Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 13:51 Pesquisa avançada

Ubuntu Minimal

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Re: Ubuntu Minimal

Mensagempor miles_maverick » Qui, 31 de Janeiro 2013, 18:57

Claudio Novais (31-01-2013, 17:15) escreveu:Pode sempre fazer o artigo e alguém o aplica num vídeo do Youtube! :D Eu se tiver tempo e disponibilidade terei todo o gosto em fazer tal coisa! ;)


Preferiria com imagens, pois, vídeo aqui está complicado...
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Ubuntu Minimal

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 31 de Janeiro 2013, 20:18

abdo (31-01-2013, 16:06) escreveu:Boas Craveiros

veja como eu fiz a instalação a partir do cd minimal, optando por não instalar nada durante o processo de instalação.

Após a instalaçao vai abrir só a shell, então basta fazer o login e começar a instalar um sistema leve e totalmente personalizado.
sugestão..
sudo apt-get install ...

Spoiler:
-xinit (instala o ambiente X)
-slim (instala o gerenciador de login)
-Openbox (Gerenciador de janelas)
-nitrogen (Gerenciar os wallpaper)
-obmenu (Editar o Menu do openbox)
-LXappearance (Personalizar o Visual)
-PCManFM (Gerenciador de arquivos)
-xcompmgr (Compositor)
-Firefox (ou seu navegador preferido)
-Abiword (Editor de Texto)
-Gnumeric (Planilhas)
-Gpicview (Visualizador de Imagens)
-Gimp (Editor de imagens)
-Inkscape (Desenho Vetorial)
-Medit (Editor de Texto)
-Evince (Visualizador de PDF's)
-Update Manager (Gerenciador de atualizações)
-GDebi (Instalador de Pacotes Debian)
-Gnome-Mplayer (Reprodutor de videos e som)
-LXterminal
-Synapse ( Chamar Programas)
-Synaptic (Gerenciador de pacotes) para instalar programas posteriormente e pacotes restricted extras / icedtea plugin / adobe flash plugin entre outros


Eu fiz assim em uma máquina parecida, apenas com 1GB de ram
após a inicialização o sistema abre consumindo algo entre 80MB e 90MB

PS: esqueci do painel
eu uso o Tint 2
pode-sm optar tambem pelo lxpanel

Depois se quizer turbinar o Openbox veja este blog

É um desktop (entenda-se, torre), correcto? Para portátil, aconselhava um gestor de energia, que podia ser o do Xfce e ainda um gestor de Internet (algo como o gnome-network). Poderia também optar pelo XScreenSaver para ter um gestor de bloqueio de ecrã, o Volti para a gestão de volume, na minha opinião dá uma grande ajuda... etc, etc... Eu para ser sincero, prefiro o LXDM, não me dei bem com o Slim, mas gostava de aprender, correctamente a trabalhar com este, posso ter cometido alguns erros durante o processo xD.

Agradeço a dica do Medit, é mesmo aquilo que procurava como substituto do Gedit. Ainda ponderei no uso de Scribes. Sim, eu também sou utilizador de Openbox: viewtopic.php?p=38709#p38709
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu Minimal

Mensagempor AmmonMa » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 2:06

abdo (31-01-2013, 16:06) escreveu:Boas Craveiros

veja como eu fiz a instalação a partir do cd minimal, optando por não instalar nada durante o processo de instalação.

Após a instalaçao vai abrir só a shell, então basta fazer o login e começar a instalar um sistema leve e totalmente personalizado.
sugestão..
sudo apt-get install ...

-xinit (instala o ambiente X)
-slim (instala o gerenciador de login)
-Openbox (Gerenciador de janelas)
-nitrogen (Gerenciar os wallpaper)
-obmenu (Editar o Menu do openbox)
-LXappearance (Personalizar o Visual)
-PCManFM (Gerenciador de arquivos)
-xcompmgr (Compositor)
-Firefox (ou seu navegador preferido)
-Abiword (Editor de Texto)
-Gnumeric (Planilhas)
-Gpicview (Visualizador de Imagens)
-Gimp (Editor de imagens)
-Inkscape (Desenho Vetorial)
-Medit (Editor de Texto)
-Evince (Visualizador de PDF's)
-Update Manager (Gerenciador de atualizações)
-GDebi (Instalador de Pacotes Debian)
-Gnome-Mplayer (Reprodutor de videos e som)
-LXterminal
-Synapse ( Chamar Programas)
-Synaptic (Gerenciador de pacotes) para instalar programas posteriormente e pacotes restricted extras / icedtea plugin / adobe flash plugin entre outros

Eu fiz assim em uma máquina parecida, apenas com 1GB de ram
após a inicialização o sistema abre consumindo algo entre 80MB e 90MB

