Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:28 Pesquisa avançada

Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Maxwell » Dom, 17 de Março 2013, 14:40

Luis Cardoso (17-03-2013, 12:44) escreveu:
Exploit (17-03-2013, 4:59) escreveu:
Luis Cardoso (16-03-2013, 19:47) escreveu:Recolhe também informações de áreas que o utilizador pode nem estar à espera, como por exemplo opções que seleciona nos menus de determinadas aplicações!



:o

isto é verdade?

Sim, mas por azar, desde que descobri isso, entretanto adicionei repositórios novos que me incrementaram as versões de cada uma das aplicações: Zeitgeist e Cairo Dock... Como não são as nativas, deixei de conseguir ver isso (e também porque tenho limpo o registos quase diariamente)!



Maxwell escreveu:
Exploit (17-03-2013, 4:59) escreveu:
Luis Cardoso (16-03-2013, 19:47) escreveu:Recolhe também informações de áreas que o utilizador pode nem estar à espera, como por exemplo opções que seleciona nos menus de determinadas aplicações!



Em primeiro lugar parabéns pelo tópico são excelentes infomações que eu não sabia muito bem o que era o que não era.
Tenho que dar razão ao Richard Matthew Stallman. quando ele foi contra este spyware da canonical. Estudo de comportamento e muito serio, e isso não e só ubuntu não tem Google, Facebook, windows, etc.
Na pagina pessoal do Stallman http://stallman.org/ ele fala ate sobre o skype e sera mesmo louco ou ele esta certo de tenta alerta sobre os riscos eu li e achei muito interessante a forma dele pensar.
E muito triste as empresas querer saber como somos ou pensamos só pra vender produtos ou ate
sei la o que :facepalm:


Não querendo assustar mais, vejam o conteúdo dos ficheiros:
Código: Selecionar todos
~/.local/share/recently-used.xbel

Ou os logs contidos em:
Código: Selecionar todos
~/.cache/zeitgeist



Luis obrigado fiquei mesmo assustado e muito triste de ler o logs e muito assusstador :medo:
E somente aqui na nossa família ubuntued que temos essas informações muito obrigado. :yeah:
Maxwel Guimaraes
Avatar do usuário
Maxwell
 
Mensagens: 521
Registrado em: 23 Outubro, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor zilog » Dom, 17 de Março 2013, 14:44

Eu uso o Kubuntu e o Zeitgeist também está instalado. Removi o Zeitgeist, e quando fui remover o Nepomuk, o Nepomuk levou atrás dele muitos programas que eu tinha instalado, como por exemplo o KMymoney, e os programas que gerem as actualizações do sistema: Gestor de Pacotes, Gestor de Actualizações, Gestor de Programas... (não me recordo o nome deles, os programas do KDE que gerem os pacotes e actualizações).
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Março 2013, 14:57

zilog (17-03-2013, 13:44) escreveu:Eu uso o Kubuntu e o Zeitgeist também está instalado. Removi o Zeitgeist, e quando fui remover o Nepomuk, o Nepomuk levou atrás dele muitos programas que eu tinha instalado, como por exemplo o KMymoney, e os programas que gerem as actualizações do sistema: Gestor de Pacotes, Gestor de Actualizações, Gestor de Programas... (não me recordo o nome deles, os programas do KDE que gerem os pacotes e actualizações).

Bom, quanto ao Nepomuk eu não sei de nada, pois uso mais Ambientes da família Gnome/Gtk do que da família KDE/Qt... Mas deve haver uma forma de desligar sem ter de o remover! No entanto, penso que o Nepomuk use encriptação, não tenho bem a certeza, mas da última vez que interagi com ele, deu-me a entender isso... Já o Zeitgeist, não possui encriptação, sendo tudo guardado em simples ficheiros de texto ou em xml!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Março 2013, 14:58

Maxwell (17-03-2013, 13:40) escreveu:

Luis obrigado fiquei mesmo assustado e muito triste de ler o logs e muito assusstador :medo:
E somente aqui na nossa família ubuntued que temos essas informações muito obrigado. :yeah:

Certamente reparou que o Zeitgeist acede à internet, não?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Thauan Francisco » Dom, 17 de Março 2013, 15:01

zilog (17-03-2013, 13:44) escreveu:Eu uso o Kubuntu e o Zeitgeist também está instalado. Removi o Zeitgeist, e quando fui remover o Nepomuk, o Nepomuk levou atrás dele muitos programas que eu tinha instalado, como por exemplo o KMymoney, e os programas que gerem as actualizações do sistema: Gestor de Pacotes, Gestor de Actualizações, Gestor de Programas... (não me recordo o nome deles, os programas do KDE que gerem os pacotes e actualizações).

o nepomuk é assim:

Gestor de Atts>Kmail>KDE>QT>Maioria dos Apps>Dolphin>Gestor de Programas>Nepokuk<Kwin<Coisas basicas do sistema<Rosa Launcher-se alguem tiver)
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Maxwell » Dom, 17 de Março 2013, 15:28

Luis Cardoso (17-03-2013, 13:58) escreveu:
Maxwell (17-03-2013, 13:40) escreveu:

Luis obrigado fiquei mesmo assustado e muito triste de ler o logs e muito assusstador :medo:
E somente aqui na nossa família ubuntued que temos essas informações muito obrigado. :yeah:

Certamente reparou que o Zeitgeist acede à internet, não?


