, permitindo-lhe (a si, utilizador) o acesso rápido aos seus ficheiros recentemente acedidos/modificados, aos últimos programas usados, etc...

Existem aplicações capazes de lidar com esta ferramenta, como o Unity, Synapse, Gnome-shell, Avant Window Navigator, Cairo Dock, Docky, Gnome Do, etc... Em qualquer uma delas, vemos só regalias, chegando a um ponto em que basta apenas pressionar uma letra e é-nos apresentada a aplicação ou o ficheiro que realmente queremos abrir. Até aqui tudo bem, até pode ver aqui um tópico (apresentado por Edson Santos) que relata bem estes benefícios e mostra o Diário de Atividades que apresenta as nossas atividades diárias.

Mas será apenas benéfico? Já reparou bem na quantidade de informação que o Zeitgeist tem em seu poder? E se lhe dissesse que não é apenas aplicações e ficheiros que ele guarda? E pior, que a ferramenta para gerir o Zeitgeist que não limpa totalmente o histórico, mas apenas parte dele, apenas a parte que vemos quando usamos Unity, Synapse, Gnome-shell, etc?


O que se vê nesta imagem, era suposto ter sido apagado!
Quando estava a fazer os testes para posteriormente apresentar este artigo, deparo-me com uma descoberta macabra, em que depois de ter apagado todo o histórico através da ferramenta Zeitgeist Activity Log Manager, vejo todo o meu histórico de utilização desde o dia em que instalei o Ubuntu! Mas... Não era suposto esta informação ter sido eliminada pelo programa como lhe tinha "pedido"?

Com o Cairo Dock e o plugin denominado por Recent-Events, descobri que a ferramenta apenas "elimina" o que as aplicações externas vêem, mas na realidade, toda essa informação permanece. A única maneira que encontrei para impedir esse registo, é mesmo desinstalando o Zeitgeist, porque com as ferramentas disponíveis, só o Cairo Dock é que faz o seu trabalho corretamente no que toca a limpar todo o histórico!

Mas afinal, em que medida pode comprometer a sua privacidade?




Se tem o Cairo Dock instalado, veja toda a informação contida no
Zeitgeist, pelo menos a 100 primeiras ações, valor de origem.
Pois bem, esta é uma pergunta muito importante, uma pergunta à qual qualquer utilizador que trabalhe com informação sensível, devia fazer! Porquê? Porque o Zeitgeist não recolhe apenas informação de Pastas, Aplicações, Ficheiros, Páginas Web e Contactos. Recolhe também informações de áreas que o utilizador pode nem estar à espera, como por exemplo opções que seleciona nos menus de determinadas aplicações! (Nota: Zona delimitada a vermelho na imagem à esquerda, apresenta essa informação normalmente oculta)

Ora, por definição, este tipo de aplicação deixa de ser meramente uma aplicação que age como um spyware... Ele é um spyware, e um daqueles bem eficazes. É preciso admitir e admirar o empenho colocado nesta ferramenta, pois ela cumpre com o que lhe era pedido, talvez até demais...

Se o Unity + Amazon deita as mãos à base de dados do Zeitgeist, é fácil ver agora a quantidade de informação que vai pingar para terceiros. Por um lado é bom, porque todos os produtos que lhe forem apresentados, estarão de acordo com as suas preferências, mas e o que acontece com a informação pessoal? Coisas que eram suposto estarem apenas no nosso computador, nosso fiel "servo" e por vezes "confidente"?

Já repararam na evolução dos spambots e serviços online? Será que cada um de nós, não está a contribuir com este excesso de informação que fornecemos sem o nosso conhecimento?

Claro que há quem faça vista grossa e acredita piamente que é apenas para o bem do utilizador, como podem ver neste artigo, principalmente porque um dos responsáveis diz isto:

'Coisas mais valiosas para roubar'



Enquanto eu tenho a certeza de que alguém, em algum lugar que pagaria alguns centavos para os dados sobre os arquivos que acessa mais recentemente, ou que artistas você ouve na maioria das vezes, a probabilidade de isso acontecer é muito, muito raro.

E mesmo se alguém conseguiu arrombar o seu sistema, Seif crê que haveria coisas mais valiosas para roubar do que registros de arquivo que você abriu no passado - "como as suas senhas de Pidgin que são armazenadas em texto simples".


Sim, se eu fosse um atacante, iria querer as suas senhas, mas e saber o que você faz, as suas rotinas? Isso chega a render muito mais que umas simples senhas, nos tempos que decorrem, ter acesso a essa informação, é uma autêntica mina de ouro! Além de que não é assim tão difícil de aceder a essa informação, podem ver aqui como utilizar o acesso ao Zeitgeist para obter esses logs.


Demonstração de utilização da API do Zeitgeist via Python.