PS: esqueci do painel
eu uso o Tint 2
pode-sm optar tambem pelo lxpanel

Depois se quizer turbinar o Openbox veja este blog



wow... Espartano OS :troll: :venia:
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: Ubuntu Minimal

Mensagempor abdo » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 10:52

Boas Luis

Sim é um Desktop, depois que eu fiz esta instalação, eu acabei trocando o Slim pelo LigthDM, já que encontrei dificuldades para configurar o mesmo para desligar, só tinha mesmo como encerrar a sessão, aliás continuo só com o encerrar a sessão, daí caio no LigthDM e deligo a máquina.
Não coloquei nenhum gestor de som por que o desk não tinha caixas de som, mas gostei da dica deste gestor de volume, o Volti.
Quanto ao Scribus não o uso por isso não consta da relação dos programas instalados, mas como eu disse é apenas uma sugestão, cada utilizador terá a sua própria lista de programas. Aí no caso a idéia é você ter instalados apenas os programas que efetivamente usas ok?


Gosto bastante do Gnome, gostei muito do gnome-shell, já o Cinamon não me conquistou, e a solução do SolusOS (alpha7) é bem legal e mais viavel para máquinas mais fracas do que o Shell. Agora o OpenBox é uma bala em qualquer máquina, e embora requeira um certo trabalho e conhecimento para ser configurado, vale a pena para quem quer simplicidade e velocidade, deixando as firulas de lado.
Muito legal o seu desktop, parabéns!
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Ubuntu Minimal

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 11:27

abdo (01-02-2013, 9:52) escreveu:Boas Luis

Sim é um Desktop, depois que eu fiz esta instalação, eu acabei trocando o Slim pelo LigthDM, já que encontrei dificuldades para configurar o mesmo para desligar, só tinha mesmo como encerrar a sessão, aliás continuo só com o encerrar a sessão, daí caio no LigthDM e deligo a máquina.
Não coloquei nenhum gestor de som por que o desk não tinha caixas de som, mas gostei da dica deste gestor de volume, o Volti.
Quanto ao Scribus não o uso por isso não consta da relação dos programas instalados, mas como eu disse é apenas uma sugestão, cada utilizador terá a sua própria lista de programas. Aí no caso a idéia é você ter instalados apenas os programas que efetivamente usas ok?


Gosto bastante do Gnome, gostei muito do gnome-shell, já o Cinamon não me conquistou, e a solução do SolusOS (alpha7) é bem legal e mais viavel para máquinas mais fracas do que o Shell. Agora o OpenBox é uma bala em qualquer máquina, e embora requeira um certo trabalho e conhecimento para ser configurado, vale a pena para quem quer simplicidade e velocidade, deixando as firulas de lado.
Muito legal o seu desktop, parabéns!

:rox:

Só uma observação, eu disse que encontrara uma alternativa ao Gedit e Scribes (editor de texto e não fazer confusão com Scribus, que é um editor de documentos profissional para criação de pdf), que era o Medit que o @abdo tinha referido.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu Minimal

Mensagempor abdo » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 13:51

Boas Luis

Falha Nossa

Realmente troquei as bolas, embora tenhas escrito Scribes eu li Scribus
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Ubuntu Minimal

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 13:57

abdo (01-02-2013, 12:51) escreveu:Boas Luis

Falha Nossa

Realmente troquei as bolas, embora tenhas escrito Scribes eu li Scribus

Pois, é o que dá terem falta de imaginação para os nomes das aplicações, depois causam este tipo de confusões xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu Minimal

Mensagempor Thauan Francisco » Sáb, 2 de Fevereiro 2013, 21:17

Poxa,eu tinha colocado uma vez o minimal,mas percebi que ele veio sem net,sem drive,sem inter.,sem....tudo.fiquei assustado com isso e nunca mais toquei no cd do ubuntu minimal.
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012

Re: Ubuntu Minimal

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 2 de Fevereiro 2013, 22:14

Thauan Francisco (02-02-2013, 20:17) escreveu:Poxa,eu tinha colocado uma vez o minimal,mas percebi que ele veio sem net,sem drive,sem inter.,sem....tudo.fiquei assustado com isso e nunca mais toquei no cd do ubuntu minimal.

Tem apenas os drivers mais básicos, é possível que apenas possa fazer a instalação via cabo de rede!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu Minimal

Mensagempor Ron Alon » Dom, 3 de Fevereiro 2013, 15:31

Thauan, para quem está fazendo uma distribuição, o melhor é o minimal e aí adiciona tudo manualmente. Não carrega pesos para o usuário.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

AnteriorPróximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 53 visitantes