Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 13:14 Pesquisa avançada

Itautec - InfoWay W7730

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Itautec - InfoWay W7730

Mensagempor Marlom Jobsom » Sex, 11 de Janeiro 2013, 5:48

Recentemente, um colega meu comprou um noteboook da Itautec (InfoWay W7730) com Windows 8 LAN. Ele me pediu pra colocar o Ubuntu 12.04 pra poder usar os dois sistemas e logo de cara os problemas começaram a surgir.

Primeiro: Necessário desabilitar o SecureBoot. Mesmo assim não foi possível dar boot pelo pendrive que fiz com o Ubuntu

Segundo: Tive que desabilitar outras coisas como o 'Windows Boot Loader', acho que é esse o nome da opção. Desativando essa opção é automaticamente desabilitada o UEFI do notebook.

Terceiro: Após desabilitar as opções citadas não era mais possível dar boot pelo Windows 8.

Comuniquei ao colega e ele falou que não tem problema, que eu poderia instalar o Ubuntu e ignorar o dual-boot. Após instalar o Ubuntu, tudo ficou funcionando perfeitamente, exceto que não era mais possível usar a antena Wi-Fi do aparelho.

Depois de alguns testes descobri que, quando eu desabilitava a busca pelo 'Windows Boot Loader', automaticamente a placa mãe desligava a antena Wi-Fi ou "escondia" a mesma do SO. Falo "esconder" porque ás vezes o led da antena aparecia ligado, e outras vezes desligado.
Daí, fui obrigado a reinstalar o SO de fábrica.

Hoje, meu colega me procurou me pedindo pra tirar o Windows 8 de novo. Ele tinha comprado uma antena Wi-Fi USB Externa, e queria de qualquer jeito usar o Ubuntu. Instalei o SO e tudo ta funcionando perfeitamente, exceto a antena Wi-Fi interna. Então é necessário ta com a externa plugada se desejar usar internet Wi-Fi.

Mais alguém sabe o motivo de tudo isso? A Itautec força o consumidor a usar o que ela quer. Acho isso um crime. Se alguém paga por algo tem direito de fazer o que bem entender
com o item adquirido, não sendo censurado de maneira alguma com o que deseja rodar ou não no aparelho.

Alguém passou pelo mesmo? Tem como "reativar" a antena Wi-Fi interna mesmo usando outro SO que não seja o de fábrica?

Marlom Jobsom
 
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Agosto, 2012

Re: Itautec - InfoWay W7730

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 11 de Janeiro 2013, 5:53

Se quiseres instalar o linux com o suporte ao UEFI instala o unbuntu 12.10

Faz o comando lspci e cola o que sirgou
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Itautec - InfoWay W7730

Mensagempor Marlom Jobsom » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 4:27

Não posso rodar esse comando porque não estou mais com o notebook. Mas tinha executado ele e ele me retornou uma lista, e nessa lista tinha o nome da antena Wi-Fi interna do equipamento. Mesmo assim não era possível usá-la com outro SO que não seja o que veio de fábrica.
Sobre o UEFI. O Ubuntu 12.04 não dá suporte? =S

Marlom Jobsom
 
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Agosto, 2012

Re: Itautec - InfoWay W7730

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 4:55

Marlom Jobsom (12-01-2013, 3:27) escreveu:Não posso rodar esse comando porque não estou mais com o notebook. Mas tinha executado ele e ele me retornou uma lista, e nessa lista tinha o nome da antena Wi-Fi interna do equipamento. Mesmo assim não era possível usá-la com outro SO que não seja o que veio de fábrica.
Sobre o UEFI. O Ubuntu 12.04 não dá suporte? =S


Não. Apenas o 12.10.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Itautec - InfoWay W7730

Mensagempor Marlom Jobsom » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 12:43

O Steam indica o uso da versão 12.04. Este não possui suporte ao UEFI, forçando o usuário a buscar a versão mais recente. Fica difícil saber entre o que escolher.
Alguém com computador com suporte ao UEFI e que queira usar o Steam vai sair prejudicado.
De qualquer forma, a melhor versão LTS pra ser usada será a 13.04, presumo.

Marlom Jobsom
 
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Agosto, 2012

Re: Itautec - InfoWay W7730

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 14:09

Marlom Jobsom (12-01-2013, 11:43) escreveu:O Steam indica o uso da versão 12.04. Este não possui suporte ao UEFI, forçando o usuário a buscar a versão mais recente. Fica difícil saber entre o que escolher.
Alguém com computador com suporte ao UEFI e que queira usar o Steam vai sair prejudicado.
De qualquer forma, a melhor versão LTS pra ser usada será a 13.04, presumo.


A Steam roda perfeitamente no 12.10.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Itautec - InfoWay W7730

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 14:18

Marlom Jobsom (12-01-2013, 11:43) escreveu:O Steam indica o uso da versão 12.04. Este não possui suporte ao UEFI, forçando o usuário a buscar a versão mais recente. Fica difícil saber entre o que escolher.
Alguém com computador com suporte ao UEFI e que queira usar o Steam vai sair prejudicado.
De qualquer forma, a melhor versão LTS pra ser usada será a 13.04, presumo.


O UEFI não tem nada haver com a steam :facepalm:
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Itautec - InfoWay W7730

Mensagempor Marlom Jobsom » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 18:10

Eu sei que UEFI não tem relação com o Steam. Mas usuários que possuem notebooks ou pcs com placas mães que dão suporte a essa tecnologia vão querer utilizá-las. E se essas mesmas pessoas desejarem ter o Steam, a mesma indica uma versão do SO que não dá suporte a essa tecnologia. ¬¬

Tudo bem que o 12.10 roda perfeitamente o Steam. Mas o que quiz enfatizar é que a própria Steam indica a 12.04. Não quiz transparecer que o 12.10 não roda o Steam. :D

Além do que, o 12.10 não é um LTS. Eu prefiro usar as versões LTS pra evitar ter que trocar o SO de 6 em 6 meses. Eu sei que o suporte de versões Não-LTS não dura apenas 6 meses, mas se for pra eu usar uma versão do Ubuntu por longo perído de tempo, dou preferência a versões LTS.

Marlom Jobsom
 
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Agosto, 2012

Re: Itautec - InfoWay W7730

Mensagempor miles_maverick » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 18:34

Marlom Jobsom (12-01-2013, 17:10) escreveu:Eu sei que UEFI não tem relação com o Steam. Mas usuários que possuem notebooks ou pcs com placas mães que dão suporte a essa tecnologia vão querer utilizá-las. E se essas mesmas pessoas desejarem ter o Steam, a mesma indica uma versão do SO que não dá suporte a essa tecnologia. ¬¬

Tudo bem que o 12.10 roda perfeitamente o Steam. Mas o que quiz enfatizar é que a própria Steam indica a 12.04. Não quiz transparecer que o 12.10 não roda o Steam. :D

Além do que, o 12.10 não é um LTS. Eu prefiro usar as versões LTS pra evitar ter que trocar o SO de 6 em 6 meses. Eu sei que o suporte de versões Não-LTS não dura apenas 6 meses, mas se for pra eu usar uma versão do Ubuntu por longo perído de tempo, dou preferência a versões LTS.


A canonical dá 18 meses de suporte para os que não são LTS. Então pode usar o 12.10 até Abril de 2014.
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri


Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 39 visitantes

cron