Quando saiu esta notícia, a minha reação foi esta:

Luis Cardoso escreveu:A parte preocupante, é o facto do Zeitgeist ser bastante eficiente, basta ver isso quando se usa o Synapse. Se apagares o conteúdo todos os dias, no dia a seguir tens de digitar quase sempre a palavra toda para abrires o programa que queres (ou escolher na lista). Mas durante esse dia, vês que começa a apenas a destacar aquela que mais usas. Eu ainda ontem, fiquei pasmado, porque para o Google Chrome, já só me bastava pressionar 'g' e no Firefox, 'f'. Apesar de ter montes de aplicações que comecem por essas letras... No início tinha de escrever mais, mas ao fim de um dia, já lá vai com uma letra. Agora imagina estas informações caírem nas mãos erradas...

A mim, assusta-me ter um sistema que preveja todas as minhas acções, além de ser extremamente aborrecido... Mas já viram, abrirem um browser e verem publicidade com base no que fazem no vosso computador?

Eu detesto quando há pessoas que se põem a cuscar o que estou a fazer por cima do meu ombro (ainda para mais quando têm uma respiração ruidosa grrrr ), agora também vêm cuscar o que faço através do SO? Ainda para mais, sabendo que isso vai tornar todo o sistema mais lento?

Os bots na Internet estão a ficar cada vez mais inteligentes, agora imaginem com a Canonical a ajudar a alimentar esses "monstros"!


Terminada esta exposição, leia novamente o primeiro parágrafo. A sua opinião mantém-se ou não?
Partilhe essa mudança (ou não) de opinião, pois é bom ver as coisas por diversos prismas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 16 de Março 2013, 20:59

Há várias coisas que eu gostava de dizer sobre este assunto. Primeiro, eu já o conhecia há bom tempo, pelas palavras do Luís (nunca fui investigar), e realmente na altura que ele me disse isso, eu assustei-me mas não me preocupei muito pois o sistema é nosso e as pessoas não andam a aceder facilmente o nosso computador. Aliás, até pelo contrário.

No entanto, a facilidade de buscar esta informação é algo arrepiante. Qualquer programa se quiser vais buscar a informação, compacta-a e mandar para um servidor sem ninguém reparar. Claro que o mundo open-source tem a vantagem de ter o código sempre todo disponibilizado e portanto se alguém quiser cometer essa asneira, mais tarde ou mais cedo será descoberto.

O problema maior que eu vejo aqui é a quantidade cada vez maior de software proprietário fechado que pode muito bem empacotar esta informação e enviar sem ninguém se aperceber. E não há forma de descobrir em programas proprietários que acedem à Internet. Ninguém vai conseguir descobrir, ou melhor é muitíssimo difícil.

E reparem, o Skype é utilizado por muita gente e tem a Microsoft por detrás, coisa que não confio muito. O Google-Chrome é também fechado. Se eu não confio na Microsoft em termos de abusos de privacidade, na Google muito menos! Aliás, a Google é dos serviços que menos confio em termos de privacidade, sendo o facebook o que único que a ultrapassa.

Para além disso, a Canonical está recheada de aplicações proprietárias que ninguém sabe o que elas podem fazer. E portanto, estamos perante uma situação que eu sinceramente tenho medo. Não vou dizer que isso está a acontecer, mas a facilidade de realizar tal coisa é EXTREMAMENTE simples e portanto quem quer fazer mal pode fazê-lo facilmente.

Por fim quero finalizar com mais uma vez dar os parabéns ao pessoal do Gnome que já está há algum tempo a investir numa estruturação de acesso à informação mais restritiva e extremamente importante para nós utilizadores finais. O pessoal do Gnome, quer pôr o sistema a aceder às várias informações de forma estruturada com permissões tal como ocorre nas aplicações Android, em que uma aplicação no ato da instalação pede acesso a por exemplo informação pessoal e API da câmara, ou então API do disco e não sei o quê mais. Acho imperativo que esta funcionalidade apareça rapidamente pois cada vez mais confio menos na Canonical, tal como ocorre com a Google e Facebook, mas no caso da Canonical esta está DENTRO do nosso computador pessoal!

Sobre o projeto de estruturação de permissões de acesso do Gnome, podem saber mais aqui:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Thauan Francisco » Sáb, 16 de Março 2013, 23:59

KDE existe a mesma coisa?
o Nepomuk?
ele quando você o remove,vem metade do sistema todo(KDE).
e os desenvolvedores do KDE dizem que ele é somente para que alguns apps(KMAIL e etc) fiquem com mais funcionalidades.
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor portaro » Dom, 17 de Março 2013, 0:08

Sim de facto tanto o KDE como o Unity têm essas ferramentas que me parecem meias difusas, quando experimentei o Unity fiquei irritado com essa depravação de apresentar histórico de uso e no tempo misturava tudo aplicações e documentos era muita salgalhada.