Reparei e foi isso que mais assustou por que eu acho essa atitude do Zeitgeist uma falta de respeito por que até as fotos que você no seu PC ta registrado la e muito mais eu fiquei com raiva grrrr mesmo por que isso vai chegar aonde, eu esperava isso da microsoft e não da canonical agora eu pergunto será soft-livre mesmo? livre de que né? eu já havia desinstalado o Zeitgeist mais não tinha visto os logs eu pensei que tinha sido removido mas não estavam la.
bom e um fato muito triste e constrangedor saber que estamos sendo vigiados dentro de nossa casa e intimamente dentro do PC e pra que ? :o
Mais uma vez eu agradeço mesmo por estas informaçoes foram muito proveitosas inclusive fui mais a fundo e descobri que o Google faz o mesmo olhai http://support.google.com/accounts/bin/ ... swer=54067 tem ate um Zeitgeist la e muito triste mesmo saber destas coisas. esse link e pra remover o historico de tudo que vc pesquisou eu ainda do estudando mais sobre o assunto que e muito grande se eu descobrir algo novo eu compartilho aqui :yeah:
Maxwel Guimaraes
Avatar do usuário
Maxwell
 
Mensagens: 521
Registrado em: 23 Outubro, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 17 de Março 2013, 15:33

Não acho que o Zeitgeist tenha problemas. Ele é construído completamente de forma aberta e clara. Qualquer pessoa pode ver o código e eu acredito que não haja problema nenhum com ele.

Até com o Unity eu acho que, para já, não há qualquer problema pois os dados que estão a ser enviados são mais que conhecidos pela comunidade, pois podemos ver o código fonte.

O problema, para mim, está em aplicações de terceiros que os utilizadores instalam, principalmente as aplicações de código fechado, nomeadamente o Skype e todos aqueles programas que costumam estar nos tops da Central de Software do Ubuntu. Esses não conhecemos o código e podem muito bem estar a adquirir informação sem sabermos.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Maxwell » Dom, 17 de Março 2013, 15:39

Claudio Novais (17-03-2013, 14:33) escreveu:Não acho que o Zeitgeist tenha problemas. Ele é construído completamente de forma aberta e clara. Qualquer pessoa pode ver o código e eu acredito que não haja problema nenhum com ele.

Até com o Unity eu acho que, para já, não há qualquer problema pois os dados que estão a ser enviados são mais que conhecidos pela comunidade, pois podemos ver o código fonte.

O problema, para mim, está em aplicações de terceiros que os utilizadores instalam, principalmente as aplicações de código fechado, nomeadamente o Skype e todos aqueles programas que costumam estar nos tops da Central de Software do Ubuntu. Esses não conhecemos o código e podem muito bem estar a adquirir informação sem sabermos.


Tem razão Claudio
Maxwel Guimaraes
Avatar do usuário
Maxwell
 
Mensagens: 521
Registrado em: 23 Outubro, 2011

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Março 2013, 16:02

Claudio Novais (17-03-2013, 14:33) escreveu:O problema, para mim, está em aplicações de terceiros que os utilizadores instalam, principalmente as aplicações de código fechado, nomeadamente o Skype e todos aqueles programas que costumam estar nos tops da Central de Software do Ubuntu. Esses não conhecemos o código e podem muito bem estar a adquirir informação sem sabermos.

Sim, esta é a parte mais preocupante, é que nessas aplicações o utilizador apenas terá de confiar, o que é pedir muito, porque não temos qualquer forma de saber com 100% de garantia que não nos vão roubar todo este tipo de informação!

Podem dizer: «e daí, ficam apenas a saber que vimos esta e aquela imagem, mas não ficam a saber mais nada!» Mentira, recorrendo ao Zeitgeist, é possível saber como a pessoa organiza as suas pastas permitindo assim criar um perfil em termos de estruturação do seu espaço. Podem criar uma lista de aplicações mais usadas sem que o utilizador se aperceba (por exemplo para ouvir músicas usa este, para ver vídeos é aquele, se é para ouvir só uma música usa este aqui)... E agora pergunto: Porque raio andam a tirar funcionalidades a determinados programas? Será que utilizando o Zeitgeist obtiveram essa informação? E agora, como é?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?

Mensagempor zilog » Dom, 17 de Março 2013, 19:10

Thauan Francisco (17-03-2013, 14:01) escreveu:o nepomuk é assim:

Gestor de Atts>Kmail>KDE>QT>Maioria dos Apps>Dolphin>Gestor de Programas>Nepokuk<Kwin<Coisas basicas do sistema<Rosa Launcher-se alguem tiver)



Mas é normal ele remover também outros programas?
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes

cron