Agora no que concerne ao tema, o que o amigo refere é uma falha bastante grave do sistema em sí em toda aquele Ubuntu de uso, uam vez que expõe per-sí os dados de uso do utilizador gerando logs que parecem ser não temporários mas sim fixos o que é ainda mais grave, as iamgens são elucidativas quanto ao uso d um simples mp3, é mesmo muito estranho que esta ferramenta ande "campante" no Ubuntu, e volto ao principio quando usei Ubuntu com Unity fiquei bastante irritado e simplesmente andei e andei e os historicos eram imborraveis pelos métodos que se me ocorriam, não estive com meias medidas à procura do segredo. Mas certamente ele existe há-de haver algum método responsável pela geração desse log e da sua temporariedade é só dar com ele.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Março 2013, 0:14

portaro (16-03-2013, 23:08) escreveu:Sim de facto tanto o KDE como o Unity têm essas ferramentas que me parecem meias difusas, quando experimentei o Unity fiquei irritado com essa depravação de apresentar histórico de uso e no tempo misturava tudo aplicações e documentos era muita salgalhada.

Agora no que concerne ao tema, o que o amigo refere é uma falha bastante grave do sistema em sí em toda aquele Ubuntu de uso, uam vez que expõe per-sí os dados de uso do utilizador gerando logs que parecem ser não temporários mas sim fixos o que é ainda mais grave, as iamgens são elucidativas quanto ao uso d um simples mp3, é mesmo muito estranho que esta ferramenta ande "campante" no Ubuntu, e volto ao principio quando usei Ubuntu com Unity fiquei bastante irritado e simplesmente andei e andei e os historicos eram imborraveis pelos métodos que se me ocorriam, não estive com meias medidas à procura do segredo. Mas certamente ele existe há-de haver algum método responsável pela geração desse log e da sua temporariedade é só dar com ele.

É só desinstalar o Zeitgeist, problema resolvido :D

Mas o pior mesmo, é que parte do peso na RAM, vem do uso do Zeitgeist, que ao fim de algum tempo, começa a ficar pesadote para ser totalmente carregado na RAM. Quando chega a esse ponto, as leituras sucessivas ao disco, tornam o Zeitgeist ainda mais pesado e consequentemente, todo o sistema vai ficando mais lento! :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 17 de Março 2013, 0:20

Luis Cardoso (16-03-2013, 23:14) escreveu:
portaro (16-03-2013, 23:08) escreveu:Sim de facto tanto o KDE como o Unity têm essas ferramentas que me parecem meias difusas, quando experimentei o Unity fiquei irritado com essa depravação de apresentar histórico de uso e no tempo misturava tudo aplicações e documentos era muita salgalhada.

Agora no que concerne ao tema, o que o amigo refere é uma falha bastante grave do sistema em sí em toda aquele Ubuntu de uso, uam vez que expõe per-sí os dados de uso do utilizador gerando logs que parecem ser não temporários mas sim fixos o que é ainda mais grave, as iamgens são elucidativas quanto ao uso d um simples mp3, é mesmo muito estranho que esta ferramenta ande "campante" no Ubuntu, e volto ao principio quando usei Ubuntu com Unity fiquei bastante irritado e simplesmente andei e andei e os historicos eram imborraveis pelos métodos que se me ocorriam, não estive com meias medidas à procura do segredo. Mas certamente ele existe há-de haver algum método responsável pela geração desse log e da sua temporariedade é só dar com ele.

É só desinstalar o Zeitgeist, problema resolvido :D

Mas o pior mesmo, é que parte do peso na RAM, vem do uso do Zeitgeist, que ao fim de algum tempo, começa a ficar pesadote para ser totalmente carregado na RAM. Quando chega a esse ponto, as leituras sucessivas ao disco, tornam o Zeitgeist ainda mais pesado e consequentemente, todo o sistema vai ficando mais lento! :|


O cinnamon do mint tambem corre essa aplicação
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Março 2013, 0:24

nuno_nunes (16-03-2013, 23:20) escreveu:
O cinnamon do mint tambem corre essa aplicação

Óbvio, o Zeitgeist é independente do Ambiente Gráfico, e como o Mint é um derivado do Ubuntu, é natural que o traga...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 17 de Março 2013, 0:26

Luis Cardoso (16-03-2013, 23:24) escreveu:
nuno_nunes (16-03-2013, 23:20) escreveu:
O cinnamon do mint tambem corre essa aplicação

Óbvio, o Zeitgeist é independente do Ambiente Gráfico, e como o Mint é um derivado do Ubuntu, é natural que o traga...


o KDE do mint ja não tem
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Março 2013, 0:32

nuno_nunes (16-03-2013, 23:26) escreveu:
Luis Cardoso (16-03-2013, 23:24) escreveu:
nuno_nunes (16-03-2013, 23:20) escreveu:
O cinnamon do mint tambem corre essa aplicação

Óbvio, o Zeitgeist é independente do Ambiente Gráfico, e como o Mint é um derivado do Ubuntu, é natural que o traga...


o KDE do mint ja não tem

Penso que o Kubuntu também não traga, pela razão apresentada pelo @Thauan Francisco.

O Zeitgeist é feito para interagir com aplicações Gtk-based, logo o KDE é baseado em Qt, mas isso não significa que não se possa usar Zeitgeist neste ambiente... Não teria grande utilidade, a menos que tenha alguma aplicação Gtk a correr!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Thauan Francisco » Dom, 17 de Março 2013, 3:04

No KDE existe o zeitgeist,mas o nome dele é NEPOMUK.
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 56 visitantes